A hipocrisia do Heavy Metal

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » sábado mar 24, 2007 2:55 pm

Esta discussão não deveria seguir esse caminho.
Se o metal é uma moda, se alguém ouve desde os Black Sabbath ou desde os CoF é completamente irrelevante para o assunto em questão.
RIP

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sábado mar 24, 2007 3:03 pm

Covenant Escreveu:Achas? Enquanto há pessoal que ouve Metal desde que praticamente surgiu (Black Sabbath, Iron Maiden, etc...), daque a dois anos ninguém se lembra da Floribella ou dos D'Zrt... Só se lembram para fazerem piadas.

nao te esqueças daqueles que tambem ouvem - ouviam - desde a epoca dos sabbath e um dia...la acharam que ja nao tinham idade para aquilo...lol

nao é o facto se ouvires uma banda com 456474859 anos que te torna mais ou menos que eu.
mas tambem tens que constatar que o facto de tu dizeres que hoje ouves...nao preconiza que venhas a ouvir daqui a uns anos...
nao é uma certeza...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » sábado mar 24, 2007 3:26 pm

Nem leves por ai... O Metal é algo muito maior. É quase um modo de vida para mim. Os Desérticos são apenas uma modinha...

Eu tenho 30 anos. Comecei a ouvir metal com 10 anos. Como eu muitos amigos meus começaram a seguir o metal, Europe e Scorpions eram os nossos idolos, depois os Iron Maiden, Metallica, Guns, etc. Hoje, passados 20 anos eu ainda estou no metal, e a maior parte desses meus amigos anda na musica pop e discoteca.
Para eles o Metal foi uma modinha.

Em determinados momentos o Metal foi uma moda, em que todos ouviam metal como hoje ouvem Dzr't ou 4 Tastem ou a Floribella, naqueles idos tempos eram os Metallica ou Europe, Iron Maiden ou o Bay Area Thrash.
Qual a diferença? Nenhuma, passada a moda deixaram de ouvir metal, assim como daqui a algum tempo não ouvem Dzr't.

Quanto ao assunto do tópico, tirando algumas considerações de cariz filosófica e ideológica, estou de acordo. Aliás, as minhas intervenções nestes quase 4 anos de forum apontam para a acusação da existência dessa hipocrisia.

Basta ver as relações entre bandas, o pseudo-undergroundismo, o pseudo-antimainstreamismo, e a hipocrisia maior que se vê em alguns users de um nacionalismo doentio em relação às bandas portuguesas.

Agora também não concordo que não se pode criticar a sociedade porque fazemos parte dela! É precisamente por fazermos parte dela que a TEMOS de criticar, ou então estamos a abdicar da componente social da nossa existência como seres humanos. Não é abstendo-nos de criticar que deixamos de se hipócritas, é criticando e não entrar no esquema criticado! Para fazer parte da sociedade não precisamos de ser como a maioria, se não era um rebanho de ovelhas ou uma manada de bufalos africanos. O que faz a sociedade é a diferença entre os individuos, e a diferença entre os vários grupos de individuos.

Assim como o metal não deve ser um rebanho, embora muitos aqui entendam que o deva ser.
E o respeito? É muito lindo, mas caga-se nele de alto a baixo. O respeito é meio caminho andado para atingir a verdadeira liberdade de expressão.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » sábado mar 24, 2007 3:29 pm

E já me esquecia!
E quando uma banda que se ouve durante anos se torna a banda da moda? Vêm logo uns quantos dizer que já não gostam porque agora é conhecida, e todos gostam, e é vendida... Haverá maior hipocrisia?

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sábado mar 24, 2007 3:35 pm

Hipocrisia existe em qualquer corrente cultural, movimento político, estrutura empresarial ou organização social...

Se somos mais, esse fenómeno acentua-se... não sei onde está a admiração.

Não percebi foi a associação disso com o facto de haver pessoal que gosta de contar a sua vida online... o MU é um POLVO!!! :lol:

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sábado mar 24, 2007 3:47 pm

Eu, (como muita gente) comecei a ouvir metal, por finalmente ter encontrado um estilo musical que prencheu a minha personalidade, e não por modas! Quem ouve música e faz outras coisas seguindo as tendências tem uma fraqueza de espírito muito grande! Não quero ser pretensioso, mas comparar os d'zrt ao metal é bastante infeliz!
O metal para mim continua a ser um estilo de vida que vai para além da música em si.
Eu considero o metal um estilo musical SUPERIOR a todos os outros, (e afirmo-o cada vez que for preciso e com orgulho). E enquanto pensar e sentir isso, vou continuar a consumi-lo compulsivamente.

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » sábado mar 24, 2007 3:56 pm

MU é um POLVO!!

Polvo em espanhol é o calão equivalente a punheta...

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » sábado mar 24, 2007 3:58 pm

Não quero ser pretensioso, mas comparar os d'zrt ao metal é bastante infeliz!

É a mesma merda para quem ouve metal por ser moda, e todos sabemos quantos amigos temos que ouvem metal durante um certo tempo, enquanto é moda.
Só falta dizerem que o metal nunca esteve na moda.... Essa era a maior de todas as hipocrisias!

Errante
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm

Mensagempor Errante » sábado mar 24, 2007 7:10 pm

É engraçado porque o "pessoal da moda" do Metal normalmente foi rejeitado nos grupos ditos "normais". Porquê?
Porque é mais dificil ter uma conversa interessante, ter carisma ou ser amigo dos Mr. Popular da zona do que sacar da internet uns albuns sobre os quais se ouviu falar na fase da integração.
Um ano depois já se é o maior, juntamente com a sua banda de merda.

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sábado mar 24, 2007 10:38 pm

Sacred-Steel Escreveu:
MU é um POLVO!!

Polvo em espanhol é o calão equivalente a punheta...

ou rapidinha... :wink:
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Nvnnvs
Metálico(a)
Registado: sexta fev 16, 2007 6:37 pm

Mensagempor Nvnnvs » sábado mar 24, 2007 10:51 pm

Mais ou menos nos seculos XV, XVI XVII, XVIII, XIX e um bocado na 1º metade do sec. XX, naqueles seculos dos artistas da musica classica e onde abundava esse mesmo tipo de musica, nesses tempos eu penso que se dava mais valor á musica, havia mais pessoas que sabiam o que era musica e sabiam aprecia-la como uma verdadeira arte e eu acho que a musica classica nesse tempo foi uma moda, não sei se me entendeis, os musicos não eram como nestes tempos, alguns tinham uma vida desgraçada e mesmo assim dedicavam-se á musica, penso que Beethoven é um exemplo, o gajo mesmo depois de ficar surdo cotinuou a dedicar-se á musica escrevendo grandes obras. Agora pouco se liga a isso para muitos é quase como se não existisse ou não dão valor nenhum, mas apesar disso ainda há quem goste muito e se dedique á musica classica e esses sim ainda sabem dar valor á musica e que nós devemos respeitar e dar valor, a eles e ao tipo de musica, não só a musica classica mas tambem jazz, fado, blues...
Agora o Metal, sim foi uma moda, era o que mais se ouvia na altura e muitos eram 'metaleiros' porque os outros tambem eram só que depois deixaram de ser porque aquilo ja não era para eles, mas houve outros que nunca largaram, porque acolheram o Metal como um genero verdadeiro e serio, epa, da mesma maneira que aqueles, que ja referi, em relacão á musica classica, aqueles que sabem dar o verdadeiro valor á musica e que sabem aprecia-la verdadeiramente (sim tou a dizer que o Metal é um genero verdadeiro e serio), e depois temos grandes artistas que continuaram a dedicar-se verdadeiramente ao Metal e ao Rock, (é pena haver cabrões que tentam estragar).
Agora esses generos e bandas de merda que ja foram aqui referidas, esses sim, são uma moda, mas uma moda de merda e para mim não merece respeito nem valor nenhum, as pessoas gostam mas é porque ta na merda da moda se calhar e nem lhe dão aquele valor, são cegas, não sabem que esses cabrões só fazem aquilo pela merda da fama e dinheiro. Vós sabeis que é cada vez mais raro haver aqueles verdadeiros musicos e verdadeiros apreciadores de musica. Na musica não deve existir modas.
Mors Omnia Solvit

LevísreverrI [RIP]

Mensagempor LevísreverrI [RIP] » sábado mar 24, 2007 11:02 pm

Joe Escreveu:Nem acho que seja um problema, as pessoas é que gostam de inventar estas coisas para ter alguma coisa para ir ocupando o pensamento, e se distrairem dos seus verdadeiros problemas, é sempre mais fácil criar problemas direccionados aos outros do que olhar para o seu próprio umbigo. São temas interessantes mas ao mesmo tempo estupidamente irrelevantes, tão contraditório como quase tudo que encontro nesta vida.

hi-hi-hi-hi-hi-hi-hi

LevísreverrI [RIP]

Re: A hipocrisia do Heavy Metal

Mensagempor LevísreverrI [RIP] » sábado mar 24, 2007 11:09 pm

paulo figueiredo Escreveu:A hipocrisia do Heavy Metal:
(...)
Criam-se ambientes, alter egos, escapes e falsas nostalgias. Será esta tentativa de fuga à realidade mais benéfica do que assumir, compreender e respeitar a esfera que nos envolve?
(...)
Assim como o acérrimo fã de Metal venera os seus ídolos, devora os seus CD's e acorre aos concertos, o cidadão comum adora os VIP's, os centros comerciais e os telemóveis 3G.

Concordo, o sub-mundo metaleiro está integrado num âmbito maior da pop-cultura, ou seja, cultura de massas. por sua vez a cultura de massas surge da sociedade do consumo <= capitalismo

what's new?

Repito o que já tinha dito antes: Odeio idolatrias!

Uforia
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado mar 03, 2007 3:49 pm
Contacto:

Mensagempor Uforia » domingo mar 25, 2007 12:59 am

Eu considero o metal um estilo musical SUPERIOR a todos os outros

Mas olha que não é...

Existe qualidade em qualquer estilo de música. Depois é tudo uma questão de gosto pessoal.

Legion
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo nov 27, 2005 3:30 pm
Contacto:

Re: A hipocrisia do Heavy Metal

Mensagempor Legion » domingo mar 25, 2007 1:15 am

paulo figueiredo Escreveu:A hipocrisia do Heavy Metal:
Vestir a pele do que não somos é uma ofensa à nossa própria pessoa, obrigarmo-nos a vestir a pele de lobo quando na realidade somos
apenas cordeiros cheios de medo da vida e dos obstáculos que nos são postos. É mais fácil criticar a sociedade, as religiões, os pais, as mães,
os políticos, do que assumir a nossa responsabilidade de seres sociais para com uma sociedade-república que se pretende unida e forte tal como os gregos a idealizaram. Na fabricação de personagens, o Metal é forte. Criam-se ambientes, alter egos, escapes e falsas nostalgias. Será esta tentativa de fuga à realidade mais benéfica do que assumir, compreender e respeitar a esfera que nos envolve?

É uma arte e, como tal, muitas vezes retrata realidades diferentes ou mesmo inexistentes (surpresa). Não vejo como vestir uma pele diferente da nossa (mesmo para encobrir uma incapacidade, o que quer se entenda por isso) seja uma ofensa a nós mesmos, até acho bastante enaltecedor o facto de nos desurnimos do concreto.

paulo figueiredo Escreveu:(...)
Assim como o acérrimo fã de Metal venera os seus ídolos, devora os seus CD's e acorre aos concertos, o cidadão comum adora os VIP's, os centros comerciais e os telemóveis 3G. Contudo, ambos apostam em empolar situações em que se sentem superiores, para assim sentirem que têm o controlo sobre alguma coisa, mesmo miserável que seja.
(...)
Qual a diferença entre o maníaco que espera horas à porta da sala de espectáculos (ou do ginásio improvisado) e a febre desmiolada de ver a Floribella de manhã, à tarde e à noite?
(...)

Aqui também não entendo onde queres chegar. Será que estás a confundir forma com conteúdo? É que é a única hipótese, a não ser que estejas a fazer uma constatação óbvia de que os extremos se tocam na forma e de outra maneira não se pode equiparar, por exemplo, esperar 10h à porta para um concerto do Saúl ou para um dos Opeth (e até apelidas de desmiolada a febre da Floribela, portanto fazes a distinção do conteúdo).

Apesar de bem escrito, não achei o teu texto muito revelador, quase tudo o que apontas é evidente. Resume-se ao que o Phobos escreveu.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes