O Fascinio pela Musica ou a Hipocrisia da Musica?

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Re: O Fascinio pela Musica ou a Hipocrisia da Musica?

Mensagempor Toretto » sexta jan 21, 2011 1:06 pm

Eu comprei os 3 primeiros que tenho no top 10 (Barren Earth, Orphaned Land e In Vain). Comprei mais dois que se incluem num top 20 (Eluveitie e Division By Zero). Curiosamente, todos nos primeiros meses do ano. Depois, surgiram problemas inesperados e tive de cortar nalguma coisa. Mas penso comprar os álbuns que preenchem o meu top 20, tal como fiz no ano passado, logo que a situação desanuvie. E faço-o mais por colecção. Dos cerca de 70 álbuns que comprei em quase 3 anos, se calhar nunca coloquei a rodar sequer 20% deles. Ou oiço a versão mp3 sacada previamente, ou ripo do cd para ter mais qualidade.
Imagem

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta jan 21, 2011 1:25 pm

Li tudo até e compreendo um pouco aquilo que escrevem, afinal comprar musica nos dias de hoje, por vezes é mesmo uma especie de luxo.
Mas pergunto, mesmo não tendo nada com isso, durante um mês quanto gastam nas saidas ao fim de semana?
Mais quanto gastam em cerveja nos festivais?
Não ter dinheiro não é desculpa e esta ultima sei que é um cliqué diversas vezes batido, mas quando muitos de vós falam em opções..ora esta bem pode ser uma.
Os cds por cá são caros, eu sei disso, mas já tentaram comprar material fora do país? Até mesmo de bandas nacionais?
Tal como o simples download tambem existem centenas de sites de venda, desde o banal eBay até a algumas mailorders ou até mesmo diretamente ás bandas...e alem disso a banalização da compra na net generalizou-se e praticamente todos tem um cartão de credito ou o simples mbnet.
Muitas distros por cá até nem tem preços muitos elevados, geralmente andam na casa dos 10 euros, aliás para mim é o preço certo para um simples cd.
Não digo para comprarem tudo o que sacam, aliás isso nem tem logica, mas ao longo de 12 meses escolheram 10 albuns e não me digam que durante 365 dias não conseguem segurar 100 ou 150 euros para os comprar..
Acaba por ser estranho não vós parece?

Floresta
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Mensagempor Floresta » sexta jan 21, 2011 1:35 pm

Zyk, tens razão naquilo que dizes, existe muita gente que gasta imenso em saídas. E sim, é verdade que lá fora existem coisas mais baratas. Mas, mais uma vez, cai nas escolhas: comprar o álbum que saiu este ano, ou comprar o outro álbum, que saiu há já algum tempo mas ainda não o tenho? Comprar o álbum que está no topo da lista de 2010, ou comprar o álbum que está no topo da lista de 1997 (ano random) e que se encontra agora, versão original, a um preço convidativo e que, nos meus gostos pessoais, está bem acima do de 2010? E sendo tu coleccionador, de certeza que te deparas com essa escolha muitas vezes. O que preferias, comprar o digipack que te falta dos Darkspace, ou comprar dois álbuns que valem por esse? Para alguns a escolha é óbvia, para outros, dá que pensar... :)

corpse
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 17, 2008 11:49 am
Contacto:

Mensagempor corpse » sexta jan 21, 2011 1:37 pm

Ultimamente não tenho comprado tanto, só estou a trabalhar em part-time e há outras prioridades. Ainda assim, praticamente todos os meses costumo comprar uma coisita ou outra, principalmente de bandas nacionais. No entanto, á cerca de dois anos, que foi quando estava melhor financeiramente, chegava a gastar entre 50€ a 100€ quase todos os meses. Espero que esses tempos voltem depressa :mrgreen:
Imagem

Floresta
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Floresta » sexta jan 21, 2011 1:39 pm

corpse Escreveu:Ultimamente não tenho comprado tanto, só estou a trabalhar em part-time e há outras prioridades. Ainda assim, praticamente todos os meses costumo comprar uma coisita ou outra, principalmente de bandas nacionais. No entanto, á cerca de dois anos, que foi quando estava melhor financeiramente, chegava a gastar entre 50€ a 100€ quase todos os meses. Espero que esses tempos voltem depressa :mrgreen:

Mesmo. Se bem que gostava era de gastar um pouco mais que simplesmente 100€ :mrgreen:

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta jan 21, 2011 1:58 pm

Floresta Escreveu:Zyk, tens razão naquilo que dizes, existe muita gente que gasta imenso em saídas. E sim, é verdade que lá fora existem coisas mais baratas. Mas, mais uma vez, cai nas escolhas: comprar o álbum que saiu este ano, ou comprar o outro álbum, que saiu há já algum tempo mas ainda não o tenho? Comprar o álbum que está no topo da lista de 2010, ou comprar o álbum que está no topo da lista de 1997 (ano random) e que se encontra agora, versão original, a um preço convidativo e que, nos meus gostos pessoais, está bem acima do de 2010? E sendo tu coleccionador, de certeza que te deparas com essa escolha muitas vezes. O que preferias, comprar o digipack que te falta dos Darkspace, ou comprar dois álbuns que valem por esse? Para alguns a escolha é óbvia, para outros, dá que pensar... :)

Sim, mas não mistures o colecionismo com o resto, mesmo dentro do assunto acabam por ser coisas completamente diferentes.
Isso é já entrar num dominio de por vezes quase "fanatismo" musical, quem o faz sabe bem disso..e muitas dessas coisas não têm preço para eles (olha o caso do aBisMo com Slayer ou do OldSkull com bandas mais antigas).
Por exemplo um dos digipaks de DarkSpace que tenho custou-me na altura 60 euros e tenho um ep de THOU que atualmente quase não se apanha a menos de 100 euros e dei 50 por ele, só para dar dois exemplos do que estou a dizer.
Se tiver que optar e seguindo o teu exemplo é logico que preferia sim o digipak, porque são uma das minhas bandas preferidas e por ser algo raro.
Mas se o pessoal nem tem 10 euros para comprar um cd vai ter 60 para gastar noutro?
Por isso não mistures a compra simples com o colecionismo.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sexta jan 21, 2011 2:04 pm

Andei vários anos sem gastar dinheiro em CDs por duas razões: 1ª porque os cds eram caros “com’à” merda; 2º porque praticava um desporto à séria que exigia um gasto anual bem superior a €500l. Ora, isto para um gajo que não trabalhava era razão mais que suficiente para pôr qualquer gasto com CDs de lado.
Como há cerca de 4 anos abrandei um pouco a dedicação e esse desporto, resolvi voltar-me para a música e lá me dediquei à compra de CDs. Comecei por comprar pouca coisa ao início, mas rapidamente o volume de compras foi subindo e, este ano, dei por mim a comprar CDs quase semanalmente e acrescentando quase diariamente títulos à lista de compras que não pára de crescer.
Não sei se conseguirei suportar este volume de compras por muito mais tempo mas, garanto que a compra de CDs irá acompanhar-me para o resto da minha vida.
É tão bom receber um CD em casa e abrir a embalagem como se fosse um puto que acabou de receber a prenda que andou o ano todo a pedir que lhe oferecessem. A frase anterior pode parecer exagero, mas é um vício que se tornou um dos grandes prazeres do meu dia-a-dia.

Já se falou várias vezes por aqui na questão do poder de compra que, cada vez mais, é um, senão o factor que mais que mais impede o pessoal de fazer este tipo de gastos.
Não há mesmo dúvidas que no nosso país poder de compra é algo que cada vez se tem menos, mas gerindo bem o orçamento haverá sempre forma de encaixar um CD pelo meio dos outros gastos PRIORITÁRIOS.
No meu caso, que neste momento tenho casa e despesas inerentes, carros e consumos necessários/impossíveis de se fugir e a “despesa” das “despesas” que é uma filhota com quase dois anos, dou por mim a pensar se não estou a ser um bocado inconsciente por gastar tanto dinheiro em CDs. Mas, rapidamente penso assim: Foda-se…farto-me de trabalhar para conseguir ter dinheiro, não fumo, não bebo regularmente, não tenho o hábito de sair à noite, porque é que me vou sentir culpado por fazer um gasto numa coisa que gosto, dá-me prazer e ajuda-me a sentir bem? Já me bastou ter andado quase um ano a trabalhar das 9H às 4/6H dormindo uma média de 2 a 4 horas por dia só para ter dinheiro para dar aos outros disfarçado como despesas e evitar gastar dinheiro em qualquer tipo de “mimo” para mim. Não vale a pena.
Quanto aos downloads, considero que são cada vez mais essenciais para a decisão na compra de um CD, e não me venham com a conversa das bandas terem no Myspace músicas para o pessoal ouvir antes de adquiri o CD. É certo que há banda de disponibilizam o álbum na íntegra nesse local, mas há também bandas que revelam apenas as duas ou três melhores do álbum escondendo (consciente ou inconscientemente) o resto da merda que completa o disco…Gosto de comprar mas também gosto de ficar minimamente satisfeito….é como a roupa, experimenta-se e se agradar leva-se para casa, se não agradar vê-se outra coisa que nos convença mais.

Para mim, há também um senão no download, que é o cair-se no erro de andar sempre à cata de novas coisas para ouvir (pelo menos acontece comigo) e dessa forma passamos a ouvir algo de novo quase diariamente mas acabamos por não dar a devida atenção àquilo que nos vai caindo nas mãos, tornando a audição dos álbuns cada vez mais superficial até que surja algum que nos bata mesmo em cheio e nos obrigue a parar um pouco para dissecá-lo.
Antigamente comprava-se um CD e passava tantas vezes pelos nossos ouvidos que acabávamos por ficar a conhecer cada segundo contido nele. Hoje, devido ao volume de coisas que se tem para ouvir, deixou-se de dar a importância que antigamente se dava aos lançamentos que eram feitos.
Esta é, para mim, a maior desvantagem do download, isto falando em termos pessoais.

Já falando em desvantagens para as editoras, também há muito por onde pegar mas, para isso já existe um tópico. Ainda assim, há uma coisa que me faz confusão, que é: Como é que uma editora lança um CD com um preço base de €15 + portes e depois em sites como o Play.com vamos encontrar esse mesmo lançamento, às vezes em pré-order, a preços bem mais baixos? Ou alguém anda a perder dinheiro ou alguém anda a roubar bem. Uma coisa é certa, ninguém vende para a perder dinheiro…..

Postado o meu devaneio, passo a referir o que comprei:
Melhores do Ano:

01 - The Flight Of Sleipnir – Lore – COMPREI A DISCOGRAFIA
02 - Orphaned Land - The Never Ending Way of Orwarrior – COMPREI
03 - Shaolin Death Squad - Five Deadly Venoms
04 - Alcest - Écailles De Lune – COMPREI
05 - Year Of No Light - Ausserwelt
06 - October Falls - A Collapse Of Faith
07 - Eibon - Entering Darkness
08 - Remembrance - Fall, Obsidian Night
09 - Cavus - Fester Putrefy
10 - In Lingua Mortua - Salon Des Refusés

Em destaque:

Angst Skvradon - Sweet Poison
Black September - The Forbidden Gates Beyond - COMPREI
Bongripper - Satan Worshipping Doom - COMPREI
Gorath - MXCII
In Vain - Mantra
Kylesa - Spiral Shadow
Kalmah - 12 Gauge
Levi-Werstler - Avalanche of Worms

Surpresas:

Agnes Vein - Duality
Bane - Chaos, Darkness & Emptiness
Gallowbraid - Ashen Eidolon (EP)
Orcrypt - The Mirkwood Massacre (Demo)
Vanhelga - Mortem Illuminate Mea – COMPREI TUDO DELES

Os restantes vou comprá-los mais tarde!

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » sexta jan 21, 2011 2:22 pm

Zyklon Escreveu:Sim, mas não mistures o colecionismo com o resto, mesmo dentro do assunto acabam por ser coisas completamente diferentes.

por acaso até vejo mais o comprar de CDs hoje em dia mais relacionado com o coleccionismo que outra coisa qualquer
god's business, witchfinding!

Floresta
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Floresta » sexta jan 21, 2011 2:26 pm

Zyklon Escreveu:Mas se o pessoal nem tem 10 euros para comprar um cd vai ter 60 para gastar noutro?

Batendo na tecla só mais um pouco, talvez haja pessoal que não tenha 10€ para gastar num cd porque gastou 60€ noutro qualquer :)

Mas dando outro exemplo, o meu álbum de 2010 foi o de Tengger Cavalry. O dito cujo só se arranja mandando vir da China, com uns belos duns 20€ em portes. Ora, gostei muito do álbum, mas para dar 30€ prefiro ir a outra loja qualquer e acabo a comprar dois cd's de, por exemplo, Branikald, que prefiro bem mais que Tengger Cavalry, ou acabava mesmo a comprar as cassetes que com os 30€ conseguia-as todas e ainda sobrava algum! É esse tipo de escolhas.

Ou pegando na lista do senhor Brunhu, de certeza que se ele tivesse comprado só o Lore dos The Flight of Sleipnir e não tudo, ele teria conseguido comprar o resto do seu top do ano.

It's all about the choices man!
:cheers:

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sexta jan 21, 2011 2:38 pm

Floresta Escreveu:
Spoiler: Mostrar
Zyklon Escreveu:Mas se o pessoal nem tem 10 euros para comprar um cd vai ter 60 para gastar noutro?

Batendo na tecla só mais um pouco, talvez haja pessoal que não tenha 10€ para gastar num cd porque gastou 60€ noutro qualquer :)

Mas dando outro exemplo, o meu álbum de 2010 foi o de Tengger Cavalry. O dito cujo só se arranja mandando vir da China, com uns belos duns 20€ em portes. Ora, gostei muito do álbum, mas para dar 30€ prefiro ir a outra loja qualquer e acabo a comprar dois cd's de, por exemplo, Branikald, que prefiro bem mais que Tengger Cavalry, ou acabava mesmo a comprar as cassetes que com os 30€ conseguia-as todas e ainda sobrava algum! É esse tipo de escolhas.

Ou pegando na lista do senhor Brunhu, de certeza que se ele tivesse comprado só o Lore dos The Flight of Sleipnir e não tudo, ele teria conseguido comprar o resto do seu top do ano.

It's all about the choices man!
:cheers:

A discografia de The Flight of Sleipnir resume-se a dois álbuns, um EP, e uma Demo. O EP e a demo, por enquanto, são impossíveis de comprar, pelo que fiquei-me pelo Lore e o Algiz+Berkanan. Custos: Lore €16 com portes. Algiz+Berkanan: Apesar de ser limitado a 100 cópias comprei à banda por menos de €10 já com portes.

Como vês, não dava mesmo para comprar o resto da lista!! :D
Última edição por Brunhu em sexta jan 21, 2011 2:40 pm, editado 1 vez no total.

Floresta
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Floresta » sexta jan 21, 2011 2:40 pm

Calou, não me fodas o exemplo! :lol: :wink:

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sexta jan 21, 2011 2:42 pm

Floresta Escreveu:Calou, não me fodas o exemplo! :lol: :wink:

Vá, eu ajudo-te....

Larguei €100 pela The Box de Za Frûmi, que contém toda a discografia mais um cd exclusivo...com isto era provável que comprasse o resto da lista!!

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » sexta jan 21, 2011 2:51 pm

só fiz top nacional e comprei tudo de lá. já raramente faço downloads. Apenas quando tenho muitas dúvidas "saco" para testar, e julgo que o ano passado os que saquei foram os novos de Watain e Orcivus, tendo acabado por comprar o último. Acho que neste ano que passou gastei entre 600 e 900€ em CDs, tapes e LPs, mas também só saio de casa para ir a concertos, não fumo, não bebo, nem como em restaurantes, não gasto dinheiro em gajas, e certifico-me de que é o meu irmão a largar o dinheiro dele nos jogos da 360 :mrgreen:

são escolhas

Floresta
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Floresta » sexta jan 21, 2011 2:52 pm

Brunhu Escreveu:
Floresta Escreveu:Calou, não me fodas o exemplo! :lol: :wink:

Vá, eu ajudo-te....

Larguei €100 pela The Box de Za Frûmi, que contém toda a discografia mais um cd exclusivo...com isto era provável que comprasse o resto da lista!!

There we go :mrgreen: :cheers:

Alba
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 03, 2007 1:32 am
Contacto:

Mensagempor Alba » sexta jan 21, 2011 3:48 pm

Gostaria de participar mais no fórum mas o tempo disponível não o permite...

Este tópico vale o que vale relativamente aos dados
viewtopic.php?f=2&t=32517

Infelizmente a cultura do facilitismo do download faz com que se perca a magia de possuir o objecto. Só mesmo quem gosta realmente é que abdica de outros gastos monetários para poder ter um disco.
Sou do tempo é que guardava o dinheiro que levava para a escola para comprar LPs e CDs.

Em suma os posts do Zyk reflectem o que eu penso.

gostaria de saber que albuns fizeram parte das vossas listas e quais realmente acabaram por comprar, sejam eles nacionais ou não

Lista dos que mais gostei do ano transacto com fotos de algumas edições:
Hail of Bullets "On Divine Winds"
Immolation "Majesty and Decay"
Bastard Priest "Under the Hammer of Destruction"
Burial Invocation "Rituals of the Grotesque"
Motörhead "The Wörld is Yours"
Atheist "Jupiter"
Accept "Blood of the Nations"
Father Befouled "Morbid Destitution of Covenant"
Master "The Human Machine"
Tarantula "Spiral of Fear"

Imagem