A hipocrisia do Heavy Metal

Zyklon [RIP]

Mensagempor Zyklon [RIP] » quarta mar 28, 2007 11:24 am

Intifada Escreveu:Eu gosto de metal pelo que me faz sentir, pelas sensações que me transmite ou que espelha, pela forma como me afecta...
agora, se o metal é técnico ou não, se tocam muito ou pouco, se dominam ou instrumentos, se é erudito ou não, é completamente irrelevante e insignificante.
Se assim fosse não adorava Doom!

O mesmo se passa com outros estilos que adoro, contudo continua a ser irrelevante, pois "apenas" gosto da forma como me afecta.

Clap,Clap

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 05, 2007 10:30 am

Mensagempor Danibanger » quarta mar 28, 2007 11:35 am

Intifada Escreveu:Eu gosto de metal pelo que me faz sentir, pelas sensações que me transmite ou que espelha, pela forma como me afecta...
agora, se o metal é técnico ou não, se tocam muito ou pouco, se dominam ou instrumentos, se é erudito ou não, é completamente irrelevante e insignificante.
Se assim fosse não adorava Doom!

O mesmo se passa com outros estilos que adoro, o jazz e o post-rock, aqui o nível de exigência técnico é muito superior, contudo continua a ser irrelevante, pois "apenas" gosto da forma como me afecta.

:cheers:

E penso q neste comentário foi resumida a GRANDE diferença entre o rock e a pop. O rock, com todos os seus subgéneros e vertentes, consegue transmitir as mais variadas emoçoes e estados de espirito. A musica comercial, por outro lado, é extremamente limitada: todas as bandas soam mais ou menos ao mesmo. O principal objectivo destas "bandinhas" é a alegria, na sua forma mais estúpida e leviana. É por isso q metaleiros e popsters estao longe de ser areia do mesmo saco, como o autor deste thread quis dar a entender. :roll:

Mindwalker
Administrador
Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm

Mensagempor Mindwalker » quarta mar 28, 2007 11:43 am

Creio que existem (em todos os campos) manifestações artísticas significativas/profundas, tal como existem expressões declaradamente acessíveis e dirigidas para um público-alvo mais "generalista".

No caso da música, isto é tão ou mais evidente... penso que existe qualidade em todos os espectros, tal como encontraremos sempre o seu lamentável contraponto.

Em suma: o que não falta por aí é Metal muito medíocre - para não dizer pior - tal como existe o que muitos considerariam Pop (ou seja o que for) com muita qualidade. É uma questão de saber procurar e pôr os preconceitos de parte.

É a minha opinião, pelo menos.
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि

Moonspelled [RIP]

Mensagempor Moonspelled [RIP] » quarta mar 28, 2007 12:26 pm

Masmorra Escreveu:
Moonspelled Escreveu:
Lord_Phobos Escreveu:E oq é q um fa de metal diz de 50 cent?

"É barato"

Tá errado. É muito BHarato 8)

Tens razão. FalHei... No jogo do SWR dás-me uma caneladHa :(

Legion
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo nov 27, 2005 3:30 pm
Contacto:

Mensagempor Legion » quarta mar 28, 2007 12:51 pm

meninobesta Escreveu:
Dicionário Escreveu:erudito
do Lat. eruditu, que deixou de ser rude
adj.,
que tem grande erudição;
que é douto;
sabedor;
muito instruído;
s. m.,
aquele que tem vasta soma de conhecimentos.

tendo em conta esta definição: até musica de rancho folclórico pode ser erudita! porque é que o metal não pode ser também erudito?

:roll: Falava de música erudita como a vulgarmente denominada "música clássica" (esta dever-se-ia entender apenas por música erudita do período clássico).

OrDoS Escreveu:
Legion Escreveu:
Ishkur Escreveu:
Inmist Escreveu:É superior em que? Qualidade!

Diz isso a um solista orquestral, daqueles que tocam em grandes orquestras sinfónicas há dezenas de anos e são considerados sumidades no domínio do seu instrumento.
Curiosamente alguns deles dirão que o metal é apenas "barulho e gritos". Explica-lhe lá que os músicos de metal são superiores em qualidade ao que ele faz.

Exacto - tal como alguém que goste de rock/metal e diz que 50 cent é lixo, um apreciador de música erudita diz que o metal nem música é. O que é compreensível, dado que os padrões de qualidade da música rock nunca poderão sequer almejar alcançar os de música erudita.

Diz isso a uns Therion, a uns Haggard, a uns Dream Theater, a uns Threshold, a uns Porcupine Tree, a uns Dimmu Borgir, a um Malmsteen, a um Steve Vai, a um Satriani, a uns Nevermore, a uns MESHUGGAH, etc... ;)

Não nego que há, obviamente, bandas/músicos geniais dentro do metal. Referia-me era a padrões, porque na música erudita há um maior "controlo de qualidade". Repara nos anos de formação no conservatório ou outra escola de música que se tem de ter para ingressar numa orquestra. Já qualquer imbecil pode juntar uns amigos, comprar instrumentos e gravar um álbum - daqui raramente resulta alguma coisa de jeito. Eu, pelo menos, perco bastante tempo à procura de uma banda de metal com qualidade num mar de mediocridade, enquanto se for a uma secção de música erudita de uma loja qualquer, facilmente encontro algo com valor músical, quer goste ou não.

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

resposta

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quarta mar 28, 2007 2:41 pm

De facto o problema é dos homens...e das sub culturas que estes criaram como forma de se distanciarem da sociedade que consideram ter falhado com eles. É assim com a religião e com qualquer outra forma de pensamento que faça o homem divergir da corrente de pensamento que movimenta a sociedade num sentido comum.

Já a questão dos gregos é ainda mais complexa. Eles não incentivavam bem a "paneleirice". Era mais uma questão de educação sexual, para um melhor posterior desempenho sexual para com a mulher. Assim que constituiam família essas práticas eram postas de parte. Assim como actualmente a sociedade representa a sexualidade através do corpo da mulher, na antiguidade era o corpo do homem que desempenhava esse papel.

Mas foda-se isto não é uma aula de história :shock: !!!

"A Hipocrisia do Heavy-Metal" é uma dissertação, só isso. Não é uma revelação (talvez seja o salmão 666:666 do livro do Grelo) apenas uma ideias postas em bits numa tarde de raiva...mas agradeço o feedback

Cheerz, see you at Rotting Christ :twisted:

BulletBeast
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 24, 2004 9:28 pm

Mensagempor BulletBeast » quinta mar 29, 2007 12:22 am

Eu não faço grandes reflexões sobre o metal e de certa forma também não curto as reflexões "pós-modernas" (ou do metaleiro "pós-moderno") como alguém aqui escreveu. O metal é o que é... e análises sociológicas ou antropológicas acerca do metal, feitas por metaleiros, fazem-me um bocado de confusão.

E só mais uma coisa... "prejurativo" escreve-se pejorativo. :wink:

pelican
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 15, 2004 1:56 am
Contacto:

Mensagempor pelican » quinta mar 29, 2007 2:51 am

acho que o único deslocamento é que levam.se determinadas coisas demasiado a sério.

it's just about fun! se te apetece fá.lo, senão não o faças
shred of light pinch of endless

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » quinta mar 29, 2007 8:25 am

gostamos de ouvir porque nos...porque tem um efeito agradavel naquele que o ouve...se é isto ou aquilo, se se faz deste modo ou daquele...que importa?
ouvimos porque gostamos...se for moda...um dia passa, se nao mantem-se e ficara para sempre...esta agora foi um pouco... :?
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » quinta mar 29, 2007 12:34 pm

Da mesma forma que há bandas de laboratório que vêm do nada, ou melhor, de um casting como fazem com essas bandas da pop que é tudo uma questão de imagem, de cnseguir lucro etc, também destingo dois tipos de ouvintes, os ouvintes da turba que ouvem a merda que as rádios lhes põe à frente que ouvem até à exaustão até passar para outra moda e os ouvintes que apreciam música na realidade e que conseguem dizer que mesmo que já não ouçam tantas vezes ainda apreciam oque apreciavam a vinte anos atrás. é assim que separo as coisas. Há música feita exclusivamente com o propósito de vender (têm lá meia dúzia de gajos nas editoras que compõe e escrevem as letras e depois destribuem a sua criação pelas "intérptetes" e girls band e boys band") e fazer render o peixe até cair no esquecimento. E há as pessoas que realmente gostam de música, independentemente do género, que querem fazer algo e que sabem que "nothing good comes easy" e que estão interessados em fazer música de qualidade e obviamente também querem vender discos! Os ouvintes é a mesma coisa!

Acidmother [RIP]

Mensagempor Acidmother [RIP] » quinta mar 29, 2007 8:26 pm

BulletBeast Escreveu: O metal é o que é... e análises sociológicas ou antropológicas acerca do metal, feitas por metaleiros, fazem-me um bocado de confusão.

Que não te façam, há metaleiros dessas áreas. Ou pelo menos pessoas que ouvem metal ligadas a essas áreas. Logo será inevitável que analisem a coisa sobre outra perspectiva. E perspectivas novas deveriam ser bem-vindas, n'est-ce pas?

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quinta mar 29, 2007 10:33 pm

Já reparei que existe entre alguns user um tipo de postura do género "não interessa, para quê falar disso, trocar opiniões - Para quê? Isso não presta, tanta página para nada, tópico inútil, etc. etc. etc."

Ou seja, aprender mais qualquer coisa não é importante... :roll:

Concordo contigo Mãe Ácida :D

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » quinta mar 29, 2007 11:56 pm

Desde quando é que somos "obrigados" a "aprender" mais qualquer coisa, sobretudo, se quisermos mantermo-nos pela simplicidade do "gosto e pronto"?

Fisga
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda jan 30, 2006 1:57 am
Contacto:

Mensagempor Fisga » quinta mar 29, 2007 11:59 pm

Lux-A Escreveu:Desde quando é que somos "obrigados" a "aprender" mais qualquer coisa, sobretudo, se quisermos mantermo-nos pela simplicidade do "gosto e pronto"?

admit it, the guy has got a point...
Who Will Trade His Karma For My Kingdom?
Calix meus inebrians...

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » sexta mar 30, 2007 12:07 am

Everyone's got a point! :wink:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes