Trabalho

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Re: Trabalho

Mensagempor Venøm » domingo fev 14, 2010 1:01 pm

Ordos, a situação é a de qualquer um patrão de uma PME neste país. Não há grande coisa para explicar porque também não sei pormenores exactos de como as coisas funcionam. Mas muito desse desgaste emocional, desse desespero, desse medo constante de perder tudo dá-se precisamente ao elevado nível de injustiça que se faz sentir nesse ramo. As pessoas chegam ao fim do dia com um sentimento de revolta e impotência enormes perante a vida que levam. É no fundo aquele sentimento de perder o controlo das coisas, da vida que é muito mau.

Neste caso concreto, o problema não é falta de trabalho. Porque trabalho até tem havido e muitas das empresas responsáveis por esse trabalho contratam imensas PMEs especializadas. O problema, no fim é o atraso nos pagamentos, e às vezes a ausência de pagamento total. E isso é desesperante, embora pareça que não. Depois lá está, cai-se num ciclo vicioso de tribunais e ameaças de tribunais,( porque muitos desses que não pagam têm dinheiro para pagar, é o que é mais impressionante) e o ter de pagar a manutenção do equipamento, pagar aos funcionários, depois vêm as finanças sempre em cima a foder e as coisas tornam-se complicadas, porque ou as dívidas vão-se acumulando, ora os pagamentos tardam a aparecer. Depois obviamente os próprios operários também recebem um pouco mais tarde.

E pronto, dás por ti a esfolares-te a trabalhar que nem um cão até ao resto da tua vida, sem férias, sem um minuto para parar sob ameaça do teu ganha pão ir pelo canudo abaixo...

Eu se calhar não me estou a fazer entender bem. Também não vivo isso e espero não viver, mas é muito complicado, infelizmente e é uma das principais causas de depressões, problemas de saude e suicidios até.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » domingo fev 14, 2010 10:32 pm

Venøm Escreveu:Neste caso concreto, o problema não é falta de trabalho. Porque trabalho até tem havido e muitas das empresas responsáveis por esse trabalho contratam imensas PMEs especializadas. O problema, no fim é o atraso nos pagamentos, e às vezes a ausência de pagamento total.

Venom

Existem meios para que as empresas se previnam em relação a esta ausência de pagamento total. O facto é que muitos empresários acham que essa segurança não é necessária esquecendo-se que uma venda só termina quando se recebe.

O grande problema em relação a estes atrasos verifica-se em relação ao estado e não ao sector privado onde é possível assegurar os recebimentos.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » domingo fev 14, 2010 10:40 pm

Pedro Lopes Escreveu:
Venøm Escreveu:Neste caso concreto, o problema não é falta de trabalho. Porque trabalho até tem havido e muitas das empresas responsáveis por esse trabalho contratam imensas PMEs especializadas. O problema, no fim é o atraso nos pagamentos, e às vezes a ausência de pagamento total.

Venom

Existem meios para que as empresas se previnam em relação a esta ausência de pagamento total. O facto é que muitos empresários acham que essa segurança não é necessária esquecendo-se que uma venda só termina quando se recebe.

O grande problema em relação a estes atrasos verifica-se em relação ao estado e não ao sector privado onde é possível assegurar os recebimentos.

O Estado devia dar o exemplo pela positiva, em vez disso é a ovelha negra, o exemplo da ineficiência e do atraso de vida que é este sistema. Além disso, ainda tem a lata de demorar mais a pagar e ainda colocar em tribunal quem não paga os impostos a tempo... :roll:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo fev 14, 2010 10:56 pm

OrDoS Escreveu:
O Estado devia dar o exemplo pela positiva, em vez disso é a ovelha negra, o exemplo da ineficiência e do atraso de vida que é este sistema. Além disso, ainda tem a lata de demorar mais a pagar e ainda colocar em tribunal quem não paga os impostos a tempo... :roll:

O mais grave é que as empresas nem sequer podem considerar como incobrável e, portanto, como custo fiscal, uma divida do Estado porque, de acordo com a lei, o estado paga sempre.

Ainda assim, os problemas mais graves passam-se ao nivel das autarquias e, felizmente, até já existem ratings para os municipios por forma a que as empresas que lhes fornecem já saibam o que as espera em termos de prazos medios de pagamento.

No fundo, entre os meus clientes, só fornecem ao estado aqueles que não me consultam previamente.

Há ainda aquelas empresas que têm capacidade financeira para sustentar as dividas do estado e que depois lhes cobram 9,5% de juro ao ano pelo atraso no pagamento.

Para estas, sai melhor que qualquer aplicação financeira.

O estado nestas coisas é fantástico! Prefere pagar 9,5% em juros anuais do que contratar um financiamento bancário com taxas de 2%-3% para regularizar a divida e tentar normalizar a situação.

Enfim, é o eterno problema da incompetência. Quando se assume um lugar numa lista partidária ninguém exige competências técnicas! São meros lugares de aparelho partidário onde as exigências são de interesse politico. E por isso é que somos politicamente geridos por incompetentes.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo fev 14, 2010 11:15 pm

Já agora, em relação ao tópico, muito haveria que dizer relativamente ao trabalho e às pressões a que estamos sujeitos.

Prefiro apenas deixar os meus conselhos aos mais novos:

=Apostem nas vossas competências! Estudem, aprendam, qualifiquem-se, só assim podem responder às exigências actuais do mercado de trabalho. Eu tenho quase 40 anos e ainda gasto dinheiro todos os anos em cursos de formação! A formação pessoal vai ter de vos acompanhar para toda a vida. Vocês têm de ser bons naquilo que querem fazer na vida.

=Esqueçam o emprego para toda a vida! A mudança de emprego é algo que se tornou perfeitamente normal e, acreditem, só vos traz benefícios! Com a mudança aprende-se sempre e ao aprenderem estão a valorizar-se!

=A nossa mentalidade ainda está em processo de mudança mas cada vez mais eu verifico que as empresas consideram os seus colaboradores como elementos fundamentais da organização. Se fores um trabalhador qualificado, dificilmente te despedem!

=Esqueçam a mentalidade dos doutores e engenheiros. Um bom electricista é tão ou mais importante no mercado de trabalho que um advogado ou engenheiro. Neste país incutiu-se a ideia de que o menino tem de ser Sr. Doutor, o que é manifestamente uma parvoíce. Aliás, essa mentalidade só serviu para alimentar centenas de cursos inúteis por esse país fora.

=Não tenham receio em começar a trabalhar cedo ainda que estejam a estudar! O contacto com a realidade empresarial e com o dia a dia é fundamental para que se ganhe experiência quer a nível profissional quer ao nível das relações pessoais no mercado de trabalho. Cheguei a dar formação na minha agência bancária a vários estagiários recém licenciados e apanhei individuos que mal sabiam o que era um cheque ou uma letra.

=Esqueçam o trabalho das 9 às 5! Pelo menos enquanto forem novos, o tempo que estão a trabalhar a mais não o estão a dar ao patrão, estão a investir em vocês próprios...e à custa dele. Aprendam o máximo!

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » domingo fev 14, 2010 11:42 pm

É que neste momento ir para tribunal é tão ou mais caro que esperar que o outro gajo resolva pagar, e olha que o problema não é só do estado, isso garanto! Anda tamb+em para aí muito "filho da puta", se me permitem a expressão.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo fev 14, 2010 11:48 pm

Venøm Escreveu:É que neste momento ir para tribunal é tão ou mais caro que esperar que o outro gajo resolva pagar, e olha que o problema não é só do estado, isso garanto! Anda tamb+em para aí muito "filho da puta", se me permitem a expressão.

As empresas podem recorrer a seguros de credito para garantirem os recebimentos em relação às entidades privadas.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » domingo fev 14, 2010 11:49 pm

Pedro Lopes Escreveu:Já agora, em relação ao tópico, muito haveria que dizer relativamente ao trabalho e às pressões a que estamos sujeitos.

=Apostem nas vossas competências! Estudem, aprendam, qualifiquem-se, só assim podem responder às exigências actuais do mercado de trabalho. Eu tenho quase 40 anos e ainda gasto dinheiro todos os anos em cursos de formação! A formação pessoal vai ter de vos acompanhar para toda a vida. Vocês têm de ser bons naquilo que querem fazer na vida.

=Esqueçam o emprego para toda a vida! A mudança de emprego é algo que se tornou perfeitamente normal e, acreditem, só vos traz benefícios! Com a mudança aprende-se sempre e ao aprenderem estão a valorizar-se!

=A nossa mentalidade ainda está em processo de mudança mas cada vez mais eu verifico que as empresas consideram os seus colaboradores como elementos fundamentais da organização. Se fores um trabalhador qualificado, dificilmente te despedem!

=Esqueçam a mentalidade dos doutores e engenheiros. Um bom electricista é tão ou mais importante no mercado de trabalho que um advogado ou engenheiro. Neste país incutiu-se a ideia de que o menino tem de ser Sr. Doutor, o que é manifestamente uma parvoíce. Aliás, essa mentalidade só serviu para alimentar centenas de cursos inúteis por esse país fora.

=Não tenham receio em começar a trabalhar cedo ainda que estejam a estudar! O contacto com a realidade empresarial e com o dia a dia é fundamental para que se ganhe experiência quer a nível profissional quer ao nível das relações pessoais no mercado de trabalho. Cheguei a dar formação na minha agência bancária a vários estagiários recém licenciados e apanhei individuos que mal sabiam o que era um cheque ou uma letra.

=Esqueçam o trabalho das 9 às 5! Pelo menos enquanto forem novos, o tempo que estão a trabalhar a mais não o estão a dar ao patrão, estão a investir em vocês próprios...e à custa dele. Aprendam o máximo!

Pedro, isso é muito bonito quando não se tem contas a pagar. Vai dizer isso a um empresário de curso tirado, para deixar tudo para trás e ir para outro emprego, e isso significa perder a casa e os bens.

Este meu familiar se pudesse fazia isso mesmo que estás a dizer, ele e muitas outras pessoas na mesma situação. Sempre o ouvi dizer - "Se pudesse vendia esta merda toda e ia estudar ou trabalhar noutro sitio mais sossegado"

Já para não falar que, se vai a empresa pelo canudo, vão também mais postos de trabalho pelo cano abaixo, e a situação ainda se degrada mais. É a isso que se chama responsabilidade perante a tua vida e a dos outros. Depois há aqueles testes de consciencia, aquelas alturar em que te dão aquela opção de espezinhares alguem para subires um bocado, e neste tipo de vida é um bocado tentador ser "sacana" também.

No teu caso, que não tens esse tipo de vida que exemplifiquei, concordo a 200%. Agora, nestes casos é muito mas mesmo muito complicado

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo fev 14, 2010 11:53 pm

Venøm Escreveu:Pedro, isso é muito bonito quando não se tem contas a pagar. Vai dizer isso a um empresário de curso tirado, para deixar tudo para trás e ir para outro emprego, e isso significa perder a casa e os bens.

Este meu familiar se pudesse fazia isso mesmo que estás a dizer, ele e muitas outras pessoas na mesma situação. Sempre o ouvi dizer - "Se pudesse vendia esta merda toda e ia estudar ou trabalhar noutro sitio mais sossegado"

Já para não falar que, se vai a empresa pelo canudo, vão também mais postos de trabalho pelo cano abaixo, e a situação ainda se degrada mais. É a isso que se chama responsabilidade perante a tua vida e a dos outros. Depois há aqueles testes de consciencia, aquelas alturar em que te dão aquela opção de espezinhares alguem para subires um bocado, e neste tipo de vida é um bocado tentador ser "sacana" também.

No teu caso, que não tens esse tipo de vida que exemplifiquei, concordo a 200%. Agora, nestes casos é muito mas mesmo muito complicado

O "meu tipo de vida" acompanha centenas de casos idênticos a esse que infelizmente me contactam todos os dias! Os meus conselhos eram dirigidos ao pessoal mais novo e não a quem investiu a sua vida num determinado negócio!

Agora, sem analisar a situação em causa, não te posso dizer o que o teu familiar pode fazer. E cada caso é um caso!

cacildo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jul 21, 2005 5:03 pm
Contacto:

Mensagempor cacildo » segunda fev 15, 2010 4:39 pm

Venøm Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Já agora, em relação ao tópico, muito haveria que dizer relativamente ao trabalho e às pressões a que estamos sujeitos.

Pedro, isso é muito bonito quando não se tem contas a pagar. Vai dizer isso a um empresário de curso tirado, para deixar tudo para trás e ir para outro emprego, e isso significa perder a casa e os bens.

Cada caso é um caso é cada individuo é um caso.
Contudo subscrevo, acrescentaria apenas que nos dias que correm a questão da mobilidade é fundamental, o povo que deixe de querer apenas um emprego à porta de casa, se tiverem que pegar nas malas e partir para outra zona/cidade siga!
I.B.A. International Bastard Association
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » sexta fev 26, 2010 1:39 pm

Pedro Lopes Escreveu:As empresas podem recorrer a seguros de credito para garantirem os recebimentos em relação às entidades privadas.

E fazem-no. O problema é que nem isso os faz cumprir com os pagamentos, ou pagam uma porção ou nem pagam nada. E depois a justiça já se sabe como funciona.. :roll:

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta fev 26, 2010 1:49 pm

Venøm Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:As empresas podem recorrer a seguros de credito para garantirem os recebimentos em relação às entidades privadas.

E fazem-no. O problema é que nem isso os faz cumprir com os pagamentos, ou pagam uma porção ou nem pagam nada. E depois a justiça já se sabe como funciona.. :roll:

Não percebi a tua resposta.

Se uma empresa tiver os seus creditos seguros, em caso de incumprimento, a seguradora para esse credito e compete a ela ir recuperar judicialmente o dinheiro.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » segunda mar 01, 2010 9:52 pm

Pedro Lopes Escreveu:
Venøm Escreveu:

Não percebi a tua resposta.

Se uma empresa tiver os seus creditos seguros, em caso de incumprimento, a seguradora para esse credito e compete a ela ir recuperar judicialmente o dinheiro.

Pois, quanto a isso não estou tão bem informado então. Não sei como funcionam as coisas neste caso concreto.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante