Página 1 de 37
Detido o dirigente máximo da F.N.
Enviado: quarta jun 07, 2006 1:53 pm
por Intifada
Frente Nacional: dirigente Mário Machado diz-se "preso político" de um "Estado opressor"
07.06.2006 - 11h27 Lusa
O dirigente de extrema-direita Mário Machado, detido ontem por posse de armas ilegais na sequência de uma reportagem na RTP, considerou-se hoje à entrada do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa um "preso político" cujo único crime "é ser nacionalista num Estado opressor socialista".
Mário Machado prestou declarações aos jornalistas a partir do interior de uma carrinha celular que o transportou até ao TIC, onde chegou cerca das 10h00 e está a ser ouvido.
"Passaram 32 anos sobre o 25 de Abril e voltaram a haver presos políticos", disse Mário Machado, dirigente da organização de extrema-direita Frente Nacional e membro de um grupo neonazi. "O meu único crime é ser nacionalista num Estado opressor socialista", dirigido por um "Governo fantoche nas mãos de accionistas", afirmou (Aqui seriam Sionistas [Talvez o jornalista tenha ouvido mal ou desconheça a palavara]).
Mário Machado surgiu ontem numa reportagem da RTP na qual fazia a apologia dos ideais de extrema-direita e ostentava uma espingarda caçadeira semi-automática de oito tiros, que alegou ser legal. Na mesma reportagem, o dirigente da Frente Nacional afirmou que vários outros simpatizantes da ideologia possuem o mesmo tipo de armamento e que estão preparados para "tomar de assalto as ruas se for preciso".
Na tarde de terça-feira, a PSP apreendeu na casa do líder da Frente Nacional a caçadeira (que disse estar ilegal), um revólver irregular, uma besta e um aparelho de choques eléctricos, além de diversas munições, tudo proibido.
Mário Machado disse que, entre todo este material, "a única ilegal era o revólver" e que comprou em estabelecimentos comerciais a besta a o aparelho de choques.
"O que foi apreendido [em minha casa] foi todo o material de extrema-direita, pins, bandeiras e anéis", disse Mário Machado de dentro da carrinha celular.
À porta do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa estiveram ao longo da manhã sete dos amigos de Mário Machado em solidariedade para o com o dirigente da Frente Nacional.
Mário Machado é dirigente da Frente Nacional, um movimento que apoia o Partido Nacional Renovador e foi o organizador de manifestações recentes em Lisboa contra a criminalidade alegadamente desencadeada por imigrantes e em Vila de Rei contra a instalação de cidadãos brasileiros no concelho.
Segurança de profissão, Mário Machado foi condenado em 1997 a uma pena de prisão de quatro anos e 3 meses por envolvimento na morte de Alcino Monteiro - crime de 1995, no Bairro Alto, que levou à condenação de 15 cabeças-rapadas.
Mário Machado está actualmente a ser julgado no Tribunal da Boa-Hora, Lisboa, por extorsão, dois crimes de sequestro e posse ilegal de armas.
A nossa constituição diz o seguinte:
Artº. 46, ponto4. que "Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista".
De acordo com a constituição a detenção do Sr. parece-me mais do que justificada, qual a vossa opinião?
(Vamos procurar que este tópico não seja bloqueado, apesar das diferenças penso ser possivel uma troca de ideias saudável!)
Enviado: quarta jun 07, 2006 1:57 pm
por Ishkur
Já tinha lido isto. O senhor deve pensar que vive no far-west...
A minha esperança é de que daqui surja algo ao estilo American History X, mas não sei porquê não tenho muita fé nisso...
De qualquer maneira acho muito bem que finalmente puxem as orelhas a esta gente, que fala de boca bem aberta e diz barbaridades insultuosas não só a nível pessoal como a nível constitucional... Ora que raio.

Enviado: quarta jun 07, 2006 2:02 pm
por Overkill
Então o homem vai pa tv dar a cara e a mostrar os cantos da própria casa e mostrar armas de caça a dizer que é para quando for necessário "tomar as ruas de "assalto" e não queria que tivesse consequencias destas? Quis falar bonito para a tv foi o que ganhou. Os outros apareceram de cara desfocada, disseram que só sabiam andar a mocada e pronto, não lhes aconteceu nada. Excessiva exposição mediática aliada ao perigo politico que representa e tunga, ai esta o resultado. Se eu tiver o que considere uma arma de defesa pessoal não vou andar ai a mostrar a todos que tenho. Queria ir para a Alemanha, agora fica em casa...
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:03 pm
por Undersaver.nuno
Este topico vai dar merda!
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:05 pm
por Candy
Eu tambem acho que vai dar merda, mas concordo com o Overkill...

Enviado: quarta jun 07, 2006 2:06 pm
por Overkill
Há, só mais uma coisa... ontem na reportagem, aquela parte do discurso lá fora em que diz "os verdadeiros criminosos da II Grande Guerra... bla bla. Meu Deus, tanta baboseira...
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:14 pm
por Postmortem
Eu cá acho que estão a dar demasida importancia a isso. Esse senhor está sempre na televisão e começa a ser caso de "não existe tal coisa como má publicidade"; isso faz com este senhor e o seu "gang" consigam muita exposição das suas ideias.
Já agora, quanto ao ponto 4, do Artº.46 da nossa Constituição pergunto-me: porque não estão simplesmente proibidos organizações que apoiem qualquer regime totalitário, assim englobando os regimes de esquerda também? Não que eu concorde com isso - até porque acho que essas pessoas, mesmo sendo contra a democracia, tem direito a opinião (de outra maneira não haveria grande diferença entre democracia e estado totalitário!) - mas que no mínimo, faria mais sentido.
É claro que a detenção deste senhor é perfeitamente justificada mas fica um bocado a ideia que a RTP tem que ir a bairros degradados e/ou ao seio de organizações criminosas para haver detenções (já há muito) gritantes.
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:17 pm
por Nattassha
no outro dia vi uma t-shirt do PNR tão gira.....
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:20 pm
por Mz Ann Thropik [RIP]
Overkill Escreveu:Há, só mais uma coisa... ontem na reportagem, aquela parte do discurso lá fora em que diz "os verdadeiros criminosos da II Grande Guerra... bla bla. Meu Deus, tanta baboseira...
Eles consideram os verdadeiros criminosos de guerra os aliados porque bombardearam navios alemães que transportavam feridos e civis. Mas depois do que os alemães fizeram uma mão não lava a outra e não têm legitimidade nenhuma para falar de actos de guerra.
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:33 pm
por kuthulu
A democracia em Portugal é uma farça, pq se pode apoiar a extrema esquerda e não se pode fazer o mesmo com a extrema direita???
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:41 pm
por Razor
Ontem a RTP lá deu tempo de antena ao PNR e aos nacionalistas portugueses, aquele documentário não foi mais que PROPAGANDA e alguém de direito devia questionar a televisão estatal sobre a que propósito passaram aquilo. Quanto à prisão do Machado, o movimento nacionalista conseguiu ainda mais exposição, ele pode não ir à Alemanha mas os camaradas dele vão e obviamente que vão falar disto por lá e conseguir mais atenção dos nacionalistas estrangeiros.
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:42 pm
por vírgula
Criminosos merecem estar na cadeira, sejam nazis, sejam comunistas, sejam hippies, sejam o que forem.
Ele sabe muito bem porque está preso, usa a desculpa da liberdade de expressão para desviar a atenção das reais causas. Anda é a gozar com a cara das pessoas.
Ele não está preso por ser nacional socialista, o que não faltam por aí são nacional socialistas, e não estão presos...
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:45 pm
por meninobesta
kuthulu Escreveu:A democracia em Portugal é uma farça, pq se pode apoiar a extrema esquerda e não se pode fazer o mesmo com a extrema direita???
se me deres um caso de extrema esquerda que é apoiada em PT dou o meu braço a torcer...
é porque os partidos de esquerda que temos que de extrema não têm nada....
quanto a ideias politicos respeito os de toda a gente o que me faz confusão é uma pessoa achar que o nazismo é uma coisa boa e que o hitler era um homem a admirar... claro que os aliados tb fizeram monstruoisidades no tempo de guerra, mas isso não invalida as monstruosidades praticadas pelo eixo, e nenhuma delas é desculpavel pela outra
além disso a arma que o tipo mostrou na entrevista era mesmo uma arma de guerra e não de caça... isso tb me choca muito! visto não ser a favor de haver armas por aí ao deus dará....
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:45 pm
por pelican
o único problema é que dá a sensação que se trata apenas duma medida populista. tipo aquelas mega operações de apreendimento q dizem que fazem de droga, e no fundo se resume a cerca de 3% do que entra/passa pelo nosso território.
acho que qualquer um pode ter a ideologia que pretende, mas quando o man diz que está preparado para tomar de assalto as ruas, de facto ultrapassa o sentido democrático da opinião em larga medida e coloca claramente em causa esse mesmo sentido democrático.
mas tenho sempre uma dúvida. o que é mais perigoso? acções violentas, fruto de diferenciação étnica, suportadas por uma ideologia política ou a simples delinquência resultante apenas de falta de integração social e de má formação educacional (e há até tópicos aí a discutir isso)?
Enviado: quarta jun 07, 2006 2:47 pm
por Gornoth
kuthulu Escreveu:A democracia em Portugal é uma farça, pq se pode apoiar a extrema esquerda e não se pode fazer o mesmo com a extrema direita???
Vês a extrema esquerda a formar organizações paramilitares, armadas, manifestamente racistas, apoiantes de manifestações de violência, e a ameaçar abertamente insurreições armadas? Se e quando tal acontecer, espero que lhes sejam postos tantos entraves como estão a ser postos a estes agora, mas até lá não se confundam as coisas...
E antes que me "acusem" de ser comuna, digo-vos já que não subscrevo nem os ideais de uns, nem dos outros. Mas com estes gajos não estou de certeza.