Caloiros 2009/2010

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 01, 2008 5:15 pm

Re: Caloiros 2009/2010

Mensagempor Saeglopur » sexta set 25, 2009 9:51 am

Vooder Escreveu:Ah, aproveito para dizer (que ouve-se dizer :) ) que as praxes em Lx são muito fraquinhas. Portanto tb há praxes e praxes.Todas elas condenáveis, mas umas mais que outras.

Ainda bem que são fraquinhas, senão ia ter que comprar um lança chamas, possivelmente. Tenho amigos no Norte que me contam que em certos sítios, se não és praxado, tens o ano todo lixado. Cambada...
Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta set 25, 2009 9:55 am

Sim! Aqui em Évora posso dizer que há pessoal que tem MEDO de não ser praxado.
Em Beja sei de ppl (rapazes) que cheios de esterco, eram obrigados a engolir bocados de toucinho com azeite até vomitarem. Era tipo a prova de fogo do pessoal de Eng. Agrícola.

Frost
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jul 04, 2008 10:07 pm

Mensagempor Frost » sexta set 25, 2009 10:00 am

atenção, uma coisa são as praxes do interior e outra coisa são as praxes do litoral! (e nesta última categoria podemos tambem incluir coimbra)
Imagem

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Saeglopur » sexta set 25, 2009 10:00 am

Eh...epa, nunca estive nessas situações, mas eu acho que preferia ter um ano menos "simpático" (também quem precisa da amizade desse pessoal?), do que submeter-me a essas coisas. O pessoal usa montes de desculpas, mas epa...não lhes apontaram nenhuma arma à cabeça, fazem-no porque querem, preferem passar aquele mau bocado e depois estar no mesmo barco que toda a gente. Eu ia ter sérios problemas nesses sítios :lol:
Imagem

Raen Yrtham
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça ago 04, 2009 9:13 pm

Mensagempor Raen Yrtham » sexta set 25, 2009 10:40 am

Death Sailor Escreveu:
Gabrielle-Yeats Escreveu:Caloiros da FEUP? Chungosos pá :p LETRAS! LETRAS! :D

Uma conterrânea. :)

Também já lá andei na FLUP há dois anos :P

Andei na praxe umas semanas só por andar, para experimentar mas rapidamente deixei aquilo porque era uma palhaçada...
Andava em Ciências da Linguagem e éramos praxados pelo pessoal do antigo curso LLC.

Digo que era uma palhaçada porque, embora não abusassem no que nos mandavam fazer, não fazíamos nada de útil: rebolar em chão de paralelo e pó, bater com a testa em paralelo (esta pelos vistos era para fingir que batíamos ou bater devagar, eu percebi que era a sério e abri a testa até fazer sangue sem doer, apenas do simples acto do bater contínuo - e depois lá os "doutores" ficaram preocupados comigo...), mandarem-nos ir correr para um lado "à caça de gambuzinos", jogarem Mikado humano connosco (aquele jogo chinês dos pauzinhos às cores)... Merdas assim, só para fazer perder tempo. Por isso, deixei de ir à praxe, uso o tempo para fazer algo proveitoso e que goste. E o pessoal de Letras era todo muito "dull", sem interesse.

Este último ano estive em Engenharia Electrotécnica no Politécnico de Bragança e quis andar na minha, não quis saber de praxe para nada, já tinha experimentado - embora noutro sítio diferente e com pessoas diferentes - e queria aproveitar o tempo de estar a estudar fora de casa para mim. Mas também não foi por aí que deixei de conhecer o pessoal da minha turma/curso que chegávamos a ser 70 numa só sala/auditório - condições muito boas que o IPB tem.

Mas uma coisa é verdade, eu não andei na praxe lá em Bragança, mas a praxe de Engenharia normalmente é mais fodida e lá confirma-se. Há lá um terreno de pasto para as ovelhas (devido à escola agrária) que forma muita lama (chamam-lhe de "lameiro" até) e quase todas as semanas o pessoal ia para lá rebolar e enchafurdar-se na lama. Tal como disse, coisas sem utilidade, pelo menos para mim. Não é por rebolar na lama que vou ficar mais amigo de fulano tal.
Quando andei em Letras muitas vezes cheguei a ver pessoal da FEUP a comer relva na Cordoaria feitos ovelhas...

Este ano já estou no ISEP aqui no Porto por transferência e ainda estou para saber se consigo entrar na FEUP (também por transferência) e a ver se me mudo para lá, ou talvez não... O ISEP tem a vantagem de ser menos teórico/mais prático que a FEUP enquanto que na FEUP preocupam-se muito com a teoria (tenho bastante pessoal amigo nos dois lados) e há empresas que preferem alunos vindos da FEUP e outras preferem os do ISEP, por isso vai dar um pouco ao mesmo.

Mas também não vou querer saber de praxe este ano, tenho mais que fazer, já gastei muito tempo com as vivências de ir para Letras só porque não tinha entrado em Engenharia no dito ano e de ir estudar para fora (Bragança - longe como tudo, viagens muito cansativas, cidade muito seca/parada mas é bom estarmos longe sem a família para nos chatear e tem um castelo muito porreiro, é o castelo com a maior/mais larga torre no país!). Está na altura de tirar o meu curso agora para começar a fazer a minha vida - isto de viver em casa dos pais já chateia um grande bocado...

Uma coisa que queria referir:

Quando andei em Letras, e isto eu já sabia, os "doutores" perguntaram-nos a todos porque é que andávamos na praxe e a maior parte respondeu: "Para puder usar traje" :|
Aproveito a situação para alertar os caloiros que eventualmente leiam isto.

Tal como os "doutores" disseram na altura, o traje é a "farda" estudantil universitária! Não é preciso ser praxado para se puder usar traje!
É como se andássemos no básico/secundário num colégio qualquer em que fosse preciso usar a farda do colégio.

Até um caloiro pode usar traje!
Agora, se o dito caloiro andar na praxe, aí é que já se vai ter que reger pelas regras praxísticas (porque ao ser praxado aceita as regras da praxe), e mesmo que traje fora da praxe, corre o risco de ser reconhecido pelos "doutores" que depois já na praxe lhe vão dar um valente raspanete - porque segundo a praxe, um estudante só ganha o direito de usar traje depois de passar a tribuna (embora aqui no Porto já se possa vestí-lo na noite da Serenata).

Mas caso não se ande na praxe, um caloiro tem todo o direito de usar o traje como qualquer outro estudante universitário que tenha mais matrículas.
Mesmo que seja abordado por "doutores" que saibam que é um caloiro e que lhe perguntem porque anda trajado, ninguém tem nada a ver com o que nós andámos vestidos, ainda para mais com um traje que é de estudante universitário e não de praxe.

Percebo que haja faculdades privadas em que as "regras" sejam diferentes e como o ambiente é mais pequeno, os "doutores" consigam controlar quem anda trajado e aborrecer/perseguir esse pessoal, mas no fundo ninguém tem a ver com o que se veste tal como disse acima.

Há muita estupidez no processo de praxe e mesmo nas comissões de praxe, muita pessoa estúpida que se julga importante mas no fundo não sabe nada. Para quem é praxado, é preciso ter sempre um pouco de sorte com quem lhe calha. Se lhe calhar um palerma, pode-se sempre falar com alguém "superior" a essa pessoa e dizer que não quer ser praxado por tal fulano(a).
Hoje em dia são poucos aqueles que realmente sabem o que é praxar e têm respeito pela dignidade do caloiro (porque também é uma pessoa que está ali, embora tenha que ouvir que é um burro ou uma besta), muita gente tira prazer no acto de humilhar outros sem qualquer respeito. Pode-se praxar sem humilhar.

Dito isto, e como se calhar deu para perceber no início deste 'post', a praxe sempre me foi indiferente... Nunca fui a favor mas também não me reconheço como "anti-praxe". Quer quer ser praxado que vá para a praxe, quem não quer que não vá.
Mesmo que pareça que há pressão no início do ano lectivo por parte dos "doutores" sobre os caloiros, que "têm que ir para a praxe", basta responder com um "não quero ser praxado" para não se ser.
Também ninguém é obrigado a assinar documentos onde se afirma ser "anti-praxe" para daí para a frente não ser submetido à praxe, como se faz em alguns sítios que sei.

Podem fazer como eu, que experimentei no início só para perceber como era e como funcionava e, depois sair com um simples "quero deixar de ser praxado" durante a praxe ou quando se é "arrebanhado" à porta da sala de aula (função dos 2º anistas), ou simplesmente nunca mais aparecer lá nos sítios combinados.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » sexta set 25, 2009 11:10 am

Frost Escreveu:atenção, uma coisa são as praxes do interior e outra coisa são as praxes do litoral! (e nesta última categoria podemos tambem incluir coimbra)

Devias era ser pranxado por usares essa sign. :grim:

Armagedda
Participante Inspirado(a)
Registado: terça set 08, 2009 8:30 pm

Mensagempor Armagedda » sexta set 25, 2009 11:15 am

Pois, muitas vezes dizem " só podes usar traje se fores praxado" -.-' Epah oh gives a fuck, quem é que tem vida para ver quem é que foi ou não praxado e isto é um país livre se quero o traje uso, e ninguém me vai dizer nada :\

Uma amiga estudou engenharia do ambiente, a praxe foi enche-la de esterco levou uns 2-3 dias com muitos banhos a tirar o cheiro.

Raen Yrtham
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça ago 04, 2009 9:13 pm

Mensagempor Raen Yrtham » sexta set 25, 2009 11:17 am

As praxes de escolas agrárias e afins têm essa "fama" :|

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sexta set 25, 2009 11:20 am

Armagedda Escreveu:Pois, muitas vezes dizem " só podes usar traje se fores praxado" -.-' Epah oh gives a fuck, quem é que tem vida para ver quem é que foi ou não praxado e isto é um país livre se quero o traje uso, e ninguém me vai dizer nada :\

Uma amiga estudou engenharia do ambiente, a praxe foi enche-la de esterco levou uns 2-3 dias com muitos banhos a tirar o cheiro.

Atendendo a que és tu que pagas para arranjar o traje, e pagas bem, é mesmo bom que o uses... :lol:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta set 25, 2009 11:32 am

Saeglopur Escreveu:
Vooder Escreveu:Ah, aproveito para dizer (que ouve-se dizer :) ) que as praxes em Lx são muito fraquinhas. Portanto tb há praxes e praxes.Todas elas condenáveis, mas umas mais que outras.

Ainda bem que são fraquinhas, senão ia ter que comprar um lança chamas, possivelmente. Tenho amigos no Norte que me contam que em certos sítios, se não és praxado, tens o ano todo lixado. Cambada...

Todo lixado? Só se fores muito dependente desse tipo de integração/afirmação social. Doutra forma acho que sobrevives :)

Pela minha parte dou graças por ter estado 5 anos num curso em que a média de idades rondava os 30+ anos. As prioridades eram outras.

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Saeglopur » sexta set 25, 2009 11:53 am

Lixado as in ser ignorado, gozado, não te passarem apontamentos nem ajudas, etc...estou a generalizar, não há-de ser sempre assim. Falo da experiência que um amigo meu dos Açores teve quando foi para a Covilhã. E mesmo assim acho que foi praxado, só naquela do deixa andar, creio que se baldou ao resto das "tradições".
Imagem

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » sexta set 25, 2009 12:05 pm

Bla bla bla.

E caloiros do ISEL?

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta set 25, 2009 12:05 pm

Mas qual todo lixado... Era o que faltava nas universidades públicas e em democracia, um aluno aplicado ser prejudicado porque não alinhou em jogos idiotas.

Acho que os putos que entram para a universidade estão demasiado condicionados por lendas urbanas e deixam-se levar demasiado facilmente pelos ritos. Por um lado recusando agressiva e radicalmente e fazendo disso bandeira ideológica, por outro aceitando acéfalamente tido o que um gordo inútil e fardado com um traje de mau gosto lhe diz para fazer.

Vocês são cidadãos, pagam propinas. É o pagar as propinas que lhes dá direito ao acesso ao ensino, às salas de aula, aos professores, ao uso do equipamento e recinto da faculdade e não o fazerem as imbecilidades que lhes mandam fazer numa semana ou duas de festas e outras parolices pós adolescentes.

"Ai sou ignorado, não me emprestam apontamentos..." VAI ÀS AULAS E ESTUDA CALÃO, QUE NÃO PRECISAS DE APONTAMENTOS DE OUTROS CALÕES!

Vocês são adultos, emancipados e conhecem os vossos direitos e deveres. Um ano lectivo dura 3 anos, a praxe dura uma semana. Têm medo do quê? São contra o quê? São a favor do quê?

A faculdade é para aprender e estudar, não se resume a uma semana de brincadeiras idiotas. Quando essas brincadeiras idiotas ultrapassam os limites deixaram de estar dentro do foro académico para passarem estar dentro do foro criminal.

Se não conseguem perceber isto meus amigos, então se calhar merecem ser praxados e enxovalhados.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

ORIS
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 19, 2005 12:52 pm
Contacto:

Mensagempor ORIS » sexta set 25, 2009 12:09 pm

spiegelman Escreveu:Mas qual todo lixado... Era o que faltava nas universidades públicas e em democracia, um aluno aplicado ser prejudicado porque não alinhou em jogos idiotas.

Acho que os putos que entram para a universidade estão demasiado condicionados por lendas urbanas e deixam-se levar demasiado facilmente pelos ritos. Por um lado recusando agressiva e radicalmente e fazendo disso bandeira ideológica, por outro aceitando acéfalamente tido o que um gordo inútil e fardado com um traje de mau gosto lhe diz para fazer.

Vocês são cidadãos, pagam propinas. É o pagar as propinas que lhes dá direito ao acesso ao ensino, às salas de aula, aos professores, ao uso do equipamento e recinto da faculdade e não o fazerem as imbecilidades que lhes mandam fazer numa semana ou duas de festas e outras parolices pós adolescentes.

"Ai sou ignorado, não me emprestam apontamentos..." VAI ÀS AULAS E ESTUDA CALÃO, QUE NÃO PRECISAS DE APONTAMENTOS DE OUTROS CALÕES!

Vocês são adultos, emancipados e conhecem os vossos direitos e deveres. Um ano lectivo dura 3 anos, a praxe dura uma semana. Têm medo do quê? São contra o quê? São a favor do quê?

A faculdade é para aprender e estudar, não se resume a uma semana de brincadeiras idiotas. Quando essas brincadeiras idiotas ultrapassam os limites deixaram de estar dentro do foro académico para passarem estar dentro do foro criminal.

Se não conseguem perceber isto meus amigos, então se calhar merecem ser praxados e enxovalhados.

*clap, clap* :!: Completamente de acordo.

spiegelman Escreveu:"Ai sou ignorado, não me emprestam apontamentos..." VAI ÀS AULAS E ESTUDA CALÃO, QUE NÃO PRECISAS DE APONTAMENTOS DE OUTROS CALÕES!

Um pequeno texto acerca desta frase/tipo de pensamentos:

Mas para passarem de ano , estarem bem na faculdade... têm q conhecer a vossa turma por acaso? Têm q conhecer metade da faculdade e ser um(a) gajo(a) cool? Mas precisam dos apontamentos para alguma coisa?

Epá acho isto no mínimo ridículo, principalmente de pessoas q vão para ou andam numa faculdade. Isto é de uma imaturidade absurda. Um exemplo bastante real: A minha esposa, está no mestrado de Psicologia cá em Coimbra.
Conhece 2 ou 3 estudantes ( se ñ estou em erro) e ñ dá confianças. Apontamentos ñ os dá nem os pede. Conhece as pessoas do bar q por acaso tbm conheço até pq uma delas foi minha colega nos tempos de estudante.
Com isto quer dizer o quê? Simples e bastante óbvio, a minha esposa tem as notas q tem ( bastante boas ), mesmo tendo faltado a aulas várias vezes ao longo dos anos. ( ñ q o tivesse feito propositadamente e/ou por preguiça).
A Faculdade é um edifício com pessoas, com quem temos a liberdade de conviver ou ñ. O resto é paisagem.
Última edição por ORIS em sexta set 25, 2009 12:25 pm, editado 2 vezes no total.
Hanged by Mental Fibers Crystallized Thru Gold...At the Gates of Oblivion - Vastness Project

http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » sexta set 25, 2009 12:15 pm

Kustu Escreveu:Bla bla bla.

E caloiros do ISEL há?

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes