Direitos de Autor e SPA e Concertos

Kustu [RIP 2010/01/14]

Direitos de Autor e SPA e Concertos

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » terça abr 07, 2009 11:17 am

Já há um tópico sobre os direitos de autor, mas está bloqueado.

Vi isto no site da Amplificasom:

Olá a todos,

É neste dia chuvoso e triste que vos decidimos escrever, temos algumas coisas para partilhar convosco.

Como muitos de vocês sabem, a Amplificasom apenas surgiu pela enorme vontade que tanto eu como o Jorge tínhamos (e temos) em ver as nossas bandas preferidas aqui na nossa cidade, no nosso país. Quem repara na relação preço dos bilhetes/ qualidade das bandas e no facto da Amplificasom não ter qualquer tipo de apoio, fundos ou patrocínios sabe que apenas dependemos da bilheteira e que ao fim da noite, com todas as despesas e responsabilidades, seria impossível ganhar o que quer que fosse. Mesmo que ganhassemos, duvido que pagasse todo o nosso empenho e dedicação, MAS infelizmente nem todos estamos no mesmo caminho, nem todos estamos nisto pela MÚSICA.

É com revolta e frustração que vos informamos que uma tal organização prevista na lei e que se auto denomina como protectora dos direitos de autor exigiu licenças para os próximos concertos da Amplificasom. Não somos incumpridores, não queremos o mundo à nossa maneira, mas a partir do momento em que uma licença para um concerto custa mais do que o cachet da banda então é porque algo está errado e devia ser revisto. Essa tal organização privada tem uma maneira de trabalhar bastante duvidosa e apesar de ser contestada por muitos não há maneira de os fazer parar. Quem está no meio sabe que bandas como os A Storm of Light (que sábado deram um concertaço enorme), por exemplo, nunca receberão um tostão relacionado com os direitos de autor, todo esse dinheiro vai para os "chicos fininhos" deste país e sabe-se lá mais para quê. Enfim, não me vou adiantar muito mais até para não vos maçar. Quero-vos apenas relembrar que nós na Amplificasom AMAMOS E RESPIRAMOS música, estamos nisto pelo som e as bandas são sempre a nossa prioridade, simplesmente não fazemos milagres (se calhar até já fizemos alguns) e sendo assim temos algumas alterações para vos anunciar:

- Os bilhetes para This Will Destroy You terão um preço mínimo de 10€ e não 8€ como estava estipulado (lá está, temos que tirar uma licença mais cara do que o cachet e ao mesmo tempo não aumentar muito o preço pois vocês não têm culpa). Quem já reservou, sintam-se livres para cancelar, quem ainda não reservou e tenciona ir então reservem-no o mais breve possível.

- Nós e a Lovers decidimos cancelar o concerto de Jarboe + Black Sun. É impossível garantirmos todas as condições que alguém como a ex-Swans merece e depois ainda pagarmos a treta do costume. Esqueçam, neste campeonato não dá.

- Desde a passada quinta-feira que temos confirmado um daqueles concertos pequenos mas gostosos para o dia 5 de Maio. Com a desmotivação que estamos, hoje não teríamos acordado trazê-los cá nem marcado cinco datas ibéricas, mas agora já lhes demos a nossa palavra e contamos convosco para que corra bem. É uma banda de pós-metal da Relapse, daremos mais novidades no blog dentro de dias.

- É provável que o concerto dos suecos Kongh (16 de Maio) seja o último durante algum tempo. Estamos cheios de ideias para o futuro, projectos com malta com a qual nos identificamos e até temos concertos já confirmados para Outubro, mas hoje sentimo-nos amargos e traídos depois de tudo o que temos dado e feito pela música ao vivo nesta cidade. Bem, logo se vê...

Até breve.

Abraço,
André e Jorge (Amplificasom)

Fonte: http://amplificasom.blogspot.com/2009/04/this-will-destroy-you-no-porto.html

Há alguma forma de dar a volta a esta situação?

Edit----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para quem quiser assinar, deixo aqui o link para uma petição online:

:arrow: http://www.petitiononline.com/abzhp/petition.html
Última edição por Kustu [RIP 2010/01/14] em terça abr 07, 2009 3:16 pm, editado 1 vez no total.

John Doe
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo abr 13, 2008 4:27 pm

Re: Direitos de Autor e SPA e Concertos

Mensagempor John Doe » terça abr 07, 2009 11:29 am

Há. Cagas para a SPA.
Imagem 'sup

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » terça abr 07, 2009 12:09 pm

Há muito tempo que defendo - enquanto consumidor e criador de música, e também tendo estado em tempos mais recentes bastante próximo da gestão de um espaço dedicado à música - que tanto as leis dedicadas à "protecção" dos direitos de autor como os próprios trâmites de actuação de organizações como a SPA a pouco mais equivalem que extorsão legalizada.

Sobem-se a níveis impraticáveis as barreiras de entrada para espaços dedicados a concertos, alienizam-se públicos, e os próprios artistas que as tais leis e organizações supostamente defenderiam acabam por não ganhar absolutamente nada com elas, a menos que já tenham exposição mediática suficiente - que muito poucas vezes anda de mão dada com a qualidade do trabalho feito - para fazer pender para o seu lado uma opinião pública e política desinformada e desinteressada destes assuntos.

Temos, aqui mesmo neste fórum, membros tanto de bandas como da imprensa, dos espaços dedicados às bandas e à música, e do próprio público, nenhum deles enquadrado nesse contexto de exposição mediática e, portanto, todos nós prejudicados, directa ou indirectamente, por organizações como a SPA e pelas leis que lhe servem de base. Membros suficientes, diria eu, para se calhar pensarmos em tomar uma atitude, trazer a uma luz mais pública estes assuntos e as suas repercussões nas nossas vidas, e ver se conseguimos que algo mude para melhor.

Alguém quer chegar-se à frente com ideias para isso?

Quanto à Amplificasom, coragem e boa sorte... sei bem o que é ter esse tipo de preocupações, e espero que tudo vos corra pelo melhor. :cheers:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça abr 07, 2009 12:16 pm

Porque é que organizar concertos com bandas que não estão registadas na SPA implica pagar uma licença à SPA para que o concerto possa ocorrer legalmente?

Mindwalker
Administrador
Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm

Mensagempor Mindwalker » terça abr 07, 2009 12:26 pm

otnemeM Escreveu:Porque é que organizar concertos com bandas que não estão registadas na SPA implica pagar uma licença à SPA para que o concerto possa ocorrer legalmente?

... porque a SPA é, supostamente, a representante oficial da sua congénere no país de origem de dita banda.

Penso que as bandas poderão, caso estejam a isso dispostas, abdicar por escrito dos seus direitos de autor para o concerto em questão... e que será uma questão de diálogo entre o promotor e os músicos. Há uns anos, pelo menos, era prática corrente - hoje em dia não sei se ainda será possível.

De qualquer modo, desses senhores só quero distância - lido há muitos anos com uma associação alemã, com a qual nunca tive problemas.

A mais caricata história que tenho da SPA envolve a nossa vontade de gravar e incluir no nosso último álbum uma versão de Peter Gabriel, o contacto com a empresa detentora do publishing do referido tema, que não levanta qualquer problema e apenas nos remete para a SPA (dado ser a tal congénere oficial em Portugal) para tratar da burocracia inerente... e estes têm a distinta lata de me pedir um registo da tal versão para apreciação e possível aprovação!
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » terça abr 07, 2009 12:39 pm

Se vocês soubessem quanto paga à SPA uma conhecida cadeia de lojas para proporcionar a todos showcases de entrada gratuíta, até reviravam os olhos...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » terça abr 07, 2009 12:47 pm

Mindwalker Escreveu:e estes têm a distinta lata de me pedir um registo da tal versão para apreciação e possível aprovação!

Ahah. WIN.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça abr 07, 2009 1:25 pm

Porque é que as bandas não se juntam e fazem um abaixo-assinado a expôr a situação ou contactam com um advogado.
A união faz a força.

Nasal Penetration
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 28, 2005 8:12 pm
Contacto:

Mensagempor Nasal Penetration » terça abr 07, 2009 1:35 pm

pa sem porrada não vai lá... :mrgreen:

juntar aí uma tarde com a cambada e partir/incendiar umas quantas "lojinhas" da SPA é que era! 8)
posia-se começar pela de Loures :P
Nasal Penetration - Myspace

só ouço BRUTAL DEATH...

A Dor é Temporária, o Orgulho é Eterno

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » terça abr 07, 2009 2:36 pm

Esses filhos da pvta deviam ser enterrados vivos.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » terça abr 07, 2009 2:42 pm

cuidado nando, chamar nomes feios a mães de terceiros pode dar «vá para a prisão»

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » terça abr 07, 2009 2:50 pm

Têem sempre arranjar maneira de mamar dinheiro.
Eu não sei, pq não estou nas organizações, mas os concertos que ultimamente são feitos no Transmission ou SideB, tb pagam há SPA?
Ou melhor, se eu com a minha banda ser eu meu mesmo organizar o meu propio concerto também tenho de pagar?
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

John Doe
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo abr 13, 2008 4:27 pm

Mensagempor John Doe » terça abr 07, 2009 2:51 pm

Imagem

Já disse para cagarem na SPA?
Imagem 'sup

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » terça abr 07, 2009 3:04 pm

[BR11] Escreveu:cuidado nando, chamar nomes feios a mães de terceiros pode dar «vá para a prisão»

Apenas constatei uma verdade. E não penso que seja socialmente reprovável insultar ladrões. :mrgreen:

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » terça abr 07, 2009 3:09 pm

Já ouvi cada história sobre a SPA que nem lembra ao Grande Bode. Não vou contar aqui por várias razões (entre elas o facto de me terem contado, i.e., não quero acrescentar pontos à história inadvertidamente [nunca tive que lidar com os tipos]), mas de facto as bandas mais antigas aqui devem ter uma histórias bem engraçadas.

O que é se pode dizer de uma organização que detém 41,2 milhões de € de "direitos de autor" cobrados mas que os autores raramente vêm um cêntimo?
«Pedro Campos, da administração da SPA, explica que a SPA tende a demorar entre seis meses a um ano a pagar os direitos já cobrados, intervalo que deve a questões técnicas, como, por exemplo, a dificuldade em identificar exactamente os beneficiários dos direitos cobrados às televisões, ou a promotores de espectáculos.»

Claro. É fácil cobrar em nome dos "beneficiários dos direitos" mas é difícil identificar os mesmos "beneficiários de direitos". Faz sentido.

Ainda assim, conseguem ter prejuízo:
«Segundo a Deloitte, a SPA teria activos no valor de 61.829 milhões de euros, mas os seus “capitais próprios negativos” atingiriam actualmente 13,140 milhões de euros, e, em 2008, o resultado líquido negativo teria sido de 2,189 milhões de euros. E adianta que, a par de outras dívidas menos expressivas, só aos seus “fornecedores” – expressão pela qual são designados os autores que confiam à sociedade a cobrança dos seus direitos –, a SPA deveria 30,247 milhões de euros.»

Fonte?..

---

SPA = Cancro que mata a cultura alternativa (e a cultura em geral?). Quanto à Amplificasom, só posso dizer força nisso. O melhor que têm a fazer é contactar outras pequenas organizações que já tenham experiência com a SPA (metal e não-metal, há muitas com pó à SPA, vocês até já colaboram com algumas) e seguir o que alguém disse:

Mindwalker Escreveu:Penso que as bandas poderão, caso estejam a isso dispostas, abdicar por escrito dos seus direitos de autor para o concerto em questão... e que será uma questão de diálogo entre o promotor e os músicos. Há uns anos, pelo menos, era prática corrente - hoje em dia não sei se ainda será possível.

Tanto quanto sei isto ainda resulta, ainda não ouvi falar de uma banda que recusasse renunciar os direitos de autor por um só concerto (mas lá está, eu não tenho muita experiência com isso).

Boa sorte com isso.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante