Mentalidade velha guarda???

metalidade
Participante
Registado: sábado ago 09, 2008 1:58 am

Mentalidade velha guarda???

Mensagempor metalidade » terça ago 09, 2011 9:52 pm

Boas a todos/as.
Lembrei-me de postar aqui esta minha ideia que não sei se é partilhada por alguns de vocês mas aqui fica.
Eu considero-me uma pessoa nostalgica e tenho muitas saudades dos anos 80 e 90 e do ambiente que se vivia entre o pessoal que ouvia Metal. A união, a dita irmandade que reinava entre a maior parte e que parece que se está a perder.
Lembro-me dos concertos em que se alguém ia ao chão havia logo um monte de mão a levantar o que caiu, os que afastavam aquele que tivesse deixado cair alguma coisa, entre outras cenas.
Fora dos concertos era a união que se notava. O pessoal podia não se conhecer na rua mas havia aquele embalo para o cumprimento, o ir a um bar ou discoteca da onda e ser uma festa, onde se poderia ir sozinho mas a noite não acabava sem se ir para casa com um contacto de mais um conhecido/amigo feito. Hoje em dia parece tudo tão diferente para pior. Uma pessoa entra num bar/discoteca de Rock/Metal parece que logo à entrada tem montes de pessoal a controlar-nos de alto abaixo, a sensação dos cochichos nas mesas ou no balcão sobre este ou aquele que lá está dentro. Para mim, degradante.
O grupo de amigos era brutal.Não havia muito dinheiro? O pessoal juntava os trocos para uma litrosa. Havia pouco dinheiro para tabaco? O pessoal juntava o que tinha e depois dividia-se aos poucos o maço. Estavamos lá unidos para as coisas mais simples e para as mais complicadas.
Serei eu que estou de olhos meio fechados ou a cena no nosso mundo mudou mesmo?
Deixem as vossas ideias porque assim poderei acertar a minha cabeça com o certo e o errado. Poderei estar a fazer um bicho de sete cabeças mas vejo as coisas actualmente assim.
Abraços e beijocas...

Ziltoid [RIP 2011/11/17]

Re: Mentalidade velha guarda???

Mensagempor Ziltoid [RIP 2011/11/17] » terça ago 09, 2011 10:25 pm

Outra vez arroz?!

metalidade
Participante

Mensagempor metalidade » terça ago 09, 2011 10:25 pm

Já se tinha comentado este tema aqui? Se sim peço desculpa e podem fechar.

darkiske
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 21, 2006 10:41 pm

Mensagempor darkiske » terça ago 09, 2011 10:28 pm

Então mas eu compro litrosas e tabaco com dinheiro partilhado...e os moshes são simpáticos,,,o de Morbid Angel parecia de crianças...

Isto é tudo igual e tudo diferente.
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.

darkiske
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor darkiske » terça ago 09, 2011 10:31 pm

Ziltoid Escreveu:Outra vez arroz?!

Tecnicamente és da velha guarda, podias falar das diferenças bla bla...

Ziltoid [RIP 2011/11/17]

Mensagempor Ziltoid [RIP 2011/11/17] » terça ago 09, 2011 10:38 pm

darkiske Escreveu:

Tenho 30 anos e só me lembro de que os bilhetes continuavam a custar dinheiro e os concertos eram mais escassos.

darkiske
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor darkiske » terça ago 09, 2011 10:41 pm

Ziltoid Escreveu:
darkiske Escreveu:

Tenho 30 anos e só me lembro de que os bilhetes continuavam a custar dinheiro e os concertos eram mais escassos.

E como era o Vagos?

joaolx
Participante Inspirado(a)
Registado: terça mar 08, 2011 2:53 pm

Mensagempor joaolx » terça ago 09, 2011 10:41 pm

Não é só na irmandade do metal que se nota o que referes é na sociedade como um todo infelizmente. Esta nova geração de miúdos mimadinhos (culpa dos pais) que nasceu e cresceu em tempos de vacas gordas não sabe dar o devido valor ás coisas nem respeita nada, salvo excepções que também as há IMHO

metalidade
Participante

Mensagempor metalidade » terça ago 09, 2011 10:46 pm

O que o darkiske escreveu vai na ideia do que postei mas com as diferenças dos tempos e atitudes. As litrosas e tabaco não podem ser partilhados? Pelo menos na altura em que eu estudava isso acontecia e não me importo de o voltar a fazer no presente com quem eu conheça e que realmente veja que precisa. Hoje em dia não vejo nem noto este tipo de actitudes. "Não tens 50 centimos para a imperial? Azar." (Isto não me aconteceu mas já o vi acontecer. Este exemplo das litrosas e do tabaco foram simples...exemplos. Existem muitas mais coisas que se poderiam colocar.
Nenhum de vocês em concertos num mosh foi ao chão? A diferença que coloquei é que antigamente o pessoal ajudava-se. Hoje em dia, só se eu tive azar e afinal não pesco nada disto, se alguém vai ao chão existe sempre alguns a querer magoar e não em ajudar. Ir ao chão e levar pontapés, estar a curtir e levar cotoveladas de proposito por pessoal que parece querer arranjar confusão, estar mais para traz, fora do mosh e mesmo assim quieto no meu lugar, levar com alguém que se chega cada vez mais para traz, para cima de mim, com montes de espaço à volta como que a pedir que se diga alguma coisa.
Se a ideia de um concerto é mesmo contrária à minha ideia de ajuda e solidariedade com os outros, vou começar a ir para os balcões ou fico mesmo muito cá para traz pois, não foi esta a ideia com que cresci e com a ideia ganha em eventos.
Na rua já não noto aquela empatia que havia. Lembro-me que para o concerto de Pantera em Cascais, tive um casal que ao me ver meio perdido, era o meu primeiro concerto, me puxou conversa e fomos os 3 tanto no comboio como no caminho para o pavilhão em amena cavaqueira. Ainda me lembro que eram do Porto. Hoje em dia isso acontece?
Talvez seja só eu a notar diferênças. Colocava estas mesmo, talvez na nova geração mas noto que isto passa cada vez mais para o pessoal que hoje tem trintas e mais anos.
Como postei isto sou eu a notar mas, posso estar a notar mal.

darkiske
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor darkiske » terça ago 09, 2011 10:59 pm

Vejam isto. Seria impossível numa edição recente estar uma actriz a falar sem recorrerem a imagens.

Estamos num paradigma onde o imediato impera, talvez agora não haja tanta paciência para as coisas, o que pode explicar essa ideia de que "antes é que era". Talvez as pessoas antes fosem mais calmas e agora há uma certa agressividade social?

Eu so estou a hipotetizar, não posso localizar o antes porque não estive lá.

metalidade
Participante

Mensagempor metalidade » terça ago 09, 2011 11:05 pm

Mas joaolx, porque razão os ditos da velha guarda parecem estar também contagiados por estas ideias parvas? Afinal acho que sempre fomos conotados de diferentes e o pessoal gostava dessa diferença por alguma razão. Não era só pelo cabelo comprido, calças elasticas e pelo som que eramos "diferentes" mas sim pela união e mentalidade que tinhamos. Eramos o pessoal que andava ao monte nas ruas sem armar problemas mas que sempre nos viam como sendo um problemas mas, eu entendo isso devido às mentes fechadas que havia (ainda há). Hoje é cada um por si.
A titulo de exemplo: Se eu vir algum/a Metaleiro/a na rua com algum tipo de problema, eu vou ajudar no que conseguir. Se for porrada vou defender aquele que "veste" a mesma cor que eu. Será que a maioria pensa assim?
Se eu não tiver relogio, prefiro ir ter com o cabeludo do que com o simples que está no mesmo passeio porque me sinto bem assim. Alguém hoje em dia liga a isso?
Antigamente na rua, transportes publicos ou onde fosse, se tinhamos que estar à espera de algo e se existisse alguém da nossa onda, parece que havia empatia para falar, algo puxava para a conversa. Onde é que isso hoje em dia acontece? Parece que somos olhados de uma forma desconfiada mesmo por aqueles que vestem o mesmo que nós (mentalmente ou mesmo fisicamente)
Não temos a obrigação nem o dever de nos cumprimentarmos todos na rua quando nos cruzamos mas a nossa actitude na sociedade é que está mais desligada e que nos coloca em patamares iguais dos comuns mortais
São estes pontos que refiro e em que noto umas diferênças brutais e que no meu ver não têm razão de existir.
Talvez os concertos e estilos tenham vindo mudar mesmo as mentalidades (Metalcore e Nu Metal) mas as influências dos mais novos poderiam ser mudadas com os mais velhos.
Senti orgulho em conversa com um segurança que quando faz eventos de Hip Hop ou similares assiste sempre a muitos problemas (pancadaria que muitas vezes envolve mesmo armas brancas e de fogo). Em concertos de Metal é coisa muito rara e que, na opinião dele, a presença da policia nos "nossos" eventos é sempre excessiva devido à nossa mentalidade pacifica. Esta conversa foi à coisa de uns 4 anos atraz.
Acho que o meu mal é sonhar mas, dizem que faz bem :P

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

Mensagempor JVELHAGUARDA » quarta ago 10, 2011 1:19 am

Recorrente o tema.

"Lembro-me dos concertos em que se alguém ia ao chão havia logo um monte de mão a levantar o que caiu, os que afastavam aquele que tivesse deixado cair alguma coisa, entre outras cenas". Ainda o fiz e mais malta o fez, por exemplo este ano, em Kreator no hellfest.
"A malta não se conhecer na rua, sensação dos cochichos", a sociedade mudou em vários aspectos bons e maus.
"Não havia muito dinheiro", os concertos na maioria eram mais baratos e mais espaçados no tempo, dava para amealhar mais guito entre eles.
"As litrosas não podem ser partilhados" Em vagos vi muita gente a partilhar.

Ainda vi muita malta ajudar-se, a fechar a "quechua" (a tenda às vezes :? ) no domingo no campismo, sem se conhecerem de lado nenhum.
Não havia downloads, as bandas devem sentir falta disso.
As gravações também :? algumas produções sofríveis, nem todas as bandas lançavam um cd/vinyl.
O som, condições e as secas, entre 93 e 97, não deixa saudades.

Aparentemente não se pode ter o melhor de dois mundos, perdeu-se e ganhou-se muita coisa, ao longo do anos. :metal:

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » quarta ago 10, 2011 9:05 am

safoda o old school
safoda o new school
safoda o heavy metal
safoda o metalcore
safoda a denim
safoda a fred perry
safoda o gingao
safoda o lusitano
safoda o side-b
safoda o motorhead
safoda o antonio freitas
safoda o fernando ribeiro
safoda a irmandande
safoda a misantropia
safoda as litradas
safoda o teobar
safoda as minis com carica abertura facil
safoda o golden strike
safoda os b52
safoda os cabelos compridos
safoda os cabeças rapadas
safoda as pentelheiras
safoda as shaven heaven
safoda as adidas
safoda as vans
safoda os all star
safoda as botas da tropa
safoda as doc martens
safoda as combat boots
safoda o dramatico
safoda o almadense
safoda o rockline
safoda o rookie
safoda o hardclub
safoda corroios
safoda a internet
safoda a cassete
safoda a feira da ladra
safoda a bi-motor
safoda a carbono
safoda a amazon
safoda o que deus pensa
safoda o que o diabo pensa
safoda o que os outros pensam
safoda o que tu pensas.
.......
666
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Ziltoid [RIP 2011/11/17]

Mensagempor Ziltoid [RIP 2011/11/17] » quarta ago 10, 2011 9:11 am

Posto patrocinado pelo "nada haber!!!!"

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » quarta ago 10, 2011 10:00 am

Quando penso sobre tudo o que mudou chego sempre á conclusão que o que mudou mais fui eu.
Don't talk to strangers...

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes