Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor p41nk1ll3r » quarta mar 16, 2022 11:30 pm

GoncaloBCunha Escreveu:Na sequência da discussão que houve neste tópico há cerca de um mês relativamente à eterna guerra entre CD vs. vinil, deixo aqui um vídeo interessante acerca do assunto. Enjoy.

Edit: typo.

duas notas:
1- neste momento gravito para vinyl porque os meus CDs mais antigos estão a descascar :/ é a minha coisa contra o formato
2- estou um bocado triggered com o tipo no mesmo desenho usar a amplitude da onda para localizar os graves e os agudos, e depois falar da amostragem no eixo correcto...

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » quinta mar 17, 2022 12:20 am

p41nk1ll3r Escreveu:1- neste momento gravito para vinyl porque os meus CDs mais antigos estão a descascar :/ é a minha coisa contra o formato

Pergunta genuína: como é que isso acontece? Comecei a comprar CD em 1989 e não tenho nenhum assim. Até mesmo os que tenho adquirido em segunda mão ao longo dos anos estão longe de estar nesse estado.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » quinta mar 17, 2022 12:24 am

GoncaloBCunha Escreveu:Pergunta genuína: como é que isso acontece? Comecei a comprar CD em 1989 e não tenho nenhum assim. Até mesmo os que tenho adquirido em segunda mão ao longo dos anos estão longe de estar nesse estado.

Já tive dois CDs, em que a tinta do desenho que está prensado no CD passou para a zona de leitura, e em ambos os casos não liam bem a partir desse momento. Felizmente não era nada muito difícil de substituir. Como aconteceu, não sei, sinceramente.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » quinta mar 17, 2022 10:49 am

GoncaloBCunha Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:1- neste momento gravito para vinyl porque os meus CDs mais antigos estão a descascar :/ é a minha coisa contra o formato

Pergunta genuína: como é que isso acontece? Comecei a comprar CD em 1989 e não tenho nenhum assim. Até mesmo os que tenho adquirido em segunda mão ao longo dos anos estão longe de estar nesse estado.

Como? Não sei. Os meus CDs mais antigos são de ~2004/5 e durante uns anos eu tive muito poucos CDs, pelo que os que tinha rodaram muito.
O que descrevi é semelhante, mas num grau menos avançado, ao que está na imagem abaixo.
Imagem

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Mensagempor Passenger » quinta mar 17, 2022 11:10 am

p41nk1ll3r Escreveu:
GoncaloBCunha Escreveu:

Como? Não sei. Os meus CDs mais antigos são de ~2004/5 e durante uns anos eu tive muito poucos CDs, pelo que os que tinha rodaram muito.
O que descrevi é semelhante, mas num grau menos avançado, ao que está na imagem abaixo.
Imagem

Isso que referes e demonstras na foto já me aconteceu com 2 CD's gravados, nunca com CD's originais, e não tão avançado como está na foto...

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » quinta mar 17, 2022 11:35 am

Nunca vos disseram que os CDs não são para fritar?! :mrgreen:

Comecei a comprar discos nos 90s e não estão nesse estado, continuam bons. Isso de facto é bastante grave. :shock:

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » quinta mar 17, 2022 1:51 pm

Tenho 2 originais nesse estado. Outros tantos com alguns riscos e ainda alguns que apresentam manchas baças em vez do reflexo "cromado" normal. Curiosamente tenho CDs dos meus pais que ainda hoje tocam perfeitamente e não apresentam danos visíveis.
Portanto, ou nos anos 00s houve fábricas a fazer alguma marosca no material do suporte, ou os leitores que usei durante esse período não estavam bem calibrados e corromperam o suporte...

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » quinta mar 17, 2022 2:29 pm

p41nk1ll3r Escreveu:Tenho 2 originais nesse estado. Outros tantos com alguns riscos e ainda alguns que apresentam manchas baças em vez do reflexo "cromado" normal. Curiosamente tenho CDs dos meus pais que ainda hoje tocam perfeitamente e não apresentam danos visíveis.
Portanto, ou nos anos 00s houve fábricas a fazer alguma marosca no material do suporte, ou os leitores que usei durante esse período não estavam bem calibrados e corromperam o suporte...

Estranho. De facto, tenho conhecimento de peeling mas em CD-R. Em normais, nem por isso.

Coisas que podem contribuir para a degradação dos CD:
-dedadas e a sua consequente gordura sebosa :P
-alguns leitores de carros: tive um leitor num carro que pura e simplesmente assassinava os CD todos. O que vale é que só punha lá CD-R.
-nos anos '90 houve uma fábrica, a PDO UK*, salvo erro, em que os CD, passados alguns anos, desenvolviam o chamado CD bronzing ou CD rot.

De resto, como referido, devo ter umas 2500 rodelas, algumas com 30+ anos, e tenho tudo impecável.

*tenho alguns CD dessa fábrica já com bronzing mas que continuam a tocar sem problemas. Tenho outro que tem CD rot, mas como é um CD Single e é na parte exterior (os CD tocam da parte de dentro para o exterior), ainda lhe falta muito até chegar aos dados.

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Mensagempor Passenger » quinta mar 17, 2022 4:15 pm

p41nk1ll3r Escreveu:Tenho 2 originais nesse estado. Outros tantos com alguns riscos e ainda alguns que apresentam manchas baças em vez do reflexo "cromado" normal. Curiosamente tenho CDs dos meus pais que ainda hoje tocam perfeitamente e não apresentam danos visíveis.

Cheguei a ler um artigo algures na net que falava exactamente da qualidade dos CD-R de acordo com as fábricas de onde vinham e quais as marcas mais confiáveis, tipo da marca X o mais provável era vir da fábrica Y e portanto eram melhores ou o contrário. Tanto que há marcas que ainda hoje simplesmente não lhes pego. De CD's originais nunca vi, mas não me admirava que também houvesse diferenças ao nível dos produtores dos mesmos.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » quinta mar 17, 2022 4:35 pm

Já agora:

"CD bronzing seems to occur mostly with audio CDs manufactured by Philips and Dupont Optical (PDO) at its plant in Blackburn, Lancashire, UK, between the years 1988 and 1993. Most, but not all, of these discs have "Made in U.K. by PDO" etched into them. Discs manufactured by PDO in other countries do not seem to be affected. A similar, if considerably less widespread problem occurred with discs manufactured by Optical Media Storage (Opti.Me.S) in Italy."

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Compact_disc_bronzing

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » quinta mar 17, 2022 4:52 pm

Exemplo de disc rot num CD da minha colecção:

Imagem

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » quinta mar 17, 2022 5:53 pm

Imagem

Imagem

Já saíram dois temas. O primeiro prometia mais do que o segundo, de hoje.
Achei piada ao trailer de apresentação, pela imagética, e por roubar o tema a MM :mrgreen:
https://www.youtube.com/shorts/tLkkYggUGhw
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » quinta mar 17, 2022 6:56 pm

GoncaloBCunha Escreveu:

De resto, como referido, devo ter umas 2500 rodelas, algumas com 30+ anos, e tenho tudo impecável.

Eu devo ter perto de 900 mas uns 700 têm menos de 10 anos. Só antes da pandemia quando peguei nalguns dos meus mais antigos no ataque de nostalgia é que reparei no que se estava a passar. Daí ter começado a transitar, mas pelo que estou a ver do que a malta está a comentar pelo menos quanto a novos investimentos posso ficar mais descansado.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » sexta mar 18, 2022 10:49 pm

Quase tão "polémica" como a discussão vinil/CD é a discussão do valor que se paga por esta ou aquela edição por ser mais rara ou a primeira das primeiras vs um cd ou um disco não vale esse valor (seja lá o que isso quer dizer)...
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor GoncaloBCunha » sexta mar 18, 2022 10:57 pm

Yeap há um mercado para os chamados 1st presses...que me tem sido deveras proveitoso! :mrgreen: Ser velhote tem algumas vantagens! :P

Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes