Encontros com Testemunhas de Jeová

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Re: Encontros com Testemunhas de Jeová

Mensagempor Inmist » quinta fev 05, 2009 7:46 pm

Que bela posta! :)

Mas lanço para o ar duas questões relacionadas:

- Que influência significativa têm essas forças no nosso pequeno tempo de vida? (100 anos no máximo).

- Não há outro tipo de forças (ou variantes) mais importantes e que nos condicionam mais no dia-a-dia e com que nos devemos preocupar mais?
"Hate the ones who bring you down"

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta fev 05, 2009 7:51 pm

Deus é tudo?
Olha, assim tb eu :o

Almah, ao que tu chamas Deus, eu chamo Natureza!

Agora a politização da religião, que por sua vez se baseia em dogmas que a Natureza (Deus) desmente :awesome: , isso é que é grave!

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Mensagempor BloodTells » quinta fev 05, 2009 8:07 pm

Almah, o meu ponto de vista vai em muito de encontro ao exposto pelo Herak.
A minha visão está distante o suficiente do cristianismo, catolicismo, wtv, porque, felizmente ou infelizmente, a arqueologia da morte, principalmente pré-histórica, permite-nos lidar com indivíduos que têm uma crença em algo impessoal, através de vários objectos e momentos carregados de «simbolismo», mas que nada tem a ver com a vivida após JC.

Indirectamente, só veio reforçar a minha ideia pessoal que já tinha.

Acho que esta percepção que tenho através da minha profissão/estudo e o tema do Herak constituem duas visões que até poderão ter algo em comum, mas que partem de bases diferentes.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta fev 05, 2009 8:14 pm

Heraklyon Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Deus existe? Existe sim senhores, e todos os dias isso é visivel.

Explica-me esta parte que acho que não percebi muito bem... :P

Almah Perditae Escreveu:herak, tu que adoras Fisica, nunca te passou pela cabeça que todas as regras conhecidas e ainda por conhecer do universo são deus? nada de muito orgãnico, não estou a dizer que deus é o tal cota, mas apenas essas forças maiores são esse tal deus. senão repara, as leias da fisica, são controláveis pelo ser humano? Nós poderemos alterá-las? Ou não somos nós seres humanos meros resultados dessas acções e reacções de particulas? esse é o próprio fundamento da ideia de Deus. Algo maior, mais poderoso, mais forte que nós. A ideia de deus é a coisa mais abstrata que poderá existir, mas é sempre essa tal coisa maior que nós, que nós não controlamos e queremos entender. É o TUDO, o UNO. A verdade UNIVERSAL. Quero com isto dizer que a Fisica é uma religião? na base, muito honestamente, nem há nenhuma diferença. A ciencia e a religião procuram exactamente o mesmo, entender. são duas variantes 8e há onumeras variantes duma Verdade Universal, dum Dogma transversal a toda a condição humana, a busca do Saber e do compreender aquilo que não entendemos.

Vou-te ser sincero e isto acho que serve para qualquer fã de ciência, principalmente física:
A partir do momento em que encontras o motivo para tudo, uma explicação para cada acção, torna-se altamente complicado supor a existência de [img]um%20ser%20ou%20algo%20superior[/img].

Quando o teu mundo começa a ficar sistematizado ao ponto de poderes prever o que irá acontecer se fizeres determinada acção, acho que se torna óbvio que o Universo é simplesmente um mecanismo, como que uma máquina que cumpre determinados requisitos. Ou melhor dizendo, o Universo é como um jogo de tabuleiro em que cada vez que jogas, obténs um resultado, isto porque tudo se resume a uma coisa muito simples: acção/reacção. Um electrão recebe energia, tem de saltar de nível. Tu nasces, logo tens que morrer. E por aí fora...

Para mim não há segredo nenhum nisto, a única coisa que motiva a minha paixão é somente a minha vontade de encontrar explicação para cada evento. :P

meti a bold a resposta ao que me perguntaste. A diferença é que há quem lhe chame deus, tu chamas-lhe por ex. energia. Hum... espera, não há quem tb diga que deus é energia? bem, se calhar voces estão todos a falar da mesma coisa :)

herak, sabes porque nasceu a Matemática? sabes o que significa Algebra? Algebra significa regra de deus, e foi criada pelo árabes como uma linguagem simbólica que procurava entender o pensamento de deus, o funcionamento de deus. Como isso é algo superior ao entendimento humano, achou-se por bem criar uma linguagem própria, que através de simbologias exactas, conseguissem demonstrar a essencia divina. perceber o funcionamento de TUDO! fisica, as tais regras que tu dizes contradizer a existencia desse tal algo superior, na verdade apenas corroboram (ou tentam, visto que ainda não há a tal equação Universal) a existencia dessa al coisa superior. A fisica não desmente a existencia do uno, antes pelo contrário, a Fisica baseia-se exactamente na busca desse Uno. Entender as regras do Universo? isso é a própria definição da busca de Deus!!!
Imagem

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta fev 05, 2009 8:20 pm

Inmist Escreveu:Que bela posta! :)

Mas lanço para o ar duas questões relacionadas:

- Que influência significativa têm essas forças no nosso pequeno tempo de vida? (100 anos no máximo).

- Não há outro tipo de forças (ou variantes) mais importantes e que nos condicionam mais no dia-a-dia e com que nos devemos preocupar mais?

As duas questões respondem-se mutuamente lol deus? o Todo? Isso é muito bonito quando se está no café ou na net a falar com barriga cheia e um bom copo à frente. Quando é fim do mês e um gajo já anda liso isso perde toda e qualquer importãncia lol
"A metafísica é a consequencia de se estar aborrecido" Fernando Pessoa :)
Imagem

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta fev 05, 2009 8:23 pm

Vooder Escreveu:Deus é tudo?
Olha, assim tb eu :o

Almah, ao que tu chamas Deus, eu chamo Natureza!

Agora a politização da religião, que por sua vez se baseia em dogmas que a Natureza (Deus) desmente :awesome: , isso é que é grave!

ora nem mais, há vários nomes para a mesma coisa, cada um acredita naquilo que quer. E cada um dá-lhe o nome que quer. Claro que essa "liberdade" de se acreditar no que se quer, em casos extremos leva a casos de estupidez pura e dura. mas hey... o ser humano é estupido por natureza, que havemos de fazer? grave grave é quando eles t~em dinheiro para meter a sua estupidez em acção...
Imagem

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta fev 05, 2009 8:32 pm

BloodTells Escreveu:Almah, o meu ponto de vista vai em muito de encontro ao exposto pelo Herak.
A minha visão está distante o suficiente do cristianismo, catolicismo, wtv, porque, felizmente ou infelizmente, a arqueologia da morte, principalmente pré-histórica, permite-nos lidar com indivíduos que têm uma crença em algo impessoal, através de vários objectos e momentos carregados de «simbolismo», mas que nada tem a ver com a vivida após JC.

Indirectamente, só veio reforçar a minha ideia pessoal que já tinha.

Acho que esta percepção que tenho através da minha profissão/estudo e o tema do Herak constituem duas visões que até poderão ter algo em comum, mas que partem de bases diferentes.

Hum... Há um livro chamado "O sagrado" de Rudolf Otto que explica isso muito bem. (ou não... é um bocado chato lol) ele faz um "desmembrar" do que é sagrado, busca o ponto comum a todas as definições de sagrado, e porque nasce essa tal ideia de sagrado. depois desse tal ponto comum a todas as suas formas, dependendo do tempo, da cultura, de mil e uma variantes é que a representação desse sagrado varia. É óbvio e claro que a base cultural, sociológica, o conhecimento existente hoje ou há 2 mil, ou a 3 mil, ou há 5, ou há 10 mil anos são completamente diferentes, logo as representações são completamente dferentes. mas a base essa é igual. nao vou dizer quais são (nem me lembro bem) mas tem muito a ver com o desconhecido, com o medo, com a noção da própria pequenez do ser humano. é a percepção dessa tal força maior que o homem, a percepção de que na verdade nós não controlamos nada.
Imagem

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quinta fev 05, 2009 9:03 pm

Almah Perditae Escreveu:meti a bold a resposta ao que me perguntaste. A diferença é que há quem lhe chame deus, tu chamas-lhe por ex. energia. Hum... espera, não há quem tb diga que deus é energia? bem, se calhar voces estão todos a falar da mesma coisa :)

Mas a energia tu podes quantificar e descrever, ao contrário de Deus. Com todo o respeito, isso que disseste faz tanto sentido como eu chamar círculo a uma esfera, e pensar que são a mesma coisa, pelo menos no meu ponto de vista, o que não faz sentido nenhum. Isto porque ambos podem representar a mesma coisa (a perfeição, os pontos equidistantes do centro), mas o círculo é um conceito básico que não tem sentido físico, pratico, é algo a duas dimensões, enquanto que a esfera é um conceito físico, palpável, pois tem as 3 dimensões (na verdade até tem 4, isto porque provoca alterações no tecido do espaço-tempo, como qualquer objecto com massa). Não sei se me estou a fazer entender, é que Deus não passa de um devaneio da psique humana, visto que não o podes pôr numa fórmula matemática, numa expressão (isto no meu ponto de vista) enquanto que a ciência, física, as equações, são algo palpável pois traduzem e podem descrever comportamentos, acções. Deus traduz o quê? Nada, logo o conceito de Deus é algo que não faz sentido.

Almah Perditae Escreveu:herak, sabes porque nasceu a Matemática? sabes o que significa Algebra? Algebra significa regra de deus, e foi criada pelo árabes como uma linguagem simbólica que procurava entender o pensamento de deus, o funcionamento de deus. Como isso é algo superior ao entendimento humano, achou-se por bem criar uma linguagem própria, que através de simbologias exactas, conseguissem demonstrar a essencia divina. perceber o funcionamento de TUDO! fisica, as tais regras que tu dizes contradizer a existencia desse tal algo superior, na verdade apenas corroboram (ou tentam, visto que ainda não há a tal equação Universal) a existencia dessa al coisa superior. A fisica não desmente a existencia do uno, antes pelo contrário, a Fisica baseia-se exactamente na busca desse Uno. Entender as regras do Universo? isso é a própria definição da busca de Deus!!!

Álgebra significa regra de Deus? Não fazia ideia, mas se dizes que procurava entender o pensamento de Deus, o funcionamento de Deus, o único sentido que posso interpretar dessa expressão é que procurava entender como funciona o Universo.
Só posso concordar contigo neste parágrafo se estiveres a considerar o Uno como o Metauniverso, ou seja, o Universo e tudo o que o engloba. Mas assim voltamos à mesma questão: Porquê chamar Deus ao Universo? O Universo é simplesmente isso, a realidade, um conjunto de mecanismos activados conforme as acções tomadas.

Começo a pensar que não é a Física que complica a compreensão do Universo, é mesmo a Religião... :lol:

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta fev 05, 2009 9:34 pm

O problema não é a religião, é a compreensão que existe da religião. basicamente estamos a falar exactamente da mesmissima coisa, têm é nomes diferentes. Não podes encarar deus (eu tambem não gosto desse nome, porque é sempre motivo de confusões com o deus cristão) como uma coisa palpável, como um cota, como um ser que castiga ou recompensa consoante se lhe dá graxa ou não. isso é uma representação que se fez de algo bastante mais abrangente.

Quando falo de deus, falo de algo maior, o tal UNO (que é a minha expressão favorita), que pode muito bem ser o Universo, ou a Natureza, ou o que raio lhe queiras chamar. basicamente é assim, o que somos nós? Que importancia temos a nivel astronomico? Ao nivel universal o que é a via lactea? O que é o sistema solar? o que é o planeta terra? O que é a Europa? o que é Portugal? O que somos nós? Não somos nada, somos uma coisinha insignificante, um pontinho infimo no meio de algo ENORME. esse algo Enorme, e todas as regras porque se rege (que nós vamos conhecendo uma infima parte) regem a nossa vida a um nivel que nunca poderemos sequer compreender. isso é a ideia fulcral em todas as religiões. Compreender essa tal coisa. deus existe sim senhores, o que há é várias formas de o descrever, de o denominar. para ti é o Universo, há uns milhares de anos isso não era palpavel, descreveu-se essa coisa de um modo personalizado, como um ser maior que controlava as nossas vidas. mas o fundamento é exactamente o mesmo.
Imagem

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » sexta fev 06, 2009 8:21 pm

Continuo a dizer: vocês passam demasiado tempo a ler a Wikipédia.
Usem esse tempo para procriar, por exemplo.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta fev 06, 2009 9:06 pm

IgnotoDeo Escreveu:Continuo a dizer: vocês passam demasiado tempo a ler a Wikipédia.

Isso é um convite?
Imagem

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » sexta fev 06, 2009 9:14 pm

Almah Perditae Escreveu:
IgnotoDeo Escreveu:Continuo a dizer: vocês passam demasiado tempo a ler a Wikipédia.

Isso é um convite?

Isso querias tu! :P

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » sexta fev 06, 2009 9:18 pm

Estes gajos são todos uns pedófilos. Venom, tem cuidado.

:|

^_^

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » sexta fev 06, 2009 9:27 pm

É do desespero :lol:

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Mensagempor BloodTells » sexta fev 06, 2009 10:19 pm

Ya, wikipédia... :roll:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes