Lei anti-tabaco - mais repressão para os fumadores

És a favor desta lei?

Sim
150
81%
Não
36
19%

Total de votos: 186

Melo
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda ago 15, 2005 9:01 pm
Contacto:

Mensagempor Melo » domingo dez 30, 2007 12:11 am

1- Não está na carta fundamental dos direitos do Homem o direito de fumar onde muito bem vos apetece.

2- "Tanta coisa má no Mundo, vão-se preocupar com o tabaco" -> pelo mesmo pensamento legaliza-se o roubo: é menos grave que o homicídio...

3- O eventual impacto que esta lei pode ter nos bares/centros comerciais/restaurantes/etc. interessa? Estamos a falar de um problema de saúde PÚBLICA, em locais PÚBLICOS e se esse impacto for um factor decisivo então isso diz bastante do Mundo onde estamos.

4- Portugal é uma democracia, as maiorias mandam e os que estão contra esta lei são (claramente, basta olhar para o resultado da poll) uma minoria.

5- "isto sempre esteve assim" -> claro que sim, os neandertais já iam para o tasco fumar e beber. (procurem "Evolução" no dicionário)

6- vai ser a última vez que eu venho sequer ler este tópico :)

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » domingo dez 30, 2007 1:45 am

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:Por esse argumento nunca se melhoravam condições nos bares a todos a níveis porque "as pessoas sempre lá foram". :roll:

Outra diferença: um não fumador, ao não fumar, não incomoda; um fumador, ao fumar, incomoda.

- ai que tenho a roupa a cheirar a fumo
- o meu cabelo ficou com um aroma a eucalipto
- que chatisse que nem consigo respirar
- o fumo faz-me ardência no olho esquerdo

desculpa lá mas isso a mim incomoda-me largo...

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » domingo dez 30, 2007 1:46 am

Pela mesma medida, a mim incomoda-me os posts sem nexo num tópico que até tinha algun sentido.

Oh wait, incomodam mesmo.
On topic people, on topic!
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » domingo dez 30, 2007 1:55 am

Com o meu post quis fazer passar a ideia que a situação atingiu uma proporção de autêntica cruzada fanática contra os fumadores. Ainda agora, acabei de sair de uma festa onde estavam mulheres grávidas, crianças e idosos e a partir de certa altura, num espaço fechado, algumas pessoas começaram a fumar cigarrilas e grandes charutos sem qualquer problema ou histeria.

No entanto se qualquer opinião contrária te incomoda, podes sempre ligar o sistema de exaustão...

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » domingo dez 30, 2007 2:07 am

... além do mais parece-me também relevante o facto de considerar que underground tem também a ver com fumo, alcool e outras condições extremas e nada "politicamente correctas".

Não concebo sequer um gig de uma banda qualquer destas características com restrições a actos da dicotomia social smoke / drink.

Se dissessem ao Sex Pistols que durante um espectáculo teriam de fazer algumas pausas para as pessoas irem lá fora dar umas passas...

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » domingo dez 30, 2007 2:25 am

A partir de 1 de Janeiro também não se podem fumar ganzas nos concertos? :|

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » domingo dez 30, 2007 2:27 am

Vês que quando queres até te explicas?
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » domingo dez 30, 2007 2:27 am

Eu sou a favor da lei, não porque me incomoda particularmente o fumo de um amigo ou outro com quem esteja a partilhar um determinado espaço. O que me incomoda é quando os amigos dos outros também decidem fumar, originando uma bonita sauna de nicotina. Bastava haver algum bom senso (ou uma merda do género, pois o que me parece é que nem toda a gente se apercebe do agradável ambiente em que às vezes nos encontramos) e esta lei não tinha razão do ser. Eu não sou contra fumadores, tabagismo, que fumem à minha beira ... mas sou a favor da ventilação e do oxigénio.

ah e de ter uma roupa bem cheirosa para ao domingo ir à missa.

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » domingo dez 30, 2007 2:33 am

Vooder Escreveu:A partir de 1 de Janeiro também não se podem fumar ganzas nos concertos? :|
´

Shii, mas saznaG incomod mesmo, mas eu ia para o lado na até acabarem...

Pronto lá está, existe sempre quem tente ofender os outros que têm opiniões diferentes, mas um gajo nem liga a gente…

Mas oh Bronze, nós somos lá dos tempos em que só existem macacos e agora é tudo diferente, é tudo muito á frente e da evolução (o mundo está muito melhor), uns são tão evoluídos que até deram para o outro lado. Espero que muitos mais se tornem gays, teremos então ainda mais mulheres (huuum depois tem de se começar a matar mulheres que nessa altura só existirá 10% de homens…)

:lol: :lol: :lol:
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » domingo dez 30, 2007 3:37 am

Baphomet Escreveu:Quem se lixa no meio disto tudo é o pequeno comerciante que não quer perder a sua clientela, que os autoriza a fumar e que leva com a ASAE em cima!....

O responsável da ASAE já veio dizer que cerca de metade dos cafés e restaurantes em Portugal não tem condições para estar aberto e que, com esta nova lei, terão mesmo de encerrar portas.

Já se está a ver que os grandes "franchises" da restauração e do lazer é que vão lucrar com isto!

Ou seja, o Governo, uma vez mais, não está a ajudar os não fumadores ou a população em geral, mas a defender os interesses de meia dúzia de pessoas!...

Desgraçados sejamos todos nós que não votamos neles e temos/vamos ter que os aturar! :roll:

Isso da asae fechar 50% dos cafés/restaurantes não tem nada a ver com a lei do tabaco. Queixa-te a Brochelas.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » domingo dez 30, 2007 11:51 am

Bronze Escreveu:Com o meu post quis fazer passar a ideia que a situação atingiu uma proporção de autêntica cruzada fanática contra os fumadores. Ainda agora, acabei de sair de uma festa onde estavam mulheres grávidas, crianças e idosos e a partir de certa altura, num espaço fechado, algumas pessoas começaram a fumar cigarrilas e grandes charutos sem qualquer problema ou histeria.

No entanto se qualquer opinião contrária te incomoda, podes sempre ligar o sistema de exaustão...

Só faltava essas grávidas se encontrarem a fumar.

E não se trata de uma fanática cruzada. Durante muito tempo o pessoal se queixava e o que ouvia?

-Se estás mal compõe-te.

Agora, finalmente, existe uma lei que protege os não fumadores e podemos dizer:

-Se estás mal compõe-te.
(sem ter que levar com o fumo nos olhos)

Se custa aos fumadores aceitar uma lei que os protege a eles e aos outros então não sei. Antigamente era fácil fumar no decorrer do trabalho e aos poucos isso foi-se eliminando, portanto acho que também não custa nada ir a um jantar e/ou café e aguentar-se 2 horinhas sem por um cigarro na boca.

Motörscreamer
Participante Inspirado(a)
Registado: terça set 11, 2007 11:28 am

Mensagempor Motörscreamer » domingo dez 30, 2007 12:36 pm

Bem, a discussão sobre esta lei vira sempre para outras coisas, seja os salários baixos, seja a treta da lei "fascista" (como o Moynihan dizia, hoje em dia fascista é o termo que define aquilo de que não se gosta), seja o Sócrates, seja sei lá mais o quê...

Mas resumindo: uns estão felizes porque deixam de levar com os fumos dos outros, os outros estão zangados porque gostam de fumar onde lhes possa apetecer. Ora eu sempre ouvi dizer que a liberdade de um termina onde começa a liberdade do outro.

E posto isto deixem-me dar alguma luz um pouco historicista sobre o assunto:

A associação entre fumo e bares não é uma verdade histórica, tal como alguns pretendem, isso é uma invenção recente que nasceu com as grandes tabaqueiras e com a popularização do cigarro enquanto símbolo de poder (mais uma vez, por acção dos oligopólios do tabaco). Haviam restaurantes e tabernas muito antes de alguém se ter lembrado de enrolar um bocado de erva e fumar...

Mas é necessário sublinhar que quando nasceu efectivamente a prática de queimar folhinhas enroladas não se fumava em todo o lado. Até havia uma coisa a que se chamava sala de fumos, onde os verdadeiros apreciadores de tabaco degustavam as suas ervas preferidas. O tabaco era um culto que se realizava a horas específicas e com rituais específicos. Mais uma vez, antes das tabaqueiras.

A tomada de leis anti-tabaco é uma reacção tardia contra a acção tirânica da indústria do tabaco (comparável às Zaras e aos Macdonalds, ditadores da roupa que se veste e da comida que se come). A acção dos oligopólios destruíu o que era o tal culto do tabaco em nome do lucro fácil. Isto por meio da publicidade que anunciava os novos protótipos do homem e da mulher poderosos: o Marlboro Man e as feministas fumantes. Nem vou entrar nas questões psicológicas relacionadas com isto senão só daqui saía a meio do ano novo.

O que o senso comum dos fumadores não consegue reconhecer é que fumar em todo o lado não é um direito, é uma construção recente do capitalismo selvagem (como acima demonstrei): logo, é obviamente uma prática anti-democrática.

Outra questão que deve ser referenciada é a do prazer de fumar. Este deve ser dissociado da prática do cigarro (aquela coisa que se vende em maços), que se tornou uma questão de saúde pública e de segurança social. O prazer de fumar (que levou à criação das salas de fumo) morreu com a introdução de substâncias estranhas ao tabaco natural pela indústria tabaqueira e com a generalização da compulsão de fumar.

Acham natural que existam 2 milhões de fumadores em Portugal? Se imaginarem que em vez de fumar 20 cigarros por dia bebiam 20 bagaços terão uma verdadeira ideia da dimensão do problema.

Quem bebe 20 bagaços por dia não é um apreciador de álcool, é um bêbado e precisa de tratamento. Quem fuma 20 cigarros por dia também não pode ser um apreciador de tabaco...

E há ainda quem estranhe a lei? Só se for por teimosia... mas enfim, somos todos humanos... :)

Thrasher
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mar 11, 2007 10:04 pm

Mensagempor Thrasher » domingo dez 30, 2007 1:15 pm

A favor da Lei.

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Mensagempor flipknot » domingo dez 30, 2007 2:20 pm

O melhor de tudo é que vou poder ir a um concerto e n vou a cheirar a tabaco para casa. Odeio mesmo o cheiro! Espero que toda a gente respeite a lei.

skorzen
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 06, 2006 5:03 pm

Mensagempor skorzen » domingo dez 30, 2007 2:40 pm

Eu respeitarei.

Já a respeito mesmo antes de ter entrado em vigor.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante