central nuclear em portugal

devia haver central nuclear em portugal?

sim
70
50%
não
61
44%
(ainda) não sei
9
6%

Total de votos: 140

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:36 am

É isso constroí-se a Central Nuclear e depois pede-se à Nossa Senhora de Fátima que não dê problemas depois...

Ou entao contrata-s pessoal competente...

fms [RIP]

Mensagempor fms [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:40 am

os unicos impedimentos para ela são só economicos

- custo de construção e investimento inicial em formação e ou contratar "know how"

- custo de desmantelamento da mesma no seu fim de vida daqui a uns 40 anos

- custo do pessoal durante a sua operação.

de resto é só pros.

Quanto às renovaveis...o seu estado embrionario não se padece com as necessidades (crescentes) energeticas da industria.

Ja para uso domestico o caso é outro mas no entanto dispendioso em todo o cenario possivel (paineis solares, aerogeradores etc)

Quanto aos projectos a longo prazo das renovaveis...são isso mesmo...longo prazo...50 anos ou mais...

ah e ainda aqueles que dizem sobre esperar para ver sobre os "novos" testes da central de fusão que esta a ser construida em frança.
não passa de um prototipo em escala maior do que ja existia e mesmo dos cientistas/engenheiros _envolvidos_ os mais optimistas apontam para uma solução comercial no minimo daqui a 45 anos e mesmo essa com imenso custo inicial, por isso do ponto de vista de portugal estariamos a falar de algo para 60 anos.
De qq das formas continuariamos a comprar energia la de fora ou a comprar combustiveis fosseis para queimar nas termicas.

neste momento e nos proximos 20 anos em portugal, no caso de não construir a tal central nuclear estara com todo o dinheiro na co-geração a gás natural e alguns projectos de energia solar/eolica.

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » quinta fev 23, 2006 10:42 am

otnemeM Escreveu:
Gornoth Escreveu:half-lives

Semi-vidas (ou semividas) :)

Thanks. Há já algum tempo que só tenho lido termos de física e química em inglês, e preferi dizê-lo em inglês que simplesmente traduzir à letra e arriscar-me a dizer uma grande barda...
É como "coolant"... como raio se diz coolant em português? É que realmente não me lembro... :?

Pessoal que vem responder "não" por estar convencido que vem para aí uma nova Chernobyl e tal, por favor leiam o meu post e não só, aprendam e informem-se sobre a realidade antes de dizerem seja o que for. E digo "por favor", porque realmente é um favor que nos fazem a todos.
Não digo que estejam todos desinformados, mas na vastíssima maioria dos casos que tenho visto estão de certeza.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta fev 23, 2006 10:43 am

Já agora, para quem não sabe... o investidor não pede um centavo ao Governo para a construção. Aquilo será um negócio dele, um risco dele, etc etc... só poderemos tirar dividendos.

Dygon
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo dez 28, 2003 6:14 pm

Mensagempor Dygon » quinta fev 23, 2006 10:43 am

otnemeM Escreveu:

Dygon, se houver problemas em Espanha (tão provavel como cá), já levas. Podes começar já a rezar.

E já rezo muito... mas se fizerem uma cá, tenho que rezar ainda mais.

Não sei até que ponto é fiável ou não a construção de uma central nuclear e os riscos que estar acarreta, mas causa-me sempre um receio ter uma coisa dessas cá. Será que precisamos mesmo?

fms [RIP]

Mensagempor fms [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:44 am

É como "coolant"... como raio se diz coolant em português? É que realmente não me lembro...

refrigerante :D

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » quinta fev 23, 2006 10:45 am

Dygon Escreveu:
otnemeM Escreveu:

Dygon, se houver problemas em Espanha (tão provavel como cá), já levas. Podes começar já a rezar.

E já rezo muito... mas se fizerem uma cá, tenho que rezar ainda mais.

Não sei até que ponto é fiável ou não a construção de uma central nuclear e os riscos que estar acarreta, mas causa-me sempre um receio ter uma coisa dessas cá. Será que precisamos mesmo?

As centrais nucleares têm um elevado grau de segurança. E se vamos a ver as coisas por esse prisma, tamos tramados. Um dia algum dirigente de um país acorda mal disposto, manda bomba nuclear e tau!. O efeito era o mm. E há mais possibilidades de isso acontecer do que haver um problema com uma central nuclear.

fms [RIP]

Mensagempor fms [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:46 am

mais uma coisa...

para quem não sabe, a unica corda ao pescoço é neste momento com os transportes...não é o nuclear que vai resolver o problema do petroleo.

aí so nos resta apostar a curto e medio prazo em hibridos e no longo prazo nas muito faladas "fuel cell" ...o hidrogenio

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta fev 23, 2006 10:47 am

Gornoth Escreveu:
otnemeM Escreveu:

Thanks. Há já algum tempo que só tenho lido termos de física e química em inglês, e preferi dizê-lo em inglês que simplesmente traduzir à letra e arriscar-me a dizer uma grande barda...
É como "coolant"... como raio se diz coolant em português? É que realmente não me lembro... :?

eheh, essa tambem nao consigo lembrar-me mas ainda ontem devo ter ouvido o termo em portugues na sic noticias. (já responderam ;))

A semi-vida até sabia mas mais por causa das substancias quimicas... toxicologia e tal.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:49 am

mais uma coisa...

para quem não sabe, a unica corda ao pescoço é neste momento com os transportes...não é o nuclear que vai resolver o problema do petroleo.

aí so nos resta apostar a curto e medio prazo em hibridos e no longo prazo nas muito faladas "fuel cell" ...o hidrogenio

Q giro tb estava a ver a sic noticias agora.
----
O Nuclear pode nao resolver tudo,mas ajuda.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta fev 23, 2006 10:53 am

fms Escreveu:aí so nos resta apostar a curto e medio prazo em hibridos e no longo prazo nas muito faladas "fuel cell" ...o hidrogenio

Os primeiros hibridos a gasóleo ainda vão demorar uns 4 anos :(
A gasolina já há alguns mas ainda estão muito verdes. Se tiveres um problema num Prius, só há meia duzia de sitios que te podem ajudar... um mecanico normal n toca na chicha. Depois, são caros (supostamente agora menos com o abate no IA, certo? n estou actualizado).

O GPL em Portugal é um atraso de vida. Por um lado se um carro vier já GPL-ready, corta no IA, por outro nao se pode estacionar em montes de estacionamentos e é obrigatório usar um autocolante (ou semelhante) que fica simplesmente feio (ambos contras vão contra uma directiva europeia!!!). Enfim.

Fuel Cell supostamente estará aí a bater à porta mas não sei pormenores. Acho que havia um fiat com essa opção já :roll:

Gornoth
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Gornoth » quinta fev 23, 2006 10:53 am

fms Escreveu:
É como "coolant"... como raio se diz coolant em português? É que realmente não me lembro...

refrigerante :D

Isso mesmo, obrigado. :cheers:

fms Escreveu:mais uma coisa...

Exacto. Mas aí estaríamos também à partida muito mais preparados, já que o método mais limpo e eficiente disponível para já para a criação de electricidade para as baterias dos carros eléctricos, ou a separação do hidrogénio para as fuel cells é... usando uma central nuclear para fazê-lo. ;)

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta fev 23, 2006 10:56 am

UnknownOne
Portugal se é hoje dependente de mais de 80% de fosseis, depois da construção do mamarracho, assim vai continuar!
Quando o mundo pensa a 200 à hora nos andamos a 50! Basta ver hoje as notícias sobre o gás, e outra coisa: também os "otários" dos portugueses podem fazer merda!

fms [RIP]

Mensagempor fms [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:57 am

eu diria mais...

o nosso plano energetico do ponto de vista governamental nos proximos 20 ou 30 anos é o seguinte:

- co geração a gás natural...o grosso das necessidades é aqui abatido.
- mini hidricas onde ainda der para construir.
- solar/eolica fica bem e sempre é mais uma ajuda.

pois é ta tudo coberto menos os transportes...o petroleo continua a fazer falta e não é ai que o nuclear entra.

do ponto de vista privado, como disse o Memento, a central é so mais um sitio onde podem fabricar energia barata durante o tempo de operação e assim vender a mesma ao estado ou a quem a quiser...por exemplo directamente a fabricas. como ja disse o impedimento é apenas economico pois o custo inicial e o desmantelamento são enormes...e os investidores querem guita ponto final paragrafo.

por isso apenas depende da vontade dos privados envolvidos e claro...o governo não quer dar autorização por causa de um possivel "hit" de popularidade...fora isso o governo esta-se a cagar.

Gornoth
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Gornoth » quinta fev 23, 2006 11:08 am

Vooder Escreveu:UnknownOne
Portugal se é hoje dependente de mais de 80% de fosseis, depois da construção do mamarracho, assim vai continuar!

Porquê?

Vooder Escreveu:também os otários" dos portugueses podem fazer merda!

Sim, mas a questão é que mesmo que a façam, teria de ser merda muito grossa mesmo para criar problemas. Em centrais com tecnologia recente, pode rebentar uma bomba lá dentro que mesmo assim não há chatices de maior...

Para além de que não se contratam Homer Simpsons para manter centrais nucleares. E em Portugal temos muita, muita gente inteligente e competente no desemprego nesta altura; só ex-colegas meus, da área da informática, são às largas dezenas. É mão de obra competente e disponível para coisas deste género.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes