Metal VS Hiphop?
Metal VS Hiphop?
Dois estilos muito distintos, e no entanto, por alguns músicos, misturados. Mas não é disso que quero falar...
Tenho visto em vários sítios, notícias e histórias de proíbições e pre-conceitos contra o metal, e principalmente o tipo de letras que geralmente se usam no referido estilo. E agora mais recentemente, ao ler a notícia de que pretendem proíbir bandas de índole "satânica" na Polónia, fiquei ainda mais preocupado com isto e decidi que deveria abordar o tema com pessoas que estejam dentro deste tipo de assunto e que tenham mentes abertas a uma discussão racional.
Passando de vez ao que interessa... Poderá alguém condenar o "satanismo" do metal, quando em oposição temos o hiphop? Onde em todos os videoclips vemos mulheres semi-despidas, a oferecerem-se aos "artistas" e amigos, num puro acto de apologia machista? Onde vemos, e até ouvimos nas letras, apologias ao uso de armas nas ruas? Onde vemos apologia ao consumo e tráfico de droga? Onde vemos, e mais uma vez ouvimos, apologias ao materialismo, com imagens destes músicos a segurar notas e a fazer uma parafernália de macacada com estas mesmas?
Vamos agora comparar algumas letras, obtidas com a ajuda da grande google, e vamos opinar sobre quais poderão ser mais prejudiciais, a longo termo, para as nossas crianças e jovens. Vamos também por de lado a "qualidade" das músicas e das suas letras.. São apenas duas músicas escolhidas quase ao acaso, que representam a visão genérica dos dois estilos.
"50 cent - Make money by any means" do álbum "Power of the dollar"
Ora, pelo nome da música e do álbum em si podemos logo detectar a apologia do materialismo, e a importância que estes seres dão ao dinheiro (não admira que se matem por meia dúzia de notas).
Agora um pouco da letra:
[Chorus - 50 Cent]
It ain't easy to make money (Whoo)
So now everybody wanna take money (Uh huh, uh huh)
You ain't a thug, matter fact you a fake money (Take money, uh)
Fuck wit mines, I'ma view you at ya weight money
It ain't a game
[Verse 1 - 50 Cent]
You can call me player yeah, but I ain't playing fair (Uh huh)
Takers say I'm the hottest thang comin' this year (No doubt, ha ha ha)
In the hood niggas know, how I handle my problems
I walk up close, and I fo', fo' revolve 'em
Don't make me run to you, put the gun to you
Have yo ass on Phil Donahue explaining what the fuck I done to you
Thug niggas in the street saying I'm sunning you
Dude I'll smoke you every motherfucker under you
People say chill, but still I do, what I wanna do
For now on, when I speak, y'all niggas better listen
Why run against a thoroughbred when you ain't in no condition
Still got shit on ya nose, from all that ass you been kissing (hahaha)
Agora vamos comparar isto ao referido "satanismo" com:
"Rotting Christ - Serve in heaven" do álbum "Sanctus Diavolos"
Pelo nome da banda, da música e do cd em si podemos logo notar as possíveis influências "satânicas", mas até aqui não vejo as implicações negativas, para além da expressão religiosa. Passando à letra:
Feel your sense that burns
Serve in Heaven or rule in Hell
Serve your instincts or reveal the sense
Inhale the fear or spit the distress
Blind on tear or behold the revenge
See your soul that melts
Enlight your soul with fakes / Foggy hopes so gray
Believe your senseless pain / Rise up the lambent flame
Feed your ignored will / Being ingratiate
Name the soul's existence
As a son without birth
As a son without birth
As a flame without blaze
Name your soul's
Existence as a dead that is awake
As a leaf that dying drained
As a dream that fades away
Serve in Heaven
Or rule in Hell
Ora, comparando as duas... Qual delas é que vocês preferiam que os vossos filhos ouvissem e vissem na televisão a toda a hora? E porquê? Será a música do "diabo" assim tão negativa? Agradeço opiniões.
Obrigado, e desculpem pelo tamanho, mas tentei reduzir o mais possível e mesmo assim passar a ideia. Peço também desculpa pelas possíveis falhas do Português... Não sou lá muito brilhante no que toca à gramática.
EDIT: Quero deixar claro que não sou apologista de satanismos nem adorações do género, apenas usei o argumento do referido satanismo pois é o mais comum e usado quando se aborda o Metal.
Tenho visto em vários sítios, notícias e histórias de proíbições e pre-conceitos contra o metal, e principalmente o tipo de letras que geralmente se usam no referido estilo. E agora mais recentemente, ao ler a notícia de que pretendem proíbir bandas de índole "satânica" na Polónia, fiquei ainda mais preocupado com isto e decidi que deveria abordar o tema com pessoas que estejam dentro deste tipo de assunto e que tenham mentes abertas a uma discussão racional.
Passando de vez ao que interessa... Poderá alguém condenar o "satanismo" do metal, quando em oposição temos o hiphop? Onde em todos os videoclips vemos mulheres semi-despidas, a oferecerem-se aos "artistas" e amigos, num puro acto de apologia machista? Onde vemos, e até ouvimos nas letras, apologias ao uso de armas nas ruas? Onde vemos apologia ao consumo e tráfico de droga? Onde vemos, e mais uma vez ouvimos, apologias ao materialismo, com imagens destes músicos a segurar notas e a fazer uma parafernália de macacada com estas mesmas?
Vamos agora comparar algumas letras, obtidas com a ajuda da grande google, e vamos opinar sobre quais poderão ser mais prejudiciais, a longo termo, para as nossas crianças e jovens. Vamos também por de lado a "qualidade" das músicas e das suas letras.. São apenas duas músicas escolhidas quase ao acaso, que representam a visão genérica dos dois estilos.
"50 cent - Make money by any means" do álbum "Power of the dollar"
Ora, pelo nome da música e do álbum em si podemos logo detectar a apologia do materialismo, e a importância que estes seres dão ao dinheiro (não admira que se matem por meia dúzia de notas).
Agora um pouco da letra:
[Chorus - 50 Cent]
It ain't easy to make money (Whoo)
So now everybody wanna take money (Uh huh, uh huh)
You ain't a thug, matter fact you a fake money (Take money, uh)
Fuck wit mines, I'ma view you at ya weight money
It ain't a game
[Verse 1 - 50 Cent]
You can call me player yeah, but I ain't playing fair (Uh huh)
Takers say I'm the hottest thang comin' this year (No doubt, ha ha ha)
In the hood niggas know, how I handle my problems
I walk up close, and I fo', fo' revolve 'em
Don't make me run to you, put the gun to you
Have yo ass on Phil Donahue explaining what the fuck I done to you
Thug niggas in the street saying I'm sunning you
Dude I'll smoke you every motherfucker under you
People say chill, but still I do, what I wanna do
For now on, when I speak, y'all niggas better listen
Why run against a thoroughbred when you ain't in no condition
Still got shit on ya nose, from all that ass you been kissing (hahaha)
Agora vamos comparar isto ao referido "satanismo" com:
"Rotting Christ - Serve in heaven" do álbum "Sanctus Diavolos"
Pelo nome da banda, da música e do cd em si podemos logo notar as possíveis influências "satânicas", mas até aqui não vejo as implicações negativas, para além da expressão religiosa. Passando à letra:
Serve in Heaven or rule in Hell
Serve your instincts or reveal the sense
Inhale the fear or spit the distress
Blind on tear or behold the revenge
See your soul that melts
Enlight your soul with fakes / Foggy hopes so gray
Believe your senseless pain / Rise up the lambent flame
Feed your ignored will / Being ingratiate
Name the soul's existence
As a son without birth
As a son without birth
As a flame without blaze
Name your soul's
Existence as a dead that is awake
As a leaf that dying drained
As a dream that fades away
Serve in Heaven
Or rule in Hell
Ora, comparando as duas... Qual delas é que vocês preferiam que os vossos filhos ouvissem e vissem na televisão a toda a hora? E porquê? Será a música do "diabo" assim tão negativa? Agradeço opiniões.
Obrigado, e desculpem pelo tamanho, mas tentei reduzir o mais possível e mesmo assim passar a ideia. Peço também desculpa pelas possíveis falhas do Português... Não sou lá muito brilhante no que toca à gramática.
EDIT: Quero deixar claro que não sou apologista de satanismos nem adorações do género, apenas usei o argumento do referido satanismo pois é o mais comum e usado quando se aborda o Metal.
Última edição por Grimord [RIP] em segunda jun 18, 2007 1:55 pm, editado 1 vez no total.
- jaymz
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça jun 27, 2006 12:23 pm
- Contacto:
Quanto a isto apenas tenho a dizer que os extremos invariavelmente se tocam. Uma ditadura de extrema esquerda é em tudo semelhante a uma de extrema direita excepto a cor e o metal extremo só é diferente do gangsta rap (hip hop extremo) na sonoridade porque em termos de ideologia é bastante semelhante.
- BlessedInHell
- Participante
- Registado: domingo jun 10, 2007 9:39 pm
- Contacto:
Os meus filhos por mim podiam ouvir metal, mas, se possível, sem nada de "satanices". (a minha opinião sobre isso pode ser contestada aqui no fórum, mas não, não gosto de músicas que tenham letras satânicas ou whatever. Não por ser um religioso fanático, pq não sou. Mas sim, por ser agnóstico e achar que a Igreja é tudo uma cambada de mentirosos. Não ataco Jesus Cristo ou a Virgem Maria, simplesmente os padres que tentam ganhar a vida á conta das pessoas insensatas e de mente retrógada que acreditam fielmente naquilo sem meter alguma dúvida, mas penso que não devia de haver um ataque verbal a uma figura, supostamente angelical.)
Contudo, se o meu filho ouvisse hip hop e fosse um "soç", era automaticamente posto fora de casa.
PS: És gay, Grimord. Faz-me uma sig.
\m/
Contudo, se o meu filho ouvisse hip hop e fosse um "soç", era automaticamente posto fora de casa.

PS: És gay, Grimord. Faz-me uma sig.
\m/
- Swaeeza
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: segunda jun 04, 2007 8:27 pm
- Contacto:
Re: Metal VS Hiphop?
Ora, temos hip hop e hip hop.
Essas letras estio hip hop americano são de facto más. Induzem ao roubo, ao racismo, ao machismo e a todas essas coisas más que ainda possam advir.
É graças a isso que vejo putos a dizerem q vivem no gheto [sem saberem o que isso é na realidade], é por isso que os vejo a roubarem uns aos outros só para terem estilo, só para serem bem vistos.
Não será apenas a música o principal impulso desse tipo de comportamentos, mas de certeza que é uma boa ajuda.
Depois tens a outra vertente, umas letras mais reais, letras que fazem críticas. Letras que até não são assim tão más (fica o exemplo)
Da mesma maneira que tens metal que chega a ser ridiculamente satanico.
Então, quando tiver filhos e eles já tiverem idade pa ouvir música.
Hip hop "americano" está completamente fora de questão.
E também nao os vou deixar a ouvir metal satanico. isso é pa darem em loucos.
E tenho dito!
Essas letras estio hip hop americano são de facto más. Induzem ao roubo, ao racismo, ao machismo e a todas essas coisas más que ainda possam advir.
É graças a isso que vejo putos a dizerem q vivem no gheto [sem saberem o que isso é na realidade], é por isso que os vejo a roubarem uns aos outros só para terem estilo, só para serem bem vistos.
Não será apenas a música o principal impulso desse tipo de comportamentos, mas de certeza que é uma boa ajuda.
Depois tens a outra vertente, umas letras mais reais, letras que fazem críticas. Letras que até não são assim tão más (fica o exemplo)
Da mesma maneira que tens metal que chega a ser ridiculamente satanico.
Grimord Escreveu:Ora, comparando as duas... Qual delas é que vocês preferiam que os vossos filhos ouvissem e vissem na televisão a toda a hora? E porquê? Será a música do "diabo" assim tão negativa?
Então, quando tiver filhos e eles já tiverem idade pa ouvir música.
Hip hop "americano" está completamente fora de questão.
E também nao os vou deixar a ouvir metal satanico. isso é pa darem em loucos.
E tenho dito!
"A doçura que encanta e o prazer que assassina."
Compreendo perfeitamente o que queres dizer Swaeeza.
Mas o "satanismo" não está em todo o tipo de letra de Metal, nem de perto... Por isso, confrontei os famosos "podres" do metal, com os "podres" do hiphop. E a ideia principal é a de que, mesmo sendo algumas músicas de índole satânica, elas não passam de liberdade de religião, pois cada um pode seguir o deus que bem entender, da forma que mais lhe agradar... Outra coisa é passar uma imagem de que andar por aí a dar tiros, a consumir drogas e fazer tudo por dinheiro é algo positivo.
Mas o "satanismo" não está em todo o tipo de letra de Metal, nem de perto... Por isso, confrontei os famosos "podres" do metal, com os "podres" do hiphop. E a ideia principal é a de que, mesmo sendo algumas músicas de índole satânica, elas não passam de liberdade de religião, pois cada um pode seguir o deus que bem entender, da forma que mais lhe agradar... Outra coisa é passar uma imagem de que andar por aí a dar tiros, a consumir drogas e fazer tudo por dinheiro é algo positivo.
- Swaeeza
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: segunda jun 04, 2007 8:27 pm
- Contacto:
Grimord Escreveu:Compreendo perfeitamente o que queres dizer Swaeeza.
Daí surge outro assunto: as precipitações, quando se fala em metal, pensa se no satanismo e quando se fala em hip hop pensa-se em crimes e coisas do género. Esta mal!

Mas, continuando no tópico, são duas filosofias distintas em termos ideológicos, mas que se aliam à música ou à sonoridade para transmitir os seus ideais.
"A doçura que encanta e o prazer que assassina."
- Joe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
- Contacto:
Os meus filhos, se os tiver, que ouçam o que quiserem e gostarem. Se tudo correr bem espero que sejam inteligentes e que escolham o que for melhor para eles.
Isto por aqui quem anda aos tiros e às facadas é o pessoal do folclore e do pimba.
Isto por aqui quem anda aos tiros e às facadas é o pessoal do folclore e do pimba.

Última edição por Joe em segunda jun 18, 2007 2:23 pm, editado 1 vez no total.
Don't talk to strangers...
- meninobesta
- Administrador
- Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
Joe Escreveu:Os meus filhos, se os tiver que ouçam o que quiserem e gostarem. Se tudo correr bem espero que sejam inteligentes e que escolham o que for melhor para eles.
podes crer! se os meus pais me deram liberdade de ouvir o que eu quis, espero ter esse mesmo bom senso no futuro!
quanto a satanisses e quejandos, isso é mais fumo que fogo!
god's business, witchfinding!
podes crer! se os meus pais me deram liberdade de ouvir o que eu quis, espero ter esse mesmo bom senso no futuro!
quanto a satanisses e quejandos, isso é mais fumo que fogo!
Não disse aquilo para ser levado à letra.. Foi mesmo no sentido de ver muitos pais a dizer que não querem que os filhos deles ouçam "satanices"... Cada um ouve o que quer. O propósito deste post, que parece não ter sido entendido, é mesmo o facto de se achar muito correcto que músicas que incentivam ao consumo de drogas, violência, roubo, machismo, etcetc sejam passadas em montes de canais, durante o dia inteiro.
- Postmortem
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm
Como já te tinha dito, penso que existem extremos de ambos os lados, temos o caso da velha inner circle do euronymous, que queimava igrejas, assassinava não só eclesiásticos como também muitas vezes executavam assassinatos casuais, por pura vontade. Em portugal a uns anos falou se de black metal, de profanação de campas perto de Barroselas (ainda estava o swr num estado embrionario xD) e dos acontecimentos na escandinávia... apesar de ser jovem na altura recordo me das entrevistas, e já tive a oportunidade de as rever na net, e questiono-me acerca da cobertura que os media têm face ao assunto. Sim, todos nós sabemos acerca dos roubos que nos cercam, seja na escola a amigos nossos, ou quando vamos a passar na rua a crianças, ou ate mesmo quando na televisão vemos uma "rusga" a um bairro social degradado, mas porque então nunca existiu nenhuma reportagem associando o tipo de atividade criminosa perpetuada nos "ghettos" com a musica "do ghetto"? se num caso isolado em tempos um jovem foi preso por um crime de assassinato, e este tipo de atuação levou a uma reportagem da sic e da tvi, porque então não merece a cultura underground do hip hop uma critica social severa e castrante na televisão? sim, porque muitos foram aqueles olhados de lado na altura, eu tive a sorte de não viver esses tempos, mas pude testemunhar familiares proximos que os viveram. Pensam então que se trata de um tipo de rotulagem a priori?
- Nasal Penetration
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jul 28, 2005 8:12 pm
- Contacto:
hmm acho que em nada tem haver o hip hop com o metal como já vi aqui alguns comentários, claro que isto é tudo acerca da mrd do hip hop tar na moda, porque as letras são directas e vinda de gente sem "miolos" para as inventar com capacidade para cada um ver a música á sua maneira, mas por outro lado os putos gostam porque é directa e é a ideologia dos putos das escolas querem ter a faceta dos negocios obscuros e do terem um caracter forte e agressivo quando na realidade nao passam de uns putos mimados que nasceram com tudo.... 

- Joe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
- Contacto:
UndersavE Gonçalo Escreveu:hmm acho que em nada tem haver o hip hop com o metal como já vi aqui alguns comentários, claro que isto é tudo acerca da mrd do hip hop tar na moda, porque as letras são directas e vinda de gente sem "miolos" para as inventar com capacidade para cada um ver a música á sua maneira, mas por outro lado os putos gostam porque é directa e é a ideologia dos putos das escolas querem ter a faceta dos negocios obscuros e do terem um caracter forte e agressivo quando na realidade nao passam de uns putos mimados que nasceram com tudo....
Isso até dá uma letra e tudo.

Don't talk to strangers...
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 10 visitantes