O túmulo perdido de Jesus Cristo

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta mar 02, 2007 8:28 pm

pelican Escreveu: a vender pedaços do madeiro, ou do osso do dedo mindinho de s.rovérsio ou s.felisberto ou do apóstolo adamastor pinoteu do monte debaixodemimficas.

:D

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta mar 02, 2007 8:32 pm

Eu pertenço à facção daquele que deixam tudo em aberto... pode ser verdade, pode não ser.... É tão credível a teoria corrente como o são as novas teorias propostas, até serem devidamente testadas.

Mas também sou da facção não-me-podia-estar-a-cagar-mais-para-este-tipo-de-novelas.

pelican
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 15, 2004 1:56 am
Contacto:

Mensagempor pelican » sexta mar 02, 2007 9:49 pm

quanto a mim (e sendo suspeito) penso que a questão se prende com uma situação: desde o século XIX que a bíblia passou a ser confrontada cientificamente, isso levou ao concílio vaticano I. depois no século passado com a ainda maior abertura do concílio vaticano II essa confrontação passou a ser ainda maior.

é óbvio que a leitura da bíblia e mesmo a forma de encarar os livros aí reunidos foi mudando, é óbvio. agora a questão é que não se pode exigir racionalismo a um livro que apresenta uma visão de fé. isso não o torna menos verdadeiro, credível. da mesma forma que, por exemplo tendo acesso ao horror de quem sofreu com a bomba em hiroshima não será menos verdade que nesse dia um casal de enamorados possa ter trocado correspondência (concerteza que isso para os arquivos históricos desse dia não seria tão relevante como os noticiários sobre a bomba, mas para esse casal que se admirava mutuamente e confiava um no outro, n sei se me faço entender).

portanto é um pouco bacoco esse conceito de que a bíblia é uma fraude e não é credível, muito pelo contrário creio que os livros aí contidos a par do cânone de Pali ou da teogonia, etc etc (preencham o resto) são dos livros mais valiosos sobre o ser humano e sobre a sua procura constante por si mesmo e por encontrar.se com as questões que o desassossegam.

isto tudo para dizer que a credibilidade em escritos sobre Jesus ou Gautama e por aí fora reside precisamente na admiração que tais personalidades suscitavam em quem os ouvia. creio que se Jesus tivesse sido casado e tido descendência isso seria um dado demasiado importante para os cristãos que o rodearam e para a sua própria mensagem (os evangelhos parecem sugerir precisamente o contrário, Jesus andou sempre dum lado para o outro e parece defender um certo desapêgo de laços sanguíneos até como forma a evitar ódios antigos e vendetas, bom claro que isto também já é interpretativo).

já sei que possivelmente vai iniciar a teoria tipo X-Files que os textos são forjados blah blah, gostava apenas de lembrar que o dan brown e outros bons romancistas como ele sabem criar mercado.
há muitos anos já que os textos bíblicos têm sido confrontados com todo o tipo de questões, há datações dos codexs etc exegése histórica, crítica literária, por aí fora e se houvesse uma grande cabala pa esconder sei lá o q, concerteza já teria sido descoberto, até porque o catolicismo já teve tanta gente tão burrinha que seria difícil ainda para mais numa era como a nossa ludibriar os instrumentos científicos e o conhecimento humano.

só para terminar, penso que caso fosse provado uma relação matrimonial de Jesus com outrém pouco ou nada colidiria com o texto bíblico (a não ser que fosse uma relação homossexual..), mesmo os evangelhos apócrifos pouco ou nada aprofundam a questão matrimonial quando comparada com outras. se tivesse tido um ou 20 filhos também pouco iria colidir ou nada, o que é importante e central no cristianismo é que segundo a fé em Jesus todos podem ser filhos de Deus.

edit: se fosse encontrado o seu corpo. bom na minha perspectiva de fé e sem escrever grande doutrina católica, acho que cada pessoa faz viver aqueles que amou, tentando homenageá.los nas suas acções, recordando.os por aí fora, acreditar que alguém está vivo é basicamente isso. óbvio que sei que pessoas que me são queridas e faleceram não vivem biologicamente, mas vivem enquanto as recordo.

assim à metal, como dizem os dream theater the spirit carries on. pouco me importa que me digam "ah tás a ver gostavas daquela pessoa, mas ela faleceu" de acordo com a minha própria pessoa eu teria sempre essa pessoa viva em mim. penso que a fé se trata disso (qualquer um é livre de ter ou não ter fé) e pouca coisa a pode destruir. não creio que se trate de fanatismo ou fideísmo
Última edição por pelican em sexta mar 02, 2007 9:58 pm, editado 2 vezes no total.
shred of light pinch of endless

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta mar 02, 2007 9:54 pm

Sabe-se lá se o Judas (suposto filho) não seria o outro Judas que sempre o acompanhou de perto ( :lol: ) e a Maria Madalena a filha adoptada por eles!!!!!

pelican
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 15, 2004 1:56 am
Contacto:

Mensagempor pelican » sexta mar 02, 2007 9:58 pm

lol
shred of light pinch of endless

siderius
Metálico(a)
Registado: quinta jun 01, 2006 10:44 pm

Mensagempor siderius » sexta mar 02, 2007 10:27 pm

isto já começa a meter nojo ( a história do tumulo perdido ) Fuck off!
FUCK YOU ALL...........

OverLoad
Participante Compulsivo(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:49 pm
Contacto:

Mensagempor OverLoad » sábado mar 03, 2007 11:10 am

nao me parece que seja verdade, mas a ver vamos...
Legalize It!

Conde Satan
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 07, 2005 12:38 pm
Contacto:

Mensagempor Conde Satan » sábado mar 03, 2007 11:46 am

Era bom se esse documentario passa-se noutros canais,tipo Canal História para ver,e poder ver os factos que eles apresentam para chegarem aquela conclusão.
Porque até pode ser verdade,porque tudo o que vem escrito na biblia ou noutro livro qualquer não ser interpretado como tá lá escrito,e eu digo isto,porque tirei o curso de Arqueologia,e tive o Módulo que era Arqueologia,Teoria e Métodos,em que tivemos a interpretar alguns documentos e livros,e isto é assim as palavras com o passar dos tempos vão ganhando outro sentido e significado,para alem de que á certos documentos que tão em código.
Visto que o Cristianismo quando surgiu era uma seita ilegal,é normal que eles tenham escrito em código,e que seja interpretado de forma errada,porque até faz algum sentido.
Ora vejam,segundo a biblia Cristo foi cruxificado nos arredores de Jerusalem,os autores do texto com isso poderiam dizer que foi lá que Jesus foi sepultado,Judas o traidor pode ser explicado como o filho que fez com que Jesus casa-se com Maria Madalena,visto que Maria Madalena provalmente já estaria gravida,e naqueles tempos bastava engravidar uma rapariga para ser-se obrigado a casar.
Por isso é capaz de fazer sentido,para alem de que os autores dos textos quiseram dar algum misticismo ao romance.
Outra coisa,hoje em dia não devem duvidar da aArqueologia,porque hoje graças a genética já dá para descobrir muita coisa,e é que com a utilização do Carbono 14 ou radiocarbono,feito através da leitura dos aneis de crescimento das arvores(carvão vegetal) é possivel identificar a idade da descoberta
Mas é como tal eu digo é melhor ver-se ou ler-se alguma coisa sobre esse documentario,só depois se pode tirar as conclusões.

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » sábado mar 03, 2007 12:06 pm

portanto é um pouco bacoco esse conceito de que a bíblia é uma fraude e não é credível, muito pelo contrário creio que os livros aí contidos a par do cânone de Pali ou da teogonia, etc etc (preencham o resto) são dos livros mais valiosos sobre o ser humano e sobre a sua procura constante por si mesmo e por encontrar.se com as questões que o desassossegam.

Completamente de acordo!
RIP

Karl_Satan [RIP]

Mensagempor Karl_Satan [RIP] » sábado mar 03, 2007 6:36 pm

pelican Escreveu:lol

lol

Candy
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quarta jun 07, 2006 3:38 am
Contacto:

Mensagempor Candy » sábado mar 03, 2007 7:20 pm

Karl_Satan Escreveu:

lol

lol

SpiritCrusher [RIP]

Mensagempor SpiritCrusher [RIP] » domingo mar 04, 2007 9:46 am

WrathOcasteR Escreveu:Com tantos nomes para dar ao puto, tinha logo de ser Judas... tsc tsc este Jesus...
:roll:

:lol: :lol: :lol:

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » domingo mar 04, 2007 10:57 am

Judas era um nome muito vulgar na época...

Por exemplo, dos 12 apóstolos, 2 tinham esse nome.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » domingo mar 04, 2007 12:03 pm

Gornoth Escreveu:achei mais piada foi dizerem que o James Cameron só se tornou conhecido depois de realizar o Titanic... :roll:

Imagem
god's business, witchfinding!

Karl_Satan [RIP]

Mensagempor Karl_Satan [RIP] » domingo mar 04, 2007 3:04 pm

Candy Escreveu:
Karl_Satan Escreveu:

lol

lol

:shock:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado: