Que Sistema Operativo Usas?
Re: Que Sistema Operativo Usas?
As instruções são muito simples:
1. Insert Linux CD (qualquer Linux moderno serve, a menos que vás para distribuições mais esquisitas que não são próprias para noobs. Distros recomendadas para quem está a começar: Ubuntu, Fedora ou OpenSuSE)
2. Follow instructions onscreen, tendo só especial cuidado na parte em que se define o particionamento dos discos, para garantir que não passas por cima do Windows
3. ???
4. Profit!
... que é como quem diz, qualquer uma dessas distros - e várias outras - reconhece-te que já tens uma partição de Windows na máquina, vai sugerir-te que a encolhas de modo a arranjar espaço, e depois de o fazer e acabar de instalar o OS, vai instalar-te um boot loader chamado GRUB (Grand Unified Boot Loader) que te apresentará no arranque da máquina a escolha de que sistema operativo (incluindo o Vista) queres arrancar.
Entretanto, queria dizer que tenho visto muita gente a pedir por cá instruções e ajudas para isto e aquilo que tenha que ver com computadores. Não me importo de ajudar quando posso, mas isto não é um fórum de informática. Por acaso até há por aqui meia dúzia de pessoas que percebem da coisa e algumas vezes não se importam também de ajudar, mas também há muita gente que não sabe o que diz mas faz por mandar os seus bitaites na mesma.
Portanto, se já é preciso ter cuidado em geral com as instruções que vêm algures na net e tentam seguir em casa, mais cuidado ainda terão de ter quando pedem instruções num fórum que não tem nada que ver com informática.
Mais ainda, há aí milhentos fóruns que até são sobre informática, e que até explicam passo a passo coisas como o que o Spiegelman pediu neste caso. Just fucking google it, people.
1. Insert Linux CD (qualquer Linux moderno serve, a menos que vás para distribuições mais esquisitas que não são próprias para noobs. Distros recomendadas para quem está a começar: Ubuntu, Fedora ou OpenSuSE)
2. Follow instructions onscreen, tendo só especial cuidado na parte em que se define o particionamento dos discos, para garantir que não passas por cima do Windows
3. ???
4. Profit!
... que é como quem diz, qualquer uma dessas distros - e várias outras - reconhece-te que já tens uma partição de Windows na máquina, vai sugerir-te que a encolhas de modo a arranjar espaço, e depois de o fazer e acabar de instalar o OS, vai instalar-te um boot loader chamado GRUB (Grand Unified Boot Loader) que te apresentará no arranque da máquina a escolha de que sistema operativo (incluindo o Vista) queres arrancar.
Entretanto, queria dizer que tenho visto muita gente a pedir por cá instruções e ajudas para isto e aquilo que tenha que ver com computadores. Não me importo de ajudar quando posso, mas isto não é um fórum de informática. Por acaso até há por aqui meia dúzia de pessoas que percebem da coisa e algumas vezes não se importam também de ajudar, mas também há muita gente que não sabe o que diz mas faz por mandar os seus bitaites na mesma.
Portanto, se já é preciso ter cuidado em geral com as instruções que vêm algures na net e tentam seguir em casa, mais cuidado ainda terão de ter quando pedem instruções num fórum que não tem nada que ver com informática.
Mais ainda, há aí milhentos fóruns que até são sobre informática, e que até explicam passo a passo coisas como o que o Spiegelman pediu neste caso. Just fucking google it, people.
Gornoth Escreveu:Portanto, se já é preciso ter cuidado em geral com as instruções que vêm algures na net e tentam seguir em casa, mais cuidado ainda terão de ter quando pedem instruções num fórum que não tem nada que ver com informática.
Ubuntu Forums. Só para ficar com uma ideia, a minha última aquisição foi um tablet hp série tx1000, que vinha com Vista, que tive muito gosto em me desfazer dele, e as poucas configurações que me faltavam para ficar a bombar, estavam lá.
Estou à espera deste: http://eescola.pt/default.aspx?guid=347 ... e139990ed0 das novas oportunidades, que traz o caixa mágica do linux.
Vamos ver se me adapto e se tenho paciência para andar a sacar novos programas, ou se instalo o xp.
Tb já me disseram que até os discos externos têm de vir adaptados.
Vamos ver se me adapto e se tenho paciência para andar a sacar novos programas, ou se instalo o xp.
Tb já me disseram que até os discos externos têm de vir adaptados.
Não é bem assim... Um sistema Linux não escreve em NTFS, mas escreve em FAT32, que é um formato reconhecido por todos os OS. Mas com uns plugins pões isso a escrever em NTFS sem problemas... O problema do FAT32 é que só te deixa copiar ficheiros até 4gb de cada vez, mas se não andares para cima e para baixo com ficheiros .iso de dvd's ou jogos grandes, este serve perfeitamente...
- cafcaf777
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça out 30, 2007 11:03 pm
- Contacto:
Windows Besta
Bate forte, fortemente como quem chama por mim!
Será death, brutal sua vertente? Thrash não é certamente e o rock não bate assim!
Será death, brutal sua vertente? Thrash não é certamente e o rock não bate assim!
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Surtr Escreveu:Não é bem assim... Um sistema Linux não escreve em NTFS, mas escreve em FAT32, que é um formato reconhecido por todos os OS. Mas com uns plugins pões isso a escrever em NTFS sem problemas... O problema do FAT32 é que só te deixa copiar ficheiros até 4gb de cada vez, mas se não andares para cima e para baixo com ficheiros .iso de dvd's ou jogos grandes, este serve perfeitamente...
As versões mais recentes das distros (distribuições) de Linux já trazem o NTFS-3G que é o driver de escrita e leitura mais usado e estável para isso, faz muito bem o que tem a fazer sem problemas e normalmente já e o que funciona por omissão (se não estou em erro)

Se não estiver instalado é só instalar automaticamente a partir do software de packaging ou a partir dos repositórios da distribuição.
"The NTFS-3G driver is contained in over 170 distributions, including the most popular ones. Many, like Fedora, Mandriva, openSUSE and Ubuntu with over 8 million users, use NTFS-3G out of the box."
OrDoS Escreveu:Surtr Escreveu:Não é bem assim... Um sistema Linux não escreve em NTFS, mas escreve em FAT32, que é um formato reconhecido por todos os OS. Mas com uns plugins pões isso a escrever em NTFS sem problemas... O problema do FAT32 é que só te deixa copiar ficheiros até 4gb de cada vez, mas se não andares para cima e para baixo com ficheiros .iso de dvd's ou jogos grandes, este serve perfeitamente...
As versões mais recentes das distros (distribuições) de Linux já trazem o NTFS-3G que é o driver de escrita e leitura mais usado e estável para isso, faz muito bem o que tem a fazer sem problemas e normalmente já e o que funciona por omissão (se não estou em erro)
Se não estiver instalado é só instalar automaticamente a partir do software de packaging ou a partir dos repositórios da distribuição.
"The NTFS-3G driver is contained in over 170 distributions, including the most popular ones. Many, like Fedora, Mandriva, openSUSE and Ubuntu with over 8 million users, use NTFS-3G out of the box."
Melhor ainda... Então não há razão para os discos virem adaptados a linux...
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
Surtr Escreveu:OrDoS Escreveu:Surtr Escreveu:Não é bem assim... Um sistema Linux não escreve em NTFS, mas escreve em FAT32, que é um formato reconhecido por todos os OS. Mas com uns plugins pões isso a escrever em NTFS sem problemas... O problema do FAT32 é que só te deixa copiar ficheiros até 4gb de cada vez, mas se não andares para cima e para baixo com ficheiros .iso de dvd's ou jogos grandes, este serve perfeitamente...
Melhor ainda... Então não há razão para os discos virem adaptados a linux...
Para instalares linux não tens hipótese, Linux só instalas em partições de tipo permitido, tipo ext3, ext2, ReiserFS, etc..., sendo que FAT32 e NTFS não fazem parte delas (e são as únicas onde podes instalar XP). Podes é pedir a alguém com experiência para te particionar (dividir) o disco e criar 2 partições extra NTFS (se quiseres ter XP senão não precisas de 2, basta uma se quiseres partilhar os dados directamente/fisicamente com outro sistema windows) para além das de Linux que já tens. A 1ª partição para instalares aí o XP e a 2ª para teres uma partição de dados partilhados entre windows e linux (mp3 é um bom exemplo de dados partilhados. Para partilharesdados por rede entre sistemas Linux e Windows tens o Samba, mas isso já são contas de outro rosário...

Eu estava a referir-me a discos externos, que eram a situação do Vooder... Eu, no portátil, tenho o Ubuntu e o XP. Tenho um disco de 120GB, deixei 40 para o XP, em ntfs, o restante em ext3 mais 4gb para o Linux-swap... Não é nada do outro mundo, não sei porque é que falas em alguém com experiência..

- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
Surtr Escreveu:Eu estava a referir-me a discos externos, que eram a situação do Vooder... Eu, no portátil, tenho o Ubuntu e o XP. Tenho um disco de 120GB, deixei 40 para o XP, em ntfs, o restante em ext3 mais 4gb para o Linux-swap... Não é nada do outro mundo, não sei porque é que falas em alguém com experiência..![]()
Estava a falar mais para o Vooder

"Free as in Freedom."
(apeteceu-me, desculpem)
(apeteceu-me, desculpem)
OrDoS Escreveu:Surtr Escreveu:Eu estava a referir-me a discos externos, que eram a situação do Vooder... Eu, no portátil, tenho o Ubuntu e o XP. Tenho um disco de 120GB, deixei 40 para o XP, em ntfs, o restante em ext3 mais 4gb para o Linux-swap... Não é nada do outro mundo, não sei porque é que falas em alguém com experiência..![]()
Estava a falar mais para o VooderJá percebi que tens conhecimentos do assunto

- Eddie The Head
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm
- Temari-san
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quarta nov 21, 2007 2:01 pm
- Contacto:
Windows XP
Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado: