Cantar em Português ou Inglês ou outra língua qualquer...
Quanto há metrica se bem se lembram do programa que passou na Sic, já foi um problema bem exposto!
ehehehhehehhee
Eu tanto escrevo em português ou em inglês ... se calhar, opto por o que soa melhor na musica em questão .... se bem que adoro a minha lingua mater ,mas sem duvidas que a nivel de internacionalizaçao é definitivamente melhor o inglês ,mas sempre que puder vou sempre optar pelo português , se bem que já nao é o primeiro voc que me confessa que cantar em português no BM é bem mais dificil!Curioso ,não?

Eu tanto escrevo em português ou em inglês ... se calhar, opto por o que soa melhor na musica em questão .... se bem que adoro a minha lingua mater ,mas sem duvidas que a nivel de internacionalizaçao é definitivamente melhor o inglês ,mas sempre que puder vou sempre optar pelo português , se bem que já nao é o primeiro voc que me confessa que cantar em português no BM é bem mais dificil!Curioso ,não?
Einherjer Escreveu:bem... os ministars e os onda choc cantavam em português...

É certo q o inglês é a lingua universal,e se o objectivo for de facto passar uma mensagem q seja perceptivel para pessoas de várias nacionalidades,então opta-se por escrever em inglês. Mas isso não impossibilita escrever letras em português.
Se existirem bandas portuguesas,q não vejam a internacionalização,algo viavel,ou q não a tenham como objectivo,porque não o português?
Desde q o saibam escrever em condições...
DeadHorizon Escreveu:Acho que cantar em Português é sempre mais limitado para todo os artistas que pretendem lançar algum tipo de mensagem através das letras das musicas já que a lingua dita universal é o inglês e nem ha assim tanta gente por aí fora a perceber português quanto isso.Mas para os outros que realmente não dão tanto valor á dita mensagem escrita na musica, ja pode ser mais irrelevante a lingua em que esta é transmitida.
Subscrevo.
Também é certo o facto triste e infeliz de que "o q vende" é o inglês e não o Português... O q limita mto a margem de manobra dos colectivos q pretendem seguir em frente no reconhecimento.
Uma alternativa é como fazem alguns colectivos, incluir N temas em Portugues num trabalho como uma espécie de satisfação pessoal e imposição da nossa lingua materna ao publico.
Quanto a gostar das bandas cuja lingua ninguem compreende, comigo acontece isso pq dou mais importancia ao ouvir á parte instrumental q as vocalizações

O mais engraçado é que as bandas/cantores portugueses mais conhecidos no estranjeiro cantam em português. Mariza , Madredeus...
Ramstein cantam em alemão e nem por isso deixam de ser conhecidos. Tendo qualidade tem saída, e não venham com tretas porque nenhuma banda portuguesa de metal , excepto Moonspell , tem o que é necessário para chegar ao mainstream metálico internacional.
Ramstein cantam em alemão e nem por isso deixam de ser conhecidos. Tendo qualidade tem saída, e não venham com tretas porque nenhuma banda portuguesa de metal , excepto Moonspell , tem o que é necessário para chegar ao mainstream metálico internacional.
O Vintersorg também canta em sueco...e não é por isso que teve pouca exposição
Eu a meu ver, acho que há certas linguas que o acento e as próprias palavras, são mais melodiosas e faceis de cantar (Sueco, Italiano, etc). Por exemplo, eu não consigo expressar-me em português, mas em inglês consigo arranjar 1001 bengalas e escrever algo com nexo, mesmo que quando traduzido para português soe a algo pimba.
Existem N bandas na cena a cantarem em português mas ainda não ouvi uma única a usar um tipo de canto que não se assemelhe ao estilo de canto do Fernando Ribeiro (Moonspell). Talvêz quem se tenha apróximado de algo menos comum terá sido a vocalista dos Insaniae (then again, a gaija dos Candle Serenade acho que também cantava de forma semelhante), mas não conheço muitas bandas a cantar em português. Ouvi recentemente un sample duns "In Dementia" que, baseado no sample, são uns autenticos moonspell-wannabes e que também cantam em Português, mas também não estão a fazer nada novo ou minimamente original!
Quanto ao tema em questão, não me chateia nada, sou português porque não tive hipótese de nascer na Suécia, não quero com isto dizer que não gosto de Portugal, mas não me orgulho de ser português. Curtia aprender e cantar em mirandês, só para ser diferente...lol

Eu a meu ver, acho que há certas linguas que o acento e as próprias palavras, são mais melodiosas e faceis de cantar (Sueco, Italiano, etc). Por exemplo, eu não consigo expressar-me em português, mas em inglês consigo arranjar 1001 bengalas e escrever algo com nexo, mesmo que quando traduzido para português soe a algo pimba.
Existem N bandas na cena a cantarem em português mas ainda não ouvi uma única a usar um tipo de canto que não se assemelhe ao estilo de canto do Fernando Ribeiro (Moonspell). Talvêz quem se tenha apróximado de algo menos comum terá sido a vocalista dos Insaniae (then again, a gaija dos Candle Serenade acho que também cantava de forma semelhante), mas não conheço muitas bandas a cantar em português. Ouvi recentemente un sample duns "In Dementia" que, baseado no sample, são uns autenticos moonspell-wannabes e que também cantam em Português, mas também não estão a fazer nada novo ou minimamente original!
Quanto ao tema em questão, não me chateia nada, sou português porque não tive hipótese de nascer na Suécia, não quero com isto dizer que não gosto de Portugal, mas não me orgulho de ser português. Curtia aprender e cantar em mirandês, só para ser diferente...lol
- BKD.
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
- Contacto:
Os Íris cantam em algarvio...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::
Aiwass Escreveu:Acho que uma das principais razões das bandas portuguesas não cantarem em português é porque não sabem escrever uma letra.
Acertadissimo.
Aiwass Escreveu:Em inglês, qualquer patetice sem sentido soa bem, em português não.
Erradissimo. Quem conhecer inglês bem falado e escrito, certamente está longe de achar piada a esse tipo de escrita fácil.
E para acabar; a lingua é uma ponte e não o rio, acho. Pessoalmente, desde que se estabeleça contacto "sentivel" com quem comunicamos, até palavras se deviam inventar (eu gosto bastante de o fazer, por acaso).
Pestilens
Quanto há metrica se bem se lembram do programa que passou na Sic, já foi um problema bem exposto! ehehehhehehhee
Subscrevo completamente. No meu caso, canto em alguns temas em Português, mas fundamentalmente, toda a cara da banda passa pelo Inglês, o que não quer dizer que a maneira como os temas são feitos, não tenham o sentimento PT. Claro que têm, são duas coisas impossiveis de separar...
A lingua Portuguesa, enquadra muito bem em determinadas partes e mesmo puxando para o Pt mais bem "composto" ou "trabalhado" nem sempre se enquadra no género de som...
Aiwass Escreveu:Quanto à mensagem... acho que a música, enquanto forma de arte, é uma manifestação de um indivíduo ou conjunto de indivíduos. Uma pessoa que pensa, sente, sonha e, fundamentalmente, se expressa em português, faz todo o sentido que cante também em português.
De acordo; é também com esta ideia que justifico o facto de escrever e cantar em Português. E defendo essa ideia a bem de maior coerência.
Se soubesse escrever bem em Inglês ou noutro idioma por certo o faria já consoante a métrica, fonética, estética, etc... Suponho que seja improvável que deixe de pensar em Português, tudo o resto é meramente ornamental ou calculado com um fim.
- Sacred-Steel
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
- Contacto:
Curtia aprender e cantar em mirandês, só para ser diferente...lol
Posso ensinar-te!
Podes ouvir Hard Rock cantado em Mirandês, pela Agricola-Rock Band PICA TUMILHO. Se alguém quiser que vá ao Stormbringer e que paça, que eu meto em share.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português
- intolerance
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta jun 09, 2005 9:15 pm
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes