Sombras...

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Sombras...

Mensagempor BKD. » domingo out 07, 2007 12:14 pm

Bem, não pretendo aqui saber se gostam mais de cebolas ou pepino nas saladas ou onde se compram cuecas à metaleiro. É antes um tópico, penso eu, para uma discussão interessante sobre as teorias das sombras, e que penso eu, pode interessar a muita gente, seja do ponto de vista científico, etnológico, mitológico ou psicológico.

Há uns tempos, li um artigo, que creio eu foi no Jornal Público, mas na realidade não me recordo da fonte, sobre "a sombra". Falava esse artigo sobre as diferentes características das sombras projectadas, e pelo facto que certas pessoas quase não projectam sombra, outras projectam sombras enormes, outras sombras leves ou sombras carregadas. Sei que também num ciclo de curtas metragens vi uma sobre este mesmo assunto, mas não me recordo minimamente qual era. Pessoas que consoante o seu estado de espírito projectam sombras diferentes, ou mesmo, segundo me recordo, e passe os exageros socio-políticos de contexto, que por exemplo o Winston Churchil projectava uma sombra demasiado grande para o seu tamanho, ou que o Adolf Hitler projectava uma sombra pequena.

Pesquisando o Google por "cast shadow theory", e fazendo alguma filtragem ao imenso lixo de resultados, encontram-se no entanto algumas coisas interessantes, não vou no entanto dar links, pois há algum tempo que venho pesquisando sobre esta matéria, e tenho é alguns pdfs impressos dos quais vou retirar alguns dados.

Gregos, aborígenes australianos, zulus, asiáticos, todos têm superstições e mitologias ligadas às sombras, e a ligação alma-sombra. Também o Leonardo Da Vinci estudou as sombras, e o facto de objectos simétricos projectarem sombras distorcidas. Mesmo a alegoria da caverna de Platão, embora não seja esse o seu contexto, demonstra certas inlicnações culturais para a interpretação das sombras.

Em termos mais científicos, existem teorias da luz, ligadas também à teoria do caos, que referem as variações da gravidade da luz como factor determinante para mudanças nas sombras. Ligações entre energia fractal e sombra, testes realizados em ambientes laboratoriais em que objectos sujeitos a radiação de luz de origem e intensidade controladas projectam sombras diferentes consoante as horas do dia ou a temperatura.

Acho que alguns de vocês também já devem ter pensado sobre este assunto, ou mesmo encontrado informação interessante. Tenho muita informação recolhida, mas preferi apenas deixar alguns tópicos e a partir daqui se desenvolverem algumas ideias e opiniões. Divagações, pensamentos, opiniões científicas, filosóficas ou mitológicas, tenho a ideia de que tudo será de interessante leitura.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Kafka
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quinta jul 12, 2007 1:40 pm

Mensagempor Kafka » domingo out 07, 2007 2:05 pm

Curiosamente tenho lido alguma literatura asiática, e a “teoria”, ou chame-se lá o que for, das sobras é um tema recorrente, esse imaginário está sempre muito associado a fantasmas ou projecções da própria aura dos indivíduos.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » domingo out 07, 2007 2:11 pm

desde muito cedo que leio livros onde esse tema é abordado ( . ), no entanto continuo a pensar que esse fenómeno é meramente físico e explicável... alguns dos casos que o B.K.D. reporta não passam de lendas e mitos.

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » domingo out 07, 2007 2:25 pm

Bronze Escreveu:desde muito cedo que leio livros onde esse tema é abordado ( . )

:lol:

Baalrech
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 20, 2006 10:43 pm
Contacto:

Mensagempor Baalrech » domingo out 07, 2007 10:13 pm

É a 1ª vez que ouço tal assunto. Fico aqui à espera de ver algumas teorias pois sou um bocado céptico que haja diferenças nas sombras de pessoa para pessoa. Sombras mais ou menos densas? Variações conforme o estado de espirito? :shock:

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » domingo out 07, 2007 10:31 pm

Eu no meu primeiro post, limitei-me a deixar no ar várias nuances que encontrei sobre o assunto. É claro que tenho a minha opinião, que é mais virada para o lado científico, e muitas explicações que se dão para este e outros fenómenos, como sempre na história da humanidade, têm contornos mitológicos, teológicos, supersticiosos e folclóricos.

Sendo a sombra a ausência de luz, penso que a resposta está no que provoca essa ausência. Muitos são os factores, desde a densidade dos corpos, a alterações térmicas [ por exemplo, as miragens no deserto, ou quando no verão num dia de pleno calor se vê a distorção que o alcatrão quente provoca na paisagem ]. A fisiologia de cada um pode ser um factor que permite maior ou menor resistência à trajectória da luz e provocar nesse sentido uma distorção à projecção da referida sombra.

Agora também eliminar toda a componente fantasiosa penso que retira um pouco do "paladar" à coisa. Por exemplo, eu não acredito na vida depois da morte, mas isso não me impede de gostar de um bom filme de fantasmas, e penso que todas as explicações mais fantásticas que o homem arranja para aquilo que não compreende, acabam por aumentar o interesse que se tem pelo desconhecido.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

nazgul
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm

Mensagempor nazgul » domingo out 07, 2007 10:34 pm

A minha opinião não anda longe do vizinho aqui de cima... em relação ao assunto sou mesmo ignorante. Mas parece-me que as teorias associadas à sombra vão muito para um ambiente mais místico...

Em relação ao Platão e à teoria da Caverna, e pegando nele para comentar algumas das coisas que foram ditas pelo BKD, as sombras estão muito aquém daquilo que é a verdadeira realidade. Se por um lado elas não existem sem a luz do Sol, por outro são apenas imagens (de 2 ou 3 categoria) dos objectos, que por sua vez são eles próprios cópias das verdadeiras realidades/essências/ideias.

A questão das sombras parece ter mais interesse a um nível estérico talvez, até por todas as condicionantes que intervém na sua forma... em todo o caso esperamos mais desenvolvimentos.

Andam a faltar tópicos construtivos neste fórum...

[o meu post foi obviamente escrito antes do BKD ter posto o dele]

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » segunda out 08, 2007 12:46 am

existem teorias da luz, ligadas também à teoria do caos

Se puderes por aí os artigos que viste agradecia. Acho a gravidade não consegue alterar significativamente o percurso da luz, fora casos extremos (por ex.: buracos negros).
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Horrendus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado jun 09, 2007 10:09 pm
Contacto:

Mensagempor Horrendus » segunda out 08, 2007 6:50 pm

Lembro-me de se falar disso nas aulas de Geometria Descritiva, aquando do tema Sombras (referente ao nosso plano de estudo).
é interessante, mas... sombras que variam consoante o estado de espírito e afins..? :?
esquisito...
[" Destroy by all and any means "]

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » segunda out 08, 2007 7:15 pm

Nunca tinha ouvido falar desses mitos sobre as sombras e como sou bastante céptico vejo sempre as coisas de forma científica/crítica.
Vejo a sombra como a ausência de luz directa naquele local. Mas existe luz reflectida de outros locais e que incide no local da sombra, caso contrário a sombra seria algo completamente preto! Penso que é devido ao ambiente em redor do local onde a sombra é projectada que se devem essas diferenças. Há ambientes mais propícios à reflexão do que outros e daí a diferença de intensidade das sombras.

Baalrech
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 20, 2006 10:43 pm
Contacto:

Mensagempor Baalrech » segunda out 08, 2007 10:08 pm

Sim, naturalmente que as sombras podem variar consoante o ambiente, mas não consoante o indivíduo...

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » segunda out 08, 2007 10:10 pm

The Einherjar Escreveu:
Bronze Escreveu:desde muito cedo que leio livros onde esse tema é abordado ( . )

Sabes que o Bronze é um gajo com grandes conhecimentos, entao o mundo das sombras é o seu forte :lol: :wink:

a divinis
Participante
Registado: terça out 23, 2007 7:34 pm
Contacto:

Re: Sombras...

Mensagempor a divinis » quinta fev 28, 2008 11:42 pm

Desculpem desenterrar um tópico que já tem alguns meses, mas na altura achei o tema bastante interessante e acho que seria produtivo (tentar) continuar a discussão. Tal como o BKD, penso que (caso chegue a desenvolver-se) seria uma discussão bastante interessante.

Por mim, embora (confesso) me fascine um pouco a visão mitológica, aquela visão romântica, de tudo quanto é fenómeno, faço sempre por manter um ponto de vista racional, minimamente científico. Sinceramente, embora perceba perfeitamente como o ambiente que rodeia algo pode interferir com a sombra que esse algo projecta, faz-me um pouco de confusão como será possível um organismo (nomeadamente um ser humano) oferecer uma maior resistência à luz que outro da mesma espécie.
Talvez seja por não conhecer bem as leis da física... Afinal de contas, não é a minha àrea, nem de longe...

Gostava de ter mais informação sobre este assunto...

Rafael Tovar [RIP 2009/03/23]

Mensagempor Rafael Tovar [RIP 2009/03/23] » sábado mar 01, 2008 1:16 pm

Bem me parecia que a minha sombra era um bocado esquesita,sempre que eu me mexo,ela mexe-se tambem,e sempre que eu entro num sitio onde nao há luz,ela desaparece,porque será? :mrgreen:

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sábado mar 01, 2008 1:39 pm

aqui está um tópico com capacidade para ser bastante interessante... também gostava de ter mais informação sobre esse assunto, visto nunca ter ouvido falar disto. mas a propósito de sombras, como há pouco tempo li bastante sobre o impressionismo, descobri que os impressionistas como Monet, Renoir, Manet e outros, consideravam que as sombras não são pretas e têm na realidade uma cor própria. Tirei este excerto de um site, frase que já tinha lido: "The Impressionist Renoir is quoted as saying “No shadow is black. It always has a color. Nature knows only colors … white and black are not colors." Isto foi algo bastante criticado na altura, mas que os impressionistas teimaram em levar às pessoas. Mas realmente dá que pensar, eu semprei olhei para as sombras como se fossem puramente negras. Não sei se é preciso olho de artista para captar a realidade delas... De qualquer modo vou colocar aqui um quadro de Renoir para verem como ele pintou as sombras de esverdeado e não de preto, à volta do pescoço, braços, cara, barriga e peito.

Imagem

talvez não tenha muito a ver com a teoria das sombras, mas achei que deveria adicionar esta informação, visto estar relacionado com as sombras
mas se puderem postar mais info sobre essa teoria das sombras, seria agradável

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 3 visitantes