vírgula Escreveu:Não é nada simples e é uma comparação e uma ordem de ideias completamente reboscada. Sinto muito se acho que nem merece comentário ou explicação. E pensa duas vezes antes de acusares os outros de andarem a destabilizar. Fui.
todas as culturas deste mundo condenam de alguma forma a infidelidade. isso tem razoes biologicas. um japones medieval ou um indio do xingu, ambos condenavam a infidelidade. essa foi a moral que herdamos e nao ha forma de afirmar qual a pior, se a masculina ou feminina. o acto de traicao e a pulsao para o mesmo sao os mesmos independentemente do sexo.
agora analizar as consequencias desse acto independente da moral e que ja e possivel. se a partir da infidelidade uma mulher opta por mentir ao marido/namorado/companheiro acerca da paternidade do seu filho entao ela simplesmente esta a minar ainda mais o nucleo familiar que se predispos a formar com o parceiro. alem de que esta a mentir a pelo menos duas pessoas: a crianca e o companheiro. e muitas vezes tambem o amante.
acho que neste sentido podemos formular que: as consequencias de uma infidelidade feminina, no caso de haver concepcao, sao maiores que a masculina se a mulher optar por esconder a verdadeira paternidade da crianca.
e isto pode ser analisado independente da (falta de) moral que este presente no acto inicial. a abstraccao e sempre possivel.
em termos de moral, ja li muita gente (e penso que tu propria, neste forum) dizer que nao se pode analisar o mundo islamico de acordo com a moral ocidental. quer dizer que ai ja e possivel a abstraccao?