Incêndios Florestais

Avatar do Utilizador
Evany
Participante
Mensagens: 13
Registado: domingo ago 08, 2010 11:13 pm
Localização: Aveiro/Porto
Contacto:

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Evany » domingo ago 15, 2010 7:00 pm

O mais ridículo no meio disto tudo é o que acontece a estes incendiários que são apanhados (e sejamos sinceros, é apenas uma pequena minoria). Se formos a prestar atenção no assunto percebemos que aguardam julgamentos em liberdade e mesmo depois de julgados vêem-se sentenças absurdas de multas e DIAS de prisão.
Ainda há pouco tempo estava a ver uma entrevista qualquer com um destes homens que confessava não ter qualquer remorso e mais, não sentia que devesse pedir desculpa a ninguém.
Ora, isto na verdade já não resolve muito, uma vez que o mal já está feito, mas enquanto a justiça "ajudar" este tipo de acções é evidente que todos os anos vamos ver centenas de hectares de floresta arder.

Avatar do Utilizador
raxx7
Administrador
Mensagens: 3809
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: Incendios Florestais

Mensagempor raxx7 » domingo ago 15, 2010 7:02 pm

Honestamente... não apanha.
99% dos incêndios ficam por resolver. Em cerca de 1/3 nem sequer conseguem determinar a causa.
As pessoas que são apanhadas são, literalmente, um cubo de gelo no iceberg.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Avatar do Utilizador
KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1700
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Localização: Submundo

Re: Incendios Florestais

Mensagempor KonigLowe » domingo ago 15, 2010 7:29 pm

Estou em em crer que em média eles devem apanhar 50 ou 60 pessoas por ano. E claro que deve ser muito difícil de apanhar as pessoas, se não deixarem indícios - que mesmo que os deixam ardem no fogo - e não sejam vistos a cometer o crime, não deve ser mesmo fácil para a judiciária.

Mas aqui é que não se pode prevenir e só se pode atacar o problema a posteriori, e dependendo das motivações as penas devem ser bem adequadas.

Mas eu continuo a bater na tecla da prevenção. Investir milhões em meios aéreos, em carros de bombeiros é admitir desde logo que se tem a batalha perdida - é estar preparado para para os grandes incêndios, e o que se devia fazer é planear tudo para que eles não se transformem em grandes incêndios, ou pelo menos ter as condições necessárias para que as populações estejam a salvo.

Claro que n podemos mudar o clima, não podemos impedir que os maluquinhos ateam fogo, ou que por vingança ou por motivos económicos se comentam estes crimes. Mas pode-se prevenir, limpando as matas e criando acessos E o poder local aqui podia fazer muito mais. As juntas de freguesia deviam traçar um plano, ver onde limpar, e seja propriedade pública ou privada atuar. Se o terreno é privado e o dono não limpa, a junta devia notificar o dono para num prazo de xis dias o fazer - e se este não o fizesse fazia-o a própria junta e entrega a conta ao proprietário. Mas deixa-se andar, confia-se na providência divina que as coisas correrão bem e depois é o ai jesus e é ver os presidentes de câmara a culpar todos, seja bombeiros seja proteção-civil que fazem um mau trabalho, quando eles não fazem o trabalho de casa.

Um dia destes no restaurante onde almoço todos os dias, um cliente para o dono do restaurante:
"Porque é que não há fogos em Cuba? E em África? - alguma vez ouviu falar de fogos em África?"
:roll:
Mas livrai-nos do Malamén

Avatar do Utilizador
raxx7
Administrador
Mensagens: 3809
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: Incendios Florestais

Mensagempor raxx7 » domingo ago 15, 2010 7:55 pm

Por acaso, têm-se feito algumas coisas nesse sentido.
A criação de Zonas de Intervenção Florestal e de centrais de biomassa que aproveitam a madeira e etc da limpeza das florestas parecem surtir efeitos.
http://www.publico.pt/Sociedade/valor-e ... or_1451432

Mesmo o investimento em meios de combate a incêndios e vigilância tem-se concentrado no ataque inicial.
Como já referi, nestas últimas semanas tivemos 400+ incêndios por dia. O facto de apesar disso termos poucos grandes incêndios e uma àrea ardida assim-assim dá a entender que o dispositivo é eficaz.

Quanto à acção do poder local, num mundo ideial é díficil. A floresta nacional é uma manta de retalhos, dividida em parecelas pequenas que muitas vezes é dificil identificar os proprietários. Isto, se os proprietários sabem que têm aquilo...
E claro, na prática o poder local não tem orçamento nem vontade para isso. Pelo contrário, continua a deixar que se construam casas no meio das florestas e a não velar pelas obrigatórias margens de segurança entre habitações e floresta.

Imagem

PS: Não se vê porque não aparece nas notícias. http://www.physorg.com/news63169415.html
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Avatar do Utilizador
Perforation
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1553
Registado: quinta jan 22, 2009 12:47 pm
Localização: Viana do Castelo, Melgaço

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Perforation » domingo ago 15, 2010 8:11 pm

"A gente só se lembra do santo quando esta a trovejar"

Recordo-me antes de queimar o pé ir a incêndios com o fogo a entrar pelas casas e algumas industrias a dentro e os donos a mandar vir porque os bombeiros não chegam a tempo. Tipicamente português, deitar a culpa aos outros em vez de pegar e limpar as coisas a volta da propriedade mas como da trabalho não querem saber.

A situação actual de muitos corpos de bombeiros é ter que andar a contar os cêntimos para pagar ao pessoal da casa, o imprestimo de construções de novos quartéis. O que deixa muitas vezes de parte os equipamentos de segurança individual como por exemplo botas em condições, que caso contrario jamais teria o pé como o tenho. Agora com serviço de ambulância privadas + INEM o dinheiro para os bombeiros vai ser menos e o Estado não me parece muito preocupada em melhorar as condições dos bombeiros.

Exemplo:

A Câmara esta a mais de 3 anos a prometer um veiculo novo para combate ao incêndio, após esses anos esperasse que chegue a próxima semana e veremos se não há que esperar mais anos...

Pessoalmente gostei desta proposta do CDS

CDS quer beneficiários do RSI a limpar matas

O CDS-PP quer pôr os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) a limpar as matas e florestas públicas e vai entregar no Parlamento um projecto de resolução recomendando ao Governo a aplicação da medida antes do próximo Verão.

Info: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... mpar-matas
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6584
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Incendios Florestais

Mensagempor otnemeM » domingo ago 15, 2010 11:03 pm

schemattic Escreveu:
otnemeM Escreveu:De que forma isso é mutuamente exclusivo com os beneficiários contribuírem positivamente para a sociedade?

E mesmo que essa proposta não preste, deve haver um milhão de outras alterações positivas a fazer a vários níveis (incluindo o penal) e que nem sequer são discutidas.


Vamos fazer um jogo em que, em vez de se assumir que todo o beneficiário do RSI é cigano, guna ou simplesmente um preguiçoso que quer viver às custas do estado, ele é sim uma pessoa com educação, responsabilidade cívica e, por vezes até, alguém que manifesta séria preocupação com o funcionamento do seu país. Dentro deste exemplo, e ignorando quais os factores que o podem estar a fazer depender desta ajuda do estado (doença, não ter direito a subsidio de desemprego, incapacidade física, etc), esta ajuda (que é pouca), para além de poder suprir algumas necessidades mais básicas (como o pagamento de rendas e bens de primeira necessidade), garante um mínimo de qualidade de vida ao beneficiário. Assim, o beneficiário sente que deve poder retribuir, procurando mais activamente um emprego, formações para aumentar as suas qualificações profissionais (muitas vezes nenhuma destas resulta numa oferta de emprego válida), ou até que tentem criar o seu próprio emprego. Mais ainda, se este subsídio não rondasse os 200 e qualquer coisa euros por pessoa, o beneficiário ainda poderia contribuir para a máquina financeira ao ter algum poder de compra e de consumo.

Mas este exercício para muita gente nunca é feito. Porque no nosso país provavelmente 75% dos beneficiários gasta o dinheiro em sabugos, cerveja, vinho e cds do Tony Carreira. 75% dos beneficiários não procura emprego, não contribui com nada válido para a sociedade e passa a vida a enganar as assistentes sociais para poder beneficar do rendimento. Contudo este problema não advém do RSI, como se deve calcular. E mais uma vez paga o justo pelo pecador, porque o discurso barato da direita populista mete tudo dentro do mesmo saco. O discurso barato da direita populista aniquila a noção de que o mundo pode ser mudado para melhor, para sistemas de igualdade social dentro dos moldes de uma economia de mercado (onde todos temos o direito a, pelo menos, fazer parte da classe média), para partir para um modelo piramidal onde a base serão sempre os pobres, os trolhas, os delinquentes..., enfim, os piolhos da sociedade. Ou melhor, dentro do contexto, os incendiários. Este pseudo-partido que é o PP gosta muito de estratificar a sociedade, e gosta muito desta crise porque lhe permite estas ideiazinhas fascistas passar por baixo da mesa.

Estás certo em tudo, ou pelo menos não deves andar longe, mas isso não responde ao que eu perguntei...

Avatar do Utilizador
KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1700
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Localização: Submundo

Re: Incendios Florestais

Mensagempor KonigLowe » segunda ago 16, 2010 9:26 pm

Essas propostas do CDS colhem geralmente bem nos tempos de crise, ou quando há aumento da criminalidade, lá vem o discursozinho racista contra os imigrantes - ou como agora com a treta de escravizar os malvados dos desempregados - aliás como o próprio PS faz - vamos diminuir os apoios aos desempregados - QUE DESCONTARAM PARA OS TER - para os motivar a encontrarem um emprego - quando pura e simplesmente n há empregos para ninguém - mas fica sempre bem o discurso populista - Assim de repente até nem sei porque retiraram o Popular da sigla do partido - acho que assentava bem e ficava coerente.

Falei acima dos imigrantes - nem sei como ainda ninguém se lembrou de dizer que a culpa é deles ... Nestes últimos dias os presidentes de câmara têm falado em terrorismo :roll: À uns anos alguém responsável - creio que um ministro - atirou a culpa para os ex combatentes do ultramar, que tinham verdadeiros arsenais de guerra em casa como granadas e tal ... Realmente começar um fogo de granada deve ser mesmo o método mais apropriado e discreto!! :mrgreen:

E voltando acima - quando referi as juntas referia-me a planificarem ou coordenarem as limpezas - claro que as juntas não têm dinheiro - é para arranjar uns passeios, dar uns tostões para as coletividades e fazer pequenas obras - o dinheiro teria logicamente de vir das câmaras.

Mas este ano ardeu bastante, nos próximos 3 ou 4 já não há para arder - e voltamos todos a ter a sensação que se está a trabalhar bem no terreno e já ninguém se lembra do que aconteceu... e com o calor e esta cena dos incêndios mais uma vez ninguém se vai lembrar de limpar as saídas de água e às primeiras chuvas logo temos inundações!!
Mas livrai-nos do Malamén

Avatar do Utilizador
Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5062
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Localização: somewhere,anywere...
Contacto:

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Sanguessuga » segunda ago 16, 2010 9:55 pm

Perto de minha casa,acima do monte,vejo quase todas as semanas carro de bombeiros a apagar fogos nas matas la perto,espero que o mato perto de minha casa nao seja incendiado :?

Avatar do Utilizador
Evany
Participante
Mensagens: 13
Registado: domingo ago 08, 2010 11:13 pm
Localização: Aveiro/Porto
Contacto:

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Evany » terça ago 17, 2010 12:41 am

Ás vezes há pequeníssimas coisas que a nós nos podem parecer quase insignificantes mas que poderiam fazer a diferença e evitar grandes incêndios.
Lembro-me que há uns 3 anos atrás ao visitar uns familiares em Alcongosta (Fundão) tive oportunidade de falar com o Guarda Florestal lá da Serra da Gardunha que tinha acabado de arder e em típica conversa de café ele dizia que estava admirado como isso não tinha acontecido antes uma vez que em pleno Verão, estava ele sozinho encarregue de fazer rondas pela serra inteira (estamos a falar de cerca de 30km por "caminhos de cabras"). Ora por muito boa vontade que o senhor tivesse não podia estar 24 horas por dia de vigia nem estar atento a todos os locais.
Certamente tal como este caso devem haver centenas assim. E eu agora pergunto-me, custa assim tanto a uma autarquia arranjar mais 2 ou 3 pessoas que fosse para salvaguardar estas épocas de maior risco de incêndios? É menos umas fontes ou umas estátuas que mandam construir mas acho que seria mais importante evitar que ardam florestas, casas, que se percam bens e vidas, não?
Claro que é mais bonito na hora das eleições mostrar obra feita, porque afinal os incêndios nem são culpa deles. As pessoas é que não limpam as propriedades nem quando são obrigadas, os pirómanos é que são os culpados, os bombeiros é que chegam tarde, a polícia é que não os prende... enfim, qualquer desculpa serve para descartar responsabilidade.

Avatar do Utilizador
HNRK
Metálico(a)
Mensagens: 181
Registado: quarta ago 04, 2010 9:57 pm
Localização: Santa Iria de Azoia
Contacto:

Re: Incendios Florestais

Mensagempor HNRK » terça ago 17, 2010 1:09 am

O grande problema, a meu ver, é que os incendiários (ou seja, os operacionais que põem a fagulha, acendem o isqueiro, regam com gasolina,etc.) não passam de "Bibis"/"Sucateiros" ao serviço de outros que... Tá-se bem! Mas esse é um problema mai9s profundo...
"One likes to believe in the freedom of music, but glittering prizes and endless compromises shatter the illusion of integrity"

Avatar do Utilizador
Void
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1559
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm
Localização: Almada - Margem Sul

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Void » terça ago 17, 2010 8:25 am

Zyklon Escreveu:O Estado limpar as florestas?!lol?


O Estado, pode é pegar em muitos dos nossos reclusos, que coloca-los a limpar as matas durante o Inverno, em vez de por exemplo estarem dentro das nossas cadeias. Dar um pouco de uso a essas pessoas que vivem à conta do mesmo.
O sistema de usar os jovens para trabalhos de voluntariado de Verão para a vigilância das florestas a troco de 500€ mensais com um telemóvel na mão ,pelo que se vê não tem dado muito resultado, era talvez mais eficaz criar como posto de trabalho o ano inteiro com formação, até para combate ao foco de incêndio no seu início. Outra forma, era criar acessos, para a deslocação dos próprios meios de combate, muitas vezes vemos os bombeiros impávidos a ver a mata arder, porque simplesmente não conseguem deslocar-se até lá.
Apostar mais nos meios aéreos e vez de comprar submarinos ou frotas novas de carros topo de gama, pelo que se vê, são poucos.
Mesmo o nosso exército pode ajudar também na vigilância das matas de nosso país ou até no auxílio ao combate.
Em vez de estarem a coçar a micose no quartel.
Outra coisa, o nosso sistema penal, ao que parece não tão eficaz, ainda esta semana foram apanhados 4 pessoas duas delas em flagrante, foram todos colocados em liberdade em que têm de se apresentar as autoridades locais semanalmente. Penas mais duras, julgamentos rápidos e condenações pesadas.
São apenas umas opiniões.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Avatar do Utilizador
Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4614
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Localização: Permafrost
Contacto:

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça ago 17, 2010 12:21 pm

85% da floresta portuguesa pertence a privados. Querem que o estado invada aquilo com reclusos? Havia de ser bonito.

Tem é de se arranjar mecanismos para que proprietários e Estado limpem tudo em conjunto (googlem: Zona de Intervenção Florestal).
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

GoncaloBala
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 283
Registado: sábado ago 07, 2010 5:28 pm
Localização: Chaves, Porto

Re: Incendios Florestais

Mensagempor GoncaloBala » terça ago 17, 2010 1:19 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:85% da floresta portuguesa pertence a privados. Querem que o estado invada aquilo com reclusos? Havia de ser bonito.

Tem é de se arranjar mecanismos para que proprietários e Estado limpem tudo em conjunto (googlem: Zona de Intervenção Florestal).


Exacto, o estado não tem obrigação de limpar os terrenos de privados, devia tratar dos seus 15% e os privados deviam ser responsabilizados pela limpeza da sua área.
Mas quando o fogo é sistematicamente posto, isso não muda assim tanto, ou muda?

Avatar do Utilizador
Void
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1559
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm
Localização: Almada - Margem Sul

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Void » terça ago 17, 2010 2:02 pm

Mesmo sendo de privados, o Estado podia bem facilitar a limpeza dos mesmo negociando com os proprietários ao fornecer mão de obra, assim esses mesmos proprietários, não teriam como desculpa o facto de esse "pequeno pormenor" ser de custos elevados.
Bastaria um acordo de ambas as partes. Com a limpeza das matas, mesmo com fogo posto, muito dificilmente haveria fogo de grandes dimensões o seu combate era facilitado. Zonas em que arbustos, giestas, ervas secas atingem altura consideráveis, são um óptimo combustível para o fogo.
Em todo o caso como referi acima, a lei também deveria ser mais dura perante os que são apanhados, em vez de os colocar em liberdade com termo e residência e apresentações periódicas ao posto de autoridade local.
Nem sempre é fácil apanhar os culpados, mas esta semana foram apanhadas 4 pessoas e todas elas colocadas em liberdade.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Avatar do Utilizador
Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5062
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Localização: somewhere,anywere...
Contacto:

Re: Incendios Florestais

Mensagempor Sanguessuga » terça ago 17, 2010 2:15 pm

Em gaia e porto,pelo menos o que parece,é que quando um mato é incendiado,aproveitam o terreno para fazer edificios,pois não vai ficar um"terreno em terra e pó" haja dinheiro :hmmm:


Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes