Enigmas da Humanidade - alguma vez descobriremos tudo?
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Não percebeste, sentido tem dois significados, um deles é "significado", lógica, tem a ver com a percepção. O outro é direcção, rumo.
Disseste que neste contexto meaning é sentido, mas como sentido tem dois significados, qual deles está presente neste contexto?
De qualquer forma penso que percebo o que queres dizer, o significado da vida será o sentido que ela tem tomado e irá tomar?
Disseste que neste contexto meaning é sentido, mas como sentido tem dois significados, qual deles está presente neste contexto?
De qualquer forma penso que percebo o que queres dizer, o significado da vida será o sentido que ela tem tomado e irá tomar?
- StabatMatter
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça nov 13, 2007 2:26 pm
- StabatMatter
Inmist Escreveu:morsmodre Escreveu:The Einherjar Escreveu:Frozen_Lake Escreveu:The Einherjar Escreveu:Inmist Escreveu:O mais espantoso e encantador da ciência é que nunca tem conclusões, deixando portas abertas à descoberta assim como à imaginação das pessoas.
O que hoje é certo amanha pode ser errado, tanto para a humanidade como para um único indivíduo.
Questões sobretudo astronómicas é o que mais me desperta curiosidade...
O que é o Universo? (mesmo, dizer que o Universo é tudo o que existe é uma resposta limitada)
Qual o propósito de existir matéria? Como apareceu?
Será o espaço infinito? Para o pequeno e para o grande... será um átomo (ou outra partícula menor, não quero entrar em detalhes) um mini-universo? Será o nosso Universo um mini-átomo de outro universo?
Porque tudo evolui? Desde o suposto Big-gang até hoje... Para onde evolui?
Porque existem forças gravitacionais?
É melhor parar...
Adiciono a estas questões, a origem da vida.
a origem da vida? como assim?
tipo, segundo aquilo que aprende-mos na primária, é que houve o tal Big Bang que lançou aqueles moléculas todas e tal(e não foi Jesus que lançou um pau de dinamite pó espaço de certeza...)
Isso não foi a origem da vida, foi, possivelmente, a origem da matéria ou do Universo tal qual o conhecemos.
Daí até existir vida, vai um passo enorme, seja na Terra ou noutro local qualquer. Eu estou a tirar o curso de Biologia Celular e Molecular e estou longe de te saber dar esta resposta de forma minimamente exacta.
um dos artigos numa cience de há uns tempos lançava umas prespectiva interresantes sobre isso.
o artigo defendia k inda antes do RNA (k é o k se pensa ter vindo em stand alone antes do DNA) existiram "compostos fechados de componentes organicos" que em tudo lembram metabolismo.
o artigo propunha k estes tinham sido os primeiros "replicadores" (dentro da definição do Dawkins) e só mais tarde surgiao os planos de construção para eles (i.e. DNA ou RNA)
a mim convenceu-me ... mas eu tou em informatica, pode ser k tu axes td uma grande bacorada ;p
Isso que afirmas do RNA ser antecedente ao DNA crê-se ser correcto, e desde as primeiras moléculas simples de metano, amoníaco, água até aos nucleótidos crê-se ter existido uma evolução química. Mas o motivo pelo qual os nucleótidos assumem determinada sequência na estrutura do RNA (e depois no DNA) é desconhecida. É que o essencial da vida não é o DNA, ou as moléculas que o constituem, é a sequência das moléculas que constituem o DNA, e é isso a informação.
Como um texto... as letras por si só isoladas nada valem, mas já têm significado se tiverem determinada ordem...
lá ta ... o "sentido" de tal sequencia estava na pratica a funcionar antes da tal sekencia ... se pensares no RNA km uma lista de supermercado e nas coisas k essa lista tem como o resultado da sintese proteica, tanto o RNA km as proteinas tem a mm informação.
o k se discutia no artigo era k as proteinas por si (auto replicando-se, como é obvio mas sem uma blueprint) exitiram antes do RNA aparecer
StabatMatter Escreveu:What about the meaning of life?
essa na verdade é bastante facil ...
se quizermos ser coerentes com a nossa visao do mundo o sentido da vida é propagar os nossos genes ... pk é esse k os genes tem feito desdas simples moleculas de DNA, RNA ou compostos kimicos ...
esses replicadores tem como objectivo fazer mais copias de si mesmas e, atraves da selecção natural, foram surgindo mais e melhores involcros para esses "replicadores". hoje em dia chamamos-lhes de "vida".
plantas e animais e fungos e bacterias e (até) virus tem RNA/DNA k controla tudo o k sao ... esses genes controlam-nos da maneira k um programador controla o seu programa ... fazem-nos com capacidades de sobreviver (musculos, reação, percepção, memoria, etc) e depois deixam-nos em paz e esperam para k sejam passados para a proxima geração
[notar k esta definicação de gene, pode n estar biologicamente coerente com a dos biologos e os seus codoes de inicio e paragem ... pensem nos genes como um bocado de DNA k muito dificilmente se separará]
claaro k esta prespectiva xateia muita gente: todos akeles k pensao no homem como algo especial, todos os k pensao k a matafisica tem um proposito, todos os k kerem k o sentido da vida seja algo k nos ilumine de conhecimento e sabedoria e prazer, todos os k pensam k n podemos vir do macaco **coffcriacionistacoff** ...
eu por mim gosto desta ideia, principalmente pk é coerente com o k se sabe do mundo e, se formos humildes o suficiente, é bastante facil de aceitar
PS: venham os flames

- StabatMatter
- schemattic
- Registado: terça mai 22, 2007 12:28 am
Morsmodre, a grande questão que te deves colocar, neste preciso momento, e sem qualquer tipo de malícia, é: "porque é que não sei escrever português?"
Repara, o Homem sempre se debateu com grandes questões, sendo que, a meu ver, e como ponto de partida para todo o conhecimento, a maior delas é a máxima grega do "conhece-te a ti mesmo". Ora, para que atinjas esse nível gnoseológico e dês passos seguros na colocação de perguntas mais complexas é necessário (senão mesmo obrigatório) que tenhas um conhecimento mínimo da língua na qual os teus pensamentos são expressos. Esta problemática linguística que assola a gramática portuguesa (e que também é um factor mais ou menos global) é preocupante, porque não há um noção clara da importância do escrever bem e correctamente. Porque, imbuída em erros e acidentes morfossintáticos, o mau uso da língua é uma regressão certa no desenvolvimento humano, quer ele seja social, cultural, religioso, etc. Porque chega a uma altura em que, não havendo um fio condutor para a construção de um raciocínio, não há diálogo coerente, por muito que se possa tentar. E podes pensar que ao substituir um "que" por um "k", ou o uso inusitado de neologismos, ou constantes tropeções na conjugação de tempos verbais e no uso de verbos reflexivos - podes pensar que tudo isto é irrelevante. Até porque demonstras conhecimentos sólidos em áreas de grande importância, e isso é muito bom. Mas pensa primeiro que, para haver discussão, tem que haver entendimento. E vai chegar a um de dois pontos: ou não vais conseguir expressar o que pensas, ou o receptor da tua mensagem não a vai perceber.
Digo-te isto com a melhor das intenções, ao invés de chegar aqui e limitar-me a deixar um tão característico "vai mas é aprender a escrever". A importância de tudo o que escrevi só pode ser por ti compreendida depois de análise profunda. Eu sei que ler por vezes é uma seca, que há autores difíceis de compreender, e que reduzir tudo a caracteres minimalistas é uma solução fácil e muito em voga pela juventude de hoje. Mas é igualmente um indício de preguiça mental e um passo atrás na evolução. Não é à toa que Pessoa disse: "A minha pátria é a língua portuguesa". Pensa nisto.
Repara, o Homem sempre se debateu com grandes questões, sendo que, a meu ver, e como ponto de partida para todo o conhecimento, a maior delas é a máxima grega do "conhece-te a ti mesmo". Ora, para que atinjas esse nível gnoseológico e dês passos seguros na colocação de perguntas mais complexas é necessário (senão mesmo obrigatório) que tenhas um conhecimento mínimo da língua na qual os teus pensamentos são expressos. Esta problemática linguística que assola a gramática portuguesa (e que também é um factor mais ou menos global) é preocupante, porque não há um noção clara da importância do escrever bem e correctamente. Porque, imbuída em erros e acidentes morfossintáticos, o mau uso da língua é uma regressão certa no desenvolvimento humano, quer ele seja social, cultural, religioso, etc. Porque chega a uma altura em que, não havendo um fio condutor para a construção de um raciocínio, não há diálogo coerente, por muito que se possa tentar. E podes pensar que ao substituir um "que" por um "k", ou o uso inusitado de neologismos, ou constantes tropeções na conjugação de tempos verbais e no uso de verbos reflexivos - podes pensar que tudo isto é irrelevante. Até porque demonstras conhecimentos sólidos em áreas de grande importância, e isso é muito bom. Mas pensa primeiro que, para haver discussão, tem que haver entendimento. E vai chegar a um de dois pontos: ou não vais conseguir expressar o que pensas, ou o receptor da tua mensagem não a vai perceber.
Digo-te isto com a melhor das intenções, ao invés de chegar aqui e limitar-me a deixar um tão característico "vai mas é aprender a escrever". A importância de tudo o que escrevi só pode ser por ti compreendida depois de análise profunda. Eu sei que ler por vezes é uma seca, que há autores difíceis de compreender, e que reduzir tudo a caracteres minimalistas é uma solução fácil e muito em voga pela juventude de hoje. Mas é igualmente um indício de preguiça mental e um passo atrás na evolução. Não é à toa que Pessoa disse: "A minha pátria é a língua portuguesa". Pensa nisto.
- Frozen_Lake
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sábado nov 24, 2007 1:14 am
Phobos Escreveu:Bolaç, Ççhematyç para preçydente!

Mas gostei do comentario, nunca faltando ao respeito, deu uma boa expliacação sobre o uso da nossa lingua. eu quando aqui começei a comentar, tambem usava muito os "k" e etc, mas provinha muito do meu habito por telemovel e tal.felizmente penso que corrigi muitas lacunas na minha maneira de abordar o pessoal
- schemattic
- Registado: terça mai 22, 2007 12:28 am
- Onesolo
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
- Contacto:
"Enigmas da Humanidade - alguma vez descobriremos tudo?"
Frozen_Lake, se me definires a palavra "tudo" nesse contexto talvez se chegue a alguma conclusão...
Frozen_Lake, se me definires a palavra "tudo" nesse contexto talvez se chegue a alguma conclusão...
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo
- Frozen_Lake
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sábado nov 24, 2007 1:14 am
Onesolo Escreveu:"Enigmas da Humanidade - alguma vez descobriremos tudo?"
o objectivo não é chegar a uma conclusão, mas sim ,que o pessoal partilhe dúvidas acerca da história da humanidade. eu dei o EXEMPLO do espaço e pura e simplesmente o pessoal foi todo por aí...tudo bem, mas o tópico não se resume a um único assunto.
eu até achava interessante que alguém aqui pusesse em cima da mesa, dúvidas sobre técnicas de contrução antigas, por exemplo...certamente que há muito mais para descobrir ainda sem sero espaço...

morsmodre Escreveu:StabatMatter Escreveu:What about the meaning of life?
essa na verdade é bastante facil ...
se quizermos ser coerentes com a nossa visao do mundo o sentido da vida é propagar os nossos genes ... pk é esse k os genes tem feito desdas simples moleculas de DNA, RNA ou compostos kimicos ...
esses replicadores tem como objectivo fazer mais copias de si mesmas e, atraves da selecção natural, foram surgindo mais e melhores involcros para esses "replicadores". hoje em dia chamamos-lhes de "vida".
plantas e animais e fungos e bacterias e (até) virus tem RNA/DNA k controla tudo o k sao ... esses genes controlam-nos da maneira k um programador controla o seu programa ... fazem-nos com capacidades de sobreviver (musculos, reação, percepção, memoria, etc) e depois deixam-nos em paz e esperam para k sejam passados para a proxima geração
[notar k esta definicação de gene, pode n estar biologicamente coerente com a dos biologos e os seus codoes de inicio e paragem ... pensem nos genes como um bocado de DNA k muito dificilmente se separará]
claaro k esta prespectiva xateia muita gente: todos akeles k pensao no homem como algo especial, todos os k pensao k a matafisica tem um proposito, todos os k kerem k o sentido da vida seja algo k nos ilumine de conhecimento e sabedoria e prazer, todos os k pensam k n podemos vir do macaco **coffcriacionistacoff** ...
eu por mim gosto desta ideia, principalmente pk é coerente com o k se sabe do mundo e, se formos humildes o suficiente, é bastante facil de aceitar
PS: venham os flames
Bom, deste uma possível resposta à questão tendo em conta que sentido significa objectivo. Contudo, esqueces-te de focar os outros significados.
Por exemplo, no código da estrada, qual o significado de sentido? Não é certamente objectivo, mas sim caminho. Tendo em conta a questão "qual o sentido da existência?" dentro deste contexto, podemos transformá-la para "qual o caminho a tomar na existência?".
Outro: se vês uma frase escrita numa língua que te é desconhecida, pensas "não percebo nada disto, isto não faz sentido". Aqui, sentido é sinónimo de significado e também de compreensão. Aplicando estes dois sentidos (!) na questão, podemos escrevê-la como "qual o significado da existência?", bem como "como compreender a existência?"
Até estas perguntas podem ser muito mais aprofundadas, mas vou deixar ao teu critério

Foi por isto que eu afirmei que, antes de respondermos, devemos pensar nos diversos sentidos que a palavra "sentido" pode tomar. Deste modo, temos um norte ao qual nos podemos agarrar na busca da resposta.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes