O Metal...
O que é o metal? Música, um estilo de vida, uma forma de pensar, uma tribo urbana,...?
Então eu penso o seguinte:
Eu diria que mudaria o estilo de vida, sim, mas a personalidade, é algo bem mais complicado para ter em conta neste caso. Todas as mudanças que possam ocorrer psicologicamente vêm de uma evolução natural tendencialmente dirigidas para o Metal. É um bocado complicado abordar este tipo de questões, muitas vezes nem nos apercebemos das ideologias/formas de pensar que acabámos por reter por influência do meio musical em questão. Mas acho que a questão cultural não se deve misturar com a nossa personalidade, acaba por haver sempre uma influência, atitudes que são tomadas exactamente pela ideologia/forma de estar no metal. Resumindo, há uma evolução na forma de pensar/estar por causa do metal, mas as bases da minha personalidade permanecem inalteradas, isto acaba por ser muito complicado porque eu comecei a ouvir metal muito novo, e foi exactamente durante essa fase até hoje que sofri a maior transformação de carácter. E nesta fase o metal é sempre algo muito importante, é "o" que se desenvolve connosco e provavelmente exerce grande influência nessa grande evolução que é a adolescência.
Se ouvisse hip hop talvez não fosse o que sou hoje, não pensasse da forma que penso hoje e não agisse da forma que o faço hoje.
Resumindo novamente: O metal poderá mudar alguns traços na nossa personalidade, mas nada que influêncie de forma tal que a essa mudança se mostre radical, muda sim o estilo de vida (concertos, etc,...) e muda algumas formas de pensar relativas a assuntos concretos. Claro que não vou andar a incendiar Igrejas porque não sou cristão, ou então assassinar a REG porque eu incendiei uma Igreja e ela ficou com créditos disso, mas se concordar com determinada forma de pensar exposta numa música claro que sim, procuro saber mais e adaptar as minhas ideias às que considero ser as mais correctas. Acaba por ser um ciclo evolutivo.
É a evolução natural da vida. O Metal muda a nossa personalidade se lhe dermos espaço para isso, ou então se formos de tal forma influenciáveis e com tamanha falta de carácter que aceitemos tudo o que nos é proposto na música que ouvimos.
Heavy Metal ftw!
(Depois amanhã talvez faça um post com uma linha de raciocinio mais perceptivel, porque faça-se notar que já são duas da manhã e o meu discurso já não está no seu potencial máximo).