Enigmas da Humanidade - alguma vez descobriremos tudo?

Errante
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm

Mensagempor Errante » terça nov 27, 2007 2:36 am

The Einherjar Escreveu:Daí até existir vida, vai um passo enorme, seja na Terra ou noutro local qualquer. Eu estou a tirar o curso de Biologia Celular e Molecular e estou longe de te saber dar esta resposta de forma minimamente exacta.

Se não me engano já se conseguiram criar nucleótidos apenas a partir de ambiente simulado que se pensa ser o da terra primitiva, com choques eléctricos a simular trovoada (abundante no nosso planeta, outrora) e elementos químicos presentes na atmosfera da época. É claro que nucleótidos não são seres vivos mas, sendo o principal componente do DNA já vai provando alguma coisa.

Por favor corrijam-me n'alguma barbaridade que poderei ter escrito.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » terça nov 27, 2007 2:22 pm

Correcto, isso está em qualquer livro de Biologia do secundário e trata-se do seguinte: Miller-Urey experiment.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

StabatMatter
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça nov 13, 2007 2:26 pm

Mensagempor StabatMatter » terça nov 27, 2007 2:24 pm

O Oparin também fez umas brincadeiras giras! :D

MIDnight Killer
Metálico(a)
Registado: quinta jul 19, 2007 12:03 pm

Mensagempor MIDnight Killer » terça nov 27, 2007 6:22 pm

conhecimento de tudo?... espaço infinito?... a minha opinião é que se o espaço é infinito então é tudo infinito, o átomo (como alguém já o mencionou) não será a particula mais pequena, já que nesse caso não haveria particula mais pequena, seria também infinito.

De qualquer forma, como puderemos nós ansiar em saber tudo, se nem descubrimos nem metade das coisas dentro do nosso minusculo planeta?... nem do nosso corpo..? acho que não dá tempo para a humanidade saber tudo, já que eu penso que a humanidade vai-se extinguir antes disso. :wink:
..useless f*cking hope..

morsmodre
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta jan 20, 2006 10:48 pm

Mensagempor morsmodre » terça nov 27, 2007 8:46 pm

The Einherjar Escreveu:
Frozen_Lake Escreveu:
The Einherjar Escreveu:
Inmist Escreveu:O mais espantoso e encantador da ciência é que nunca tem conclusões, deixando portas abertas à descoberta assim como à imaginação das pessoas.
O que hoje é certo amanha pode ser errado, tanto para a humanidade como para um único indivíduo.

:arrow: Questões sobretudo astronómicas é o que mais me desperta curiosidade...
O que é o Universo? (mesmo, dizer que o Universo é tudo o que existe é uma resposta limitada)
Qual o propósito de existir matéria? Como apareceu?
Será o espaço infinito? Para o pequeno e para o grande... será um átomo (ou outra partícula menor, não quero entrar em detalhes) um mini-universo? Será o nosso Universo um mini-átomo de outro universo?
Porque tudo evolui? Desde o suposto Big-gang até hoje... Para onde evolui?
Porque existem forças gravitacionais?

É melhor parar...

Adiciono a estas questões, a origem da vida.

a origem da vida? como assim?

tipo, segundo aquilo que aprende-mos na primária, é que houve o tal Big Bang que lançou aqueles moléculas todas e tal(e não foi Jesus que lançou um pau de dinamite pó espaço de certeza...)

Isso não foi a origem da vida, foi, possivelmente, a origem da matéria ou do Universo tal qual o conhecemos.

Daí até existir vida, vai um passo enorme, seja na Terra ou noutro local qualquer. Eu estou a tirar o curso de Biologia Celular e Molecular e estou longe de te saber dar esta resposta de forma minimamente exacta.

um dos artigos numa cience de há uns tempos lançava umas prespectiva interresantes sobre isso.
o artigo defendia k inda antes do RNA (k é o k se pensa ter vindo em stand alone antes do DNA) existiram "compostos fechados de componentes organicos" que em tudo lembram metabolismo.

o artigo propunha k estes tinham sido os primeiros "replicadores" (dentro da definição do Dawkins) e só mais tarde surgiao os planos de construção para eles (i.e. DNA ou RNA)

a mim convenceu-me ... mas eu tou em informatica, pode ser k tu axes td uma grande bacorada ;p

morsmodre
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta jan 20, 2006 10:48 pm

Mensagempor morsmodre » terça nov 27, 2007 8:48 pm

MIDnight Killer Escreveu:conhecimento de tudo?... espaço infinito?... a minha opinião é que se o espaço é infinito então é tudo infinito, o átomo (como alguém já o mencionou) não será a particula mais pequena, já que nesse caso não haveria particula mais pequena, seria também infinito.

De qualquer forma, como puderemos nós ansiar em saber tudo, se nem descubrimos nem metade das coisas dentro do nosso minusculo planeta?... nem do nosso corpo..? acho que não dá tempo para a humanidade saber tudo, já que eu penso que a humanidade vai-se extinguir antes disso. :wink:

o principio da incerteza de heisenberg kuase dita k é impossivel fazer essas cenas todas ... o truke agora n é aprofundar o k se sabe sobre a molecula X k ta na celula Y no animal Z, mas sim ver km as coisas funcionam km um todo

vai ser um seculo interresante este !

StabatMatter

Mensagempor StabatMatter » terça nov 27, 2007 8:51 pm

Se o ser humano não se auto aniquilar, pode vir a ser glorioso!

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quarta nov 28, 2007 12:40 am

morsmodre Escreveu:
The Einherjar Escreveu:
Frozen_Lake Escreveu:
The Einherjar Escreveu:
Inmist Escreveu:O mais espantoso e encantador da ciência é que nunca tem conclusões, deixando portas abertas à descoberta assim como à imaginação das pessoas.
O que hoje é certo amanha pode ser errado, tanto para a humanidade como para um único indivíduo.

:arrow: Questões sobretudo astronómicas é o que mais me desperta curiosidade...
O que é o Universo? (mesmo, dizer que o Universo é tudo o que existe é uma resposta limitada)
Qual o propósito de existir matéria? Como apareceu?
Será o espaço infinito? Para o pequeno e para o grande... será um átomo (ou outra partícula menor, não quero entrar em detalhes) um mini-universo? Será o nosso Universo um mini-átomo de outro universo?
Porque tudo evolui? Desde o suposto Big-gang até hoje... Para onde evolui?
Porque existem forças gravitacionais?

É melhor parar...

Adiciono a estas questões, a origem da vida.

a origem da vida? como assim?

tipo, segundo aquilo que aprende-mos na primária, é que houve o tal Big Bang que lançou aqueles moléculas todas e tal(e não foi Jesus que lançou um pau de dinamite pó espaço de certeza...)

Isso não foi a origem da vida, foi, possivelmente, a origem da matéria ou do Universo tal qual o conhecemos.

Daí até existir vida, vai um passo enorme, seja na Terra ou noutro local qualquer. Eu estou a tirar o curso de Biologia Celular e Molecular e estou longe de te saber dar esta resposta de forma minimamente exacta.

um dos artigos numa cience de há uns tempos lançava umas prespectiva interresantes sobre isso.
o artigo defendia k inda antes do RNA (k é o k se pensa ter vindo em stand alone antes do DNA) existiram "compostos fechados de componentes organicos" que em tudo lembram metabolismo.

o artigo propunha k estes tinham sido os primeiros "replicadores" (dentro da definição do Dawkins) e só mais tarde surgiao os planos de construção para eles (i.e. DNA ou RNA)

a mim convenceu-me ... mas eu tou em informatica, pode ser k tu axes td uma grande bacorada ;p

Isso que afirmas do RNA ser antecedente ao DNA crê-se ser correcto, e desde as primeiras moléculas simples de metano, amoníaco, água até aos nucleótidos crê-se ter existido uma evolução química. Mas o motivo pelo qual os nucleótidos assumem determinada sequência na estrutura do RNA (e depois no DNA) é desconhecida. É que o essencial da vida não é o DNA, ou as moléculas que o constituem, é a sequência das moléculas que constituem o DNA, e é isso a informação.

Como um texto... as letras por si só isoladas nada valem, mas já têm significado se tiverem determinada ordem...

Frozen_Lake
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado nov 24, 2007 1:14 am

Mensagempor Frozen_Lake » quarta nov 28, 2007 12:59 am

:lol:
parece que criei um tópico pa Cientistas moléculares ou algo que o valha...
Tou a tentar acompanhar certos raciocinios...

Mas isto da criação do espaço e a vossa unica "pulga atrás da orelha"?

nada sobre técnicas de alguma antiga cultura, alguma coisa sobre animais ou assim?

de momento nem me ocorre nada, mas decerteza que daqui a nada lembro-me de algo...

StabatMatter

Mensagempor StabatMatter » quarta nov 28, 2007 9:30 am

What about the meaning of life?

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quarta nov 28, 2007 12:29 pm

das duas uma...

ou o sentido da vida e o que tu fizeres dele...

ou e apenas prostares-te em adoracao a uma dada divindade...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

StabatMatter

Mensagempor StabatMatter » quarta nov 28, 2007 12:30 pm

Não estás a reduzir isso a apenas duas hipóteses?

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » quinta nov 29, 2007 12:58 am

O interessante antes de se responder à pergunta "qual é o sentido da existência?" é pensar no que é o sentido, o que significa o sentido para cada um de nós e para o todo. Onde é que podemos aplicar o termo "sentido"? Que significados tem nos diferentes contextos? Só a partir daí é que podemos começar a pensar no sentido da existência.

Aí, acho que as hipóteses serão muito mais do que duas...
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quinta nov 29, 2007 2:08 am

meaning é significado...

sentido pode ter vários significados, desde "significado" a "direcção"...

"Isso faz sentido? Tem lógica?"
"Qual a direcção de...?"

A qual deles te referes?

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » quinta nov 29, 2007 2:11 am

Inmist Escreveu:meaning é significado...

sentido pode ter vários significados, desde "significado" a "direcção"...

"Isso faz sentido? Tem lógica?"
"Qual a direcção de...?"

A qual deles te referes?

Neste contexto, meaning é sentido ;)

Podes começar por aí: de que modo essas definições podem contribuir para responderes à questão?

A vida tem lógica? Qual a sua lógica?
Qual a direcção/rumo que a vida tem? Que cada um lhe pode dar?

Sê criativo ;)
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes