central nuclear em portugal

devia haver central nuclear em portugal?

sim
70
50%
não
61
44%
(ainda) não sei
9
6%

Total de votos: 140

Human
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
Contacto:

Mensagempor Human » quinta fev 23, 2006 4:36 pm

otnemeM Escreveu:
Human Escreveu:o ideal seria apostar nas energias renovaveis, não na nuclear.

Que terão que impacto na dependencia dos fosseis, que demorarão quanto tempo a atingir essa %, que terão que custos *para o Governo* (logo para os contribuintes de forma imediata e directa) e que estarão (estariam) prontas quando?

boas perguntas. a resposta é facil... muito pouco, muito mais tarde e muito mais caro do que nao se perdesse tempo a construir projectos megalomanos.

mais uma vez as pessoas estão a pensar numa solução de longo prazo, para um problema presente.

e o dinheiro dos contribuintes será gasto de uma maneira ou de outra. prefiro pensar que será gasto numa maneira de evitar futuros problemas do que numa que é potencialmente perigosa.

Thormentor [RIP]

Mensagempor Thormentor [RIP] » quinta fev 23, 2006 4:40 pm

Eu digo sim, temos uma em Espanha aqui mesmo ao lado, se a coisa der para o torto nós já vamos levar e não é pouco...
Por isso, porque não fazer uma?

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » quinta fev 23, 2006 4:43 pm

Yes

UnknownOne
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 25, 2004 6:47 pm

Mensagempor UnknownOne » quinta fev 23, 2006 5:48 pm

eu vejo aqui as pessoas a dizerem para apostar nas alternativas...mas quais alternativas?! eolica? solar? eh pa, tudo bem, aproveitem lá isso para cumprir as normas comunitarias, mas apenas e só por isso!!

Nem sequer tentem comparar o output duma nuclear com qualquer das outras ditas "alternativas" pois têm graus de grandeza completamente diferentes! Enquanto que uma pequena rede de centrais nucleares serviria para substituir a quase totalidade das centrais actuais, o mesmo não é verdade para a eolica/solar pois o seu output é irrisorio, como se diz na giria, não passam de migalhas!

Outro dos argumentos apresentados é o do dinheiro gasto...com isto deduzo que nem sequer leram o meu primeiro post...não sei se ja se aperceberam mas vocês sabem o quão ridiculo é o estado ir gastar centenas de milhões de euros em energia eolica/solar quando esta não irá ter um peso substancial na rede electrica nacional?!

enfim...

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » quinta fev 23, 2006 5:51 pm

Contra!

Apostem-se em energias limpas, renováveis, ecológicas e amigas do ambiente! Temos o Sol, o vento, os rios, o mar... só falta coragem!

A curto prazo é um mau investimento (visão puramente económica), mas a longo prazo é sem qualquer dúvida o melhor e mais sensato!

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » quinta fev 23, 2006 6:06 pm

Claro que sim!

Tenho smp a sensação que quando o pessoal fala em energia nuclear pensam logo que vai desabar liquido nuclear verde sobre a cidade (too much simpsons ?). Depois a TV assusta o Zé povinho a dizer que uma central polui (é só vapor de agua..sabiam ?) e falam de desastres que aconteceram no passado quando a tecnologia era do tempo dos dinossauros....enfim.

Vejam os resultados nos Países mais avançados. Não tou a dizer que a energia nuclear vai resolver todos os nossos problemas e que vamos "cagar" nas energias renováveis e blblablablalba.

Espero que isto dê um passo em frente e não 3 para trás como é comum neste País.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quinta fev 23, 2006 6:13 pm

Nem sequer tentem comparar o output duma nuclear com qualquer das outras ditas "alternativas" pois têm graus de grandeza completamente diferentes!

Eu só gostava de saber se tens consciência dos progressos conquistados no campo das tecnologias que permitem a produção de energia a partir do vento (digo vento porque só tenho realmente conhecimento sobre a tecnologia moderna para a produção de energia eólica).

Não estou a tentar comparar com um central nuclear (sei muito bem que têm obviamente muito maior capacidade), mas posso-te garantir que foram feitos grande progressos.

Por exemplo, os novos geradores eólicos de Emden, na Alemanha têm potência suficiente para abastecer 4200 lares. Deixo ainda o site da empresa responsável pela construção desses geradores: http://www.repower.de/index.php?id=342&L=1

EDIT:

News

According to initial estimations by the German Wind Energy Association (BWE), wind turbines that generated roughly 10,000 megawatts were installed worldwide during the previous year. The BWE states that this is roughly equivalent to the capacity of ten large power plants, thus setting a new record (previous year: +8.154 MW). The front runner in 2005 was the USA with over 2,500 MW. Germany is initially estimated at 1,500 to 1,700 MW.

In total, the world-wide capacity of installed turbines has thus risen to roughly 58,000 MW. According to the BWE, the turbines can produce approximately 140 billion kilowatt-hours (kWh), roughly equivalent to one percent of global energy requirements.

In the past five years, the average growth rate for wind energy was over 20 percent. Due to growing world market prices for combustibles and the increasing willingness of nations to take measures against climate change, the sector expects high growth rates to continue. China alone wants to install at least 30,000 MW of wind power capacity by 2020.

In the next 15 years, wind power capacity could climb to 1,250,000 MW, and at roughly 3,000 billion kWh, would cover approximately 12 percent of the predicted energy requirement.

Source: BWE

UnknownOne
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 25, 2004 6:47 pm

Mensagempor UnknownOne » quinta fev 23, 2006 6:17 pm

tenho consciencia sim, mas se os actuais aerogeradores custam uma pequena furtuna nem quero imaginar esses!!

Human
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
Contacto:

Mensagempor Human » quinta fev 23, 2006 6:28 pm

Demoniac Escreveu:Claro que sim!

Tenho smp a sensação que quando o pessoal fala em energia nuclear pensam logo que vai desabar liquido nuclear verde sobre a cidade (too much simpsons ?). Depois a TV assusta o Zé povinho a dizer que uma central polui (é só vapor de agua..sabiam ?) e falam de desastres que aconteceram no passado quando a tecnologia era do tempo dos dinossauros....enfim.

pois, aí esta um argumento um tanto ou quanto mal fundamentado. a poluição não se restringe apenas a poluição atmosferica. claro que sendo apenas vapor de agua, a poluição atmosferica até nem está tanto em causa. o problema da poluição tem de ser visto desdo o inicio da extração do uranio até ao desmantelamento da central. e isso aí sim coloca muitos problemas. e acidentes acontecem, por muito avançada que seja a tecnologia, por isso se chamam acidentes e não ocorrencias programadas. claro que com competencia a probabilidade de acidentes é mais baixa, mas não é zero.

quanto á tecnologia de aproveitamento de energias renovaveis, é claro
que podia ser muito melhor, mas tambem nunca houve muito interesse em desenvolver isso, porque estavam todos preocupados em vender petroleo. mas como tambem ja foi dito, ja existem grandes avanços nesses aspecto. e como exemplo basta ver os carros electricos e as suas baterias que são basicamente iguais as que haviam há 30 anos atras. não houve um desenvolvimento nesse sentido porque não havia dinheiro a ser ganho aí.

mais uma vez volto a relembrar que a criação do mercado iberico de distribuição de energia, consequente integração no sistema europeu, aliados á liberização do mercado irá nos permitir ter energia mais barata seja ela produzida onde for. podemos, em casa, ter energia comprada a uma central na dinamarca (por exemplo), com os preços de lá.

cacildo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jul 21, 2005 5:03 pm
Contacto:

Mensagempor cacildo » quinta fev 23, 2006 7:08 pm

Tal como todas as energias tem os seus aspectos positivos e negativos.. não vou estar aqui a repetir o que ja disseram, apenas acho que de ambos os lados vejo gente a fundamentar com cabeça o que diz (seja com a dele ou com a do jornalista que escreveu o artigo)...

Eu pessoalmente sou a favor.. as desculpas de desastres nucleares e afins a mim não me convencem.. Quando estava na polonia perto da fronteira do lado da alemanha existia um enorme parque eolico que se contava na altura que era o maior responsavel pelos acidentes de carro na autoestrada que por la passava devido a má manutenção das torres, (explico, o saltar de peças, parafusos e afins, pemso que até uma pá se chegou a soltar na altura) Em suma sem manutenção e permanente vigia até um carrinho de bebe pode ser mortal...
I.B.A. International Bastard Association
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta fev 23, 2006 7:13 pm

:shock: depois de um dia de cão a fechar uma proposta de 19 transformadores de potência para a maior utility africana, aturar representantes de um parque eólico da Galiza, aviar uma oferta de 2 máquinas de 37MVA para a Arábia Saudita e Quadros de Média Tensão para a futura electrificação da ponte de Jahmara que irá tentar salvar os desgraçados que todos os anos morrem espezinhados em Meca... chego a casa, abro uma cerveja e deparo com 5 páginas de posts sobre energias renováveis e nuclear power... poupem-me... VOLTEM OS GÓTICOS :lol: :lol: :lol:

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quinta fev 23, 2006 7:23 pm

Bronze Escreveu::shock: depois de um dia de cão a fechar uma proposta de 19 transformadores de potência para a maior utility africana, aturar representantes de um parque eólico da Galiza, aviar uma oferta de 2 máquinas de 37MVA para a Arábia Saudita e Quadros de Média Tensão para a futura electrificação da ponte de Jahmara que irá tentar salvar os desgraçados que todos os anos morrem espezinhados em Meca... chego a casa, abro uma cerveja e deparo com 5 páginas de posts sobre energias renováveis e nuclear power... poupem-me... VOLTEM OS GÓTICOS :lol: :lol: :lol:

Já agora dizias de tua justiça! ... Sobre o tópico!

:wink:
Imagem

Melo
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda ago 15, 2005 9:01 pm
Contacto:

Mensagempor Melo » quinta fev 23, 2006 7:23 pm

Um ponto que ainda não foi lembrado: é sabido que as reservas de petróleo começam a escassear e, tendo em conta a opulência em que os estados árabes se habituaram a viver à custa do "ouro negro", eu nem quero imaginar o colapso que irão sofrer quando isso acontecer. Conhecendo o poderio bélico destes países, acho que as consequências disto poderão ser catastróficas.

Agora, as previsões mais pessimistas apontam para mais 20/30 anos com petróleo o que, a confirmar-se (o que eu duvido), torna completamente impossível a ideia de serem as energias renováveis conhecidas a suportarem a 100% o consumo energético nacional, pelo facto destas não possuírem a capacidade geradora capaz de sustentar tão grande consumo.

Nota final: pjms, se te opões a que o estado português apoie (mesmo sem ter encargos financeiros) a energia nuclear como é que queres que Portugal tenha tecnologia de ponta? Não faz sentido...

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quinta fev 23, 2006 7:31 pm

no ano de 1981 explodiu o 1º reactor nuclear em portugal! isto aconteceu no parque industrial da Quimigal no Barreiro e arrasou por completo umas instalações fabris de adubos com mais de 2km quadrados! na altura foram gastos 10 milhões de contos para reconstruir tudo e para indemenizar centenas de trabalhadores k foram afectados pela pequena explosão de um miseravel rector k tinha a capacidade de uns miseraveis 25kg!...é só vantagens....

Bem,houve um acidente...e plos vistos durante os ultimos 25 anos e com os tais 3 reactores a trabalhar geridos por Portugueses atrasados mentais nao houve mais nada.A "nova" central sera a primeira de uma nova geraçao de Centrais,por isso nem falamos de centrais mais recentes com tecnologia mais recente q nunca deram problemas,falamos sim d tecnologia de ponta.
Algumas das reservas ate estao ai,no facto de ser uma tecnologia nova ainda nao testada.

Ja foi aqui dito mts vezes q o apostar no Nuclear nao significa nao apostar nas renovaveis.Acho q é um raciocinio mt basico mas q plos vistos alguns tem dificuldade em fazer.Apareceu um empresario q a seu risco quer investir nesse campo.Pode ser q algum dia algum queria investir pesado nas renovaveis.

Do ponto de vista ambiental a questao aqui é q s pode escapar um pouco ao petroleo e aos bilioes de toneladas ja derramadas em acidentes,talvez um pouco mais às barragens e a outras coisas q os ambientalistas passam a vida a chorar.

Provavelmente por cada acidente nuclear teremos dezenas de outros ligados aos fosseis.
O perigo de atentados e afins sao reais,mas em termos historicos tb se pode comparar com os problemas causados plos fosseis.Nao so atentados mas guerras e afins.

E por favor poupem-s aos argumentos q tem como base faltas d tecnologia,o "facto" dos portugueses sejam atrasados mentais por natureza e outros argumentos q so dao para rir mesmo.Ninguem vai enterrar dinheiro aqui numa central se assim for.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quinta fev 23, 2006 8:11 pm

Intifada Escreveu:Contra!

Apostem-se em energias limpas, renováveis, ecológicas e amigas do ambiente! Temos o Sol, o vento, os rios, o mar... só falta coragem!

A curto prazo é um mau investimento (visão puramente económica), mas a longo prazo é sem qualquer dúvida o melhor e mais sensato!

As turbinas eólicas produzem poluição sonora, perturbam os habitats e cortam os pássaros às fatias.
A hidroeléctrica também afecta os habitats.
A produção de semicondutores (células fotoeléctricas) é uma actividade bastante poluente.

A activadade humana tende a ter impacto. :)
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes