Lei anti-tabaco - mais repressão para os fumadores

És a favor desta lei?

Sim
150
81%
Não
36
19%

Total de votos: 186

Lilith_Le_Fay
Metálico(a)
Registado: sábado nov 04, 2006 1:11 am
Contacto:

Mensagempor Lilith_Le_Fay » domingo dez 30, 2007 2:45 pm

Eu sou a favor porque nos locais em que se fuma na grande maioria dos casos não existe um sistema de ventilação/extracção de fumos adequado.
Há certos locais como restaurantes que é bom essa lei acontecer, algo que não gosto nada mesmo estar a comer com alguém a fumar ao lado, porque nem todos tinham locais para não fumadores.
As multas é que são um pouco elevadas, talvez para causar mesmo aquele medo a quem desrespeitar a lei.
Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » domingo dez 30, 2007 3:10 pm

flipknot Escreveu:O melhor de tudo é que vou poder ir a um concerto e n vou a cheirar a tabaco para casa. Odeio mesmo o cheiro! Espero que toda a gente respeite a lei.

Essa é, de todas, a minha maior curiosidade, espero ver como o ppl irá responder em Behemoth em Corroios!

Eu fumo (apenas quando bebo uns copos), e em Sodom aquilo realmente estava insuportável. Quando abriram a porta lateral foi logo outra coisa.
É só para provar que se existirem condições as duas coisas podem co-existir!

WrathOcasteR
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta fev 12, 2004 11:20 pm

Mensagempor WrathOcasteR » domingo dez 30, 2007 4:50 pm

Só uma pergunta:

Se estiver ao ar livre não há problema em mandar o fumo directamente para as velhinhas que passam, ou estão na paragem do autocarro? :)
Eu não li as Regras para Avatares e Assinaturas.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » domingo dez 30, 2007 5:14 pm

Nas cabinas telefónicas fechadas;

Nos recintos fechados das redes de levantamento automático de dinheiro;

Xii, lebraram-se de tudo, é para não incomadar os assaltantes?

Só faltou debaixo do chapéu de chuva, daqueles que têm plásticos até ao chão 8)

WrathOcasteR
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta fev 12, 2004 11:20 pm

Mensagempor WrathOcasteR » domingo dez 30, 2007 5:24 pm

Esta lei não me afecta em nada. Nos sitios mais habituais que frequento até deixam ir com a bejeca para a porta beber. Por isso posso continuar a fumar o meu cigarrinho sem largar a "loira".
Eu não li as Regras para Avatares e Assinaturas.

cacildo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jul 21, 2005 5:03 pm
Contacto:

Mensagempor cacildo » domingo dez 30, 2007 8:44 pm

Eu gosto bem de "ler" estes fundamentalistas e bin ladens do anti-tabagismo.. a questão aqui não é se eu tenho ou não mais direitos que os outros, ou se os outros são ou não obrigados a levar com o meu fumo.. a questão é se eu vou ter um local de diversão onde possa estar a fumar um cigarro sem ser crime por isso.. se esse local existir, só la vai quem quer.. Os "libertadores da humanidade do fumo do tabaco" não serão obrigados a ir..

Voltando ao exemplo dos concertos, não deve o organizador do espetaculo e o proprietário ter uma palavra sobre se se pode ou não fumar? é um evento de organização privada aberta ao publico, e se for uma festa privada que eu dou no meu cafe sem que a porta esteja aberta ao publico, tambem vou obrigar os meus convidados a sairem?

Se algum destes fundamentalistas que aqui fala passa por mim num carro a Disel, mijo-lhe pro pneu
I.B.A. International Bastard Association
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » domingo dez 30, 2007 9:03 pm

cacildo Escreveu:Eu gosto bem de "ler" estes fundamentalistas e bin ladens do anti-tabagismo.. a questão aqui não é se eu tenho ou não mais direitos que os outros, ou se os outros são ou não obrigados a levar com o meu fumo.. a questão é se eu vou ter um local de diversão onde possa estar a fumar um cigarro sem ser crime por isso.. se esse local existir, só la vai quem quer.. Os "libertadores da humanidade do fumo do tabaco" não serão obrigados a ir..

Voltando ao exemplo dos concertos, não deve o organizador do espetaculo e o proprietário ter uma palavra sobre se se pode ou não fumar? é um evento de organização privada aberta ao publico, e se for uma festa privada que eu dou no meu cafe sem que a porta esteja aberta ao publico, tambem vou obrigar os meus convidados a sairem?

O teu "direito" acaba quando estás a prejudicar alguém directamente por causa do fumo do teu cigarro, porque se um local é público, é de toda a gente que o possa frequentar e isso não te dá nem a ti nem a ninguém o direito de prejudicares quem quer que seja. Se isto é ser fundamentalista anti-tabaco, só me dás razão no que eu disse acerca de egoísmo/egocentrismo... :roll:
Se há uns anos o governo tivesse obrigado à colocação de aparelhos de extração de ar obrigatoriamente em locais como os bares ou discotecas, se calhar não estavamos hoje a ter esta conversa ou pelo menos não tão cedo :roll:

cacildo Escreveu:Se algum destes fundamentalistas que aqui fala passa por mim num carro a Disel, mijo-lhe pro pneu

Mas o que é que tem uma coisa a ver com a outra para a discussão?! :shock: Já para não falar que enquanto não andares exclusivamente a pé, de bicicleta ou em algum transporte não poluente, também não podes falar muito (e se eu andar num carro a diesel que polui menos que um 3.0 a gasolina, não mijas no pneu do carro a gasolina? :P )
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

cacildo
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor cacildo » domingo dez 30, 2007 9:16 pm

OrDoS Escreveu:
cacildo Escreveu:Eu gosto bem de "ler" estes fundamentalistas e bin ladens do anti-tabagismo.. a questão aqui não é se eu tenho ou não mais direitos que os outros, ou se os outros são ou não obrigados a levar com o meu fumo.. a questão é se eu vou ter um local de diversão onde possa estar a fumar um cigarro sem ser crime por isso.. se esse local existir, só la vai quem quer.. Os "libertadores da humanidade do fumo do tabaco" não serão obrigados a ir..

O teu "direito" acaba quando estás a prejudicar alguém directamente por causa do fumo do teu cigarro, porque se um local é público, é de toda a gente que o possa frequentar e isso não te dá nem a ti nem a ninguém o direito de prejudicares quem quer que seja. Se isto é ser fundamentalista anti-tabaco, só me dás razão no que eu disse acerca de egoísmo/egocentrismo... :roll:
Se há uns anos o governo tivesse obrigado à colocação de aparelhos de extração de ar obrigatoriamente em locais como os bares ou discotecas, se calhar não estavamos hoje a ter esta conversa ou pelo menos não tão cedo :roll:

cacildo Escreveu:Se algum destes fundamentalistas que aqui fala passa por mim num carro a Disel, mijo-lhe pro pneu

Mas o que é que tem uma coisa a ver com a outra para a discussão?! :shock: Já para não falar que enquanto não andares exclusivamente a pé, de bicicleta ou em algum transporte não poluente, também não podes falar muito (e se eu andar num carro a diesel que polui menos que um 3.0 a gasolina, não mijas no pneu do carro a gasolina? :P )

Então ninguem em parte alguma do mundo pode dizer seja la o que for.. porque se a minha liberdade começa onde a tua acaba, tu de cada x que pegas no carro estas a envenenar o ar que eu respiro, e de cada x que usas um aparelho que foi contruido num fabrica que liberta veneno pro ar tambem estas a ajudar que eu morra envenenado com o ar que respiro..

Hombre, tal como venho a defender desde o meu primeiro post, que haja lugares onde ambos possamos ir beber um copo.. tu vais ao locais limpos de fumo e eu aos sujos e com cancro no ar.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » domingo dez 30, 2007 9:19 pm

cacildo Escreveu:
Hombre, tal como venho a defender desde o meu primeiro post, que haja lugares onde ambos possamos ir beber um copo.. tu vais ao locais limpos de fumo e eu aos sujos e com cancro no ar.

O que quer dizer que tu continuarias a poder frequentar concertos à vontade e divertires-te como o costume, mas eu não... :roll:

cacildo
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor cacildo » domingo dez 30, 2007 9:24 pm

OrDoS Escreveu:
cacildo Escreveu:

O que quer dizer que tu continuarias a poder frequentar concertos à vontade e divertires-te como o costume, mas eu não... :roll:

la esta, no caso dos concertos acho que quem organiza deve ter uma palavra a dizer sobre isso, poder pedir uma licença de um dia, por exemplo, para um determinado espetaculo.. se preferir por optar por um concerto livre de fumo e eu quiser ir, que remedio cumpro com a lei... caso contrario e se possa fumar, levas tu com as consequências.. em ambos os casos, quer eu quer tu podemos sempre optar.

alias, acho que nunca deixas-te de te diver tir em concertos com fumo, ou ja? 8)

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » domingo dez 30, 2007 9:29 pm

Motörscreamer Escreveu:Bem, a discussão sobre esta lei vira sempre para outras coisas, seja os salários baixos, seja a treta da lei "fascista" (como o Moynihan dizia, hoje em dia fascista é o termo que define aquilo de que não se gosta), seja o Sócrates, seja sei lá mais o quê...

Mas resumindo: uns estão felizes porque deixam de levar com os fumos dos outros, os outros estão zangados porque gostam de fumar onde lhes possa apetecer. Ora eu sempre ouvi dizer que a liberdade de um termina onde começa a liberdade do outro.

E posto isto deixem-me dar alguma luz um pouco historicista sobre o assunto:

A associação entre fumo e bares não é uma verdade histórica, tal como alguns pretendem, isso é uma invenção recente que nasceu com as grandes tabaqueiras e com a popularização do cigarro enquanto símbolo de poder (mais uma vez, por acção dos oligopólios do tabaco). Haviam restaurantes e tabernas muito antes de alguém se ter lembrado de enrolar um bocado de erva e fumar...

Mas é necessário sublinhar que quando nasceu efectivamente a prática de queimar folhinhas enroladas não se fumava em todo o lado. Até havia uma coisa a que se chamava sala de fumos, onde os verdadeiros apreciadores de tabaco degustavam as suas ervas preferidas. O tabaco era um culto que se realizava a horas específicas e com rituais específicos. Mais uma vez, antes das tabaqueiras.

A tomada de leis anti-tabaco é uma reacção tardia contra a acção tirânica da indústria do tabaco (comparável às Zaras e aos Macdonalds, ditadores da roupa que se veste e da comida que se come). A acção dos oligopólios destruíu o que era o tal culto do tabaco em nome do lucro fácil. Isto por meio da publicidade que anunciava os novos protótipos do homem e da mulher poderosos: o Marlboro Man e as feministas fumantes. Nem vou entrar nas questões psicológicas relacionadas com isto senão só daqui saía a meio do ano novo.

O que o senso comum dos fumadores não consegue reconhecer é que fumar em todo o lado não é um direito, é uma construção recente do capitalismo selvagem (como acima demonstrei): logo, é obviamente uma prática anti-democrática.

Outra questão que deve ser referenciada é a do prazer de fumar. Este deve ser dissociado da prática do cigarro (aquela coisa que se vende em maços), que se tornou uma questão de saúde pública e de segurança social. O prazer de fumar (que levou à criação das salas de fumo) morreu com a introdução de substâncias estranhas ao tabaco natural pela indústria tabaqueira e com a generalização da compulsão de fumar.

Acham natural que existam 2 milhões de fumadores em Portugal? Se imaginarem que em vez de fumar 20 cigarros por dia bebiam 20 bagaços terão uma verdadeira ideia da dimensão do problema.

Quem bebe 20 bagaços por dia não é um apreciador de álcool, é um bêbado e precisa de tratamento. Quem fuma 20 cigarros por dia também não pode ser um apreciador de tabaco...

E há ainda quem estranhe a lei? Só se for por teimosia... mas enfim, somos todos humanos... :)

Bela post. Só não gosto da crítica à zara. =(
Última edição por BetinhoDoSludgeDrone em domingo dez 30, 2007 9:31 pm, editado 1 vez no total.
Imagem

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » domingo dez 30, 2007 9:30 pm

cacildo Escreveu:
OrDoS Escreveu:
cacildo Escreveu:

la esta, no caso dos concertos acho que quem organiza deve ter uma palavra a dizer sobre isso, poder pedir uma licença de um dia, por exemplo, para um determinado espetaculo.. se preferir por optar por um concerto livre de fumo e eu quiser ir, que remedio cumpro com a lei... caso contrario e se possa fumar, levas tu com as consequências.. em ambos os casos, quer eu quer tu podemos sempre optar.

alias, acho que nunca deixas-te de te diver tir em concertos com fumo, ou ja? 8)

Não, mas já me senti mais que uma vez bastante incomodado, mas o meu problema não é com os fumadores, é com a falta de extracção de ar desses locais. Desculpa, mas a única coisa em que eu sou inflexível, é na merda dos extractores. Eu só queria poder estar em locais de diversão e não ver uma nuvem de fumo no ar, não sair desses locais a fungar, cheio de comichão nos olhos e a cheirar a fumado.

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » domingo dez 30, 2007 11:43 pm

não me apeteceu ler os post todos mas...
deve haver tanto de quem fuma como de quem não fuma bom senso e educação...algo que não acontece

Freaky
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda nov 13, 2006 4:14 pm

Mensagempor Freaky » segunda dez 31, 2007 12:47 am

Não sou fumadora e sou contra. Acho que os donos dos estabelecimentos deviam ter o direito de opção sobre escolherem que se fume, ou não, lá dentro.
Na minha opinião, a lei é demasiado apertada.

storm
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 29, 2007 6:59 pm
Localização: chelas/tascas/tabernas/snack bares/bares/roullote do Ti Zé

Mensagempor storm » segunda dez 31, 2007 3:53 am

eu sou fumador a já alguns anos, e compreendo perfeitamente k nenhuma pessoa k nao seja fumadora goste de levar com o nosso fumo isso e normal, mas ainda a mt explicar nesta já famosa lei.. dizem k em bares e discotecas pode vir a ser permitido fumar desde k o dito estabeleçimento tenho mais de 100mquadrados k tenha sala separada pros fumadores e ventilação,mas agora a porta de um bar e de uma discoteca vai tar alguem a perguntar se somos ou nao fumadores e se formos fumadores vamos pa sala escura ao fundo do corredor pra podermos fumar?? eu acho k estão a tratar um pouco os fumadores komo doentes e criminosos e relembro k quase metade da população portuguesa fuma por isso metade do país esta doente e é criminoso? ainda vamos chegar ao tempo em k vamos na rua e vem fiscais genero da emel multarem-nos por tarmos a fumar na via publica, acreditem não demora mt a inventarem uma poliçia espeçializada genero brigado anti-fumo pra andarem a patrulhar as ruas em busca de fumadores.
eu acho k tal como já aki foi dito no forúm os proprietários dos estabeleçimentos deviam ter uma palavra a dizer.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes