Lendas, mitos, factos históricos e tradições da vossa terra.

Thrasher
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mar 11, 2007 10:04 pm

Mensagempor Thrasher » sexta set 07, 2007 10:43 am

Necurat Escreveu:Yah aqui morre, em media, um vizinho ou namorado a tiro de caçadeira de semana em semana..é giro porque tens sempre tema de conversa no café.

não esquecer do VIP da terra, o bruxo de Fafe :twisted:

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » sexta set 07, 2007 10:58 am

Martim Moniz

O nome de Martim Moniz está ligado à conquista de Lisboa aos Mouros e figura na memória da cidade através de uma praça com o seu nome. A lenda conta que D. Afonso Henriques tinha posto cerco à cidade, ajudado pelos muitos cruzados que por aqui passaram a caminho da Terra Santa. O cerco durou ainda algum tempo, durante o qual se travavam pequenas investidas por parte dos cristãos. Numa dessas tentativas de assalto a uma das portas da cidade, Martim Moniz enfrentou os mouros que saíam para repelir os cristãos e conseguiu manter a porta aberta mesmo a custo da sua própria vida. O seu corpo ficou atravessado entre os dois batentes e permitiu que os cristãos liderados por D. Afonso Henriques entrassem na cidade. Ferido gravemente, Martim Moniz entrou com os seus companheiros e fez ainda algumas vítimas entre os seus inimigos, antes de cair morto. D. Afonso Henriques quis honrar a sua valentia e o sacrifício da sua vida ordenando que aquela entrada passasse a ter o nome de Martim Moniz. O povo diz que foi D. Afonso Henriques que mandou colocar o busto do herói num nicho de pedra, onde ainda hoje se encontra, junto à Praça de Martim Moniz.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta set 07, 2007 12:39 pm

Ferreira Torres.

Diz a lenda que as equipas que vinham cá jogar tremiam todas assim como os árbitros. Conta-se que o mesmo ameaçava os árbitros, condicionando-lhes assim o trabalho. Hoje todo o Marco de Canaveses é Torres. É estádio Avelino Ferreira Torres, é avenida Ferreira Torres, é etc. . .
Desapareceu nos últimos tempos, o clube kaput, e a cidade nunca mais foi a mesma.

:metal:

Dead_Countess
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 20, 2006 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor Dead_Countess » sexta set 07, 2007 1:15 pm

Thrasher Escreveu:Na minha terra, mais propriamente na freguesia de Soalhaes, queimaram uma mulher ainda viva, pois dizia-se que tinha o diabo no corpo, aconteceu mesmo, até existem livros a contar o sucedido, foi por volta de 1930 salvo erro... :twisted:

:twisted: :twisted: a terra do mata e queima :twisted: :twisted:
Imagem

Imagem

Dead_Countess
Contacto:

Mensagempor Dead_Countess » sexta set 07, 2007 1:24 pm

Imagem

Diz a lenda que: A Igreja da Senhora da Livração teve origem numa promessa: um homem, regressando à sua pátria por mar, viu o navio em que viajava ser ameaçado por uma tempestade, pedindo então à Virgem que o livrasse da morte, prometendo erguer um templo em honra da Senhora, que recebeu o nome de Livração. Concluída em Janeiro de 1721, foi elevada a Igreja Paroquial em 1890.

Templo de grande devoção entre as gentes da freguesia de Toutosa e das freguesias vizinhas. Há novenas aos domingos com mulheres de outros lugares a cumprir promessas, e nas festas a igreja enche de gente a pedir milagres e andam de joelhos á volta da igreja.

:?
Imagem

Imagem

blood_lust
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mar 26, 2007 10:14 am

Mensagempor blood_lust » sexta set 07, 2007 4:01 pm

Dead_Countess Escreveu:
Thrasher Escreveu:Na minha terra, mais propriamente na freguesia de Soalhaes, queimaram uma mulher ainda viva, pois dizia-se que tinha o diabo no corpo, aconteceu mesmo, até existem livros a contar o sucedido, foi por volta de 1930 salvo erro... :twisted:

Soalhaes! esfola gatos e matas cães!!

Dead_Countess
Contacto:

Mensagempor Dead_Countess » sexta set 07, 2007 4:04 pm

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

também!!!
Imagem

Imagem

Thrasher
Registado: domingo mar 11, 2007 10:04 pm

Mensagempor Thrasher » sexta set 07, 2007 4:35 pm

blood_lust Escreveu:
Dead_Countess Escreveu:

Soalhaes! esfola gatos e matas cães!!

:twisted:

edit: eu não sou de Soalhães 8)

p666p
Registado: segunda fev 12, 2007 6:44 pm

Mensagempor p666p » sexta set 07, 2007 5:19 pm

eu sou de chelas palavras mitos e lendas praquê??

:|

é o faruéste :twisted:

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » sexta set 07, 2007 5:20 pm

p666p Escreveu:eu sou de chelas palavras mitos e lendas praquê??

:|

é o faruéste :twisted:

zona?
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

MIDnight Killer
Metálico(a)
Registado: quinta jul 19, 2007 12:03 pm

Mensagempor MIDnight Killer » sexta set 07, 2007 9:27 pm

és de chelas e eu sou de Massamá, terras bonitas... ainda ontem tive um carro nas minhas traseiras a arder... é fofo...
..useless f*cking hope..

p666p
Registado: segunda fev 12, 2007 6:44 pm

Mensagempor p666p » sábado set 08, 2007 2:18 pm

Zona J :headbanger:

venahemi
Registado: domingo fev 20, 2005 8:23 pm

mito

Mensagempor venahemi » domingo set 09, 2007 2:54 pm

Na rua do Amendoim, a água sobe em vez de descer:
http://blogparacurioso.blogspot.com/200 ... ndoim.html
:cheers:

lagrimasdedor
Registado: domingo set 16, 2007 2:43 pm
Contacto:

Mensagempor lagrimasdedor » quarta set 19, 2007 12:47 pm

na minha terrinha existem muitas lendas e mitos!
a que eu considero interessante é o facto de dizerem que na serra está uma mulher encantada que tem cabeça de cobra que guarda um tesouro!
"Sou alguem que fechou todas as portas para a vida e fiquei de fora"

http://www.pensamentosdebruadossobremim.blogspot.com

blackned
Participante
Registado: quarta jul 12, 2006 4:05 pm

Mensagempor blackned » quarta set 26, 2007 6:44 pm

na minha(macedo de cavaleiros) conta a lenda k n tempo apos a formaçao do condado portucalense os espanhois se estavam a ver a rasca com as invasoes dos mouros no norte ou seja zona de bragança e k foi enviado um pekeno exercito para ajudar os hermanos.kem liderava o exercito eram dois cavaleiros k em vez de utilizarem espadas k era mais tipico num cavaleiro usavam antes massas gigantes tipo cada caçetada km akilo fodia logo meia duzia de marrokinos...resultado final o nosso pekeno exercito venceu a batalha e foi concedido como premio por espanha aos cavaleiros a terra onde a batalha se passou.macedo de cavaleiros[massas dos cavaleiros]

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes