Underground... Como nasce?
- Alvin Karpis
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm
Re: Underground... Como nasce?
Nasce com putos que ouvem metal e querem ser como os gajos que fazem a música de que eles gostam. E/ou têm uma mensagem que queiram passar. Digo eu..
- cafcaf777
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça out 30, 2007 11:03 pm
- Contacto:
Salvo erro, acho que nasce como fruto de uma parceria entre o Chuck e o Deus Metal.
Bate forte, fortemente como quem chama por mim!
Será death, brutal sua vertente? Thrash não é certamente e o rock não bate assim!
Será death, brutal sua vertente? Thrash não é certamente e o rock não bate assim!
- Zyklon
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
- Contacto:
O Underground não é exclusivo do Metal.
Em todos os estilos ele existe,digamos que é uma especie de estado embrionario da musica onde tudo nasce e onde se desenvolve,onde as coisas são geralmente feitas com sabor especial e onde factores externos não são ou supostamente não deviam interferir naquilo que é criado.
Que factores são esses?
Desde monetários até de visibilidade por exemplo.
Quando as coisas ultrapassam estes factores geralmente e de acordo com o mito a musica/bandas perdem um pouco aquele fascinio inicial onde apenas as coisas eram feitas para 10/20 pessoas (exemplo)e acabam por se perder embora não seja regra geral ou algo que as transforme numa coisa sem logica existem exemplos para um e para outro caso.
O Underground para mim é uma descoberta musical constante e não algo onde se encontram e conhecem pessoas,se fazem concertos ou se apoia algo desenfreadamente e isto é algo que muitas vezes parece ser o que tem mais logica poderá ser para outros com outras prespectivas para mim tem pouca importancia apenas me rejo por aquilo que gosto.
Para muitos é uma forma de vida e para mim tambem o será (musicalmente falando) embora não daquela forma patetica como muita gente o ve em algo inacessivel ou guardado a sete chaves.
O Underground não nasce vai-se formando com aquilo que muitos de nós criamos ou ajudamos a criar e a divulgar e esse é o espirito da coisa na minha opinião.
Em todos os estilos ele existe,digamos que é uma especie de estado embrionario da musica onde tudo nasce e onde se desenvolve,onde as coisas são geralmente feitas com sabor especial e onde factores externos não são ou supostamente não deviam interferir naquilo que é criado.
Que factores são esses?
Desde monetários até de visibilidade por exemplo.
Quando as coisas ultrapassam estes factores geralmente e de acordo com o mito a musica/bandas perdem um pouco aquele fascinio inicial onde apenas as coisas eram feitas para 10/20 pessoas (exemplo)e acabam por se perder embora não seja regra geral ou algo que as transforme numa coisa sem logica existem exemplos para um e para outro caso.
O Underground para mim é uma descoberta musical constante e não algo onde se encontram e conhecem pessoas,se fazem concertos ou se apoia algo desenfreadamente e isto é algo que muitas vezes parece ser o que tem mais logica poderá ser para outros com outras prespectivas para mim tem pouca importancia apenas me rejo por aquilo que gosto.
Para muitos é uma forma de vida e para mim tambem o será (musicalmente falando) embora não daquela forma patetica como muita gente o ve em algo inacessivel ou guardado a sete chaves.
O Underground não nasce vai-se formando com aquilo que muitos de nós criamos ou ajudamos a criar e a divulgar e esse é o espirito da coisa na minha opinião.
- Almah Perditae
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
- Contacto:
O underground não nasce. vai crescendo, é o pequeno aborto da industria musical, é a cria enfezada da ninhada de um qualquer movimento, é o resto do resto, é a merda de quem não sabe nem pode mas quer fazer, é o sonho do miudo a quem toda a gente diz para desistir... O underground é a lixeira da Música, onde vai parar tudo o que não interessa a ninguem... Só que ás vezes... nessa lixeira alguem deitou fora um anel de ouro por engano, ou alguem perdeu um anel de diamante que acabou na lixeira...
- Caxias
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
- Contacto:
Almah Perditae Escreveu:O underground não nasce. vai crescendo, é o pequeno aborto da industria musical, é a cria enfezada da ninhada de um qualquer movimento, é o resto do resto, é a merda de quem não sabe nem pode mas quer fazer, é o sonho do miudo a quem toda a gente diz para desistir... O underground é a lixeira da Música, onde vai parar tudo o que não interessa a ninguem... Só que ás vezes... nessa lixeira alguem deitou fora um anel de ouro por engano, ou alguem perdeu um anel de diamante que acabou na lixeira...
hum...hoje em dia, mais que nunca a industria musical pega naquilo que dá dinheiro... tendo talento ou não.
- Almah Perditae
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Caxias Escreveu:Almah Perditae Escreveu:O underground não nasce. vai crescendo, é o pequeno aborto da industria musical, é a cria enfezada da ninhada de um qualquer movimento, é o resto do resto, é a merda de quem não sabe nem pode mas quer fazer, é o sonho do miudo a quem toda a gente diz para desistir... O underground é a lixeira da Música, onde vai parar tudo o que não interessa a ninguem... Só que ás vezes... nessa lixeira alguem deitou fora um anel de ouro por engano, ou alguem perdeu um anel de diamante que acabou na lixeira...
hum...hoje em dia, mais que nunca a industria musical pega naquilo que dá dinheiro... tendo talento ou não.
O que não significa que aquilo que a industria não pegou tenha qualidade... Sempre houve Underground, desde sempre, até os beatles foram underground, até o Mozart era underground. O que não quer dizer que tudo o que seja Underground sejam os beatles ou o Mozart. O mito do underground ser sinónimo de qualidade não passa disso mesmo, mito. O que se passa é que é no Underground (fora do que já está explorado) que se passam as coisas mais excitantes e inovadoras, depois disso das duas uma, ou isso passa a Mainstream ou não chega a passar a mainstream. Geralmente, tirando raras excepções, as boas coisas do underground até passam a mainstream, ou pelo menos não são tão underground... Mas nada dsso invalida que o underground seja na sua maioria mau. E nem falo só do metal, falo no geral.
- GoncaloBCunha
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
- c[fal]
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Obrigado a quem postou com o minimo de seriedade para os outros
(kidding) (goncalobcunha, mostra la entao como se faz
)... Eu quando me referia a "Underground... Como nasce?" se lerem o meu post inicial, refiro-me primeiramente ao underground em torno de pequenas comunidades locais. E porque pus esta questão? Por exemplo aqui (que não é aqui agora) em Felgueiras, mais propriamente na Lixa, não havia (nem há) um underground, uma cena definida. Mas desde que aqui ha uns tempos se formou uma banda de metal, pessoal amigo dos elementos junta-se e vai apoiar os concertos e se calhar muitos deles nem gostavam muito assim desse tipo de musica, e algo começou a ser formado. Eu sei como se forma o underground no geral. Gira tudo em torno das bandas, do tal lixo que o Almah disse, só não percebo muito bem como isso se forma por vezes em pequenas localidades onde a "densidade" de bandas é muito pequena... A questão é, e em concreto, por exemplo, se me der na telha para organizar um concerto ou uma noite de metal com alguma regularidade, será que vai começar a girar algo em torno disso, ou é uma ideia condenada ao fracasso, que não terá aderência?

- Almah Perditae
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
O movimento na Noruega começou com uma pequena loja que o Euronimous abriu... Aqui... sabes como é em portugal, custa muito levantar o rabo do sofá... sabes que já pensei muito nisso, abrir aqui um bar de metal, eu acho que pelo menos o movimento existe, talvez não exclusivamente na Marinha, mas entre Marinha, Leiria e arredores há movimento pela certa. A questão é só uma, depende de quem esteja a dar a cara. Aqui ha uns 2 anos abriu aqui um bar quase metal (não era bem mas quase) e tinha clientela, mas tinha porque quem estava á frente do bar tinha carisma para isso, atraia pessoal, coisa que se fosse eu... Já a coisa ficava às moscas lol Tudo depende do carisma, estas coisas contam muito pela pessoa. Se a pessoa for capaz de criar um pequeno grupo as coisas funcionam, podem crescer a partir daí, se não for uma pessoa com carisma... As coisas morrem à partida. Tudo depende da pessoa... Ou seja, és capaz de meter 20 a 30 pessoas do teu grupo de amigos SEMPRE no que queres fazer? (e o ppl do MU não conta, quando há qualquer coisa toda a gente quer ir, depois nunca vai ninguem) e tens que descontar tambem imprevistos... Achas que consegues meter pela certa 20 a 30 pessoas do teu grupo de amigos no concerto ou no bar? SEMPRE? Se tiveres essa base o resto pode vir depois, com tempo. O meu pai customa dizer que para qualquer negocio se aguentar são precisos 3 orçamentos, para fazer, para o perder e para o fazer novamente. Se tiveres essa segurança, só te digo vai em frente. Com paciencia, com tempo e com dinheiro para criar o hábito de ir, acho que é um excelente investimento, o problema é mesmo o tempo e dinheiro necessário para criar o hábito de ir...
- Aiwass
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
- Contacto:
Falar em underground em pequenas comunidades locais em Portugal é um pouco exagerado, com a excepção das ilhas e dos dois grandes centros urbanos. Somos um país muito pequeno.
Podes ter o teu grupo de amigos na Lixa mas não podes esperar que haja "uma cena" ai. Há uns anos atrás tb nunca ng tinha ouvido falar em Barroselas ou Recarei em termos de Metal mas, graças a alguns teimosos, essas vilas são hoje referências nacionais. Mas não existe "a cena de Barroselas". E podes vir a ouvir falar na Lixa como o local de mais um grande festival, como sendo o berço de uma grande banda que nasce, onde se criou um fanzine de referência, etc... Tudo depende de até onde estás disposto a ir.
Ask not what your scene can do for you but ask what you can do for your scene.
Podes ter o teu grupo de amigos na Lixa mas não podes esperar que haja "uma cena" ai. Há uns anos atrás tb nunca ng tinha ouvido falar em Barroselas ou Recarei em termos de Metal mas, graças a alguns teimosos, essas vilas são hoje referências nacionais. Mas não existe "a cena de Barroselas". E podes vir a ouvir falar na Lixa como o local de mais um grande festival, como sendo o berço de uma grande banda que nasce, onde se criou um fanzine de referência, etc... Tudo depende de até onde estás disposto a ir.
Ask not what your scene can do for you but ask what you can do for your scene.
- Alvin Karpis
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm
Almah Perditae Escreveu:O movimento na Noruega começou com uma pequena loja que o Euronimous abriu...
Helveite ou Helvute hum?
- Almah Perditae
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Cataclysmic Abyss Escreveu:Almah Perditae Escreveu:O movimento na Noruega começou com uma pequena loja que o Euronimous abriu...
Helveite ou Helvute hum?
Helvete

- c[fal]
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Almah e Aiwass
Também me lembrei de Barroselas e Recarei quando comecei a pensar nisso. Nunca pensei nisso por esse ponto, haver projectos e acontecimentos, mas não o underground... Penso que isso acontece porque não há grande interesse a nivel local, e devido à eficiente "publicidade" (no sentido positivo) as pessoas vêem de fora. Mas tal como chegam, também partem, é o problema.
Um (€)dia, who knows? O Euronimous também lá conseguiu...
Mas sempre será melhor que ficar aqui de rabo alapado

Também me lembrei de Barroselas e Recarei quando comecei a pensar nisso. Nunca pensei nisso por esse ponto, haver projectos e acontecimentos, mas não o underground... Penso que isso acontece porque não há grande interesse a nivel local, e devido à eficiente "publicidade" (no sentido positivo) as pessoas vêem de fora. Mas tal como chegam, também partem, é o problema.
Um (€)dia, who knows? O Euronimous também lá conseguiu...

Última edição por c[fal] em segunda jan 19, 2009 9:32 pm, editado 1 vez no total.
- Almah Perditae
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
c[fal] Escreveu:Almah e Cataclysmic,![]()
Um (€)dia, who knows? O Euronimous também lá conseguiu...![]()
O problema é mesmo o vil metal... Eu acho que um bar de metal com concertos certos (tipo, uma vez por semana) é algo que pode funcionar a long prazo, o problema é mesmo a questão do longo prazo. Até dar lucro e poder ter segurança é preciso investir muito durante muito tempo, criar o hábito de ir... mas por outro lado há um problema intriseco à "mentalidade" metal. Imagina um bar, com boa musica, bom ambiente, pessoal porreiro, boa onda, sem as confusões dos bares e discos mais mainstream, vais lá uma vez, duas vezes, gostas, e vais indo... Ao fim dum tempo o bar tem muita gente, muita confusão, muito barulho, já tens que estar em pé e apertado. deixas de ir... o "nosso mal" é que a gente gosta de bares com pouca gente, bom ambiente e boa música, algo "especial". Quando temos que o dividir com muita gente perde o encanto... Eu acho que esse é o mal da maioria dos bares de metal que acabam por fechar... Depois do culto vem a massificação, e isso mata o culto e mata o bar.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes