Página 1 de 6

Cantar em Português ou Inglês ou outra língua qualquer...

Enviado: sexta set 23, 2005 5:24 pm
por Visitante
Saudações

Recebi, recentemente, na caixa de e-mail dos Invoke um conjunto de palavras a debaterem a ideia de cantar em Inglês ou Português. Achei interessante e resolvi transpor para o nosso meio.

Será que cantamos o suficiente (se sequer cantamos) em Português ? Fazemos difundir bem a nossa lingua ?

Fica abaixo, o mail que me foi enviado, sem divulgar quem foi.
Deixem as vossas opiniões

"Quando pego numa guitarra ou num piano e deixo uma canção vir ter comigo, para nascer ou renascer comigo, se ela cantar em inglês ou numa qualquer outra língua que não seja o português, tenho de a mandar à mãe.

Tenho de o fazer porque a língua portuguesa musicada está em perigo, as
novas bandas portuguesas andam quase todas a cantar em "estrangeiro" e soam todas a coisas que já existem.

Tenho de o fazer porque nasci em Portugal, é a minha obrigação enriquecer a cultura da língua materna, a mesma que as pessoas perto de mim falam e sentem, é nela que melhor me saberei expressar.

Tenho de o fazer porque as pessoas do meio já decretaram: o português é obrigatório nesta segunda metade da 1ª década pós fim do mundo.

Tenho de o fazer porque só se canta em inglês para que as palavras soem
melhor, é mais fácil, qualquer lugar comum soa uma maravilha.

Tenho de o fazer porque os artistas portugueses que mais visibilidade
tiveram além fronteiras cantavam e cantam em português.

Tenho de o fazer porque muitos artistas portugueses de cujo trabalho
respeito e admiro já vieram mostrar a sua preocupação pelo perigo de morte que corre o uso da nossa língua na nossa música.

Assim, mesmo que não queira, mesmo que me pareça errado tamanho aborto artístico, quando uma canção nascer eu vou arrancar-lhe a parte da alma que não canta em português e vou deitá-la fora, porque não sabe bem aos meus pares que fazem as coisas de uma forma diferente da minha ouvir tamanha afronta. Vou deixar de ser ... expontâneo.

(H)À liberdade na música.(?)"

Enviado: sexta set 23, 2005 5:25 pm
por reborn [RIP]
Digam o que vos vai na alma! Se têm alma... :wink: :twisted:

Enviado: sexta set 23, 2005 6:09 pm
por BetinhoDoSludgeDrone
Eu curtia formar uma banda onde se cantasse em klingon. :beer:

Enviado: sexta set 23, 2005 6:15 pm
por Razor
Eu gosto bastante de ouvir bandas que cantam em línguas que eu não entendo, em particular certas bandas da Republica Checa, é original e soa sempre bem ouvir alguém cantar na sua língua materna. Quanto ao caso português, há musicos que se queixam de que não conseguem escrever letras interessantes em português, para além da velha questão da métrica.

Enviado: sexta set 23, 2005 6:17 pm
por Brujo [RIP 2009/08/10]
Razor Escreveu:Eu gosto bastante de ouvir bandas que cantam em línguas que eu não entendo.


hehe, eu tambem

Enviado: sexta set 23, 2005 6:48 pm
por Akitsa [RIP]
Razor Escreveu:Eu gosto bastante de ouvir bandas que cantam em línguas que eu não entendo, em particular certas bandas da Republica Checa, é original e soa sempre bem ouvir alguém cantar na sua língua materna. Quanto ao caso português, há musicos que se queixam de que não conseguem escrever letras interessantes em português, para além da velha questão da métrica.



Ora faço das tuas palavras as minhas! :)

Enviado: sexta set 23, 2005 6:50 pm
por LunaSpectruM [RIP]
Não vejo mal nenhum em bandas portuguesas cantarem em inglês.
Mas é obvio q sabe sempre bem ouvir uma boa música,com a nossa lingua materna :) E sim,deviam apostar mais na nossa lingua. E não consigo concordar,com a opinião de q letras em português soam mal.

Tb gosto de ouvir músicas cantadas numa lingua q não percebo,não sei explicar bem porquê.

Enviado: sexta set 23, 2005 7:01 pm
por Aiwass
Acho que uma das principais razões das bandas portuguesas não cantarem em português é porque não sabem escrever uma letra. Em inglês, qualquer patetice sem sentido soa bem, em português não.

A questão da métrica, embora não seja falsa, é uma desculpa. Havendo um vocabulário rico, ultrapassa-se isso facilmente.

Exemplos?
Mão Morta, Ornatos Violeta, Bizarra Locomotiva...

Enviado: sexta set 23, 2005 7:05 pm
por foil [RIP]
Dr. Salazar o/

Enviado: sexta set 23, 2005 7:11 pm
por LunaSpectruM [RIP]
Aiwass Escreveu:Acho que uma das principais razões das bandas portuguesas não cantarem em português é porque não sabem escrever uma letra. Em inglês, qualquer patetice sem sentido soa bem, em português não.


Subscrevo

Enviado: sexta set 23, 2005 7:14 pm
por DimeSlime
Que cada um, ou cada banda, faça uso da lingua que quiser mesmo que não seja a sua lingua materna. Pessoalmente tanto me dá se cantam em português ou em japonês desde que saiba que estão a fazê-lo por vontade própria é na boa.

Yess

Enviado: sexta set 23, 2005 7:22 pm
por venahemi
Não que o inglês não seja uma língua sonora, mas morrerás pela minha mão é muito diferente de you'll die by my hand... Eu mudo até o tema p cantar em português

Enviado: sexta set 23, 2005 7:29 pm
por Bronze [RIP]
DEsde que me soe bem não perco tempo com palavras...

Enviado: sexta set 23, 2005 7:34 pm
por DeadHorizon [RIP 2011/04/17]
Acho que cantar em Português é sempre mais limitado para todo os artistas que pretendem lançar algum tipo de mensagem através das letras das musicas já que a lingua dita universal é o inglês e nem ha assim tanta gente por aí fora a perceber português quanto isso.Mas para os outros que realmente não dão tanto valor á dita mensagem escrita na musica, ja pode ser mais irrelevante a lingua em que esta é transmitida.

Enviado: sexta set 23, 2005 8:03 pm
por Sacred-Steel
Desde que a musica seja de qualidade, a lingua não importa. Gosto de ouvir cantar em qualquer lingua, desde que haja qualidade.

Em português também se fazem coisas com qualidade. Em Espanha, quase todas as bandas cantam em espanhol, e muitas são muito acima da média. Em Portugal é que há o complexo de cantar em português, e em relação a quem canta em português.

Uma vez mostrei Império dos Sentados a um amigo meu, e na parte instrumetal o gajo dizia que era bom. Quando começou a cantar, mudou logo, disse logo que era uma merda.

Desde que tenha qualidade, que venham eles.

Um caso flagrante é o dos Arya. Acho que as musicas deles têm mais presença em portugugês do que em inglês. Se bem que para uma projecção internacional, o português não é uma aposta muita boa, infelizmente.