Recentemente fui abordado por várias questões que me preocupam do quanto devemos ser amigos de pessoas ignorantes. Não que eu ache que sejam más pessoas,mas a ignorância culmina e tem tendência para contradizer as boas acções dos próprios.
Primeiro ponto : Tenho um colega que gosta de Rock / Metal, assim como eu. Algo em comum? Sim,mas mesmo assim há divergências de gostos dentro dos estilos. Outro comum disto seria dizer que na sociedade há-de haver sempre contradicções. Good Vs. Evil,Café Vs. Leite,Pénis Vs. Vagina... Gostos. =\
Este meu "amigo" sempre foi uma pessoa com quem me dei,já faz uns...5 anos talvez,e o que vou comentar aqui a certas atitudes dele não se resumem a "Eu gosto disto,logo não vou gostar daquilo...",seria mais do tipo: "Como gosto de estar dentro dos padrões normais da sociedade não me posso dar contigo,com os teus gostos,nem com os teus amigos,sorry. Tenho medo que me pegues algo.

Digamos que eu gosto de Cannibal Corpse e decido mostrar a um suposto "amigo" para ver se vai de encontro aos seus interesses. (Estas próximas foram todas ideias com boa intenção amistosa,já mostrei bandas a colegas e passado 1 mês não ouviam mais nada.)
E aqui continuo a citar a palavra "amigo",pois de momento estou com sérias dúvidas ao seu significado.
A sua resposta foi:
"FODA-SE,MAS ESSE GAJO TEM ALGUM PROBLEMA NO ESTÔMAGO OU GOSTA DE ARROTAR? COMO É QUE TU CONSEGUES OUVIR DISSO? QUE MERDA!"
Agora vêm a típica frase "Gostos são gostos.","Quem não gosta põe na borda.","Gostos não se discutem." (A esta última por acaso responderam-me uma vez "Pois não,criticam-se." Achei piada no momento,mas deu uma breve ideia que a dita pessoa seria mais uma a quem não me iria associar muito...)
E quando saturamos? Sim,a paciência cultiva-se,há quem tenha mais que os outros...mas e quando essa pessoa continua a tocar na mesma bolha?
"Ok,não gostas,óptimo,vou-te mostrar algo mais leve,talvez gostes..."
"FODA-SE,DESCESTE NA MINHA CONSIDERAÇÃO! ÉS UM MALUCO TU!"
"...Err,pois. Continuando...que achas disto? (Arch Enemy)"
"MAIS ARROTOS? EPA,COMO É QUE AS EDITORAS CONSEGUEM DAR DINHEIRO A ESSES GAJOS PARA COMPÔR ÁLBUNS? É INCRÍVEL!"
"...Por acaso é uma gaja a cantar,mas pronto. Tou a ver que não és muito de Death Metal. Vou-te mostrar outros estilos."
"Só ouço mais um,se não gostar vou masé embora,ja não posso com os teus gostos de merda." (Aqui ocorreu-me a ideia de lhe dar uma boa slap naquela cara,mas arriscava-me a levar o troco,e também não sou muito de violência,embora haja pessoas que mereçam...contive-me.)
"E isto? (Onslaught) Como gostas de Thrash..." (Cito que para ele,Thrash = Metallica. Only. Ainda tem a mania de dizer que o St. Anger chega a ser um dos melhores álbuns deles...)
"Foda-se,mas isso é Trash? Isso é mais Black Metal ou esses caralhões satânicos que andam praí todos vestidos de preto."
"...Ok. Podes ir-te embora então. Até amanhã."
"Xau,oh Death Meita-leiro..."
Bem,outros pontos a citar:
1º : Eu visto-me de preto porque gosto,não porque gosto de seguir modas. Há-de haver sempre emo-pitas a dizerem que usar preto é baril porque "XeR GoTiCa É BuÉdA FiXeEeEeEeE!!111"...mas pronto,é com elas...já que na idade da puberdade é díficil fazê-las abrir os olhos,ficam com medo de serem rejeitadas pelo grupinho da pitalhada...
2º : Góticos = Vestir-se de preto. Que comparação fofa. E usares o Google,já que tens um PC topo de gama com uma conexão de alta velocidade? Knowledge = Power...burro.
3º : Eu não sou gótico,sou metalhead / headbanger / o que lhe quiserem chamar. Tanto se me dá como se lhe deu se nos olhos dos outros sou "Trve" ou "Poser".
Gosto de Metal,e sei distinguir isso de uns Linkin Park.
(Na revista "Fórum Estudante",havia um comentário de uma moça nova e ingénua,suponho,em que estava escrito o seguinte comentário: "Hey! Apenas agora li uma edição vossa,apesar de já a ter visto pela minha escola. Gostei imenso,tem temas muitíssimo interessantes e boas informações.

4º : Adornos. Tenho 3 colares,um símbolo celta que representa a imortalidade ( A minha banda é bastante baseada em mitologia celta,e gostei do colar,achei que condizia um bocado.),um pentagrama ( Uma vez entrei num café aqui perto e disseram-me que o meu pentagrama era giro...e depois perguntaram-me se eu sabia o seu significado. Respondi dentro dos meus limites teóricos [A.K.A. Wikipédia,ao menos dou-me ao trabalho de ir lá,ao contrário de certas pessoas...].A dita pessoa ficou surpreendida e respondeu que era raro haver pessoas que andavam com tais adornos que soubessem no mínimo o seu significado.),e uma cruz com efeitos estilo "Kingdom Hearts". (Eu era puto e gostei da cruz,ainda gosto,prontos...não tem mais nenhum significado,é uma cruz.)
E no fim descriminam-me por usar tais coisas,dizendo que são símbolos blasfemosos e que iriam trazer o diabo a minha casa.
Yeah,right. Se isso chegasse a acontecer,o mais provável seria trocar uns bitaites e uma bejecazita ou duas com o cornudo.
Tanto posso gostar de uns Opeth,como uns bons Guns N' Roses,como uns Tool,como uns Candlemass. E eles com isso? Julgam que pelos comentários repletos de má língua e desdém que me vão mudar os gostos?
Podem esperar que a vaca tussa,pois é o que eu faço quando penso que a ignorância deles vai passar.
E isto não se resume a gostos musicais,não. Outras provas de ignorância seria deixar uma pessoa horas à espera em sítio X para ir com o "amigo" a sítio Y para ir treinar Z coisas,fazer uma pessoa atrasada a um compromisso importante simplesmente por se esqueçer de determinado objecto em casa (não tenho problemas em que uma pessoa seja esquecida,eu também o sou,mas quando chega a prejudicar o meu progresso em determinada área mais de 93642343543 vezes,atão por favor...vão passear.),fazer-se de penetra na casa dos outros,interromper ensaios apenas para pedir um afinador emprestado,voltando mais tarde para o devolver e interrompendo de novo,e também ao preconceito dele que ao usar smiley's no msn like: -.- , -_- , =\ , estou instantaneamente a transformar a conversa num enorme insulto para ele.
Gostava de saber como reagem a este tipo de situações. Ignoram? Tentam iluminar algumas personalidades menos espertas? Ou simplesmente partem para uma atitude mais agressiva ( Diga-se porrada e insultos,que no meu caso não me faria mais superior do que as próprias pessoas que me injuriam.)?
Ajudem um rapaz de 16 anos a reflectir melhor sobre a situação. Tou a ficar meio desesperado com estes acontecimentos.