Política - Tens partido? Costumas votar?

Costumas votar?

Sim
13
65%
Não
7
35%

Total de votos: 20

EAdams
Participante Inspirado(a)
Registado: sábado out 21, 2006 5:14 pm
Contacto:

Mensagempor EAdams » quinta ago 30, 2007 11:02 pm

Einherjer Escreveu:
EAdams Escreveu:Tenho 19 anos, como tal so ainda pude votar no ultimo referendo. Tenciono votar em TODAS as eleiçoes.
Nao tenho partido politco, mas identifico-me com as ideias liberais, de forma a introduzir uma verdadeira economia de mercado neste país, toda a gente tinha a ganhar, mas há muitos impedimentos, nomeadamente de quem gosta de viver na mediania, é pena.
Nas proximas eleiçoes, vou votar Socrates, nao que o ache um bom primeiro-ministro, mas é por exclusao de partes, nenhum dos outros hipoteticos candidatos faria melhor, bem pelo contrario :wink:

uma economia de mercado é uma utopia.
não existe em lado nenhum.
quando os senhores do capital reclamam por "menos estado e mais mercado" quem na verdade dizer "menos estado a menos que proteja os nossos interesses e mais mercado que podemos manipular em nosso beneficio".

olha para os estados unidos.

o "mercado" é tão bom que morrem 18000 por ano por falta de assistência médica.

(e não, não sou comunista... considera-me um extremo-centro, uma das ideologias que sei estarem presentes no MIMU ;))

A Economia de Mercado é uma utopia? WTF?!
A Economia de Mercado é a unica forma de sairmos deste marasmo economico, é a unica forma de nao cortarmos as pernas a quem quer, realmente, trabalhar. É que se nao apostarmos em criar condiçoes para as nossas empresas competirem no estrangeiro, resta-nos a autarcia LOL e essa sim é uma utopia.
Epa, e isso que disseste acerca da assistencia médica nos Estados Unidos nao tem NADA que ver com a economia de mercado, tem unica e exclusivamente a ver com o abandono do conceito Estado-Providencia, tal como em outros países já aconteceu, e os que nao abandonaram esse conceito (Portugal, França...) sao, curiosamente aqueles que mais problemas se arriscam a passar. Há que admitir que os Portugueses usam e a abusam do SNS.
O ideal seria adoptar os modelos nórdicos (e o metal deles já agora
:lol: ), só que em Portugal, devido as nossas raízes culturais é mais dificl que lá. Primeiro que tudo tem de se mudar mentalidades
"The clash of honor calls to stand when others fall
Gods of war feel the power of my sword"

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » quinta ago 30, 2007 11:07 pm

Uau, por acaso não te chamas filipe...

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quinta ago 30, 2007 11:14 pm

O ideal seria adoptar os modelos nórdicos

A Economia de Mercado é a unica forma de sairmos deste marasmo economico

uau! As duas frases no mesmo post!! :D

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quinta ago 30, 2007 11:17 pm

a economia de mercado, como preconizada na filosofia da ayn rand (que conheço apenas superficialmente) tem a sua base na liberdade e na livre iniciativa. ela acreditava que o Homem devia focar-se na satisfação das suas necessidades, ou seja ter um espírito egoísta.

ela acreditava, no entanto, que quando alguém melhora a sua vida isso implica uma melhoria na sua envolvente social. o capitalismo torna-se então uma ideologia que aposta no desenvolvimento da sociedade dependente da livre iniciativa e ambição de cada individuo.

ora isto é utópico pois verificamos que nos países que são governados por modelos mais liberais, as desigualdades entre pobres e ricos são bem maiores. o liberal gosta de dizer que numa economia de mercado todos têm as mesmas hipóteses de prosperar, mas isto é falso pois a cada geração os descendentes de famílias abastadas têm sempre mais condições que lhe garantem uma vida mais confortável e com horizontes mais largos.

o que assistimos então é que existe uma elite financeira intimamente ligada a uma elite política cujo poder passa de geração em geração.

reunem-se as condições para que o verdadeiro mercado livre seja uma utopia, pois os interesses dominantes terão sempre alavanca para influenciar o mercado em beneficio próprio.
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » quinta ago 30, 2007 11:23 pm

Einherjer Escreveu:a economia de mercado, como preconizada na filosofia da ayn rand (que conheço apenas superficialmente) tem a sua base na liberdade e na livre iniciativa. ela acreditava que o Homem devia focar-se na satisfação das suas necessidades, ou seja ter um espírito egoísta.

ela acreditava, no entanto, que quando alguém melhora a sua vida isso implica uma melhoria na sua envolvente social. o capitalismo torna-se então uma ideologia que aposta no desenvolvimento da sociedade dependente da livre iniciativa e ambição de cada individuo.

ora isto é utópico pois verificamos que nos países que são governados por modelos mais liberais, as desigualdades entre pobres e ricos são bem maiores. o liberal gosta de dizer que numa economia de mercado todos têm as mesmas hipóteses de prosperar, mas isto é falso pois a cada geração os descendentes de famílias abastadas têm sempre mais condições que lhe garantem uma vida mais confortável e com horizontes mais largos.

o que assistimos então é que existe uma elite financeira intimamente ligada a uma elite política cujo poder passa de geração em geração.

reunem-se as condições para que o verdadeiro mercado livre seja uma utopia, pois os interesses dominantes terão sempre alavanca para influenciar o mercado em beneficio próprio.

E, na tua opinião, qual é a alternativa a este modelo?

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quinta ago 30, 2007 11:26 pm

O modelo nórdico não era mau.

Zsa Zsa Gabor [RIP]

Mensagempor Zsa Zsa Gabor [RIP] » quinta ago 30, 2007 11:27 pm

Em relação a um dos posts anteriores, acho que a Ayn Rand não é exemplo para ninguém pelo menos se a visão do capitalismo dela for uma salganhada egomaníaca tão caótica como os livros dela são (e se bem me lembro, assim o é mas isto é só a minha opinião um pouco desinformada). Mas continuando no tópico, sou um pouco ignorante no que toca a ideologias e princípios partidários, pelo que não sou apologista de nenhum partido apesar de me considerar ligeiramente "à esquerda" ou liberal ou lá como isso é referido hoje em dia.

No entanto faço questão de votar sempre que posso, nem que seja em branco. Acho o encolher de ombros da abstenção um pouco incomodativo, porque embora seja em parte um reflexo do descontentamento que a população sente em relação ao panorama político, é quase como que convidar os outros a decidirem por nós. Mesmo que a minha contribuição seja mínima (partindo do cliché "um homem/mulher um voto"), sempre é uma forma de exprimir a minha opinião e ter a sensação (ainda que no fundo ilusória) de que ajudei a que algo de relevante fosse decidido.

EAdams
Contacto:

Mensagempor EAdams » quinta ago 30, 2007 11:30 pm

Einherjer Escreveu:a economia de mercado, como preconizada na filosofia da ayn rand (que conheço apenas superficialmente) tem a sua base na liberdade e na livre iniciativa. ela acreditava que o Homem devia focar-se na satisfação das suas necessidades, ou seja ter um espírito egoísta.

Falso. O erro comum quando se analisa o capitalismo, é associar esse conceito aos Estados Unidos, o que nao é de todo correcto. Basta olhar por essa Europa fora, todos os países seguem caminhos liberais, uns mais que outros, mas mesmo países que eram muito mais atrasados que nós vao-nos ultrapassar (Polonia, R.Checa etc)
Outro caso tipico de boa aplicaçao das ideias liberais é a Irlanda, hoje, um dos países mais desenvolvidos da UE que no entanto tambem estavam atras de nos, assim como a Espanha, enfim, estamos a perder o "comboio" do desenvolvimento, e depois as pessoas queixam-se que isto está mau, mas tambem nao querem melhorar, o problema é esse

EAdams
Contacto:

Mensagempor EAdams » quinta ago 30, 2007 11:32 pm

subathory Escreveu:Uau, por acaso não te chamas filipe...

nao, mas por acaso é o meu segundo nome :lol:

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » quinta ago 30, 2007 11:35 pm

EAdams Escreveu:

É que tenho um amigo meu que tem exactamente o teu discurso :)

EAdams
Contacto:

Mensagempor EAdams » quinta ago 30, 2007 11:37 pm

subathory Escreveu:
EAdams Escreveu:

É que tenho um amigo meu que tem exactamente o teu discurso :)

hum, cumprimentos liberais ao teu amigo entao! :lol:

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quinta ago 30, 2007 11:38 pm

mas, pelo menos em Espanha e Irlanda, existe uma segurança social que garante o acesso a educação, saúde e justiça para todos... também têm os seus problemas, mas a escala de pobreza é menor.

o que me "assusta" na economia de mercado é a eliminação do estado de previdência. compreendo que o modelo actual está falido e que novas formas de funcionamento terão de ser encontradas mas penso que saúde e educação não deviam ser luxos dependentes das posses de cada um mas sim garantias que todos teriam À partida.
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » sexta ago 31, 2007 12:16 am

Einherjer Escreveu:mas, pelo menos em Espanha e Irlanda, existe uma segurança social que garante o acesso a educação, saúde e justiça para todos... também têm os seus problemas, mas a escala de pobreza é menor.

o que me "assusta" na economia de mercado é a eliminação do estado de previdência. compreendo que o modelo actual está falido e que novas formas de funcionamento terão de ser encontradas mas penso que saúde e educação não deviam ser luxos dependentes das posses de cada um mas sim garantias que todos teriam À partida.

A economia de mercado elimina o estado de "previdência" (queres dizer Estado Providência)?

Não me parece que estejas certo! O que se torna necessário avaliar são as alterações que se verificaram nos últimos anos. Já não basta considerar os riscos "clássicos": desemprego, doença, terceira idade. Torna-se necessário acompanhar o envelhecimento da população para além de novos riscos sociais como o desemprego de longa duração e o aumento das familias monoparentais. Os laços de inter ajuda entre os elementos das famílias que asseguravam os cuidados e guarda dos mais novos e o apoio aos mais velhos tornam-se ténues sobretudo nos meios urbanos. Por outro lado, a maior participação das mulheres no mercado de trabalho traduz-se num aumento da procura de serviços sociais na área da infância e terceira idade e no caso português fez-se acompanhar por uma descida significativa da taxa de natalidade que compromete a solidariedade intergeracional que suporta o sistema de pensões.

A globalização o progresso tecnológico e organizacional, aceleram as mudanças e exigem flexibilidade dos mercados e dos trabalhadores, a estrutura do Estado demora a responder às novas necessidades sociais devido à sua rigidez e complexidade.

No entanto, alguns países estão a procurar soluções e o exemplo da Irlanda (que indicaste) é dado precisamente pela privatização do sistema reduzindo a intervenção do Estado Providência.

É um assunto complexo que necessita de uma maior discussão e sobretudo um maior investimento em medidas preventivas principalmente na saúde e na educação.

Se investirmos alguns milhões na tentativa de educar os habitos alimentares do portugueses podemos poupar muitos milhões no tratamento dos diabetes, cancros, hipertensões, etc, etc.

Abraços,

Pathologist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 15, 2007 10:51 pm
Contacto:

Mensagempor Pathologist » sexta ago 31, 2007 12:33 am

Phobos Escreveu:E não me venham falar que quem não vota não tem o direito a reclamar do sistema.

Eu concordo plenamente.

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » sexta ago 31, 2007 3:48 pm

Até acrescento mais, quem não acreditar na segurança social, ou na sua viabilidade, não só pode reclamar da mesma, como pode optar por fazer planos de saude e de poupança em instituições privadas.

Se achas que um grande instituição privada com o objectivo declarado de "fazer dinheiro" protege melhor os teus interesses do que o teu estado, força nisso.
Sim, se calhar o estado não irá defender os teus interesses/ideias. Talvez porque tu nem sequer votaste, nem como protesto?

(e alias a bancarrota da segurança social tem tanto a ver com a falta de dinheiro vindo de impostos, como a noite ser escura têm a ver com o facto de eu apagar a luz do meu quarto para dormir.)

Então, a bancarrota não existe?

Pedro Lopes, a economia de mercado (livre) elimina o Estado Providência pois o modo de funcionar de um estado é literalmente copiado de um modelo económico, que obviamente só pensa no lucro. E acesso à Educação ou Sistema Nacional de Saúde não dão perspectivas de lucro logo, não são úteis.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes