Inmist Escreveu:otnemeM Escreveu:Inmist Escreveu:Agora que fui dar uma vista de olhos mais pormenorizada ao link que tu colocaste aqui é que me apercebi da existencia de vários tipos de diabetes. Isso de ser expontâneo parece-me que é a auto-imune. É a mais "esquisita" pois não se sabe dos motivos pelos quais o sistema imunitário "vê" as células do pancreas como "invasoras", atacando-as expontaneamente..
Não... auto-imune é quando a destruição das células beta (produtoras de insulina) se destroem de forma auto-imune num processo que envolve as células-T (salvo erro porque como estudo estas coisas por carolice e não por obrigação de saber endocrinologia ou microbiologia, posso cometer alguma imprecisão). Quando é espontâneo, a destruição ocorre de forma puramente espontânea/idiopática sem haver reacção auto-imune. Pode ser despoletado por coisas tão aparentemente simples como um forte abalo psicológico.
Células T ou Linfócitos T, é a mesma coisa. São componentes do sistema imunitário.
o termo "doença auto-imune" advém do sistema imunitário se virar contra o próprio corpo. No caso da Diabetes1 é contra as células beta do pancreas - como referiste e bem.
Em relação à ocorrencia de auto-destruição sem a intervenção do sistema imunitário de forma espontânea desconheço isso. Forte abalo psicológico... talvês. A força psicológica tem influencia em tudo.
Também se crê que haja pré-disposição genética.
As doenças suto-imunes são um dos campos da medicina que menos se conhece. Pode-se saber como actua o sistema imunitário, que deixou de reconhecer os antigenios de determinada célula como sendo os do seu corpo, atacando-os por isso, mas desconhece-se o que faz com que as células do sistema imunitário percam essa capacidade de reconhecer o que é seu do que não é... mutações no sistema imunitário devido a vírus? não se sabe...
Viste o meu post com a cura de cancro e diabetes?