Lingua Portuguesa unificada em 2008

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta dez 13, 2007 12:09 pm

vírgula Escreveu:Vamos lá ver: o que me acontece se eu escrever "pharmacia"? Alguém me multa? Alguém me prende? Não, porque a ortografia oficial serve em primeiro lugar para se usar em documentos oficiais.

Claro que não se aplica a um opinador profissional, mas aqui vai uma ideia maluca: escola, correcções, notas.
OH NOS É UMA MULTA :o

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta dez 13, 2007 12:23 pm

Eu por mim vou sempre escrever como aprendi na escola primária e ainda antes quando a minha mãe me ensinou!
E o que é mais engraçado é ninguém me corrige, portanto pelo menos na minha geração e pelos mais velhos, posso escrever sempre como aprendi que está tudo bem!
Vai ser difícil é compreender certas palavras que por perderem certas letras ou acentos perderão completamente o sentido!
Mas acho a intenção boa para preservar a nossa língua, se não daqui por uns 100 anos o "brasileiro" crescerá como língua autónoma e aí- adeus reconhecimento da língua portuguesa de Portugal no Mundo.

LuiSlayer [RIP 2009/03/27]

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » quinta dez 13, 2007 2:00 pm

Vooder Escreveu:Vai ser difícil é compreender certas palavras que por perderem certas letras ou acentos perderão completamente o sentido!

Não sei onde leste ou viste isso. O acordo ortográfico tem partes dedicadas exactamente a impedir que isso aconteça, tanto no Português de Portugal, como no das outras comunidades que têm o Português como língua oficial.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta dez 13, 2007 4:40 pm

lê o 1º post

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » quinta dez 13, 2007 6:41 pm

Vooder Escreveu:lê o 1º post

Já o tinha lido... Não vejo nenhum ponto onde as palavras "percam completamente o sentido."

alcore
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 02, 2005 11:44 am
Contacto:

Mensagempor alcore » quinta dez 13, 2007 7:05 pm

LuiSlayer Escreveu:

Já o tinha lido... Não vejo nenhum ponto onde as palavras "percam completamente o sentido."

Tens um exemplo simples a nível escrito:

facto e fato.

Não é que faça perder totalmente o sentido, mas que ao início vai ser um nó no cérebro para ler algumas coisas isso vai...
Don't waste my time...

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » quinta dez 13, 2007 7:10 pm

alcore Escreveu:
LuiSlayer Escreveu:

facto e fato.

Não é que faça perder totalmente o sentido, mas que ao início vai ser um nó no cérebro para ler algumas coisas isso vai...

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como em “acção”, “acto”, “adopção” e “baptismo”. O certo será ação, ato, adoção e batismo.

Em Português, o "c" é pronunciado em "facto" (notícia, acontecimento,...) para o distinguir de "fato" (traje, vestimenta de gala,...). Essas palavras vão-se manter como estão.

alcore
Contacto:

Mensagempor alcore » quinta dez 13, 2007 7:18 pm

LuiSlayer Escreveu:
alcore Escreveu:
LuiSlayer Escreveu:

facto e fato.

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como em “acção”, “acto”, “adopção” e “baptismo”. O certo será ação, ato, adoção e batismo.

Em Português, o "c" é pronunciado em "facto" (notícia, acontecimento,...) para o distinguir de "fato" (traje, vestimenta de gala,...). Essas palavras vão-se manter como estão.

Tens razão, estava a pensar nesse e em acto / ato! :oops:
Este é que é o correcto!

btw isto vai ser bom para os jovens estudantes de hoje, vai diminuir o número de erros ortográficos! :idea:
É pena ainda não substituirem alguns "s" por "x", senão era sucesso garantido... :roll:
Don't waste my time...

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » quinta dez 13, 2007 7:24 pm

alcore Escreveu:É pena ainda não substituirem alguns "s" por "x", senão era sucesso garantido... :roll:

Disso não tenhas a menor dúvida! Recebo cada mensagem que até me arrepio...

"xim", "vaix", "paxax" e etc...

LOLOLOLOL

aericura
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça dez 04, 2007 6:19 pm
Contacto:

Mensagempor aericura » quinta dez 13, 2007 7:49 pm

Já batalhei tanto esse assunto que se tornou impossível demonstrar a minha incredulidade perante tamanha patetice.
Não sei se já alguém postou, mas aqui fica a petição, não sei se vai para a frente, mas penso que alguém se dê ao trabalho de imprimir as assinaturas e enviar ao Sr. Luís Amado.

http://www.petitiononline.com/naoacord/petition.html

Divulguem!

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » quinta dez 13, 2007 7:53 pm

aericura Escreveu:Já batalhei tanto esse assunto que se tornou impossível demonstrar a minha incredulidade perante tamanha patetice.
Não sei se já alguém postou, mas aqui fica a petição, não sei se vai para a frente, mas penso que alguém se dê ao trabalho de imprimir as assinaturas e enviar ao Sr. Luís Amado.

Divulguem!

Não vejo isto chegar a lado nenhum, mas bem..tem o meu voto.

aericura
Registado: terça dez 04, 2007 6:19 pm
Contacto:

Mensagempor aericura » quinta dez 13, 2007 7:58 pm

The Einherjar Escreveu:
aericura Escreveu:Já batalhei tanto esse assunto que se tornou impossível demonstrar a minha incredulidade perante tamanha patetice.

Divulguem!

Não vejo isto chegar a lado nenhum, mas bem..tem o meu voto.

Nem eu, mas olha uma petição sobre um dos casos mediáticos mais recentes (ou Esmeralda ou Iara, não me lembro agora) feito na net apareceu na tv, pode ser que tenhamos sorte uma vez na vida...
Imagem

Fear_Of_The_Daylight
Registado: quinta out 11, 2007 6:58 pm
Contacto:

Mensagempor Fear_Of_The_Daylight » quinta dez 13, 2007 8:39 pm

Desculpem não ter lido o tópico todo mas isso está a deixar-me indignado eu aprendi Português e vou ter de re-aprender ? Não Obrigado.
Continuo a escrever o meu mau português como aprendi na escola e como sempre usei , se quiserem aprendam eles o Português de Camões ó então é mesmo isso voltemos ao Português arcaico que assim ninguém se chateia

:twisted:

X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Contacto:

Mensagempor X-FrEaK » quinta dez 13, 2007 9:21 pm

2008 é um bom ano pa mudar de nacionalidade!!!

epa que ridiculo!se tivesse que haver uma unificaçao da lingua portuguesa, era porem todos os dialectos(Brasileiro,e os dialectos de africa) igual ao PORTUGUES ORIGINAL! Agora mudar a nossa lingua materna, que nasce, vive e morre conosco so para "podermos comunicar com os habitantes das nossas antigas colonias"?plz morram sff

alcore
Contacto:

Mensagempor alcore » quinta dez 13, 2007 9:46 pm

X-FrEaK Escreveu:2008 é um bom ano pa mudar de nacionalidade!!!

epa que ridiculo!se tivesse que haver uma unificaçao da lingua portuguesa, era porem todos os dialectos(Brasileiro,e os dialectos de africa) igual ao PORTUGUES ORIGINAL! Agora mudar a nossa lingua materna, que nasce, vive e morre conosco so para "podermos comunicar com os habitantes das nossas antigas colonias"?plz morram sff

Na minha modesta opinião, o que levou a que os sacrificados fossemos nós foi uma questão meramente numérica: os portugueses são menos logo é mais fácil serem eles a adaptarem-se...

Porque quer queiramos ou não a maior parte das mudanças vão de encontro ao português do Brasil!
Ainda não tinha tocado desta forma no assunto para não levar com o rótulo de nacionalista ou naçi, que nada tem a ver comigo! :wink:
Don't waste my time...

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes