Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor aetheria » segunda abr 21, 2025 10:27 am

Pelo menos, os de Braga, são do BM 8)

Zyklon Escreveu: sobre a Semana Santa espanhola, eles levam muito a sério e gosto do ambiente que aquilo gera

Também gosto muito. São muito passionais, excessivos. Têm tradições muito diferenciadas ligadas à Páscoa, gosto de várias, e até gostaria de assistir não fosse o habitual mar de gente. Por exemplo, em Málaga, a procissão dos legionários, cantando o Novio de la muerte!
https://pt.euronews.com/video/2025/04/17/legionarios-transportam-estatua-de-cristo-em-desfile-de-quinta-feira-santa-em-malaga
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » quarta abr 23, 2025 8:12 pm

Imagem
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Soares29
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 10, 2020 1:28 pm
Contacto:

Mensagempor Soares29 » sexta abr 25, 2025 2:55 pm

Imagem

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » sexta abr 25, 2025 6:12 pm

Devias ter ido para Lisboa, parece que lá é que houve festa :mrgreen:
.

Soares29
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Soares29 » sexta abr 25, 2025 6:44 pm

Ataegina Escreveu:Devias ter ido para Lisboa, parece que lá é que houve festa :mrgreen:

Passei pelos Aliados e tirei a foto. Não estou pelos antifa nem pelos neo nazis.

Imagem

Já vi que houve violência física gratuita como se vê aí esse neo nazi a agredir, enfim.

Imagem

Esse é o tipo que agride.

Provavelmente também houve antifas que agrediram gratuitamente. O Mário Machado e o Rui Fonseca e Castro foram detidos.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » sexta abr 25, 2025 6:51 pm

Agredir alguém à traição realmente é de macho! E aquelas sapatilhas à dread?! Fdx ao menos antes a faxaria ainda tinha rigor na vestimenta. Se bem que uma vez vi um de cinto e suspensórios...
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Blackadder
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » sexta abr 25, 2025 7:14 pm

Neo-grunhos.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Blackadder

Mensagempor Blackadder » sábado abr 26, 2025 2:34 pm

Há por aqui algum nerd da corrida — ou do running, como se diz agora —, ou os metaleiros ainda são só bêbados, porcos e maus?

Em havendo deixo aqui o drama.
Spoiler: Mostrar
Costumava detestar correr. Contudo, parece que aos 35 anos começo serodiamente a ganhar juízo, e tenho andado menos interessado em copos e noitadas e mais motivado e, até, focado na corrida.

Passa-se que sempre sofri de um mal de família, o chamado andar à “dez para as duas”. Tenho os pés tortos, ligeiramente para fora, como os ponteiros de um relógio que marca essa hora. Quando era miúdo esse efeito era mais mais acentuado, mas, com o passar dos anos, fui corrigindo.

Não sei se foi, ou não, pior a emenda que o soneto, pois agora, apesar de ainda ter os pés tortos (menos), noto aquilo que, após pesquisar, julgo ser uma notável supinação, i.e., a parte exterior do pé é que assenta no chão, enquanto a anterior fica quase, ou até, suspensa.

Julgo ser essa a causa da dor na parte inferior-exterior nos gémeos, que muitas vezes me incomoda logo a partir dos primeiros quilómetros, e me tem dificultado a progressão — estou prestes a fazer os meus primeiros 5K; já os faria na boa não fosse esse mal, julgo.

Para já não noto mais nenhuma consequência, mas gostava que os mais experientes — sobretudo os que possam sofrer do mesmo defeito de fabrico — me dessem umas luzes e me alertassem para o que devo ter em atenção.

Finalmente, pergunto: qual é a melhor solução? Exercícios? Umas palmilhas? Experimento primeiro algo standard ou tenho mesmo de mandar fazer umas? — não queria gastar muito dinheiro, que já foram uns ténis e um relógio cromo.

Entretanto substituí os meus ténis — uns decathlon relativamente básicos, e sem inclinação —, por uns Nike Pegasus 41, que ainda não experimentei. Bem sei que há opções melhores pelo mesmo preço, mas pelo menos por agora queria uns que não parecessem uma nave espacial, que pudesse usar numa ou outra ocasião que não correr.

HFVM
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm

Mensagempor HFVM » sábado abr 26, 2025 4:43 pm

Blackadder Escreveu:Há por aqui algum nerd da corrida — ou do running, como se diz agora —, ou os metaleiros ainda são só bêbados, porcos e maus?

Em havendo deixo aqui o drama.
Costumava detestar correr. Contudo, parece que aos 35 anos começo serodiamente a ganhar juízo, e tenho andado menos interessado em copos e noitadas e mais motivado e, até, focado na corrida.

Passa-se que sempre sofri de um mal de família, o chamado andar à “dez para as duas”. Tenho os pés tortos, ligeiramente para fora, como os ponteiros de um relógio que marca essa hora. Quando era miúdo esse efeito era mais mais acentuado, mas, com o passar dos anos, fui corrigindo.

Não sei se foi, ou não, pior a emenda que o soneto, pois agora, apesar de ainda ter os pés tortos (menos), noto aquilo que, após pesquisar, julgo ser uma notável supinação, i.e., a parte exterior do pé é que assenta no chão, enquanto a anterior fica quase, ou até, suspensa.

Julgo ser essa a causa da dor na parte inferior-exterior nos gémeos, que muitas vezes me incomoda logo a partir dos primeiros quilómetros, e me tem dificultado a progressão — estou prestes a fazer os meus primeiros 5K; já os faria na boa não fosse esse mal, julgo.

Para já não noto mais nenhuma consequência, mas gostava que os mais experientes — sobretudo os que possam sofrer do mesmo defeito de fabrico — me dessem umas luzes e me alertassem para o que devo ter em atenção.

Finalmente, pergunto: qual é a melhor solução? Exercícios? Umas palmilhas? Experimento primeiro algo standard ou tenho mesmo de mandar fazer umas? — não queria gastar muito dinheiro, que já foram uns ténis e um relógio cromo.

Entretanto substituí os meus ténis — uns decathlon relativamente básicos, e sem inclinação —, por uns Nike Pegasus 41, que ainda não experimentei. Bem sei que há opções melhores pelo mesmo preço, mas pelo menos por agora queria uns que não parecessem uma nave espacial, que pudesse usar numa ou outra ocasião que não correr.

Ora viva. Pratico corrida há cerca de 15 anos. Hoje corro muito menos mas ainda tento matar o bicho duas a três vezes por semana. O desgaste provocado nas minhas sapatilhas também me levam a crer sofrer do mesmo mal. Contudo nunca tive problemas de maior, mas existem sapatilhas próprias nas lojas da especialidade. Não sei há quanto tempo praticas corrida, mas pela distância que mencionas, não deve ser há muito tempo e no início é normal sofrermos algumas lesões/dores (fascite plantar, outras na zona lateral dos joelhos, tipos uns choques, etc...).
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

pafg
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm

Mensagempor pafg » sábado abr 26, 2025 4:49 pm

Se ele tem os pés tortos para fora, pode ter pronação e não supinação. A melhor forma de ver isso, é pegar em uns ténis mais antigos e ver como gasta a sola. Se gastar no calcanhar zona exterior e à frente na parte interior é efetivamente pronação (pé e anca têm uma rotação de fora para dentro). Se gastar sempre na zona exterior então é supinação (isto acontece mais a pessoal com pernas arqueadas). O mais comum é pronação ligeira e moderada, embora muito boa gente sofra de pronação acentuada (pé chato).
A solução passa por encontrar ténis de corrida adequados e por exercícios de fortalecimento dos gémeos, glúteos e alongamento dos tendões de aquiles. Para gémeos basta elevações na ponta dos pés, para os glúteos pode fazer agachamentos de sumo e para alongar os tendões é fazer o excêntrico. Facilmente encontra estes exercícios no youtube.
Ténis depende do grau de pronação ou supinação. Se for supinação, precisa apenas de ténis com uma sola mais larga e com reforço na zona exterior do pé (ténis da Hoka One One por exemplo). Se for pronação precisa de ténis com estabilidade que controlem a rotação do pé e com um drop mais alto entre os 10 e os 12mm (drop é o quanto a sola desce de altura entre o calcanhar a frente dos ténis, quanto mais alto mais proteção oferece ao calcanhar). Aqui lá está depende do grau de pronação, leve a moderada servem uns Asics Nimbus, se for elevada é preferível uns Brooks Ghost ou uns Asics Kayano.
Em alguns casos recomenda-se a ida a um ortopedista fazer uma análise da biomecânica de corrida e fazer umas palmilhas à medida. Ele que veja o site da GFD, https://gfd.pt/. Só uma nota: os Nike Pegasus são ténis de passada neutra e muito provavelmente não lhe resolvem o problema.

Blackadder

Mensagempor Blackadder » sábado abr 26, 2025 10:45 pm

HFVM Escreveu:Não sei há quanto tempo praticas corrida, mas pela distância que mencionas, não deve ser há muito tempo.

Sim, só há muito pouco tempo é que comecei a ter mais interesse em correr. Até agora era mesmo só 10-20min de passadeira no ginásio. Entretanto, tenho sentido o asfalto mais rijo. :mrgreen: Eu acho que já consigo ir além dos 5k, pelo menos em termos de cardio-respiratórios, mas os cabrões dos gémeos começam a doer (mais em baixo e do lado de fora).

Ando com os pés mais ou menos assim. O direito um pouco mais torto que o esquerdo. As próprias rótulas são um pouco viradas para fora. Mas o que acho que está a atrofiar mais, e tenho medo que possa causar estrago se não tiver cuidado é quando digo que a parte de fora do pé é que acenta mais no chão e a de dentro nem por isso.

Imagem

Julgo que agora já me estou a habituar, mas nos primeiros dias andava a acordar com algumas dores nos calcanhares. Não duravam, mas se me deitava um bocado, quando me levantava lá estavam. Mas acho que o corpo já se está a habituar.

pafg Escreveu:A solução passa por encontrar ténis de corrida adequados e por exercícios de fortalecimento dos gémeos, glúteos e alongamento dos tendões de aquiles. Para gémeos basta elevações na ponta dos pés, para os glúteos pode fazer agachamentos de sumo e para alongar os tendões é fazer o excêntrico. Facilmente encontra estes exercícios no youtube.

Sim, acho que o plano vai ser por aí. Tenho mesmo de fortalecer os glúteos, core, lower-back etc. que são cenas que o sedentarismo me atrofiou muito, e mesmo no ginásio às vezes era um bocado preguiçoso para treinar — mas agora ando num que nunca fica muito cheio, de modo que já é mais fácil ir treinar como deve ser.

Tenho um primo fiseoterapeuta desportivo — aliás, trabalha no zorting. E outro ultra-nerd da corrida. Se calhar vou falar com eles para me darem umas dicas.

pafg Escreveu:Só uma nota: os Nike Pegasus são ténis de passada neutra e muito provavelmente não lhe resolvem o problema.

Pois, eu não quis gastar muito, e também não queria uns que parecessem uma nave espacial do Sun Ra. Acabei por ir para aqueles, que são mais discretos, e posso usar de vez em quando noutros contextos, e mesmo não sendo os melhores dentro daquela gama de preços, já são um grande upgrade dos que eu tinha, têm muito mais amortecimento e um bocadito de drop, que os meus não têm.

pafg Escreveu:Em alguns casos recomenda-se a ida a um ortopedista fazer uma análise da biomecânica de corrida e fazer umas palmilhas à medida. Ele que veja o site da GFD, https://gfd.pt/.

Será que dá para usar o seguro de saúde?

Anyway, thanks! :beer:

Blackadder

Mensagempor Blackadder » domingo abr 27, 2025 2:03 pm

Bem, se calhar é mais falta de treino que outra coisa. Hoje treinei no parque, em vez da estrada — ainda com os ténis merdosos — e só os dois primeiros quilómetros é que foram mais desconfortáveis, depois lá embalei e fiz os 5K na boa. Também foi a primeira vez que corri com subidas e piso mais irregular (ora alcatroado, ora calçada, ou com folhas). Vou tentar progredir muito devagarinho, e quando estiver com o meu primo peço-lhe umas dicas de postura. :jam:

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » segunda abr 28, 2025 12:51 pm

E eu ainda não comprei as pilhas gordas...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Soares29
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Soares29 » segunda abr 28, 2025 7:20 pm

Já tenho eletricidade.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » segunda abr 28, 2025 10:00 pm

Soares29 Escreveu:Já tenho eletricidade.

Aqui ainda nada. As comunicações foram restabelecidas há pouco tempo.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante