Greves

great_king_rat
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta out 19, 2007 11:35 am

Mensagempor great_king_rat » sábado nov 17, 2007 10:27 pm

Vou fazer 6 anos - sou muito precoce...

MORTAL SIN
:headbanger:

No-one finds their peace of mind
Manipulation of mankind
An indication of the blind
There’s no answer you will find

Freedom of choice, freedom of mind
Freedom of speech don’t waste our time
We know what we want
We’ll take it in our stride

Money making is what it takes
It’s your decision there’s no mistakes
Hear the voices crying out
You’ll see the poor go without

Don’t ask them the reason why
They’ve all the power money can buy
Don’t ask them to split their share
Don’t waste your time ‘cos they don’t care

Destitution is not a crime
Revolution’s a waste of time
Administrastions enjoy the ride
The government is on their side
Don’t ask them the reason why
They’ve all the power money can buy

The rich get richer, the poor stay poor
The rich get richer always wanting more
The rich get richer, the poor stay in poverty
Why did they decide to call it a democracy

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » sábado nov 17, 2007 10:49 pm

Einherjer Escreveu:pela minha experiencia e pelo que vejo, nao acho que valorizem.
sabes o que e trabalhar num hipermercado em portugal? e trabalhar muitas horas acima do que foi contratado e para mim, quem exige que um colaborador trabalhe mais horas que aquelas que lhe sao pagas e simplesmente um ladrao.

Sou um péssimo interlocutor nesta matéria. É que eu saí de casa aos 16 anos e vim para Lisboa trabalhar e estudar. Fiz de tudo um pouco desde repositor em hipermercados até trabalhar nas obras e ao fim de semana a servir mesas em restaurantes. Eu até agradecia quando me pediam para fazer horas pois era mais dinheiro que ganhava. Não pagam nada de especial mas nunca deixaram de me apoiar nos estudos. Como em tudo, tens de ter sorte nas pessoas que encontras e eu tive essa sorte. Nunca ninguém me impediu de faltar para ir aos exames ou às frequências.

Einherjer Escreveu: Sao escalas diferentes e nao apontas bem a questao. para fundarmos a clinica e claro que teremos que nos financiar na banca, mas vamos tentar que seja o menos possivel. mas se porventura formos bem sucedidose o dinheiro comecar a entrar imagina que comecamos a expandir. uma das hipoteses que temos e amealhar os lucros e ao inves de criar um fundo proprio para investir meto todo o dinheiro ao bolso, financiando novas clinicas ou expansoes na actual atraves da banca oferecendo a clinica como garantia.

e claro que depois, se a coisa tremer, la tenho eu de comecar a despedir pessoal porque nos meus fundos ninguem toca. e um direito que me assiste e certo, mas tu percebes o que quero dizer.

Estás a desvalorizar a concessão de credito por parte da Banca. Achas que eu meto algum credito numa empresa que esteja descapitalizada por força da retirada de dinheiro para os bolsos dos sócios? Achas que a clinica é garantia suficiente para isso? Se te referes ao imóvel esquece pois o Banco não é agência imobiliária. Mas se quiseres saber mais sobre este assunto envia-me um PM com as tuas questões.

Einherjer Escreveu:por vezes despedimentos sao inevitaveis, mas outras vezes estes acontecem porque alguem nao prescinde de uma "migalha"que para outros representa comida na mesa e um teto sobre a cabeca.

acho que isto nao esta certo, mas isto sou eu que sou um poeta... :S

Concordo contigo e aflige-me sobretudo situações que nem precisam de ser como as que indicaste de auto riqueza por parte de alguns empresários. É horrível assistir às dificuldades que muitas empresários sérios têm para manter o seu negócio e pagar aos seus funcionários.

Mas agora coloco-te outro problema. Como podes repartir a riqueza de forma justa? Tiras aos ricos para dar aos pobres? E como é que o vais dar aos pobres ? Sob que critérios ?

O Great King Rat de certeza que quer uma boa fatia :lol:

Este papel cabe ao Estado mas para isso tens de ter um Estado com capacidade financeira e estabilidade politica para o conseguir fazer.

E volto a insitir, o papel de cada um de nós é fundamental e quem não quiser trabalhar ou for corrupto, como alguns dos casos que indiquei, não pode beneficiar desta riqueza na mesma proporção.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sábado nov 17, 2007 10:52 pm

great_king_rat Escreveu:Vou fazer 6 anos - sou muito precoce...

Já tinha percebido!

StabatMatter
Registado: terça nov 13, 2007 2:26 pm

Mensagempor StabatMatter » sábado nov 17, 2007 11:06 pm

Pedro Lopes Escreveu:E volto a insitir, o papel de cada um de nós é fundamental e quem não quiser trabalhar ou for corrupto, como alguns dos casos que indiquei, não pode beneficiar desta riqueza na mesma proporção.

O teu grande problema começa precisamente no Governo.Quem deve dar o exemplo, dá o pior exemplo que se pode ter.Basta vermos as faltas na Assembleia, as viagens, o despesismo exacerbado em termos de Ministérios, as contratações excessivas de assessores de assessores de secretários de ajudantes e afins.

Achas justo um deputado ter a reforma por inteiro em menos de 10 anos?
Não é o Estado o primeiro a ensinar a ser corrupto e a seguir o caminho mais fácil?
Achas justo e possível que explorem os recibos verdes e obriguem trabalhadores a contrariar a própria lei que rege os mesmos?
Achas justo financiarem projectos megalómanos e esquecerem-se de necessidades básicas?
Ou de fecharem maternidades e cortarem subsídios a regimentos de Bombeiros?
De colocarmos mais polícias num caso em 6 meses, do que noutro em 10 anos?

Gosto imenso do que escreves, realmente dás uma visão muito racional e positiva.

Certo é que existem emrpesários, políticos e cidadãos honestos e desonestos.Como é que separas cada um e com que critérios?

Eu sou um firme apoiante do "ganha mais, paga mais".Só para teres uma ideia, o meu ex-patrão tem um iate que custou perto de 320 mil contos.Mas é certo e sabido (aliás ele gabou-se disso) que tinha os filhos num infantário social (o que só pode/deve acontecer com pessoas com certos rendimentos).Agora pergunto eu, sendo isto quase surreal, como é que lidamos com estas situações?

Outro exemplo que te dou, é o infantário onde a minha mãe trabalha.Basicamente funciona consoante o agregado familiar e os rendimentos da família.Ou seja, se tiveres rendimentos altos e agregado pequeno, pagas mais do que quem tenha um rendimento baixo e um agregado igual (ou maior, mas isso já é conforme o rendimento).Não achas isto um exemplo justo?

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo nov 18, 2007 1:01 am

StabatMatter Escreveu:O teu grande problema começa precisamente no Governo.Quem deve dar o exemplo, dá o pior exemplo que se pode ter.Basta vermos as faltas na Assembleia, as viagens, o despesismo exacerbado em termos de Ministérios, as contratações excessivas de assessores de assessores de secretários de ajudantes e afins.

Infelizmente é um problema não só do governo mas da nossa classe politica e da forma como a nossa democracia se deixou aprisionar por aparelhos partidários que são autenticas piranhas.

Costumo dizer que o nosso país vive próximo do regimo feudal onde existem os senhores nobres donos do forno, do lagar, do tanque, e que cobram ao povo cada vez que ele precisa de os utilizar.

Para conseguir combater estes senhores feudais precisas de outros nobres que tenham capacidade para lutar permitindo ao povo que ele possa utilizar o forno e o lagar de forma gratuita.

Acompanho de perto a classe politica desde o tempo de Cavaco Silva.

Acredita que muitas pessoas sabem que este problema existe e deve ser combatido mas batem numa muralha.

Isto só lá vai flexibilizando o aparelho do Estado por forma a permitir limpar as impurezas.

StabatMatter Escreveu:Gosto imenso do que escreves, realmente dás uma visão muito racional e positiva.

Estás a gozar?

StabatMatter Escreveu:Certo é que existem emrpesários, políticos e cidadãos honestos e desonestos.Como é que separas cada um e com que critérios?

Stabat , tem que ser o Estado a desenvolver critérios que permitam corrigir um sistema que penaliza sobretudo o trabalhador dependente e a classe média.

Alguns destes critérios estão em stand-by, outros já começam a ser postos em prática mas ainda ha um longo caminho a percorrer.

Estes critérios passam porr: Levantamento do sigilo bancário, apuramento de rendimentos de acordo com sinais exteriores de riqueza, cruzamento de dados relativos a bens ou artigos de luxo (carros, barcos, etc), controle sobre movimentos e participações de contas offshore, etc. (há mais algumas mas agora não me lembro).

Não vai ser fácil! Imaginas a pressão que determinados grupos de interesse vão fazer para evitar a entrada em vigor destas medidas!

Mas é fundamental que haja alguém com pulso forte para desenvolver este sistema que permite corrigir casos como o do teu patrão.

Abraços,

StabatMatter
Registado: terça nov 13, 2007 2:26 pm

Mensagempor StabatMatter » domingo nov 18, 2007 1:34 am

Não Pedro, não estou a gozar!Sou novo aqui, mas és dos poucos com quem estou a gostar de debater!

Quanto aos critérios, até quando vai durar esse stand-by e será que vão abranger toda a gente?

Realmente, faz falta um pulso forte, um Salazar (no bom sentido) não para tornar-mos à ditadura, mas para garantir que tudo se aplica conforme deve.Sem medos e sem pressões!

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » domingo nov 18, 2007 1:49 am

Ou seja, o que faz falta é um ditador justo, inteligente e manipulador (no bom sentido)

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » domingo nov 18, 2007 1:53 am

Estás a desvalorizar a concessão de credito por parte da Banca. Achas que eu meto algum credito numa empresa que esteja descapitalizada por força da retirada de dinheiro para os bolsos dos sócios? Achas que a clinica é garantia suficiente para isso? Se te referes ao imóvel esquece pois o Banco não é agência imobiliária. Mas se quiseres saber mais sobre este assunto envia-me um PM com as tuas questões.

o meu conhecimento do funcionamento da banca e muito limitado, mas nao acredito muito nessa frase acerca da imobiliaria. os bancos sao tudo o que der dinherio, ate ja sao prestadores de cuidados de saude. e claro que a um banco nao lhe interessa um T2 na baixa da banheira, mas um palacio pombalino perto do centro de lisboa ja podera ser apetecivel, nao? ou uma clinica (sonha Einherjer sonha) formada por dois pisos no saldanha residence completamente equipada?

seja como for, quando me referia a emprestimos estava a pensar noutra ordem de grandeza. nao acredito que o belmiro invista muito do "seu bolso" quando decide expandir ou adquirir novas empresas. ele procura financiar-se na banca dando como garantias bens e empresas da sonae. mas posso estar a dizer um disparate. ja e menos disparate quando verifico que por vezes sao concedidos financiamentos na ordem de milhoes porque "epa, andamos juntos no colegio".

claro que, quando a coisa da para o torto, em vez de se recorrer a um fundo proprio para segurar as pontas comecam os despedimentos e mesmo reducoes de salarios. imagina uma crise no bcp... aquela administracao absorve cerca de 90% dos gastos com pessoal. acreditas que alguns deles abdicariam de um pouco do seu queijo de modo a manter os postos de trabalho dos seus colaboradores? nao me parece...

e como combater isso? muito dificil porque o mercado (a mao invisivel :D)
e como um jogo de futebol (passe a fraca comparacao): quando uma equipa, por merito, batota ou o que o valha mete dois golos, e muito dificil para a outra equipa dar a volta ao jogo ainda que jogue melhor. olha, por exemplo, a microsoft.

enfim, tenho sono e, mais que o habitual, ja nao digo coisa com coisa...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo nov 18, 2007 7:46 am

Inmist Escreveu:Ou seja, o que faz falta é um ditador justo, inteligente e manipulador (no bom sentido)

Muitos suspiram por isso! :lol:

Mas a minha opinião é diferente. Uma vez que não temos oposição, os partidos de direita limitam-se a aguardar o regresso ao poder, tem de ser a sociedade civil a intervir de forma activa. Um pouco como fez a SEFIN no ataque à Banca.

Tenho umas ideias. Preciso que o meu filho mais novo cresça um pouco mais para as colocar em prática.

Depois vou precisar de ti, do Einherjer e de todos quantos queiram manifestar o seu desagrado pelo clientelismo e pela corrupção.

Abraços,

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo nov 18, 2007 8:00 am

StabatMatter Escreveu:
Quanto aos critérios, até quando vai durar esse stand-by e será que vão abranger toda a gente?

Realmente, faz falta um pulso forte, um Salazar (no bom sentido) não para tornar-mos à ditadura, mas para garantir que tudo se aplica conforme deve.Sem medos e sem pressões!

Alguns já estão em prática como a tributação dos suprimentos (que me esqueci de indicar em cima) e a investigação de práticas de corrupção (Operação Furacão) e penso que no próximo ano já será possivel ao Director de Finanças local investigar sinais exteriores de riqueza.

Dou-te um exemplo, recentemente, uma empresa de construção aqui da zona sul foi investigada porque os seus sócios apareceram com carros de alta cilindrada e belas moradias. A investigação apurou em impostos devidos ao Estado cerca de 5 milhões de euros. A empresa está para fechar. São cerca de 80 trabalhadores (directos e indirectos) que ficam sem emprego. Isto para mim era cadeia com os sócios.

Já agora, estes impostos diziam respeito a vendas de imóveis escriturados abaixo do valor real da transacção. Ou seja, para além do construtor, também as pessoas que compraram os imóveis tiveram que ir às finanças corrigir e pagar os valores de IMT. Afinal não foi só o construtor que agiu incorrectamente.

Se todos nós tivessemos uma atitude de pressão sobre os construtores quando vamos comprar casa, certamente que deixava de haver fuga aos impostos nestes casos.

Quanto ao pulso forte, esse tem de pertencer à sociedade civil e não a um determinado individuo.

Esta ideia de colocar as culpas no governo e ficar à espera que o estado resolva os nossos problemas ainda são heranças de Salazar.

Mas, quando temos um povo que volta a colocar no poder autarcas corruptos o que havemos de fazer?

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo nov 18, 2007 8:31 am

Einherjer Escreveu: o meu conhecimento do funcionamento da banca e muito limitado, mas nao acredito muito nessa frase acerca da imobiliaria. os bancos sao tudo o que der dinherio, ate ja sao prestadores de cuidados de saude. e claro que a um banco nao lhe interessa um T2 na baixa da banheira, mas um palacio pombalino perto do centro de lisboa ja podera ser apetecivel, nao? ou uma clinica (sonha Einherjer sonha) formada por dois pisos no saldanha residence completamente equipada?

Acredita no que te digo. A Banca também evoluiu e aprendeu com os erros que cometeu no inicio dos anos 90. Eu já recusei operações de credito em que o sócio me entregava como garantia exactamente o mesmo dinheiro que me estava a pedir emprestado :wink:

Os recentes problemas de falta de liquidez e a implementação dos acordos de Basileia vão regulamentar ainda mais o acesso ao credito.

Hoje em dia é impensável conceder credito a uma empresa sem que esta tenha as suas peças contabilisticas devidamente em ordem.

No imobiliario então dou-te a certeza absoluta que, por muito bom que seja o imóvel, ninguém te empresta dinheiro se não conseguires provar que o teu negócio gera cash-flow suficiente para pagar o capital mais os juros ao Banco.

O imóvel é apenas uma garantia! Faz inclusive parte das funções da Banca dizer ao empresário: "Não se meta nisso!"

Já tive várias pessoas que me agradeceram o facto de lhes recusar credito pois fiz-lhes ver que o negócio em que se estavam a meter tinha variáveis para as quais não tinham pensado.

Mais um exemplo:

Um casal que infelizmente ficou sem emprego veio ter comigo para pedir dinheiro para comprar um café em trespasse:

"Quanto é que vos estão a pedir pelo trespasse?"

"150.000,00 Euros"

"Quanto precisam?"

"100.000,00 Euros, o resto nós temos algumas poupanças e damos a nossa casa como garantia ao Banco. Vale 140.000,00 Euros"

"Quanto factura o café por dia?"

"Não sabemos"

"Bem, se vocês tivessem que pagar apenas prestação + renda do estabelecimento + ordenados + custos variaveis, voces ficariam com um encargo mensal de 4.000,00. Se vocês ganham em cada café 0,25 Euros quantos cafés precisam de vender para pagar este encargo?"

Desistiram de imediato. Arranjaram emprego e orientaram a sua vida.

Hoje em dia são meus amigos pessoais.

Einherjer Escreveu:seja como for, quando me referia a emprestimos estava a pensar noutra ordem de grandeza. nao acredito que o belmiro invista muito do "seu bolso" quando decide expandir ou adquirir novas empresas. ele procura financiar-se na banca dando como garantias bens e empresas da sonae. mas posso estar a dizer um disparate. ja e menos disparate quando verifico que por vezes sao concedidos financiamentos na ordem de milhoes porque "epa, andamos juntos no colegio".

Não estás a dizer propriamente um disparate mas tens uma visão deturpada desses grandes investimentos.

Quanto ao credito concedido aos amigos isso é uma realidade em alguns bancos (no Santander isso é impensável) mas não tem a expressão que julgas.

Einherjer Escreveu: claro que, quando a coisa da para o torto, em vez de se recorrer a um fundo proprio para segurar as pontas comecam os despedimentos e mesmo reducoes de salarios. imagina uma crise no bcp... aquela administracao absorve cerca de 90% dos gastos com pessoal. acreditas que alguns deles abdicariam de um pouco do seu queijo de modo a manter os postos de trabalho dos seus colaboradores? nao me parece...

Agora sim estás a dizer um disparate. Não queres com certeza dizer 90%? De qualquer forma, desde o inicio que os accionistas se manifestaram contra os salários dos administradores que serão agora reduzidos para cerca de 30% do que ganham actualmente.

Einherjer Escreveu: e como combater isso? muito dificil porque o mercado (a mao invisivel :D)
e como um jogo de futebol (passe a fraca comparacao): quando uma equipa, por merito, batota ou o que o valha mete dois golos, e muito dificil para a outra equipa dar a volta ao jogo ainda que jogue melhor. olha, por exemplo, a microsoft.

o que se passa com a microsoft?

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » domingo nov 18, 2007 11:18 am

em relacao aos salarios, possivelmente foi uma posta que li em qualquer lado e nao corresponde bem a realidade... no entanto nao e assim tao dificil de o imaginar pois uma administracao nao e so composta pelos senhores da mesa, cada um deles possuira uma vasta equipa por tras. mas dou de barato que nao sejam nem 90%, nem 80% nem o que o valha... tanto ganhavam demasiado que ja levaram a talhada, ainda para mais, desde a muito que nao o mereciam...

eu nao teria problemas se os administradore absorvessem ate 99% das custas com pessoal, desde que os seus trabalhadores, desde o faxineiro ate ao corrector, ganhassem o suficiente para ter uma vida digna e nao fosse abusado nas horas de trabalho (quando trabalhasse mais horas recebia mais...).

em relacao a microsoft, esta e a prova de que "a mao invisivel" nao funciona assim tao bem... a microsoft tem poderio economico suficiente para abafar qualquer concorrente e sempre o fez sem apelo nem agravo, desde baixar o preco dos seus produtos, oferecer salarios milionarios a pessoas chave nas empresas da concorrencia (o caso borland foi famoso), e muitas outras coisas boas. tiveram todo o merito em la chegar, mas, a menos que uma china, por exemplo, mande a ms as urtigas e adopte como SO oficial um outro sistema operativo, sera quase impossivel a microsoft ser destronada pois esta tem o mercado pelos... *aham*

nah, o mercado livre e uma falacia, e quando vejo individuos a baterem-se por um mercado livre e desregulado e como se o bully da escola reclamasse a ausencia de continuas no recreio... :)
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » domingo nov 18, 2007 1:07 pm

Como funcionário publico já so apetece é estar calado e baixar as calças.
Don't talk to strangers...

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » domingo nov 18, 2007 3:44 pm

Joe Escreveu:Como funcionário publico já so apetece é estar calado e baixar as calças.

Porque dizes isso?

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » segunda nov 19, 2007 9:44 am

Parece-me que em vez de querer melhorar aa sua vida, o Português como sempre quer é foder os outros, por isso baixo as calças para quem quiser meter a pilhinha. Tragam a vaselina que não ganho para isso.
Trabalho bastante, e faço o melhor que posso, considero-me responsável, bem educado e tudo o mais, tenho vários chefes que quanto a mim fazem parte do problema, eu faço parte da solução, porque considero-me mesmo uma pessoa competente. Quanto às greves em si, concordo com a ideia da Intifada, por exemplo as greves à sexta feira tiram credibilidade às mesmas, porque é fácil assim reduzir o seu significado a um mero fim de semana alargado. Por isso devem ser ponderadas e sobretudo "sentidas" pelos funcionários da forma correcta, e não como apenas um dia em casa. Eu não abdico desse meu direito sempre que o achar pertinente. Um exemplo do País que temos, aqui onde trabalho existem 3 "chefes" para três funcionários.
Don't talk to strangers...

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes