Comercial ou Não

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Hominus Nocturna
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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Hominus Nocturna » sexta mai 08, 2009 11:11 pm

Kustu Escreveu:Porquê que é weird?

Se Metallica passa bastantes vezes na radio, chega a um publico mais vasto. O quê que isso tem de weird? Moonspell também passa muitas vezes na radio, e de certeza que as pessoas não conhecem Trail of tears (por exemplo).


Se reparares nas músicas em questão. Passam a Scorpion Flower, mas não passam nem a Alma Mater nem a Goat on Fire. Mas o caso de Moonspell é diferente. Foram percorrendo o seu caminho de forma mais uniforme e continua. Enquanto que Metallica um dia tens ...And Justice For all :metal: , depois de uma chapada tens Metallica (Black Album) :? , e depois de um murro tens Load :shock:
Isto é o chamado arraial de porrada musical.

Mas estes assuntos são muito subjectivos e de forma alguma estou a chamar "comercial" a qualquer das bandas intituladas, chamar-lhes-ei tendências musicais.

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Comercial ou Não

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sexta mai 08, 2009 11:49 pm

Acho que a discussão não faz sentido. O próprio acto de se ter uma banda é ser comercial.
Ninguém quer dar concertos a zero pessoas! É preciso público...pagante. E para quê gravar discos se não se quiser que sejam comprados??!!
Ter uma banda é vender um "produto" com uma determinada mensagem, ideologia, imagem, sonoridade, etc..
Para se ter uma banda não comercial, como aliás já defendi em várias outras ocasiões, seria preciso termos uma banda que: não gravasse discos, que não tocasse ao vivo, que não tenha site, myspace, hi5, facebook e tretas que tais, não desse entrevistas e não empreendesse quaisquer actividades que levassem ao lucro directo ou indirecto do nome da banda.

Em suma: comercial = fazer dinheiro (por muito pouco que seja)

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Nevoeiro » sexta mai 08, 2009 11:51 pm

Kustu Escreveu:Muitas vezes as bandas sujeitam-se à vontade da editora


Sim, mas este caso é diferente pois eles só lançaram um álbum (Cocked and Reloaded) por essa editora. Simplesmente foram abordados por uma editora com a qual não tinham vínculo e aceitaram fazer aquilo, mesmo sabendo à partida que o resultado seria horrivel.

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Hominus Nocturna » sexta mai 08, 2009 11:56 pm

paulo figueiredo Escreveu:Acho que a discussão não faz sentido. O próprio acto de se ter uma banda é ser comercial.
Ninguém quer dar concertos a zero pessoas! É preciso público...pagante. E para quê gravar discos se não se quiser que sejam comprados??!!
Ter uma banda é vender um "produto" com uma determinada mensagem, ideologia, imagem, sonoridade, etc..
Para se ter uma banda não comercial, como aliás já defendi em várias outras ocasiões, seria preciso termos uma banda que: não gravasse discos, que não tocasse ao vivo, que não tenha site, myspace, hi5, facebook e tretas que tais, não desse entrevistas e não empreendesse quaisquer actividades que levassem ao lucro directo ou indirecto do nome da banda.

Em suma: comercial = fazer dinheiro (por muito pouco que seja)


Mas a discussão toda não está envolta de um pensamento tão simplista como o que expuseste. Tem mais a ver com uma atitude que a banda aborda em relação ao seu som. Não tem a ver de ser deste ou daquele género nem se vende muito ou pouco. Tem a ver com os factores que levaram a isso e que consequentemente provocaram alterações nas bases da banda. Não sei se estás a acompanhar? :D
Mas é como disse, este tipo de discussão, mééé...

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Nevoeiro » sábado mai 09, 2009 12:08 am

Pantera, a banda que começou sendo glam e que no início da década de 90 dá uma reviravolta no seu som, negando logo de seguida o seu passado. Não está em causa a qualidade dos álbuns, nem a evolução musical, mas essa atitude negacionista com vista a perservar uma imagem que, para mim, esconde algo de "comercial". Obviamente que foram opções da banda mas que para mim são discutíveis.

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor mnl-stl » sábado mai 09, 2009 7:54 pm

p41nk1ll3r Escreveu:Bem vou tentar dar alguma utilidade a este tópico, digam então (como já se começou a fazer) os factores que para vós determinam o maior ou menor grau de comercialismo de uma banda.


Sem entrar num discurso elaborado, atente-se à banda de punk rock portuguesa Fonzie.

Música de 2001. Boa estreia, contactos no mercado americano, perspectivas de tour na costa oeste dos USA.

Passados uns anos a realidade é diferente, apesar de terem algum reconhecimento no estrangeiro.



Após 13 anos apresentam o vosso primeiro trabalho em português, com o single " A tua imagem", numa promessa de um álbum que os renova com a língua de Camões. Como tem sido a vossa adaptação do inglês para o português?

A adaptação tem sido bem mais fácil do que se podia imaginar. Era algo falado entre nós há bastante tempo, mas nunca tínhamos avançado para além da ideia, e acho que foi decidido na altura certa. Nos dias que correm cada vez vai ser mais difícil haver bandas com tantos anos de existência, e para manter uma banda no activo, temos de mostrar coisas novas e inovar, daí a escolha cair sobre cantar em português, algo que nunca tínhamos feito antes, e provar que conseguimos continuar a dar algo de novo passados 13 anos.


Fonzie A reacção dos vossos fans portugueses tem sido muito boa. No entanto, vocês têm muitos mais fans por esse mundo fora. Como esperam que seja a reacção dos que não entendem o português, nomeadamente no mercado Asiático e Americano?


De momento nem estamos a pensar nisso, porque isto é o que fazemos da vida e agora a concentração é nas músicas para este álbum em português, mas na mesma temos na nossa "gaveta" mais de 20 músicas novas prontas para gravar em inglês, por isso cada coisa a seu tempo, é que se formos a ver bem em 13 anos acabámos por nos dedicar bastante mais á parte internacional do que à parte nacional, e essa é agora a nossa grande prioridade.


Portanto, se é da música que os Fonzie vivem, certamente já tem um plano caso as vendas do suposto disco integralmente cantado em português não der resultado. Isto é ser-se comercial e apostar no marketing.

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sábado mai 09, 2009 8:02 pm

paulo figueiredo Escreveu:Acho que a discussão não faz sentido. O próprio acto de se ter uma banda é ser comercial.
Ninguém quer dar concertos a zero pessoas! É preciso público...pagante. E para quê gravar discos se não se quiser que sejam comprados??!!
Ter uma banda é vender um "produto" com uma determinada mensagem, ideologia, imagem, sonoridade, etc..
Para se ter uma banda não comercial, como aliás já defendi em várias outras ocasiões, seria preciso termos uma banda que: não gravasse discos, que não tocasse ao vivo, que não tenha site, myspace, hi5, facebook e tretas que tais, não desse entrevistas e não empreendesse quaisquer actividades que levassem ao lucro directo ou indirecto do nome da banda.

Em suma: comercial = fazer dinheiro (por muito pouco que seja)

Como alguém já disse aqui, penso a tua perspectiva é um tanto ou quanto simplista. Há bandas que nem sequer dão concertos. Bandas que gravam CDs simplesmente para libertar algo que não o conseguem fazer através de um desenho ou de um texto...

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Sobral » sábado mai 09, 2009 8:11 pm

Nevoeiro Escreveu:
Sobral Escreveu:moonspell


Fase sin? :mrgreen:

Por acaso, não. Nessa altura até estavam a experimentar, o que é de louvar.
Para mim, tornaram-se comerciais recentemente, ao entrar no modo de piloto automatico e lançar albuns muito previsiveis.
Imagem
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Re: Comercial ou Não

Mensagempor xhavokx » domingo mai 10, 2009 10:56 am

Na minha opinião, só dizemos que uma banda é comercial quando procuramos uma maneira qualquer de a perseguir e dizer que não serve para nada, eu já fiz isso, mas entretanto cresci.

Se as bandas não forem comerciais, simplesmente não existem! Uma banda lança um EP, depois quer dar concertos, mas não tem verbas, então coloca o EP à venda, vende merch e tal e pode finalmente investir em concertos/tours. Isto para mim é ser comercial, seja Emocore seja Black Metal!
Ou todas as bandas são comerciais ou não pode ser nenhuma, porque umas não podem ter mais hipoteses que outras! Se as vossas bandas favoritas não fossem comerciais ao ponto de poderem investir em concertos talvez voces nunca as tivessem visto!

Agora, indo mais ao fundo da questão, acho de uma estupidez gigantesca quando alguem condena certa banda por ter assinado por uma major ou por ter realizado 3 ou 4 videoclips... Por favor! Se todas as minhas bandas favoritas assinassem por majors eu ficava bem feliz, porque? Porque se calhar tinha mais hipotese de os ver cá ou de ter acesso mais facilmente a material deles, e se gravassem 3 ou 4 videoclips ainda bem, porque são coisas inerentes ao lançamento de um album hoje em dia!
Este tipo de comercialidade foi o melhor que aconteceu à Música a nivel mundial! Já não estamos no tempo do tape-trading, vamos evoluindo, e por existir comercialidade podemos ouvir as músicas mesmo antes de sairem cá para fora atraves de um MySpace por exemplo!

Falando de um último ponto e este é o mais ridiculo para mim: o facto de uma banda mudar o seu som é porque são uns vendidos... a sério!? Opá, ok há pessoal que gosta de ver as mesmas bandas a lançar albums iguais de dois em dois anos, e depois dizem "ah e tal eu gosto é do primeiro". Claro, os outros são iguais! Pois, mas esses são os verdadeiros...
Agora, se uma banda como os In Flames, que tem vindo a mudar prograssivamente, grava um disco mais melódico ou qualquer coisa diferente, não são porque querem ir mais longe, é porque são uns vendidos LOL meus amigos, não é por aqui que eles vão vender mais ou menos cópias. Podemos gostar ou não, mas isso não quer dizer nada! Por exemplo, os My Chemical Romance fizeram um album completamente teen e depois fizeram um completamente diferente, acham que ganharam mais com isso? Acham que mudaram para ganhar mais ou porque simplesmente não quiseram fazer a mesma coisa duas vezes? E isso aplica-se a muita banda do universo do Metal...

Agora, se concordamos ou não com o caminho que certa banda decide tomar isso já é problema nosso e não da banda. E tudo parte da nossa preferencia, pois todos vem a reunião dos Carcass com alto entusiasmo, mas se fosse outra banda qualquer já era um negócio e queriam dinheiro blah blah blah...

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor CarlosC » domingo mai 10, 2009 4:51 pm

Subscrevo firmemente a opinião do xhavokx e ainda me debruço sobre a questão um pouco mais minuciosamente:

No fundo o que destingue algo comercial de não-comercial, é a forma como se divulga (ou a falta disso).
Marketing, videoclips, merchandising para fans, eventos media, divulgação media, a propria imagem da banda... etc...
todas as bandas fazem isso, a partir do momento que têm o seu nome escrito numa cartas qualquer, é divulgação!

muita ou pouca? varia de acordo com os casos. depende dos recursos das bandas entre muitos outros factores...
ser ou não comercial, não está directamente relacionado com a qualidade da arte em si... é estúpido, absurdo e retrogrado pensar dessa forma. (nem tudo o que é comercial é floribelas)
há cenas comerciais com qualidade, e há cenas não comerciais péssimas (as quais até agradeço que se mantenham não comerciais)...

peguem nas mais diversas bandas de metal.. e pensem, se quando fossem para comprar/sacar o album os vissem vestidos de cor-de-rosa(LOLOL) na capa acham que pensavam 2 vezes? diziam logo que não prestava.

já imaginaram o 'apenas num lago de madeira' (LOL justin timberlake) vestido de preto, botas altas, casaco de cabedal comprido... etc u get the picture... também não vendia patavina. tal como se as rock stars não se vestissem como se vestem... quem diz estes ou aqueles diz qualquer um, qualquer género musical! isto da roupa é só a ponta do iceberg... começado pelos média...

agora pensem em tudo o resto. aposto que se vissem um cartaz de um festival de metal às bolinhas amarelas iam achar que era no gozo... mas porque que não há cartazes assim? porque é mais que sabido que não é o que agrada ao "publico alvo"!
no entanto se esse "publico alvo" fosse malta para ouvir kuduro, já o cartas era ideal.(sei lá digo eu LOL)
desde merchandising até aos cartazes de divulgação até o mínimo pintelho que esteja relacionado com a banda e que não seja musica em si, é marketing.

termino frisando independentemente de ser comercial ou não, cada banda tem o seu talento e não o perde por se divulgar nem o ganha por não se divulgar: o suposto "underground", que faz os membros da banda trabalharem para a sustentar em vez de se dedicarem à arte em full-time.

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Unexpect3D » domingo mai 10, 2009 8:17 pm

penso que quem assistiu ou ainda possa assistir ao Bob Dylan - No Direction Home percebeu perfeitamente o titulo deste topico, para quem nao se lembre é precisamente quando os bbbbbbbbubuuuuuuuuuuuuuuus começam....Don't buUUUme :evil:

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Venøm » domingo mai 10, 2009 9:08 pm

On Topic - A lógica da batata.

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Rottendom
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Re: Comercial ou Não

Mensagempor Rottendom » domingo mai 10, 2009 9:11 pm

Venøm Escreveu:On Topic - A lógica da batata.


não se chega a lado nenhum.
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Re: Comercial ou Não

Mensagempor xhavokx » segunda mai 11, 2009 2:14 am

Apostasy Escreveu:
Venøm Escreveu:On Topic - A lógica da batata.


não se chega a lado nenhum.


Mas podemos trocar opiniões, ou não?
Se viessemos a este fórum só para ler não tinha lá grande interesse. Ou então só para dizer "estes não prestam, são comerciais" ou "este festival não vale nada porque não tem brutaldeathgorethrashmanhosocyberpornoultratechnicaltexasstylegrind"

Sorry about the offtopic

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Re: Comercial ou Não

Mensagempor xhavokx » segunda mai 11, 2009 2:20 am

CarlosC Escreveu:relacionado com a banda e que não seja musica em si, é marketing.


Exacto, e até aquelas bandas cujos membros se mantem no anonimato e esses teatros do género é marketing, porque estão a passar uma imagem!

Exemplo:
- Se eu lançar uma demo em nome próprio, bastante normal, sen grande preocupação, mas no entanto querendo evoluir na carreira blah blah blah ninguem vai reparar, porque? Porque talvez não me esforcei para que isso acontecesse. O resultado até podia ter saido bem, mas quase ninguem o ouviu. Se eu não for comercial como é que ultrapasso isto?! E isso não que dizer que seja um vendido ou que ande atrás da fortuna...


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