A Educação em Portugal

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Re: A Educação em Portugal

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça mai 04, 2010 10:20 pm

OnStage Escreveu:"Vai comer a Gisela porque ela vai a todos"

Entre outras coisas que nem vou transcrever para aqui!

A nossa geração com aquela idade não era assim, pelo menos não conheci ninguém que o fosse.

:mrgreen:
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

OnStage
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo jun 14, 2009 9:48 pm

Mensagempor OnStage » terça mai 04, 2010 10:43 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:

A nossa geração com aquela idade não era assim, pelo menos não conheci ninguém que o fosse.

Pronto ok exceptuando alguns casos, no entanto não conheci ninguém na altura assim.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » terça mai 04, 2010 10:58 pm

OnStage Escreveu:
Lapeno Enriquez Escreveu:

Pronto ok exceptuando alguns casos, no entanto não conheci ninguém na altura assim.

Como costumo dizer:
Antigamente, os putos aos 15 anos deixavam de jogar ao bogalho para começar a foder...
Agora, aos 15 deixam de foder para começar a jogar ao bogalho!!!

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » terça mai 04, 2010 11:04 pm

Como estudante de Ciências da Educação gostaria de afirmar aquele que é um dos principais problemas da educação em Portugal: toda a gente tem uma opinião formada de como se deve educar, toda a gente mete a colher na maneira de como se educa... mas muita pouca gente tem efectivamente estofo científico para falar sobre uma das áreas mais complexas de intervenção social. E os que têm muitas vezes são os menos ouvidos.

E para quem efectivamente quer construir uma opinião séria sobre Educação e o sistema educativo, sem ser baseado no senso-comum barato, pode começar por conhecer o projecto "Escola da Ponte" em Vila das Aves e fazer uma visita [garanto-vos que irão ser muito bem recebido]. Será um óptimo ponto de partida. É uma escola Pública com um projecto piloto e com resultados de deixar qualquer um pasmado.

:arrow:

LeadAether [RIP 2010/09/12]

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » terça mai 04, 2010 11:16 pm

Nando Escreveu:E para quem efectivamente quer construir uma opinião séria sobre Educação e o sistema educativo, sem ser baseado no senso-comum barato, pode começar por conhecer o projecto "Escola da Ponte" em Vila das Aves e fazer uma visita [garanto-vos que irão ser muito bem recebido]. Será um óptimo ponto de partida. É uma escola Pública com um projecto piloto e com resultados de deixar qualquer um pasmado.

Escola da Ponte? Ora manda ai uma ligação para estatísticas sobre os resultados dos seus alunos nos exames nacionais. Tens?

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » terça mai 04, 2010 11:21 pm

Só o ano passado é que chegaram a primeira fornada aos exames nacionais e, pelo que consta, com óptimos resultados. Mas não tenho dados disso.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça mai 04, 2010 11:54 pm

Venøm Escreveu:Lembro-me uma vez no infantário que andava mais outros parvinhos como eu a jogar pedras muro fora e a acertar nos carros que passavam na estrada do outro lado. Ate que uma vez houve bronca e foi lá dentro um dono dum carro e veio de lá logo a funcionária mais má e fodidona mandar-nos dois berros e levar-nos pelas orelhas para o director. Como já não era a primeira vez que faziamos aquilo foi um comunicadozinho para os nossos pais. Eu chorava baba e ranho mais os outros ranhosos cumplices com o medo da trabalhada que tinha causado, daquela nem o meu ar de santinho me safava. Veio o meu pai, ainda levei uma bofetada na cabeça e vira-se po director "E se ele voltar a fazer disto, dê-lhe duas galhetas também, está autorizado!".

Hoje agradeço ao meu pai. :mrgreen:

Pegando neste post, nunca me esqueci das palavras que a minha mãe disse ao prof. quando me foi levar pela primeira vez à escola primária:
"Professor, se ele se portar mal não tenha pena dele" :lol: Fiquei com vontade de chorar logo ali.
Com o meu prof. da escola primária o sistema era à reguada por tudo e por nada, desde portar-mo-nos mal até a não saber a tabuada... e o da telescola (sim eu andei na telescola) era à canada e carolada (com uma cana da índia, que aleijava como o caraças, em que o homem na brincadeira impunha um respeito do caraças. Depois fui para o secundário e o respeito que tinha pelos profs desapareceu aí, não ia para a rua (por respeito/medo dos meus pais) mas desci as notas bruscamente, isto é , comecei a cagar-me para escola, em que só voltei a gostar no ensino superior.

Hoje é: «Professor, se toca no meu filho tem que se haver comigo». Imagino a cara de gozo e patrão de um puto logo ali naquele instante. :?

A culpa quanto a mim é em primeiro lugar dos governos do PS, principalmente do anterior que desautorizou os professores como nunca e a seguir dos pais.

Gabrielle-Yeats
Registado: terça set 15, 2009 11:03 pm

Mensagempor Gabrielle-Yeats » quarta mai 05, 2010 1:05 am

Se as pessoas sentem que não sabem educar pq raio têm filhos? Há que ponderar e ter consciência que a criancinha não vai ser para smp um bebé fofinho que se limita a comer, dormir e sujar fraldas.
A educação começa em casa, se a coisa falha logo aí pronto está o caldo entornado.
"Can't rain all the time"

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quarta mai 05, 2010 7:24 am

Fazer um filho é muito facil :lol: agora educa-los para a vida,isso é muito mais complicado,é por isso que se ve muitas maes solteiras no hi5 :lol: os putos fazem- os filhos ás pitas e poe-se andar :lol: .Sustenta-los,atura-los,os pais desses putos dao-lhes dinheiro para nao os aturar em casa e eles vao para a má vida,miudas com 13,14 anos ja vao pa noite e os putos também,e chegam de madrugada a casa,e os pais nem sequer os chateiam,fazem muito bem :lol:
Eu nao tenho filhos,nem tensino ter,aturar,sustentar,eu nem sequer gosto de putos... :roll: (não tenho é paciencia para eles)
só de ouvi-los aos ginchos e aos berros na rua ou nos estabelecimentos comerciais,ja fico fuck da cabeça :?

OnStage
Registado: domingo jun 14, 2009 9:48 pm

Mensagempor OnStage » quarta mai 05, 2010 8:15 am

Nando Escreveu:Como estudante de Ciências da Educação gostaria de afirmar aquele que é um dos principais problemas da educação em Portugal: toda a gente tem uma opinião formada de como se deve educar, toda a gente mete a colher na maneira de como se educa... mas muita pouca gente tem efectivamente estofo científico para falar sobre uma das áreas mais complexas de intervenção social. E os que têm muitas vezes são os menos ouvidos.

E para quem efectivamente quer construir uma opinião séria sobre Educação e o sistema educativo, sem ser baseado no senso-comum barato, pode começar por conhecer o projecto "Escola da Ponte" em Vila das Aves e fazer uma visita [garanto-vos que irão ser muito bem recebido]. Será um óptimo ponto de partida. É uma escola Pública com um projecto piloto e com resultados de deixar qualquer um pasmado.

Parece me muito interessante e Vila das Aves é onde?!?!
Esse projecto piloto vai seguir para mais instituições de ensino? Que anos abrange?

Gabrielle-Yeats
Registado: terça set 15, 2009 11:03 pm

Mensagempor Gabrielle-Yeats » quarta mai 05, 2010 1:21 pm

metalfreak Escreveu:Fazer um filho é muito facil :lol: agora educa-los para a vida,isso é muito mais complicado,é por isso que se ve muitas maes solteiras no hi5 :lol: os putos fazem- os filhos ás pitas e poe-se andar :lol: .Sustenta-los,atura-los,os pais desses putos dao-lhes dinheiro para nao os aturar em casa e eles vao para a má vida,miudas com 13,14 anos ja vao pa noite e os putos também,e chegam de madrugada a casa,e os pais nem sequer os chateiam,fazem muito bem :lol:
Eu nao tenho filhos,nem tensino ter,aturar,sustentar,eu nem sequer gosto de putos... :roll: (não tenho é paciencia para eles)
só de ouvi-los aos ginchos e aos berros na rua ou nos estabelecimentos comerciais,ja fico fuck da cabeça :?

Eu nem me estava a referir aos "acidentes" na adolescência mas sim aos casais que têm ambos uma vida profissional preenchida da qual não querem abdicar e que mesmo assim põem uma criancinha no mundo só pq a lei "natural" da vida é casar e ter filhos, mesmo que não se tenha tempo ou paciência para eles....
"Can't rain all the time"

Xhara
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Mensagempor Xhara » quarta mai 05, 2010 1:26 pm

Gabrielle-Yeats Escreveu:
metalfreak Escreveu:Fazer um filho é muito facil :lol: agora educa-los para a vida,isso é muito mais complicado,é por isso que se ve muitas maes solteiras no hi5 :lol: os putos fazem- os filhos ás pitas e poe-se andar :lol: .Sustenta-los,atura-los,os pais desses putos dao-lhes dinheiro para nao os aturar em casa e eles vao para a má vida,miudas com 13,14 anos ja vao pa noite e os putos também,e chegam de madrugada a casa,e os pais nem sequer os chateiam,fazem muito bem :lol:

Eu nem me estava a referir aos "acidentes" na adolescência mas sim aos casais que têm ambos uma vida profissional preenchida da qual não querem abdicar e que mesmo assim põem uma criancinha no mundo só pq a lei "natural" da vida é casar e ter filhos, mesmo que não se tenha tempo ou paciência para eles....

Os acidentes não ocorrem só na adolescência
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta mai 05, 2010 1:47 pm

OnStage Escreveu:
Nando Escreveu:Como estudante de Ciências da Educação gostaria de afirmar aquele que é um dos principais problemas da educação em Portugal: toda a gente tem uma opinião formada de como se deve educar, toda a gente mete a colher na maneira de como se educa... mas muita pouca gente tem efectivamente estofo científico para falar sobre uma das áreas mais complexas de intervenção social. E os que têm muitas vezes são os menos ouvidos.

Parece me muito interessante e Vila das Aves é onde?!?!
Esse projecto piloto vai seguir para mais instituições de ensino? Que anos abrange?

Daquilo que tenho estado a dar uma vista de olhos pela internet, o projecto e a lógica por detrás do funcionamento desta escola parece ser, sem dúvida, interessante.
No entanto, atendendo a que parece ser um projecto que data da década de 70, pergunto-me porque é que nestes anos todos de reformas sucessivas, nunca (aparentemente) se tentou ir implementando um pouco destas ideias nas escolas deste país. Imagino que até existam outros exemplos semelhantes, outros exemplos que fogem um pouco à norma do que é o estereótipo da escola pública.
Porque a questão é, actualmente, como é que algo deste género funciona em escolas com cerca de 1000 e tal alunos? Com turmas que rondam os 25/30 alunos.
Como conjugar a a estrutura e funcionamento deste projecto que, pelos vistos, é radicalmente diferente daquilo que acontece no resto do país?
Atenção que isto não é uma crítica ao projecto nem a quem está envolvido no dito. São apenas algumas das questões em que pensei assim que tomei contacto com a informação que encontrei.
Em em relação à minha opinião mais "geral", acho que um dos grandes problemas da "educação" em Portugal partiu directamente da própria mentalidade do Ministério da Educação, onde um conjunto de pessoas cheios de "boas" ideias, mas que parecem pouco ou nada saber do que realmente implica dar aulas e contactar com alunos. Nunca existiu uma política de educação a longo prazo, mas sim intermináveis "reformas" foram sendo experimentadas e só depois se via se a coisa resultava ou não.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » quarta mai 05, 2010 6:04 pm

Venøm Escreveu:Há aí muito puto que merecia umas galhetas bem acentes

Errado. Mas há aí muitos pais que mereciam ser enforcados, disso não duvides. Estou a dar aulas neste momento, e a principal causa do absentismo e insucesso escolar é... OS PAIS! Quero dizer, vejamos este exemplo:

O Pedro (nome imaginário) é um aluno meu que, com 25 anos, é "produtor" de trance psicadélico, e está a pensar entrar este ano para a faculdade para tirar uma licenciatura em Música. Quando perguntei ao Pedro o que conhecia ele de Pessoa ou Camões, o pedro respondeu-me (cito) "já ouvi falar deles, ya". :evillol:

Ora, a mãe do Pedro está-lhe a pagar as 32 aulas necessárias para o exame de Português, que custam a módica quantia de 600 euros, logo, o Pedro tem as aulas paradas há um mês, porque tem muitas "festas" para passar som.

Conclusão: depois os professores é que são culpados.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quarta mai 05, 2010 7:47 pm

Lambada no Pedro e a seguir nos pais. :evil:

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes