R.I.P José Saramago

obie
Turista
Registado: quinta fev 19, 2009 12:27 pm

Re: R.I.P José Saramago

Mensagempor obie » domingo jun 20, 2010 10:26 pm

Venøm Escreveu:Para mim a obra de Saramago é como os Megadeth.

Megadeth é considerada uma das melhores bandas de thrash que aí andam, no entanto o Mustaine é um otário com dor de coto. :lol:

LOOOOOOOOOOOOL! So true.....

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » segunda jun 21, 2010 6:25 pm

otnemeM Escreveu:Já percebi, o teu problema não é ser mentira - porque é verdade o que eu disse, duh - é eu ter ousado criticar o aproveitamento político por parte dos teus camaradas (que ainda hoje nos presentearam com mais uma torrente de triste imbecilidade do mesmo tipo). Aparentemente o José Saramago merece que haja aproveitamento político da morte dele... fica-vos/lhes muito bem, façam bom uso da meia dúzia de votos extra.
Assim, encolho simplesmente os ombros perante a típica reacção fanática, seja ela por política, desporto ou outra razão pateta qualquer. Mais um comprimido e adiante.

Pois... presunção e água benta cada qual toma a que quer.

Quanto às insinuações pessoais devo dizer a vossa excelência que não milito em qualquer partido pois como referi anteriormente sou absolutamente avesso a qualquer tipo de disciplina particularmente a partidária. Não obstante, irrita-me solenemente que de todas as vezes que qualquer tema adquire contornos político/ideológicos ter de assistir ao cortejo de reminiscências MaCarthystas protagonizadas por alegados paladinos da democracia mundial empenhados em identificar e queimar bruxas em tudo quanto os rodeia. Sobretudo quando à falta de fundamento válido se opta pelo populismo bacoco demagógico e arrogante.

José Saramago merece tanto o aproveitamento partidário da sua morte (venha lá donde vier), quanto que haja por ai parvos a tentar dissocia-lo do Partido em que militou a maior parte da sua vida.

Em suma, para esse peditório... já demos camarada!
Quanto aos comprimidos acho que vossa insolência sabe bastante bem onde os pode pôr.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda jun 21, 2010 7:50 pm

:|

:arrow:

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » segunda jun 21, 2010 8:00 pm

Jasus, o monte de estercobilina que para aqui vai. Fosse um artista de Metal e estaria meio mundo a atirar facas em vez de pedras.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » segunda jun 21, 2010 8:03 pm

Imagem

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » segunda jun 21, 2010 8:27 pm

Só me faz confusão como é que um homem como Saramago escreveu e se mostrou profundamente contra todo o tipo de regimes inquisitoriais e autoritários e depois apoia regimes iguais ou piores como o de Fidel Castro só porque são da mesma cor. Como se não bastasse afirma que acha perfeitamente compreensivel a execução, nesse mesmo regime, de prisioneiros políticos, também eles intelectuais como Saramago mas contra o Regime.

Quando uma pessoa com a cabeça e intelecto de José Saramago se mostra completamente hipocrita e paradoxal em termos dos ideais que representa, já para não falar do amuo e eterna dor de cotovelo arrogante para com todos os portugueses que este homem teve transmitindo-o da forma mais impertinente possivel, na minha opinião não me faz sentir minimamente orgulhoso de ter uma pessoa deste tipo no auge do panorama cultural portugues.

No entanto deixou uma obra excelente. Só é pena o tipo mesquinho de pessoa que foi para com os portugueses, e a gente assim não devo condolências.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » segunda jun 21, 2010 8:31 pm

O problema dessas pessoas com um grande intelecto é que não conseguem expor o que realmente pensam cá para fora porque ninguém os entende. E passam a impressão de serem pessoas que não interessam como pessoas.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda jun 21, 2010 8:33 pm

LOL?
Ouviste isso algures e resolveste partilhar?
Muito bom.

Old_Skull como eborense tens de ser comuna, é obrigatório isso acho que sabes bem :lol:

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda jun 21, 2010 8:46 pm

O mal dessas pessoas é que pensam. A mim o Saramago como pessoa nunca me fez comichão, independentemente de concordar com ele ou não, e a forma dele se expressar nunca me incomodou, pelo contrário. Mas julgo que a relevância dele se prende unicamente com a escrita. Já li praticamente tudo dele, no que toca a romances, e embora ache que tem obras menores também acho que tem alguns livros soberbos. Tanto pela mestria como usava a sua língua materna como pela profundidade absurda que conseguia dar a algumas das suas histórias. Eu sou um fan boy do Evangelho... e a mim é-me irrelevante que tipo de cereais come o autor, ou se ele era um gajo porreiro ou não, o livro fala por si. E acho-o um documento quase perfeito sobre a condição humana. Pode até dizer-se que o Saramago até aponta o dedo a si mesmo no livro. E depois?

Pode-se ou não gostar, claro. Mas não vale a pena ser parvo.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » segunda jun 21, 2010 8:58 pm

Zyklon Escreveu:LOL?
Muito bom.

Algures não. Basta veres nas noticias, isso aconteceu mesmo. Não creio que a coroa de flores que veio por parte do Fidel Castro fosse apenas por grande admiração à obra.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » segunda jun 21, 2010 9:10 pm

Para recordar ...
This is a local shop for local people.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda jun 21, 2010 9:12 pm

Venøm Escreveu:
Zyklon Escreveu:LOL?
Muito bom.

Algures não. Basta veres nas noticias, isso aconteceu mesmo. Não creio que a coroa de flores que veio por parte do Fidel Castro fosse apenas por grande admiração à obra.

Aposto então que o Querido Lider da Coreia do Norte deu tambem instruções para que a equipa do seu condado facilitasse em jeito de homenagem para com o Saramago, já que a FIFA não os deixou usar as faixas negras nas camisolas.
São uns engraçados estes estadistas dos paises totalitarios de esquerda.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda jun 21, 2010 9:19 pm

Venøm Escreveu:Só me faz confusão como é que um homem como Saramago escreveu e se mostrou profundamente contra todo o tipo de regimes inquisitoriais e autoritários e depois apoia regimes iguais ou piores como o de Fidel Castro só porque são da mesma cor. Como se não bastasse afirma que acha perfeitamente compreensivel a execução, nesse mesmo regime, de prisioneiros políticos, também eles intelectuais como Saramago mas contra o Regime.

Venom e demais. Uma pessoa por ser comunista não tem de concordar com os regimes que têm acontecido.
Saramago numa das suas entrevistas (ao José R. dos Santos) disse com todas as letras que nunca concordou com o regime cubano ou com outro regime comunista. Nas palavras dele, esse ideal até hoje ninguém o consegui implantar.
Há que separar o ideal, a utopia ou o que lhe quiserem chamar, do aproveitamento político e ditatorial que tem acontecido.

Não estás a ver o camarada Jerónimo a comer criancinhas pois não? :mrgreen:

Ribeiro
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta nov 21, 2008 6:34 pm

Mensagempor Ribeiro » segunda jun 21, 2010 9:53 pm

Menos um :arrow:

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » segunda jun 21, 2010 9:57 pm

Vooder Escreveu:
Venøm Escreveu:Só me faz confusão como é que um homem como Saramago escreveu e se mostrou profundamente contra todo o tipo de regimes inquisitoriais e autoritários e depois apoia regimes iguais ou piores como o de Fidel Castro só porque são da mesma cor. Como se não bastasse afirma que acha perfeitamente compreensivel a execução, nesse mesmo regime, de prisioneiros políticos, também eles intelectuais como Saramago mas contra o Regime.

Venom e demais. Uma pessoa por ser comunista não tem de concordar com os regimes que têm acontecido.
Saramago numa das suas entrevistas (ao José R. dos Santos) disse com todas as letras que nunca concordou com o regime cubano ou com outro regime comunista. Nas palavras dele, esse ideal até hoje ninguém o consegui implantar.
Há que separar o ideal, a utopia ou o que lhe quiserem chamar, do aproveitamento político e ditatorial que tem acontecido.

Não estás a ver o camarada Jerónimo a comer criancinhas pois não? :mrgreen:

Não, mas Saramago apoiou mesmo o Regime de Fidel Castro. Depois devido à execução de 3 prisioneiros políticos em Cuba afastou-se, mas não condenou esses actos. Mais tarde voltou-se a aproximar. Isso ate apareceu nos jornais. É irem à net e deve estar lá qualquer coisa.

Não estou a dizer que ele apoia tudo o que é comunista por aí fora. Saramago nunca disse isso de o comunismo ser uma utopia. O comunismo só existe nos Smurfs. :redneck: vá e entre algumas tribos de indios.

Também sei que o Saramago foi comunista numa época em que tal era visto como defender os pobres e oprimidos e a maior parte das barbaridades desses regimes não tinham saido pelo menos totalmente cá para fora até à queda do muro de berlim. Quando digo isto tenho consciencia de que foi um choque para todos os comunistas principalmente na Europa e sei perfeitamente que aquilo que se chama comunismo não é de todo a atrocidade que se viu na China, União Sovietica e por aí fora. O Comunismo ate ao inicio dos anos 90 não é a mesma coisa do que é hoje. É obvio é que o comunismo nunca resultará quando as mentes são capitalistas.

eu só me espanto por esta aproximação a Fidel ser uma coisa mais recente, também não condeno Saramago, não tenho nada a ver com isso, tenho má opinião sobre ele como pessoa (e não tem nada a ver com as suas convicções politicas), mas vou guardar isso para mim. Espanta-me porque já estive em Cuba e vi em primeira mão como é aquele regime e nas condições em que as pessoas vivem. (Pelo menos vi o que me deixaram ver, porque aquilo que não deixavam ver deveria ser assustador). Espanta-me só isso, mais nada, de resto como pessoa e para com os portugueses não creio que ele tenha tido uma boa atitude.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes