Heavy em Portugal

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Heavy em Portugal

Mensagempor Sobral » domingo jul 12, 2009 3:21 pm

Tal como disse no tópico de Dawnrider, e visto que este assunto voltou à tona noutro topico recentemente, acho que há uma grande desproporcionalidade em numero de bandas no que respeita a estilos em Portugal.
Mesmo sabendo que há muitos fans de sons mais acessiveis (rock/heavy tradicional e estilos associados), isso não se reflecte nas bandas.

É sabido que as (poucas) vendas hoje em dia não conseguem ser contabilizadas, por varias razões (tal como compras online), pelo que não se consegue ter uma noção exacta da realidade, mesmo assim há tantas bandas extremas que parece que é unica coisa que se ouve em Portugal.

Acho que um cenario musical mais equilibrado apenas beneficiaria todos, pois ajudaria a criar condições no todo (labels/concertos...).

Qual acham que é razão disto??

+++
disclaimer: isto não se trata de gostos (eu gosto de bandas extremas) ou de deitar abaixo bandas/estilos, é apenas a constatação de uma realidade. Não vale a pena virem com a conversa das palas ou parecido, cada um ouve o que quer, ninguem está a impingir nada...
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Re: Heavy em Portugal

Mensagempor [BR11] » domingo jul 12, 2009 3:26 pm

sinceramente e com toda a convicção afirmo... para se fazer uma banda de Heavy (minimamente razoável) é necessário saber tocar, compor e cantar
nos outros estilos, não é tanto assim
claro que a falta de estúdios capazes e de produtores com algum know-how também nunca ajudou

actualmente em Portugal também não me parece que haja mercado para uma banda de Heavy mas o que disse ao inicio parece-me ser o cerne da questão

foi fácil...

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » domingo jul 12, 2009 3:44 pm

[BR11] Escreveu:sinceramente e com toda a convicção afirmo... para se fazer uma banda de Heavy (minimamente razoável) é necessário saber tocar, compor e cantar

nos outros estilos, não

foi fácil...

Estás te a esquecer do conseguir beber muito álcool e ser "parolo". :)

Sobral Escreveu:+++
disclaimer: isto não se trata de gostos (eu gosto de bandas extremas) ou de deitar abaixo bandas/estilos, é apenas a constatação de uma realidade. Não vale a pena virem com a conversa das palas ou parecido, cada um ouve o que quer, ninguem está a impingir nada...

Acho que o bronze não leu essa parte. :lol:

Voltando ao tópico, é uma pergunta pertinente, qual é a razão de tal desproporcionalidade de bandas?

As pessoas ouvem e tocam aquilo que bem entendem, não quero acreditar que se forme bandas extremas só porque sim, porque é fixe e tá na moda.

Se houvesse um revivalismo de bandas Nu-Metal, ainda acreditaria que fosse pela moda.

Também não acredito que que a malta que oiça Heavy não saiba tocar algum instrumento ou queira fazer uma banda, era preciso ter muito azar para que tal acontecesse.

Também pode ser uma fase, acho que estes revivalismos são cíclicos, e que qualquer dia venha a fase do heavy, tal como a ultima foi do thrash.

Mas como não é um estilo que explore muito, só algumas bandas mais antigas, não posso especular muito. :D

Edit----------------------------------------------------------------------------------------------------------

O quote do bronze foi antes de ele ter feito o edit. :D
Última edição por Kustu [RIP 2010/01/14] em domingo jul 12, 2009 8:08 pm, editado 1 vez no total.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor [BR11] » domingo jul 12, 2009 3:51 pm

Kustu Escreveu:
Sobral Escreveu:+++

Acho que o bronze não leu essa parte. :lol:

li perfeitamente o objectivo do tópico e em lado algum fiz manifestações de gosto pessoal... há 30 anos que penso assim pois não basta reunir 5 amigos, comprar os instrumentos e fazer uma banda de Heavy com o mínimo de qualidade

aliás, a meu ver, os Tarantula levaram séculos a lá chegar

Alba
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 03, 2007 1:32 am
Contacto:

Mensagempor Alba » domingo jul 12, 2009 3:52 pm

Creio que uma fatia do pessoal mais velho é mais virado para as sonoridades clássicas... daí ser mais difícil terem aquela disponibilidade para formar uma banda, não sendo impossível é menos provável :)

O pessoal mais novo acaba por reflectir os gostos musicais nas bandas que formam... e o Heavy ainda não tem um papel relevante neste contexto...
VINYL * CD * DVD...@ http://albaqubra.blogspot.com/

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » domingo jul 12, 2009 8:02 pm

Kustu Escreveu:é uma pergunta impertinente,

Kustu, não querias dizer antes pertinente? :hmmm:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » domingo jul 12, 2009 8:08 pm

É capaz. :mrgreen:

E contribuíres com algo relevante para o tópico? :P

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » domingo jul 12, 2009 8:22 pm

Não se trata de achar que o metal clássico já não tenha razão de existir ou não tenha mercado. Trata-se de achar que para se fazer uma boa banda de heavy metal clássico não basta repetir as belas velhas fórmulas até à exaustão.
Se aliado a isso tivermos uma voz fraca, uma produção amadora e músicos banais não é por simplesmente a sua atitude ser a de defender o espírito clássico que lhe vou reconhecer qualidade ou dar-lhe mérito.

As bandas e os músicos (e para mim um músico tem de saber ultrapassar as suas próprias fronteiras criativas) gostam de explorar outras sonoridades para inovar, sair da sua educação clássica, procurar novas fronteiras.

Eu adoro metal clássico mas confesso que enquanto músico não teria pedalada para fazer uma banda de metal clássico que não se limitasse a repetir os mesmo clichés ad aeternum. E se não tivesse um vocalista com poder então nem sequer me aventurava a fazê-lo

Prefiro, dentro das minhas limitações, explorar novas fronteiras. O mesmo se pode aplicar enquanto ouvinte de metal ou de música em geral.

Do Metal clássico que faz álbuns novos continuo a ouvir com agrado Maiden e Saxon, adorei os álbuns de Blaze Bayley e de King Diamond. Abanei a cabeça com algumas músicas do EP de Manowar, mas pouco mais.

Por outro lado, e com toda a sinceridade, não acho que hoje em dia em Portugal exista uma única banda que toque metal clássico digno de nota.
Não significa que não se esforcem, que não haja valor e um mínimo de honestidade no que façam mas não me despertam os ouvidos.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » domingo jul 12, 2009 8:27 pm

Kustu Escreveu:E contribuíres com algo relevante para o tópico? :P

Deus só observa! :mrgreen:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » segunda jul 13, 2009 6:56 pm

[BR11] Escreveu:sinceramente e com toda a convicção afirmo... para se fazer uma banda de Heavy (minimamente razoável) é necessário saber tocar, compor e cantar
nos outros estilos, não é tanto assim
claro que a falta de estúdios capazes e de produtores com algum know-how também nunca ajudou

actualmente em Portugal também não me parece que haja mercado para uma banda de Heavy mas o que disse ao inicio parece-me ser o cerne da questão

foi fácil...

excelente topico sobral :cheers:

concordo com o bronze!!

é muito + facil comprar uma guitarra, aprender 2 acordes, mandar uns berros e ao fim de 1 mes estao preparados para a 1 demo :mrgreen:

em portugal contam se pelos dedos os bons vocalistas e instrumentistas.. enquanto os musicos continuarem a caminhar pelos caminhos da facilidade, do comodismo, onde a sua suposta criatividade for alimentada por polemicas, visuais extremos etc e nao investirem na formaçao isto n passa daqui. depois é efeito bola de neve.. os ouvintes ouvem aquilo que lhe dao.

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » segunda jul 13, 2009 7:44 pm

Não é bem bem assim. Consegues fazer músicas de heavy metal com 3, 4 riffs diferentes, metes-lhe um solo de escalas pentatónicas lá no meio e tá bom. E no entanto até poderão ser boas músicas. O mesmo se passa com outros estilos... consegues ter coisas boas tocadas de forma simples, bem como coisas bem complexas. Ou achas que é mais fácil tocar uma música de Death (por aí na fase Symbolic) do que uma de AC/DC? Ou Anvil? Isto para não falar nuns Necrophagist ou Gorod.

Ou passando para o thrash... tens os Metallica, com composições algo "simples", e tens os Dark Angel, ou os Sadus. Essa generalização de "tocar heavy metal é que é preciso saber tocar bem, nos outros estilos não" não é bem assim.

Passando para a situação nacional... bem, não sei bem o que dizer. Eu gosto de heavy metal. Actualmente tenho preferência por outros estilos mais extremos, mas não nego as minhas raízes. Acho que temos algumas boas bandas nacionais ainda no activo. Tarantula, Xeque-Mate (volta-e-meia dão concertos), Ibéria, Ironsword, Mindfeeder, são nomes que me vêm à cabeça. Mas é verdade que é um estilo algo ostracizado no nosso país.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor [BR11] » segunda jul 13, 2009 8:05 pm

diminuíste os skills do Heavy quase ao mínimo enquanto empolaste as dos outros estilos... assim equilibras, não há dúvida

claro que se tivéssemos um país repleto de Deaths e Necrophagists até te dava razão...

a maior parte dos "heavyes" que mencionaste, ou não o são, ou deixam algo a desejar. E se esses são os melhores, imagina os outros...
Última edição por [BR11] em segunda jul 13, 2009 8:32 pm, editado 1 vez no total.

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » segunda jul 13, 2009 8:26 pm

felizmente ha muito bom heavy metal lá fora :jam:
caso contrario um gajo morria à fome :mrgreen: :mrgreen:
faltam é concertos em abundancia :?

se formos ver no metal extremo ha todas as semanas.

nada contra o metal extremo.. mas esta desproporcionalidade é
que é abissal.. lá fora as coisas sao mais equilibradas.

agora que factores levam a isso??

aqui o pessoal adepto da musica extrema diz que os gajos do heavy metal tradicional
tem umas grandes palas... mas nao será o contrario??
sinceramento fico chocado quando vejo um metaleiro dizer que nao gosta
de manowar, maiden ou priest :|

HuoR
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado mai 12, 2007 9:46 pm

Mensagempor HuoR » segunda jul 13, 2009 8:44 pm

coragem Escreveu:sinceramento fico chocado quando vejo um metaleiro dizer que nao gosta
de manowar, maiden ou priest :|

E nunca experimentou conhecer... porque alguém lhe disse que não valia pena por não serem "brutaaaaaaaaais" (como odeio este expressão)

Alba
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 03, 2007 1:32 am
Contacto:

Mensagempor Alba » segunda jul 13, 2009 8:49 pm

Uma boa forma de "inclusão" seria dar maior destaque a bandas de sonoridades clássicas nos festivais por cá... lembro-me de bons exemplos como Dawnrider o ano passado no SWR e Tarantula no Caos...
Pelo menos tinham um público bem maior do que costumam ter... que infelizmente quase nunca chega a 100 pessoas...
VINYL * CD * DVD...@ http://albaqubra.blogspot.com/

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes