Criminalidade Crescente
- ABGRUND
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
- Contacto:
Re: Criminalidade Crescente
Correndo o perigo de cair no cliché, mas muito se tem falado aqui sobre as soluções passarem pelo desenvolvimento das forças policiais (em última análise, da coerção estatal) e do sistema penal (em última análise, do sistema que pouco faz pralém de encarcerar pessoas que nas instâncias presentes e na sua maioria nunca mudarão o seu "papel social", ou seja, o de criminosos, e que mais tarde ou mais cedo irão sempre sair cá pra fora novamente), mas acho que tanto um assunto como o outro são em muito tácticas governamentais para o comum civil alienar-se das verdadeiras causas do crime, ou seja, a situação social de determinada comunidade, e enquanto não houver gritantes revoluções no modo como se gere e organiza a sociedade o crime irá permanecer, porque o descontentamento irá permanecer tal como a miséria implicita de certos aglomerados populacionais irá permanecer e consequentemente o crime continuará.
Existe como é óbvio uma percentagem, até considerável, de actos criminosos que nada têm a ver com a "situação social" de um indivíduo ou conjunto destes mas podem crer que em muito "o crime" desapareceria se as formas que a civilização tem de se olhar pra si mesmo nos modos em que se organiza e se gere mudassem.
Basicamente muitos torcem o nariz quando alguém afirma que "a culpa não é do criminoso mas sim do meio em que ele se insere e, logo, das classes que possuem o poder" (e o verdadeiro poder não é o poder que se crê existente, o poder político, porque o poder político é pouco mais que um animal domesticado pelo poder económico e das óbvias associações corporativas) porque pode parecer uma forma excessivamente humanitária de se ver a origem e a manutenção do acto criminoso mas é um facto que em muito, não na totalidade, mas em muito sim, essa é a verdadeira causa para o descontentamente e consequentemente o crime.
O que eu quero dizer com isto é que "melhor policiamento" ou "melhor sistema penal" não passam de tapa-olhos pra ninguém conseguir ver quais as verdadeiras soluções para diminuir o crime, e as soluções não sou eu que as sei, mas sei quais é que definitivamente não são mais do que remendos momentâneos também.
Existe como é óbvio uma percentagem, até considerável, de actos criminosos que nada têm a ver com a "situação social" de um indivíduo ou conjunto destes mas podem crer que em muito "o crime" desapareceria se as formas que a civilização tem de se olhar pra si mesmo nos modos em que se organiza e se gere mudassem.
Basicamente muitos torcem o nariz quando alguém afirma que "a culpa não é do criminoso mas sim do meio em que ele se insere e, logo, das classes que possuem o poder" (e o verdadeiro poder não é o poder que se crê existente, o poder político, porque o poder político é pouco mais que um animal domesticado pelo poder económico e das óbvias associações corporativas) porque pode parecer uma forma excessivamente humanitária de se ver a origem e a manutenção do acto criminoso mas é um facto que em muito, não na totalidade, mas em muito sim, essa é a verdadeira causa para o descontentamente e consequentemente o crime.
O que eu quero dizer com isto é que "melhor policiamento" ou "melhor sistema penal" não passam de tapa-olhos pra ninguém conseguir ver quais as verdadeiras soluções para diminuir o crime, e as soluções não sou eu que as sei, mas sei quais é que definitivamente não são mais do que remendos momentâneos também.
Anywhere out of this world...
diabox Escreveu:The Einherjar Escreveu:Anarchy Escreveu:Contei pelo menos 10 notícias relacionadas com a criminalidade nas suas mais variadas formas,e diria que,após a fase da negação e do choque,fiquei enojado.
(...)
Cada vez temo mais pela minha segurança e pelos meus próximos.
Bom nick que escolheste então.
estas a meter anarquia e crime no mesmo saco?
boa...mostra que conheces os anarcas certos ou estas do outro lado da 'barricada'...
on topic: as pessoas querem segurança, mas quando a policia actua criticam
o Estado nao da mais as policias porque nao tem dinheiro e tal e coisa, mas depois vem dizer que efectivamente vai tomar medidas no que toca as forças de segurança...decidam-se por favor![]()
nao é so aumentar o numero de efectivos - que de momento nao vai aumentar mito mais - mas sim dar-lhes condiçoes, nao so materiais como sociais para que a sua funçao seja bem desempenhada...
nao se pode esperar que uma pistola, por exemplo, com 30 anos funcione sempre bem. que viaturas com milhares de quilometros nao dêem o berro, e sao pequenos exemplos...
nao ha segurança senao houver um apoio e algo feito, algo real e substancial...
Eu não sou anarca. Apenas achei o nick cute. Assim como ele não é nenhum guerreiro que morreu em batalha e foi para Valhalla,por mais que se ache um.

On-topic: Isto é um país enganador em pelo menos 70% dos casos,falam,falam...e no fim,vira um sketch do gato fedorento.
Eu acho que eles no fundo não querem ajudar nada,apenas falam o que os organizadores das suas campanhas lhes metem à frente para lerem numa folha A4,nem que digam que vão arranjar medidas para solucionar isto e aquilo...É apenas para ganharem votos e apoio do povo,de modo a tornarem-se mais populares e importantes,para quando chegarem ao poder ganharem um ordenado não-merecido e que era muito melhor distribuído sobre as próprias forças que eles dizem querer ajudar...
Mas por outro lado também há a falta de motivação...agora se é causada por alguma das razões acima,é questão de ponderar...Também há em algumas partes falta de iniciativa pelas pessoas que se deixam andar na miséria que são os seus empregos,sem a mínima ideia de que ao "refilar" um bocado,poderiam melhorar a sua qualidade de vida em pelo menos 1%...
Enfim.
- Nando
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
- Contacto:
"Como em Março (lembram-se?) se falara de uma 'onda de homicídios', agora fala-se de 'onda de crimes violentos'. (...) Ocorrências que antes não mereceriam mais que um rodapé passaram a, por efeito de arrasto, ter uma repercussão mediática desproporcionada."
Fernanda Câncio, "Diário de Notícias", 29 de Agosto de 2008
Está dada a minha posição.
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
ABGRUND Escreveu:Correndo o perigo de cair no cliché, mas muito se tem falado aqui sobre as soluções passarem pelo desenvolvimento das forças policiais (em última análise, da coerção estatal) e do sistema penal (em última análise, do sistema que pouco faz pralém de encarcerar pessoas que nas instâncias presentes e na sua maioria nunca mudarão o seu "papel social", ou seja, o de criminosos, e que mais tarde ou mais cedo irão sempre sair cá pra fora novamente), mas acho que tanto um assunto como o outro são em muito tácticas governamentais para o comum civil alienar-se das verdadeiras causas do crime, ou seja, a situação social de determinada comunidade, e enquanto não houver gritantes revoluções no modo como se gere e organiza a sociedade o crime irá permanecer, porque o descontentamento irá permanecer tal como a miséria implicita de certos aglomerados populacionais irá permanecer e consequentemente o crime continuará.
Concordo imenso com o que disseste, mas não te esqueças que os policias também representam uma minoria! E os problemas deles são bem reais! É claro que da forma como isto está já nem mexendo no código penal lá vai! O mesmo aconteceu com os bombeiros em época de incendios, o problema era sempre a falta de meios para apagar os fogos, mas ninguem fazia métodos de prevenção florestal, por exemplo!
O que eu estou a dizer é que o facto dos policias verem o seu trabalho a ser feito em vão mesmo vindo à televisão falar, (e também já falei com alguns polícias) e verem-se com falta de condições económicas para sustentarem a sua vida é de veras desmotivante, logo -> Maior descontentamento. Se não forem tomadas medidas nesse aspecto daqui a nada não temos polícias.
- The Einherjar
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
- Contacto:
Anarchy Escreveu:Eu não sou anarca. Apenas achei o nick cute.
Não disse que eras. Apenas estou a sublinhar que não há anarquia sem os seus prós e contras. Isso é tão utópico que não podia funcionar com o tão diverso tipo de gente/maneiras de pensar que temos nesta sociedade. Se já assim andam a fazer tudo o que lhes bem apetece.. Mas se não és, acho que tens noção disto, não queria de maneira alguma atacar-te.
diabox, não estou em nenhum lado de barricada, penso que já sabias disso.
Peço desculpa pelo off-topic, go on.
Na minha visão, o único grande problema é que a PSP não têm liberdade suficiente. A chungaria toda pensa-se intocável, porque não são apanhados a fazer nada, e então como eles fazem as coisas pela escondida, nada se pode fazer. Se TODOS os agentes da PSP ( e GNR ) fossem como certos outros, que sempre que apanham os chungas da sua zona a armarem-se em espertos, os dão um enxerto de porrada ao ponto de lhes partir os dentes, e a começar a impôr respeito naquela gente toda, sempre iamos ter uma maior segurança.
Mas claro, também não podemos esperar 1 agente da autoridade para cada pessoa. Sempre houve e sempre haverá falta de patrulhas, porque é dificil ter todas as zonas dum centro urbano patrulhadas, devido à cada vez maior falta de agentes, devido à autentica merda de salário que eles recebem.
Mas claro, também não podemos esperar 1 agente da autoridade para cada pessoa. Sempre houve e sempre haverá falta de patrulhas, porque é dificil ter todas as zonas dum centro urbano patrulhadas, devido à cada vez maior falta de agentes, devido à autentica merda de salário que eles recebem.
Venøm Escreveu:
Em que país é que vives? Queres comparar o ordenado de um professor com um ordenado de um polícia que recebe abaixo do ordenado mínimo nacional?
Quando és professor podes ser efectivo e ganhar mais, e mesmo sendo apenas professor, consegues ter um ordenado e vantagens sociais que te permitam auto-sustentar.
Isto é pra rir não é?
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
Não, é para ler até ao fim. Porque é verdade, ou achas que um professor é igual a um polícia?
Última edição por Venøm em sexta ago 29, 2008 1:53 pm, editado 1 vez no total.
- 21poison
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quinta ago 23, 2007 11:26 am
- Contacto:
Gentes, anarquia não é igual a anomia!
[Anomia - do gr. anomía [ανομια], subs. fem., estado de falta de objectivos e perda de identidade; ausência total de normas morais/éticas, de regras de organização (...)]
Embora não, nao seja anarquista.
On
E a minha. Ainda hoje ouvi que, pelos dados do instituto de estatística, a criminalidade não aumentou, a mediatização é que sim.
[Anomia - do gr. anomía [ανομια], subs. fem., estado de falta de objectivos e perda de identidade; ausência total de normas morais/éticas, de regras de organização (...)]
Embora não, nao seja anarquista.
On

Nando Escreveu:"Como em Março (lembram-se?) se falara de uma 'onda de homicídios', agora fala-se de 'onda de crimes violentos'. (...) Ocorrências que antes não mereceriam mais que um rodapé passaram a, por efeito de arrasto, ter uma repercussão mediática desproporcionada."
E a minha. Ainda hoje ouvi que, pelos dados do instituto de estatística, a criminalidade não aumentou, a mediatização é que sim.
ॐ
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
apok Escreveu:Na minha visão, o único grande problema é que a PSP não têm liberdade suficiente. A chungaria toda pensa-se intocável, porque não são apanhados a fazer nada, e então como eles fazem as coisas pela escondida, nada se pode fazer. Se TODOS os agentes da PSP ( e GNR ) fossem como certos outros, que sempre que apanham os chungas da sua zona a armarem-se em espertos, os dão um enxerto de porrada ao ponto de lhes partir os dentes, e a começar a impôr respeito naquela gente toda, sempre iamos ter uma maior segurança.
Achas que já não fazem isso?
Venøm Escreveu:apok Escreveu:Na minha visão, o único grande problema é que a PSP não têm liberdade suficiente. A chungaria toda pensa-se intocável, porque não são apanhados a fazer nada, e então como eles fazem as coisas pela escondida, nada se pode fazer. Se TODOS os agentes da PSP ( e GNR ) fossem como certos outros, que sempre que apanham os chungas da sua zona a armarem-se em espertos, os dão um enxerto de porrada ao ponto de lhes partir os dentes, e a começar a impôr respeito naquela gente toda, sempre iamos ter uma maior segurança.
Por isso mesmo disse que "Se todos fossem como certos outros", sendo "os certos outros" os que o fazem

- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
O carjacking aumenta a partir do momento em que é muito difícil assaltares um carro e conseguir fazê-lo pegar para fugir com ele sem os códigos e as chaves e o camandro, quanto mais quando tens alarmes todos XPTO ligados ao carro. Ora, se é quase impossível roubares um carro de luxo parado, qual é a outra hipótese? Adivinha... a violência destes assaltos e o facto de implicar que os ocupantes sejam assaltados de forma violenta e alguns até resisitirem ou mesmo serem sequestrados (e até baleados) é o que leva à TV expôr essas imagens de choque e realidade, para além de ser para aumentar audiências, é para por as pessoas em estado de sítio e com olho vivo, não se esqueçam disso.
A solução não passa só por aumentar salários, isso seria ridículo, a solução passa por permitir que os polícias possam realmente actuar em casos estes, tal como acontece nos EUA. As armas devem ser usadas pelas autoridades a partir do momento que os criminosos pratiquem um crime grave ou muito grave (tipo assaltos a bancos, sequestros, etc...) porque põem em causa a integridade das pessoas. No caso de estes usarem armas, bastaria o simples apontar de uma arma para um polícia para lhes valer uma resposta sem disparo (e se morrerem menores de idade assim como é normal, mas raro, acontecer, que normalmente pertencem a gangs, etc..., paciência, temos pena...). Neste caso a polícia devia ser treinada também para saber usar uma arma eficazmente, os nossos simplesmente não têm treino suficiente, depois dão-se incidentes de evitar. O uso de cacetéte também devia ser promovido em casos de assaltos menores e desrespeito gravíssimo às autoridades.
Melhores seguros de vida e de trabalho também ajudariam, como por exemplo um polícia matar alguém inadvertidamente, não lhes devia valer prisão ou terem de indemnizar pessoalmente quem quer que fosse, os seguros serviriam para isso.
Hoje em dia é também preciso perceber que a justiça é lenta, demasiado lenta, dá-se demasiada preocupação com pequenos casos que se podiam resolver em tribunais de pequena instância (mas que continuam lentos que fode), os grandes casos como os da Casa Pia, Apito Dourado, etc..., deviam poder ser apoiados em várias instâncias. A partir do momento em que uma pessoa está em investigação, deveria ser emitido uma espécie de mandato interno na polícia para permitir escutas e o uso das mesmas em tribunal, mas a pessoa em causa devia também ser informada, caso a investigação não desse em nada, que foi realmente escutada e ressarcí-lo, de certa forma, de algum transtorno que isso possa causar. A PJ tem de ter mais liberdade na forma de actuar, é tudo com paninhos quentes!
Para finalizar, queria dizer que não temos polícia suficiente, e uma pessoa não deveria ser julgada como um assassino por defender a sua própria casa, não defendo o uso de armas de fogo como nos EUA, isso só iria aumentar o clima de desconfiança e suspeição uns dos outros e aumentar o medo nas ruas, mas pelo menos dar-me o direito de espancar um invasor na minha propriedade privada, de defender os meus e aquilo que me pertence e custou a ganhar. No caso de ter licença de porte de arma, também devia ser permitido o disparo sobre o invasor.
Proteger o criminoso é ridículo, e 1 puto de 15 anos para cima devia ser julgado sempre como 1 adulto em crimes muito graves, talvez com mais atenuantes, claro.
Quanto à da tropa, essa é de rir, a tropa só deve sair à rua em estado de sítio para defesa das pessoas, a presença da tropa nas ruas assusta e ainda alarma mais as pessoas normais, isso prejudica todo 1 sistema político e económico, ao passo que se for para patrulhar florestas devido aos fogos, é completamente o contrário, as pessoas aí sentem que não existirá tanta insegurança e o ambiente está protegido.
O problema são os nossos políticos... não sei porque é que se continuam a defender os direitos do criminoso... Para passar multas de estacionamento, velocidade e condução com álcool a torto e a direito está lá sempre a BT, é a única que se vê, a PSP e a GNR é que é diferente... parece que a BT é a única que trabalha, quando os "coitados" das outras 2 instituições estão "falidas"...
A PJ é outra que tem o seu trabalho comprometido com tanta restrição e protecção do investigado....
Se o amigo chunga tivesse uma arma, "tá quieto oh freitas...."
A solução não passa só por aumentar salários, isso seria ridículo, a solução passa por permitir que os polícias possam realmente actuar em casos estes, tal como acontece nos EUA. As armas devem ser usadas pelas autoridades a partir do momento que os criminosos pratiquem um crime grave ou muito grave (tipo assaltos a bancos, sequestros, etc...) porque põem em causa a integridade das pessoas. No caso de estes usarem armas, bastaria o simples apontar de uma arma para um polícia para lhes valer uma resposta sem disparo (e se morrerem menores de idade assim como é normal, mas raro, acontecer, que normalmente pertencem a gangs, etc..., paciência, temos pena...). Neste caso a polícia devia ser treinada também para saber usar uma arma eficazmente, os nossos simplesmente não têm treino suficiente, depois dão-se incidentes de evitar. O uso de cacetéte também devia ser promovido em casos de assaltos menores e desrespeito gravíssimo às autoridades.
Melhores seguros de vida e de trabalho também ajudariam, como por exemplo um polícia matar alguém inadvertidamente, não lhes devia valer prisão ou terem de indemnizar pessoalmente quem quer que fosse, os seguros serviriam para isso.
Hoje em dia é também preciso perceber que a justiça é lenta, demasiado lenta, dá-se demasiada preocupação com pequenos casos que se podiam resolver em tribunais de pequena instância (mas que continuam lentos que fode), os grandes casos como os da Casa Pia, Apito Dourado, etc..., deviam poder ser apoiados em várias instâncias. A partir do momento em que uma pessoa está em investigação, deveria ser emitido uma espécie de mandato interno na polícia para permitir escutas e o uso das mesmas em tribunal, mas a pessoa em causa devia também ser informada, caso a investigação não desse em nada, que foi realmente escutada e ressarcí-lo, de certa forma, de algum transtorno que isso possa causar. A PJ tem de ter mais liberdade na forma de actuar, é tudo com paninhos quentes!
Para finalizar, queria dizer que não temos polícia suficiente, e uma pessoa não deveria ser julgada como um assassino por defender a sua própria casa, não defendo o uso de armas de fogo como nos EUA, isso só iria aumentar o clima de desconfiança e suspeição uns dos outros e aumentar o medo nas ruas, mas pelo menos dar-me o direito de espancar um invasor na minha propriedade privada, de defender os meus e aquilo que me pertence e custou a ganhar. No caso de ter licença de porte de arma, também devia ser permitido o disparo sobre o invasor.
Proteger o criminoso é ridículo, e 1 puto de 15 anos para cima devia ser julgado sempre como 1 adulto em crimes muito graves, talvez com mais atenuantes, claro.
Quanto à da tropa, essa é de rir, a tropa só deve sair à rua em estado de sítio para defesa das pessoas, a presença da tropa nas ruas assusta e ainda alarma mais as pessoas normais, isso prejudica todo 1 sistema político e económico, ao passo que se for para patrulhar florestas devido aos fogos, é completamente o contrário, as pessoas aí sentem que não existirá tanta insegurança e o ambiente está protegido.
O problema são os nossos políticos... não sei porque é que se continuam a defender os direitos do criminoso... Para passar multas de estacionamento, velocidade e condução com álcool a torto e a direito está lá sempre a BT, é a única que se vê, a PSP e a GNR é que é diferente... parece que a BT é a única que trabalha, quando os "coitados" das outras 2 instituições estão "falidas"...

apok Escreveu:Venøm Escreveu:apok Escreveu:Na minha visão, o único grande problema é que a PSP não têm liberdade suficiente. A chungaria toda pensa-se intocável, porque não são apanhados a fazer nada, e então como eles fazem as coisas pela escondida, nada se pode fazer. Se TODOS os agentes da PSP ( e GNR ) fossem como certos outros, que sempre que apanham os chungas da sua zona a armarem-se em espertos, os dão um enxerto de porrada ao ponto de lhes partir os dentes, e a começar a impôr respeito naquela gente toda, sempre iamos ter uma maior segurança.
Por isso mesmo disse que "Se todos fossem como certos outros", sendo "os certos outros" os que o fazemAliás, tenho um amigo na PSP as coisas que ele me diz que faz aos chungas que apanha a fazer merda... até me dão arrepios.
Se o amigo chunga tivesse uma arma, "tá quieto oh freitas...."
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Nando Escreveu:"Como em Março (lembram-se?) se falara de uma 'onda de homicídios', agora fala-se de 'onda de crimes violentos'. (...) Ocorrências que antes não mereceriam mais que um rodapé passaram a, por efeito de arrasto, ter uma repercussão mediática desproporcionada."
Actually, já por várias vezes no último ano foram revelados dados que indicam que os crimes violentos estão a aumentar. O que a Fernanda diz pouco interessa à luz disso.
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
otnemeM Escreveu:Nando Escreveu:"Como em Março (lembram-se?) se falara de uma 'onda de homicídios', agora fala-se de 'onda de crimes violentos'. (...) Ocorrências que antes não mereceriam mais que um rodapé passaram a, por efeito de arrasto, ter uma repercussão mediática desproporcionada."
Actually, já por várias vezes no último ano foram revelados dados que indicam que os crimes violentos estão a aumentar. O que a Fernanda diz pouco interessa à luz disso.
Mau era, com o facto de se andar a ser feito gato sapato e a gozar com a situação dos polícias, Portugal está a tornar-se um paraíso para a criminalidade, ainda bem é que não somos ricos, senão aí pior era!
Daqui advém a principal necessidade de se mudarem as regras... Já está na altura!
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes