Lisboa é a capital mais segura da Europa

coragem [RIP]

Lisboa é a capital mais segura da Europa

Mensagempor coragem [RIP] » terça fev 06, 2007 5:37 pm

Segundo o diário digital

"Lisboa é a capital mais segura da Europa, onde apenas 10% dos inquiridos num estudo do Instituto Gallup afirmaram ter sido vítimas de delitos comuns. A sondagem revela ainda que Espanha é o país da União Europeia com menor taxa daquele tipo de crimes, seguida por Hungria e Portugal.
O estudo – realizado por telefone junto de 40.000 cidadãos em 18 Estados membros – revela que 9% dos espanhóis e 10% dos portugueses e húngaros inquiridos disseram já ter sido vítimas delitos comuns.

A Irlanda, Reino Unido, Estónia, Dinamarca e Holanda lideram a classificação, com cerca de 20% dos inquiridos a indicarem ter sido directamente alvo de delitos comuns no último ano.

A média comunitária situa-se em 15%, o que representa uma forte redução em relação ao pico de 21% que se registou em 1995. A Bélgica é o único país analisado que contradiz esta tendência de baixa.

Quanto aos problemas relacionados com drogas, Espanha é dos países mais afectados com 15%, apenas atrás de Grécia e Luxemburgo, tal como a nível dos assaltos, atrás da Irlanda, Estónia e Grécia.

Quando inquiridos sobre se tinham estado em contacto com material relacionado com o uso de drogas, por exemplo encontrando seringas em jardins, os portugueses, gregos, luxemburgueses, espanhóis e italianos lideram a lista das respostas afirmativas.

Quanto ao furto de objectos de automóveis, Portugal lidera juntamente com a Estónia, Reino Unido e Irlanda.

Em relação aos crimes racistas na UE, a média ronda os 10%, com a Bélgica a destacar-se com 20%.

Apesar de se ter registado uma redução das taxas de criminalidade, 30% dos inquiridos asseguram não se sentirem seguros nas ruas.

Esta percepção é especialmente aguda em Portugal, Luxemburgo, Itália e Estónia.

No entanto, o estudo situa Lisboa como a grande cidade mais segura da UE, seguida por Atenas e Budapeste (13%) e Madrid (14%)

Em contrapartida, Londres é a cidade menos segura, onde 32% dos inquiridos disseram ter sido vítimas de delitos comuns em 2005 (Nova Iorque regista 23% e Istambul 18%).

A sondagem, publicada segunda-feira, foi elaborada por um consórcio liderado pelo Gallup em que participaram também, entre outros, o instituto da ONU especializado em questões de Justiça e Interior (UNICRI), e o instituto Max Planck, e contou com financiamento da Comissão Europeia. "

Sickness
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 20, 2006 11:06 pm

Mensagempor Sickness » terça fev 06, 2007 5:57 pm

Confesso-me surpreso. Se isto é seguro faço ideia o que nao é seguro

Viriatus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jun 28, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor Viriatus » terça fev 06, 2007 6:07 pm

Quando fui a Londres senti-me bem mais seguro do que em Lisboa vá-se lá saber porquê... :roll:

a semana passada em Lisboa uma amiga minha foi assaltada a 50m da porta de casa :?

vírgula
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 16, 2004 8:15 pm
Contacto:

Mensagempor vírgula » terça fev 06, 2007 6:08 pm

Há uns tempos atrás referi isso neste fórum e caíram-me em cima.
Acho que em Lisboa, mais que insegurança, existe um medo exagerado em relação à mesma.
I see no fascination, I see no spark of light. Their toys are showered down like acid rain, but the beams will corrode, and we will fall.

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » terça fev 06, 2007 6:08 pm

Não vejo grande novidade. Apesar do sentimento de insegurança que se vive em Lisboa, há muitas cidades por essa Europa fora bastante piores. Do sentimento de insegurança até insegurança propriamente dita ainda vai muito.
Imagem

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » terça fev 06, 2007 6:10 pm

Viriatus Escreveu:a semana passada em Lisboa uma amiga minha foi assaltada a 50m da porta de casa :?

Aqui no porto moro numa zona supostamente "bem" e já me tentaram assaltar 3 vezes a 5 metros de casa :D

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça fev 06, 2007 6:14 pm

desconfio que os inquiridos estavam a ser induzidos à resposta através de uma naifa encostada ao pescoço...

já agora DT, que outras cidades conheces por essa europa fora para suportares essa afirmação?

ishukur, a única vez que fui assaltado no Porto foi exactamente na rua paralela à tua (M.G.Costa)... agora que penso melhor, o cabecilha do bando era algo parecido contigo

mais a sério, o estudo até é capaz de ser algo verdadeiro...

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » terça fev 06, 2007 6:19 pm

Conhecimento aprofundado não tenho mas sempre que ouço falar em estatísticas de crime e comparações com cidade europeias vêm sempre com a mesma história.

E mesmo viver numa cidade não te dá um conhecimento total sobre a sua segurança.
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça fev 06, 2007 6:21 pm

Penso que as experiências pessoais não devem ser generalizadas. Os dados são estatísticos e as estatísticas valem o que valem, mas penso que sim, Lisboa é uma cidade relativamente segura. Não compatrem com Paris, Londres ou Berlim, ou memso madrid.

Não se esqueçam que agora há um dado novo a acrescentar aos dados da segurança que é o terrorismo, e aí ganhamos aos pontos... Até ver... :P
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Ishkur » terça fev 06, 2007 6:23 pm

Bronze Escreveu:ishukur, a única vez que fui assaltado no Porto foi exactamente na rua paralela à tua (M.G.Costa)... agora que penso melhor, o cabecilha do bando era algo parecido contigo

Aaaaaah... Bons velhos tempos... :mrgreen:

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » terça fev 06, 2007 6:25 pm

Esses sítios são todos prós meus lados. Imagem
Imagem

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » terça fev 06, 2007 6:26 pm

A mim nunca me roubaram nada, nunca me ameaçaram, nada...

Lá se vai um dos argumentos da E.D.!

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Ishkur » terça fev 06, 2007 6:28 pm

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:Esses sítios são todos prós meus lados. Imagem

Tu por acaso tás relativamente perto do Aleixo :P

AnneGwish [RIP]

Mensagempor AnneGwish [RIP] » terça fev 06, 2007 6:29 pm

Giro, giro - NOT - é ver os meninos do Garcia e do Rosário a irem para casa descalços e sem telemóvel porque, mal dê o toque de saída, estão os gunas à espera ao portão.
Eu, que por acaso andei no Rosário, nunca tive problemas desses porque foi na minha fase de adolescente badass.

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » terça fev 06, 2007 6:31 pm

O Garcia e o Rosário ficam aonde?
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes