central nuclear em portugal

devia haver central nuclear em portugal?

sim
70
50%
não
61
44%
(ainda) não sei
9
6%

Total de votos: 140

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quinta fev 23, 2006 1:03 pm

Já agora em relação às energias renováveis, e sem pôr em questão a energia nuclear ... era bom que Portugal fizesse uma aposta séria na energia eólica ao nível (e aqui estou a sonhar) da Alemanha, Espanha (inclusivé o país que em 2004 registou a maior produção de energia a apartir do vento) ou Dinamarca (o país com tecnologia mais avançada e maior densidade de modernos "moinhos"). Deixo aqui o link da indústria eólica dinamarquesa, onde por sua vez também encontramos links úteis sobre este mesmo tema.

Outra curiosidade, talvez um pouco off topic ... alguém me pode dizer que tipo de intervenções o Partido Os Verdes toma ? Devemos ser o país com o partido ecologista mais sedentário de toda a UE.

Metalluz [RIP]

Mensagempor Metalluz [RIP] » quinta fev 23, 2006 1:06 pm

raxx7 Escreveu:
13. Custo de desmantelamento das centrais e suas consequências ainda não estão suficientemente avaliados

Este é o meu grande problema com centrais nucleares.
As centrais nucleares estão a ser construidas com base na fé de que num futuro não muito longinquo haverá forma de de as desmantelar.
E enquanto não houver forma de as desmantelar, encaramos a possibilidade de ter de tomar conta de reactores desactivados por alguns séculos.

aí eh k está o problema... pk n eh simplesmente parar a produçao e ir embora... ha muitos custos no desmantelamento muitas vezes = e\ou superiores ao custo de construcçao da central... e como n se ker gastar dinheiro com o k ja n da dinheiro... pronto, shit happens.

Pimenta
Metálico(a)
Registado: sábado out 09, 2004 12:48 pm

Mensagempor Pimenta » quinta fev 23, 2006 1:19 pm

sera que uma cimenteira tambem nao tem danos no ambiente??

que é que esta a fazer aquela "coisa" em pleno parque natural?...hum...m isso ja era outro assunto...
Thrash'till death fuckers!!

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quinta fev 23, 2006 1:40 pm

Sim!

já agora, para quem não sabe. Espanha tem cnetrais nucleares perto de portugal.

Perto o suficiente para que se houvesse algum acidente estariamos tao lixados como eles.

Essa sensação de segurança por não termos central nuclear, é pura propaganda.
Imagem

Pika
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta jan 12, 2005 1:58 am
Contacto:

Mensagempor Pika » quinta fev 23, 2006 2:02 pm

Votei SIM pelo simples facto que acho que Portugal depende imenso do petróleo e precisamos de novas formas de energia.
Sim, eu também penso no perigo possível, mas esse perigo já existe, pelo simples facto de termos as centrais espanholas mesmo ao lado das nossas fronteiras, logo não vejo porque não investir nisto :evil:

Human
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
Contacto:

Mensagempor Human » quinta fev 23, 2006 2:25 pm

Pika Escreveu:Votei SIM pelo simples facto que acho que Portugal depende imenso do petróleo e precisamos de novas formas de energia.

o ideal seria apostar nas energias renovaveis, não na nuclear.

e se vamos tomar exemplos, tomemos os bons exemplos. e não façamos coisas só porque os outras tambem têm.

Sim, eu também penso no perigo possível, mas esse perigo já existe, pelo simples facto de termos as centrais espanholas mesmo ao lado das nossas fronteiras, logo não vejo porque não investir nisto

ou tás a usar um supremo sarcasmo, ou essa é a razão mais sem cabimento de todas.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quinta fev 23, 2006 2:38 pm

otnemeM Escreveu:
OrDoS Escreveu:Fodasse! Mas há dúvidas?!?! Claro que não! Quem é que votou sim??? :shock:

Explica então por que não :)

Já agora, e antes que antes o faça em tom maldoso (eheh) aqui fica: então e o exemplo dos países mais avançados já serve agora? :mrgreen:

Enquanto a tecnologia não estiver totalmente coberta de fiabilidade (como por exemplo em relação ao desmantelamento) e precisão de custos de montagem, manutenção, planos de desastre, desmantelamento ou sub-problemas como re-enriquecimento.

Depois há sempre o problema dos custos de segurança contra terrorismos e coisas do género. Não temos a capacidade da Espanha nesse aspecto, e basta um descuido para ir tudo pelos ares. O mundo não é um lugar seguro neste momento, e Portugal deve ser dos mais "deixa andar" da Europa. Não temos planos de segurança para garantir a integridade dum projecto destes.

Cheira-me a interesse do estado em ganhar dinheiro fácil e poupar nos fósseis (o que até a principal vantagem). Sinceramente e apesar das renováveis ainda estarem no início da sua ascensão, acho que se devia investir nesta e na investigação. Também sei que há lobbys por detrás destas, sei de casos de pessoal que comprou uma torre para tirar proveito financeiro desta, mas mais vale que sejam vários portuguêses a tirar partido disso do que um estrangeiro qualquer numa central nuclear.

Eu concordo com os argumentos que foram apresentados a favor da central, mas não há condições suficientes em Portugal para um empreendimento deste tipo.

A questão do local então iria ser mais que polémica... No Alentejo talvez? :P

E Homers Simpsons não faltam neste país, mas isso é uma questão de formação. Já houve empresas de micro-ships (como a Intel) que escolheram a Irlanda em vez do nosso país por falta de mão-de-obra qualificada. Dúvido que haja muita gente em condições de ir trabalhar neste projecto.

Sem dúvida que é preciso arranjar alternativas energéticas aos fósseis e cada vez mais, mas não se esqueçam que não é preciso recorrer ao nuclear para isso.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Zsa Zsa Gabor [RIP]

Mensagempor Zsa Zsa Gabor [RIP] » quinta fev 23, 2006 2:58 pm

OrDoS Escreveu:
(...)
A questão do local então iria ser mais que polémica... No Alentejo talvez? :P
(...)

Nem pensar :shock: Façam-na no Barreiro ou assim.

Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am

Mensagempor Legião » quinta fev 23, 2006 3:05 pm

No sitio da feira popular é que era...

pjms [RIP]

Mensagempor pjms [RIP] » quinta fev 23, 2006 3:05 pm

:shock:

ás vezes até fico parvo com tanta idiotice junta k se lê por aki...
é só gajos inteligentes e muito instruidos e tal e coiso.... com grandes testamentos e artificios literarios ....q.b.

aki fica um relato de uma situação k para muitos de voçês não faz sentido pq ainda ñ eram nascidos e até estavam bem longe disso!

no ano de 1981 explodiu o 1º reactor nuclear em portugal! isto aconteceu no parque industrial da Quimigal no Barreiro e arrasou por completo umas instalações fabris de adubos com mais de 2km quadrados! na altura foram gastos 10 milhões de contos para reconstruir tudo e para indemenizar centenas de trabalhadores k foram afectados pela pequena explosão de um miseravel rector k tinha a capacidade de uns miseraveis 25kg!...é só vantagens....

voçês andam a dormir e eskeçem-se k vivemos num pais de atrasados mentais manientos k nem a m3rda de uma passagem pedonal sabem construir como deve de ser sem k algum automobilista fique ao passar por ela...com ela ao colo.....

qt mais "domarem" certas tecnologias....compradas já obsoletas em leilões de refugo norte americanos

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » quinta fev 23, 2006 3:12 pm

Desconhecia esse episódio...mais um argumento para reforçar a minha opinião de que centrais nucleares por aqui Não!!!!

E essa teoria de que por haver em Espanha e se acontecer algo também afecta Portugal é a velha máxima de "perdido por cem, perdido por mil" que é um argumento imensamente responsável para um assunto sério como este!

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta fev 23, 2006 3:27 pm

Human Escreveu:o ideal seria apostar nas energias renovaveis, não na nuclear.

Que terão que impacto na dependencia dos fosseis, que demorarão quanto tempo a atingir essa %, que terão que custos *para o Governo* (logo para os contribuintes de forma imediata e directa) e que estarão (estariam) prontas quando?

pjms Escreveu:qt mais "domarem" certas tecnologias....compradas já obsoletas em leilões de refugo norte americanos

Aqui quem não está informado és tu :)

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » quinta fev 23, 2006 3:34 pm

pjms, isso foi há 25 anos, e Chernobyl foi há 20. Qual foi a parte de "novas tecnologias" de produção de energia nuclear que não percebeste?

E só te estou a responder neste tom por causa dessa expressão da "idiotice junta"; acho que muita gente aqui só tem estado a tentar informar todos sobre o estado da tecnologia actual, que é muito diferente da de há 20 anos e tem um enorme potencial de melhorar a vida de todos. Se isso para ti não passa de uma idiotice, então não sei o que te diga.

É preferível dizer que é tudo uma cambada de atrasados mentais manientos e deixar andar as coisas na merda em que estão sem se fazer nada por melhorar?

pjms [RIP]

Mensagempor pjms [RIP] » quinta fev 23, 2006 3:47 pm

sabes qts reactores nucleares com mais de 20 anos estão no activo em portugal!?!?
a resposta é triste mas existem 3 reactores e um deles é recuperado do acidente k referi!!!!

as supostas novas tecnologias ñ chegam a portugal.....

o maior reactor nuclear portugues pertence ao lneti e para teres uma noção cabem lá 2 apartamentos e 3 assoalhadas e curiosamente foi comprado usado numa licitação num dos leilões de refugos norte americanos....

novas tecnologias!?!?? a serio!?!? onde?!?!?

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » quinta fev 23, 2006 4:19 pm

pjms Escreveu:as supostas novas tecnologias ñ chegam a portugal.....

Parece-me que não percebeste que está em discussão a proposta de um investidor estrangeiro de suportar os custos de instalação em Portugal de uma nova central nuclear. Parte-se obviamente do pressuposto que se é para construir de raiz, não se iria usar tecnologia antiga, não te parece?

Não vejo também o que é que o teu argumento de haver reactores velhos em actividade tem que ver com a discussão da possibilidade de implementação de novos. Isso é tão irrelevante como muitos dos argumentos da Quercus...

pjms Escreveu:novas tecnologias!?!?? a serio!?!? onde?!?!?

Pebble Bed Reactors. Breeder Reactors. Lê a discussão no Slashdot para a qual deixei link há uns posts atrás para mais comentários e links informativos.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes