Zeitgeist - o Filme

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor raxx7 » segunda ago 02, 2010 11:07 pm

Eu percebi a tua ideia. Não quiz foi recalcar a questão: o facto de se encontrarem soluções para problemas impossíveis (ou, no caso dos problemas NP, o facto de se encontrarem soluções rápidas para problemas para os quais só se conheciam soluções lentas ) não quer dizer que, genericamente, todos os problemas sejam solúveis.
Isso é entrar pelo caminho de argumentar que lá porque ninguém mostrou que é possível não quer dizer que seja impossível.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » segunda ago 02, 2010 11:15 pm

raxx7 Escreveu:Eu percebi a tua ideia. Não quiz foi recalcar a questão: o facto de se encontrarem soluções para problemas impossíveis (ou, no caso dos problemas NP, o facto de se encontrarem soluções rápidas para problemas para os quais só se conheciam soluções lentas ) não quer dizer que, genericamente, todos os problemas sejam solúveis.
Isso é entrar pelo caminho de argumentar que lá porque ninguém mostrou que é possível não quer dizer que seja impossível.

Só queria era dizer que ninguém deixa de tentar, por mais difícil que esses problemas aparentem ser ;)
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » segunda ago 02, 2010 11:20 pm

Aqui está mais um exemplo do "impossível" tornado realidade, notícia fresquinha:

http://i.engadget.com/2010/08/02/strained-graphene-leads-to-pseudo-magnetic-fields-bends-physics/

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda ago 02, 2010 11:56 pm

OrDoS Escreveu:Aqui está mais um exemplo do "impossível" tornado realidade, notícia fresquinha:

http://i.engadget.com/2010/08/02/strained-graphene-leads-to-pseudo-magnetic-fields-bends-physics/

Até podiam inventar uma forma de extrair energia infinita de um calhau, o que é que isso tem a ver com o aplicar de determinados conceitos a uma sociedade?

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » terça ago 03, 2010 12:11 am

Imagem
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça ago 03, 2010 12:25 am

Phobos Escreveu:
OrDoS Escreveu:Aqui está mais um exemplo do "impossível" tornado realidade, notícia fresquinha:

Até podiam inventar uma forma de extrair energia infinita de um calhau, o que é que isso tem a ver com o aplicar de determinados conceitos a uma sociedade?

Just making a point... :P

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » terça ago 03, 2010 1:02 am

O que é que é há de impossivel ali? Nada. É só uma aplicação nova que ainda ninguém tinha descoberto.

And... you're not making a point.
Estás a agarrar-te à lógica da batata: há muitas coisas que eram consideradas possíveis e afinal se descobriu que eram possíveis. E daí, saltas para que, tudo é possível.
Mas há coisas que são impossíveis. Por exemplo, etrair energia infinita de um calhau é impossível. A energia do calhau é só mc². Ninguém está a tentar extrair energia infinita de um calhau. Excepto os vendedores de banha de cobra.
Igualmente, projectar uma sociedade baseada em recursos abundantes quando esses recursos não são abundantes é, no mínimo, um design com uma falha grave.

E mesmo que hipotéticamente sejam possíveis, se tudo o que existe para argumentar a favor da sua possibilidade é "tudo é possível", se não se encontrar a forma pela qual é possível, o resultado prático continua a ser o mesmo.
When in doubt, ban!

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça ago 03, 2010 2:35 am

O problema dos conceitos inerentes aos projectos em causa no Venus Project e no Zeitgeitst está em que eles pressupõem que há uma aproximação ao problema que nunca foi tentada e que existem formas de abordar os problemas que nunca ninguém tentou porque existe uma conspiração para que essas soluções nunca sejam mostradas ao grande público.

Mas o que está ali em causa, TODAS as soluções que eles apresentam como nunca foram tentadas, TODOS os conceitos que eles pressupõem como revolucionários e que nunca ninguém pensou e que, se pensaram, foram escondidos pelos "conspiradores, já foram antes pensados, tentados, apresentados de uma forma ou de outra.

Não há NADA, no Zeitgeist nem no Venus Project que já não tenha sido pensado, tentado ou experimentado como forma de ideia, conceito ou engenharia social.

OU seja, TODAS as ideias em causa ali já tinham antes sido pensadas, apresentadas e tentadas

E TODAS falharam.

Digam-me então o que há ali de novo.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça ago 03, 2010 8:52 am

spiegelman Escreveu:O problema dos conceitos inerentes aos projectos em causa no Venus Project e no Zeitgeitst está em que eles pressupõem que há uma aproximação ao problema que nunca foi tentada e que existem formas de abordar os problemas que nunca ninguém tentou porque existe uma conspiração para que essas soluções nunca sejam mostradas ao grande público.

Mas o que está ali em causa, TODAS as soluções que eles apresentam como nunca foram tentadas, TODOS os conceitos que eles pressupõem como revolucionários e que nunca ninguém pensou e que, se pensaram, foram escondidos pelos "conspiradores, já foram antes pensados, tentados, apresentados de uma forma ou de outra.

Não há NADA, no Zeitgeist nem no Venus Project que já não tenha sido pensado, tentado ou experimentado como forma de ideia, conceito ou engenharia social.

OU seja, TODAS as ideias em causa ali já tinham antes sido pensadas, apresentadas e tentadas

E TODAS falharam.

Não acho que seja uma questão de conspiração, há sim interesses económicos por trás e isso é difícil de se negar. Queres mais prova de conspiração do que a Caça às Bruxas direccionada aos comunistas protagonizada pelo governo americano? E isto é só para enquadrar a tua noção de que TODAS as ideias já tinham sido apresentadas e tentadas. E mais uma vez, elas falharam redondamente por não estarem ajustada ao meio nem aos implementadores, nem à época, aí foi a forma errada de implementar na altura errada, no momento errado, pelos motivos errados. Tentar mudar um sistema de um dia para o outro num país inteiro e tentar impô-lo pela força sem qualquer tipo de sustentação prática por trás, é de loucos e é claro que estavam prontas a falhar.

Quais desses sistemas TODOS que tu mencionas é que foi bem aplicado de raiz, de base? Gostava que me enumerasses alguns, e já agora quais deles é que os implementaram com base em experiências sólidas.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça ago 03, 2010 9:16 am

OrDoS Escreveu:
spiegelman Escreveu:O problema dos conceitos inerentes aos projectos em causa no Venus Project e no Zeitgeitst está em que eles pressupõem que há uma aproximação ao problema que nunca foi tentada e que existem formas de abordar os problemas que nunca ninguém tentou porque existe uma conspiração para que essas soluções nunca sejam mostradas ao grande público.

E TODAS falharam.

Não acho que seja uma questão de conspiração, há sim interesses económicos por trás e isso é difícil de se negar. Queres mais prova de conspiração do que a Caça às Bruxas direccionada aos comunistas protagonizada pelo governo americano? E isto é só para enquadrar a tua noção de que TODAS as ideias já tinham sido apresentadas e tentadas. E mais uma vez, elas falharam redondamente por não estarem ajustada ao meio nem aos implementadores, nem à época, aí foi a forma errada de implementar na altura errada, no momento errado, pelos motivos errados. Tentar mudar um sistema de um dia para o outro num país inteiro e tentar impô-lo pela força sem qualquer tipo de sustentação prática por trás, é de loucos e é claro que estavam prontas a falhar.

Quais desses sistemas TODOS que tu mencionas é que foi bem aplicado de raiz, de base? Gostava que me enumerasses alguns, e já agora quais deles é que os implementaram com base em experiências sólidas.

Não percebo a comparação com a "caça às bruxas" durante a Guerra Fria... Embora não sirva de desculpa, deve ser devidamente contextualizada enquanto resultado de um período altamente paranóico e traumático não só nos EUA como na URSS ou na Inglaterra no período da Guerra Fria, um conflito politico-ideológico onde haviam, de facto, espiões de parte a parte em missões nesses países.

Por exemplo, ainda me lembro de aprender nos livros de História o caso do casal Rosenberg, condenados à morte por espionagem e hoje sabe-se que, pelo menos o Julius Rosenberg era, de facto, um espião e recrutador ao serviço da URSS. Já para não falar no exemplo inglês onde um deles chegou mesmo a director do MI5. (O Kim Philby se não me engano).

Já para não falar que, à medida que as alegações do Senador Mccarthy se foram tornando demasiado surreais foi afastado e humilhado pelo próprio Senado norte-americano, bem como pela população em geral.
Ou querias dizer que os comunistas americanos são, presentemente, perseguidos pelo “governo americano”?
Para voltar ao início, fiquei confuso...

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » terça ago 03, 2010 9:24 am

Acho que o termo é "red herring" :D
When in doubt, ban!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça ago 03, 2010 10:09 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:
OrDoS Escreveu:

E TODAS falharam.

Não percebo a comparação com a "caça às bruxas" durante a Guerra Fria... Embora não sirva de desculpa, deve ser devidamente contextualizada enquanto resultado de um período altamente paranóico e traumático não só nos EUA como na URSS ou na Inglaterra no período da Guerra Fria, um conflito politico-ideológico onde haviam, de facto, espiões de parte a parte em missões nesses países.

Por exemplo, ainda me lembro de aprender nos livros de História o caso do casal Rosenberg, condenados à morte por espionagem e hoje sabe-se que, pelo menos o Julius Rosenberg era, de facto, um espião e recrutador ao serviço da URSS. Já para não falar no exemplo inglês onde um deles chegou mesmo a director do MI5. (O Kim Philby se não me engano).

Já para não falar que, à medida que as alegações do Senador Mccarthy se foram tornando demasiado surreais foi afastado e humilhado pelo próprio Senado norte-americano, bem como pela população em geral.
Ou querias dizer que os comunistas americanos são, presentemente, perseguidos pelo “governo americano”?
Para voltar ao início, fiquei confuso...

O que eu disse foi exactamente na situação do contexto de que o spiegelman tentou impingir, ou seja, como teoria da conspiração foi contextualizada pelos americanos como uma desculpa para andarem atrás de tudo o que era suposto ser comunista, porque ser comunista praticamente implicava ser espião, foi a própria época que o ditou como tu bem referes, mas foi uma manobra triste.
A mesma coisa se passou com "TODOS" os sistemas que o spiegelman refere que foram aplicados (por ele esses sistemas devem ter sido bem aplicados já que está sempre a mencioná-los :roll: ), foram mal aplicados ou aplicados erradamente à época e num contexto em que simplesmente não ia funcionar, nem os meios que utilizaram fizeram-no funcionar.

Mas eu ainda não percebi muito bem se ele só se está a referir ao(s) filme(s)... :?

(Sim, eu faço umas analogias estranhas por vezes :lol: :mrgreen: )

Eclair
Participante
Registado: quarta mar 11, 2009 1:01 pm

Mensagempor Eclair » terça ago 03, 2010 6:35 pm

Se não fosse os lobbies da energia fóssil as Energias RENOVÁVEIS já estariam bem mais desenvolvidas e aproveitadas.

Com a tecnologia que existe hoje em dia, é possível ter uma casa auto sustentável, veículos não poluentes movidos a energias renováveis.

Isto mete nojo! É o que é :!:

DechristianizeR
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 10:40 pm
Contacto:

Mensagempor DechristianizeR » quarta ago 04, 2010 12:24 am

Enquanto não virem os links que deixei, do início ao fim e por ordem, vão continuar a falar de algo que ainda não conhecem mínimamente bem para falar ou criticar. Toda esta conversa era desnecessária, e seria bem mais produtivo após a visualização de todos os videos que indiquei. O tempo que perdem aqui era melhor aproveitado se seguissem o meu conselho, mas cada um sabe de si não é?!
E a comparação á String Theory a mesma coisa, não tem nada a ver com a "descrição" que fizeram dela, mas isso é outra história.

:jam:

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta ago 04, 2010 8:33 am

DechristianizeR Escreveu:Enquanto não virem os links que deixei, do início ao fim e por ordem, vão continuar a falar de algo que ainda não conhecem mínimamente bem para falar ou criticar. Toda esta conversa era desnecessária, e seria bem mais produtivo após a visualização de todos os videos que indiquei. O tempo que perdem aqui era melhor aproveitado se seguissem o meu conselho, mas cada um sabe de si não é?!
E a comparação á String Theory a mesma coisa, não tem nada a ver com a "descrição" que fizeram dela, mas isso é outra história.

:jam:

Não percebo a necessidade de se ter visto aqueles links específicos e por aquela ordem para ter uma noção daquilo que está em causa...
Lamento, mas não consigo entender essa lógica. Há um site com uma considerável dose de informação, documentos, etc que eu já tive a oportunidade de consultar e pude também ver o vídeo do Transition Plan que é aquilo que mais tenho curiosidade e é, precisamente, aquilo em relação aos quais tenho mais dúvidas. Daí as minhas perguntas aqui:

Não parece ser contemplada qualquer tipo de maior ou menor dificuldade na construção das "quintas auto-sustentadas" ou na construção das ligações entre diferentes comunidades que se presumem espalhadas pelo mundo(?). Como é que se pretende assegurar as ligações entre estas comunidades (caminho-de-ferro) entre diferentes Estados? Como é que os próprios Estado (ainda) soberanos poderão ver o desenvolvimento de comunidades fechadas e que, em última instância, pretendem desenvolver-se à margem do local onde estão inseridos.
Pretende-se que os investimentos iniciais para as ditas quintas e fábricas automatizadas venham de fundos governamentais, programas regionais (é dado o exemplo dos fundos comunitários), mas e se as propostas de projectos não são aprovadas? Regra geral, os programas comunitários exigem que o beneficiário seja uma qualquer entidade (pública ou privada) e não propriamente pessoas naturais (sejam pessoas singulares ou grupos), embora não tenha conhecimento de todos os programas que existem (apenas os Europeus) portanto talvez a realidade noutros locais seja diferente.

Vou continuar a seguir eventuais informações que possam surgir acerca da implementação deste movimento (acho que se pretende criar uma cidade segundo os preceitos do movimento no prazo de um ou dois anos e há um projecto que pretende fazer da Nova Zelândia o foco principal de novas comunidades). E será que já tentaram vender esta ideia a gente como o Richard Branson, o Bill Gates. Ou criarem um efectivo grupo de pressão (ou vários) que possa fazer lobbying junto de instituições nacionais/regionais. Atendendo a que as energias renováveis estão, de facto, na ordem do dia, as ideias do Sr. Jacques poderiam ganhar algum apoio institucional...Espanta-me que isso não esteja a ser tentado há mais tempo (se é que está)...

Isto é falado nos outros links, portanto?

Ou estas, no tópico da Política:

Há, no meu entender, um enfoque numa suposta superação do actual sistema monetário "desumanizado" ao mesmo tempo que se considera a natureza humana falível, sendo necessária a sua substituição por sistemas informatizados e, imagino eu, verdadeiras inteligências artificiais para assegurar a tal distribuição de recursos por igual a toda a gente no Mundo.
Não nego as boas intenções do Jacques Fresco, mas tenho dificuldade em conceber como é que se aplica esta "revolução"/reformulação à escala planetária, a realidades tão distintas como a Ásia, o Médio Oriente ou África. É certo que o argumento é o de que estas distinções serão artificiais, mas existem e foram criadas ao longo de séculos e se por um lado podem ser negativas, por outro são geradoras de identidades muito particulares.

Como explicar estes conceitos a um Muçulmano, a um Hindu, a um Judeu (etc), com visões do mundo diferentes e perspectivas diferentes de como se devem comportar nele (sim, talvez a teoria do Huntington seja simplista, mas desconsiderar clivagens religiosas é igualmente simplista, a meu ver). Mais uma vez, a ideia é a de que estas diferenças religiosas/culturais são artificiais, mas como é que na prática podem ser ultrapassadas.
Quais é que são os planos para as estruturas internacionais actuais, segundo o Projecto? O que acontece à ONU, ao FMI, ao Banco Mundial, à UE, à ASEAN, à Liga Árabe, ao MERCOSUR que, melhor ou pior, formam uma complexa rede de relações políticas, económicas e sociais à escala mundial?

Já tenho uma noção de qual vai ser a tua resposta, mas ainda assim não pude deixar de fazer o meu comentário...

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes