Direitos de Autor e SPA e Concertos
Re: Direitos de Autor e SPA e Concertos
Para quem quiser assinar, deixo aqui o link para uma petição online:
http://www.petitiononline.com/abzhp/petition.html

«...a SPA tende a demorar entre seis meses a um ano a pagar os direitos já cobrados»
«Segundo a Deloitte, a SPA teria activos no valor de 61.829 milhões de euros, mas os seus “capitais próprios negativos” atingiriam actualmente 13,140 milhões de euros, e, em 2008, o resultado líquido negativo teria sido de 2,189 milhões de euros. E adianta que, a par de outras dívidas menos expressivas, só aos seus “fornecedores” – expressão pela qual são designados os autores que confiam à sociedade a cobrança dos seus direitos –, a SPA deveria 30,247 milhões de euros.»
como o postmortem já disse, não se percebe bem a razão de tais atrasos nos pagamentos dos direitos cobrados. bem pior que isso, é tentar perceber como é que uma associação cuja função (supostamente) é de cobrar direitos de autores às promotoras musicais e similares para depois pagar aos artistas em questão (denominados muito caricatamente de "fornecedores"), consegue contrair um passivo de cerca de 30 milhões de euros.
outra questão: o princípio de que um espaço (bar, discoteca, etc) tem que pagar direitos de autor por passar a música de determinado artista é compreensível, no sentido em que o artista tem que ser remunerado pela divulgação/uso do seu trabalho (apesar de discordar em absoluto disto, acho que os músicos são muitíssimo mais beneficiados com a divulgação da sua música, que no fim não deixa de ser publicidade gratuita, do que o invés).
no entanto não percebo porque é que quando se realize um concerto, esteja previsto que é necessário pagar direitos de autor além do cachet acordado com a banda/artista. pensava que os direitos de autor era uma remuneração devida ao autor em questão pela utilização do seu trabalho. parece me algo estranho que se cobre direitos quando é o próprio autor a tocar as próprias músicas.
Wine, women and song.
- BetinhoDoSludgeDrone
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
- Contacto:
Mindwalker Escreveu:De qualquer modo, desses senhores só quero distância - lido há muitos anos com uma associação alemã, com a qual nunca tive problemas.
Que associação é essa?

- Mindwalker
- Administrador
- Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm
É a GEMA.
Quanto à questão do pagamento de direitos de autor além do cachet estabelecido, creio que a "desculpa" habitualmente dada tem a ver com a possível captação e redistribuição de imagem/som do concerto... uma espécie de medida preventiva face aos bootlegs.
Quanto à questão do pagamento de direitos de autor além do cachet estabelecido, creio que a "desculpa" habitualmente dada tem a ver com a possível captação e redistribuição de imagem/som do concerto... uma espécie de medida preventiva face aos bootlegs.
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि
बोधि
- Sludge
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta jul 02, 2008 11:42 am
Kustu Escreveu:Para quem quiser assinar, deixo aqui o link para uma petição online:
http://www.petitiononline.com/abzhp/petition.html
Vou agora assinar isso.

- Sir Sardine
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm
E que novos contornos foram dados à questão, para haver tantos flames à volta disto? Para além da questão das Amplificasom, que é lamentável de facto.
Façam como faziam, e passem por cima da SPA, que não me parece que tenha braços que cheguem para intervir.
Façam como faziam, e passem por cima da SPA, que não me parece que tenha braços que cheguem para intervir.
Mindwalker Escreveu:É a GEMA.
GEMA rocks!Por acaso nao tinha a noção que bandas de outros países podiam estabelecer os seus direitos com a GEMA, por exemplo!
Sei que Lux Ferre tem os direitos na GEMA ,mas pensava que era por causa da label ser alemã.
Já fiz a minha assinatura na petição!

- Human
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
- Contacto:
Masmorra Escreveu:Mindwalker Escreveu:É a GEMA.
GEMA rocks!Por acaso nao tinha a noção que bandas de outros países podiam estabelecer os seus direitos com a GEMA, por exemplo!
Sei que Lux Ferre tem os direitos na GEMA ,mas pensava que era por causa da label ser alemã.
Já fiz a minha assinatura na petição!
quer dizer que posso inscrever uma banda portuguesa na "SPA" alema?
e em portugal ha outra maneira, sem ser pela SPA, de registar as musicas de uma banda para poder editar um CD?
Sir Sardine Escreveu:E que novos contornos foram dados à questão, para haver tantos flames à volta disto?
No meu caso, não há novos contornos nenhuns, mas algum dia o copo havia de transbordar. A SPA e as leis que a regem já metem nojo há muito tempo, e se calhar é altura de tomarmos uma atitude sobre isso; não vejo que sejam precisos novos contornos para se ter uma vontade de agir.
Human Escreveu:e em portugal ha outra maneira, sem ser pela SPA, de registar as musicas de uma banda para poder editar um CD?
Até é provável que haja, mas a essa parte deixo que outros respondam. Queria só chamar a atenção para o facto de que absolutamente nenhuma banda, em contexto absolutamente nenhum, tem de registar os seus trabalhos com quaisquer entidades para poder editá-los!
Ou seja, os artistas só se registam com a SPA ou a GEMA ou seja quem for mais se acharem que haverá alguma mais-valia nisso, passando essas agências a serem agentes do(s) artista(s) na salvaguarda dos seus direitos de reprodução e cópia - mas nenhum artista é obrigado a registar o seu trabalho, e não deixa de ter totais direitos (como a copyright, por exemplo) sobre ele por não o ter registado.
Mais ainda, era o que faltava uma banda ter de pedir autorizações para poder editar o seu próprio trabalho. Não se deixem enganar com isso.
Acho que é muito importante salvaguardar isto, porque tenho a impressão que muita gente gasta dinheiro com registos só porque ouviu dizer que era preciso, quando numa grande quantidade de casos nem a SPA nem mais ninguém vai mexer uma palha para salvaguardar os seus direitos...
- Zyklon
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
- Contacto:
Não vai dar em nada como sempre mas assinei a petição.
Musica é cultura?
Para esta gente não é,parece ser é mais um luxo ou pior um capricho de alguns....
Musica é cultura?
Para esta gente não é,parece ser é mais um luxo ou pior um capricho de alguns....
- FUZZ
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quinta out 11, 2007 6:46 pm
Só falta encontrar o BI para ver o número que já assino. Isto é vergonhoso.
- Count Raven
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
- Contacto:
Numa toada mais protectora dos nossos direitos, e visto que em breve terei de registar uns quantos escritos, fica aqui um link para o IGAC, onde podemos registar as nossas obras:
http://wwwigac.ml.pt/
http://wwwigac.ml.pt/
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.
Isto é inacreditável. Anyway, já assinei também.
- Adsartha
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
- Contacto:
Já assinei.
- Johnny B Goode
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
- Contacto:
eu já recebi 32 escudos da SPA
penso que agora tb temos os direitos na GEMA...foi a editora que tratou disso e pelo que sei tb é mais barato que registar na SPA

penso que agora tb temos os direitos na GEMA...foi a editora que tratou disso e pelo que sei tb é mais barato que registar na SPA
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante