central nuclear em portugal

devia haver central nuclear em portugal?

sim
70
50%
não
61
44%
(ainda) não sei
9
6%

Total de votos: 140

BlackCircle
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta abr 21, 2005 6:06 pm
Contacto:

Mensagempor BlackCircle » sexta ago 11, 2006 1:37 am

raxx7 Escreveu:
BlackCircle Escreveu:eu li isso, e sei que a central vai ser construida cá (penso que no alentejo...)! A Alemanha é um país muito mais a Norte e são eles que tem a actual maior central fotovoltaica da Europa. Temos sol o ano inteiro, e ultimamente parece que temos cada vez mais... :roll: porque não aproveitar??é pouco, mas convém começar por algum lado.

O problema é que estamos a fazer a maior central fotovolataica do mundo, no país da europa com mais horas de sol e... não dá nem para 1% do nosso consumo.
Já agora, sabes que o fabrico de semi-condutores como os das células fotovoltaiscas é um passatempo poluente?

não, não sabia. thanks for the info :wink:

esta discussão vai evoluir pouco, mas para terminar, posso dizer que não sou completamente contra a construção da central nuclear. é mais rentável e a nivel económico o retorno seria muito bom. contudo defendo que deviamos optar pela alternativa, pelas razões que já apresentei uns posts atrás! que são bastantes e que vão de acordo com a minha maneira de ver as coisas!

Malleus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 19, 2006 11:24 pm
Contacto:

Re: central nuclear em portugal

Mensagempor Malleus » segunda nov 27, 2006 2:14 pm

está mais que provado que estas centrais nao são poluidoras do ambiente... a cena que sai das chminés é água gasosa, quanto aos residuos radioactivos, sao removidos e quando enterrados a pelo menos 10 metros nao causam perigo.. mas acho que em portugal nao compensa criar uma estrutura destas...

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado set 17, 2005 6:38 pm
Contacto:

Nuclear sim?

Mensagempor Dawnrider » segunda nov 27, 2006 3:35 pm

Em Portugal tudo funciona mal no sistema...porque iria uma central nuclear funcionar bem?
http://www.bloodandironrecords.com

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

Pooh [RIP]

Mensagempor Pooh [RIP] » segunda nov 27, 2006 11:29 pm

Sem duvida que sim!!! Além da obtençao de energia relativamente barata, os perigos hoje em dia são mínimos!!! Corremos risco de radiações nucleares, independentemente de termos centrais em Portugal, uma vez que "nuestros hermanos" fizeram questão de encostar as centrais deles às nossas fronteiras... Ah, e a energia nuclear é muito menos poluente que o petróleo, e o carvão, que infelizmente são as energias mais consumidas em Portugal....
Acho que esta questão deveria ir a referendo, porque esta indecisão está a atrasar-nos cada vez mais...

insult [RIP]

Mensagempor insult [RIP] » terça nov 28, 2006 12:07 am

Pooh Escreveu:Acho que esta questão deveria ir a referendo, porque esta indecisão está a atrasar-nos cada vez mais...

No qual eu votaria "Sim".

freezing_moon
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jan 08, 2006 3:59 pm
Contacto:

Mensagempor freezing_moon » terça nov 28, 2006 2:48 am

Pooh Escreveu:Sem duvida que sim!!! Além da obtençao de energia relativamente barata, os perigos hoje em dia são mínimos!!! Corremos risco de radiações nucleares, independentemente de termos centrais em Portugal, uma vez que "nuestros hermanos" fizeram questão de encostar as centrais deles às nossas fronteiras... Ah, e a energia nuclear é muito menos poluente que o petróleo, e o carvão, que infelizmente são as energias mais consumidas em Portugal....
Acho que esta questão deveria ir a referendo, porque esta indecisão está a atrasar-nos cada vez mais...

la esta!!!
quem pensa que ao nao alinharmos no nuclear estamos a proteger-nos esta muito enganado..e elas aqui tao perto.
a poluiçao n tem fronteiras...a merda que a chinna e os E.U.A fazem sofremos todos com ela...ate a populaçao da aldeia mais isolada da terra...

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça nov 28, 2006 11:19 am

Tenho ideia q a dita central "q so ia ser feita em portugal pq s tratava de uma tecnologia nova e insegura e q apenas paises de 3 mundo iriam aceitar tamanho risco" vai ser feita em França. Vi algo sobre isto ha uns dias na TV.

A ser verdade parece q demoramos de mais e entao tiveram d partir p um pais ainda mais 3 mundista q portugal.

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » terça nov 28, 2006 11:42 am

A ideia de que as centrais nucleares são inseguras deriva apenas e só de Chernobyl, mas se considerarmos que países como os EUA, França, UK, países nórdicos, etc.. possuem centrais nucleares e até hoje não aconteceram quaisquer acidentes de relevo ou com consequências, chegamos á conclusão que de facto são seguras, não poluentes (enquanto em funcionamento) e tudo depende de uma manutenção/segurança rigorosas (coisas que não existiam/existem na Russia/URSS e países de Leste).

A minha única reserva tem a ver com o fim da vida do reactor, com os resíduos nucleares e desmantelamento. Neste aspecto ainda não há certezas, nem politicas/procedimentos completamente seguros e limpos.
Neste aspecto, a aposta em energias limpas, renováveis e inesgotáveis é o melhor caminho.
Numa perspectiva puramente economicista a central era a melhor opção, pois a nossa factura energética iria ser reduzida brutalmente, as despesas com energia iriam ser reduzidas, a economia iria crescer e consequentemente a vida iria melhorar um pouco para todos.

Mas isto também se consegue a longo prazo com outro tipo de apostas, há muitos anos que deveriam ser tomadas pequenas medidas, desde a obrigatoriedade de construção de painéis solares para todos os novos edifícios, a obrigatoriedade de os municípios construírem alternativas de modo a que uma pequena percentagem (5%, por ex.) da sua factura energética tenha origem em energias renováveis, as frotas de transpotes públicos deveriam ter um terço de veiculos limpos, etc etc... pequenas coisas que a longo prazo iriam ter um grande impacto.

alcore
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 02, 2005 11:44 am
Contacto:

Mensagempor alcore » terça nov 28, 2006 11:57 am

Venha ela!!

Como já foi dito aqui, temos as espanholas aqui bem perto, por isso o risco é quase o mesmo..

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça nov 28, 2006 12:07 pm

Lord_Phobos Escreveu:Tenho ideia q a dita central "q so ia ser feita em portugal pq s tratava de uma tecnologia nova e insegura e q apenas paises de 3 mundo iriam aceitar tamanho risco" vai ser feita em França. Vi algo sobre isto ha uns dias na TV.

Creio que a central que estava a ser promovida em Portugal é um European Pressurized Reactor. É uma evolução do Pressurized Water Reactor, nada de radicalmente novo.
A primeira está a ser construida na Finlândia e creio que os Franceses também vão construir uma.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » terça nov 28, 2006 12:14 pm

Pooh Escreveu:Sem duvida que sim!!! Além da obtençao de energia relativamente barata, os perigos hoje em dia são mínimos!!! Corremos risco de radiações nucleares, independentemente de termos centrais em Portugal, uma vez que "nuestros hermanos" fizeram questão de encostar as centrais deles às nossas fronteiras... Ah, e a energia nuclear é muito menos poluente que o petróleo, e o carvão, que infelizmente são as energias mais consumidas em Portugal....

Olha olha, que ele é... Vieira do Minho está a popular este forum :lol:

Bem, é muito giro, mas sempre que se tenta fazer uma central de co-inceneração em algum lado, ninguém a quer, toda a gente se manfesta. Imaginem isso aplicado a uma central nuclear, e temos um NÃO praí de 90% nesse "referendo". Só pessooal informado minimamente (tipo nós) é que se preocupa em discutir isto como gente grande.

Se houver referendo, vai ser um não concludente, e não tenho dúvidas disso. Tal como disse, eu provavelmente até votaria sim, mas o não pende muito para o meu lado, pelos motivos que já aqui referi.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça nov 28, 2006 12:36 pm

Intifada Escreveu:A ideia de que as centrais nucleares são inseguras deriva apenas e só de Chernobyl, mas se considerarmos que países como os EUA, França, UK, países nórdicos, etc.. possuem centrais nucleares e até hoje não aconteceram quaisquer acidentes de relevo ou com consequências, chegamos á conclusão que de facto são seguras, não poluentes (enquanto em funcionamento) e tudo depende de uma manutenção/segurança rigorosas (coisas que não existiam/existem na Russia/URSS e países de Leste).

Também houve 3MI, mas não houve consequências assinaláveis além das politicas.

A minha única reserva tem a ver com o fim da vida do reactor, com os resíduos nucleares e desmantelamento. Neste aspecto ainda não há certezas, nem politicas/procedimentos completamente seguros e limpos.

Ditto.

Numa perspectiva puramente economicista a central era a melhor opção [...]
obrigatoriedade de construção de painéis solares para todos os novos edifícios

O aspecto económico da produção de energia nuclear é violentamente debatido e os valores apresentados são bastante dispares, desde o economicamente muito interessante até ao nada interessante.
A meu ver isso deve-se à comparação de centrais existentes com centrais futuras, potenciado pelo congelamento da tecnologia (há poucas centrais com menos de 20 anos) e subsidio-dependência da indústria nuclear nalguns paises.
A minha opinião é que uma central moderna pode ser competitiva com centrais fósseis modernas.

As energias ditas "limpas" na verdade têm impactos ambientais nada desprezáveis, em termos de fabrico e manutenção das centrais/geradores/etc e mineração do urânio no caso.
Também para isto há uma grande disparidade de valores e a discussão do impacto da energia nuclear é acesa (fruto de diferentes formas de contabilizar a questão, parece-me) mas as células fotovoltaicas são claramente a menos limpa das energias limpas.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes