Para os entendidos em bateria...

vanguarda
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda set 05, 2005 7:12 pm
Contacto:

Mensagempor vanguarda » segunda mar 12, 2007 12:07 pm

Meus amigos, o rapaz disse que quer uma sonoridade fiel à original.

Eu dedico-me à emulação de bateria (entre outros instrumentos) há vários anos e acreditem que é uma ciência que envolve notação, ouvido, conhecimento do instrumento de acústica e de dinâmica musical. E claro... software.

Nos últimos dois anos houve uma revlução no mundo da emulação instrumental e do sound design. Guitarra, baixo, bateria, piano, back vocals e até orquestras de 150 intrumentos. Regra geral funcionam como VSTIs (através de pistas MIDI) mas têm como raiz gravações de alto nível com músicos de estúdio. Digo-vos que vos podem apresentar qualquer produção e nem sonham que foi gerada por software.

Duvido que encontres na net MIDIs desses temas com qualidade e humanizados.
Imagem

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » segunda mar 12, 2007 12:37 pm

O que não invalida a ideia de usar um midi para os fins que ele precisa, sendo que a escolha se prende em extrair/isolar a bateria de uma faixa já gravada, o que é muito difícil, se não impossível de fazer com o software que está disponível neste momento, vs. usar um midi, por mais maquinal que seja, para gravar por cima.

"Humanizar" o midi de modo a conseguir um efeito aceitável (e atenção que não digo "excelente", "profissional", nem sequer "credível", mas fico-me por "aceitável") será questão de escolher bem as samples, e variar volumes, e pôr algumas das notas meia dúzia de milisegundos fora de tempo aqui e ali.

O tempo e trabalho a gastar nesse processo de humanização variará, obviamente, consoante o nível de credibilidade que ele quiser dar à bateria, mas não está invalidada a ideia de usar o midi para conseguir resultados rápidos e aceitáveis.

vanguarda
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor vanguarda » segunda mar 12, 2007 12:59 pm

Claro que tens razão, dá para desenrascar.

Mas a humanização vai muito além desses pormenores, também importantes, que referiste. Passa por complexos processos de algoritmia que vão tornando os softwares mais perfeitos. Ou seja, depende sempre do teu grau de competência e da qualidade do que usas.
Imagem

Malleus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 19, 2006 11:24 pm
Contacto:

Mensagempor Malleus » segunda mar 12, 2007 1:17 pm

Impius Funestu Escreveu:
Gornoth Escreveu:O mais fácil para o que queres será provavelmente procurares reproduções em midi das músicas que queres - não deve ser difícil encontrar midis de Led Zeppelin - e depois retirares do midi todos os instrumentos excepto a bateria.

Assim já ficas com uma bateria fiel ao original, e podes fazer as tuas jams por cima.

Acho que esta ideia é a mais viável.
Concordo.

Vou utilizar o método dos ficheiros midi e o Reason 3.0... :D
Imagem

sox66613
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda fev 26, 2007 1:15 am
Contacto:

Mensagempor sox66613 » segunda mar 12, 2007 2:35 pm

guitar pro 5

tambem da pa fazer altas cenas com bateria
e 1 coto fudido ao inicio pa perceber a cena

DimeSlime
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 05, 2005 12:01 pm
Contacto:

Mensagempor DimeSlime » segunda mar 12, 2007 3:32 pm

Certamente que fazer com que uma bateria programada se pareça com uma bateria real é algo extremamente dificil. Ainda assim, com a sugestão que te dei, podes mexer em Velocity para cada peça da bateria que escolheste. Cada peça que está a funcionar enquanto toca o midi (seja bombo, tarola, prato de choques ou whatever) pode ser alterada e modificada ao teu gosto. A Velocity de cada peça permite fazer com que tornes o som menos "maquinal" e o transformes de maneira a que te pareça mais "humano".

Claro está, o Reason não é um programa que te permite apenas trabalhar com bateria. Tens todos os efeitos disponíveis para serem aplicados ao som que pretendes, seja ele bateria ou qualquer outro instrumento. Para além disto tens tudo aquilo que precisas (e muito mais se fores um músico amador como eu) para brincar com aquilo. Mesas de mistura, efeitos e samples de tudo quanto é instrumento, prontos a serem utilizados em qualquer midi que seja importado para o programa.

Ex: Saquei o Moonlight Sonata em piano midi (horrivel) e abri com o reason. Transformei o piano midi em piano de cauda com um pouco de delay e fiz copy/paste da mesma pista midi para, ao invés de piano apenas, ter uma secção de strings a tocar por trás do piano. Ficou muito fixe e tal como fiz esta experiência podes aplicar isto a todos os midis que tenhas.

Dei este exemplo para teres uma ideia mais correcta sobre o Reason. Não serve apenas para baterias pelo que, a meu ver, é um excelente "investimento". ;)[/i]
We believe, so we're misled
We assume, so we're played
We confide, so we're deceived
We trust, so we're betrayed.

vanguarda
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor vanguarda » segunda mar 12, 2007 4:30 pm

Sem dúvida que existem sequenciadores e add-ons fabulosos. Esse exemplo de mudar a source MIDI para um piano de cauda é taxativo quanto ao que se pode fazer.

A diferença entre os demais instrumentos e a bateria, a esse nível, é que a escala de notas é a mesma para um piano manhoso ou para o Reason pianos. por exemplo. Nos emuladores de bateria cada nota cooresponde a um som e a escolha da mesma depende do software. Podes ter uma bateria programada numa pista MIDI no EdrumZ, por exemplo, e querer abri-la com o EzDrumKitFromHell. Como as notas n correspondem a tarola po ser, agora, um prato de choque ou até não dar som.

Em relação a drum emulators não há uma uniformização da escala utilizada.
Imagem

DimeSlime
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 05, 2005 12:01 pm
Contacto:

Mensagempor DimeSlime » segunda mar 12, 2007 7:11 pm

Pegando no exemplo que deste acerca da informação midi possivelmente ficar trocada quando abres no sampler, é possivel isto acontecer. Quem me dera que tudo fosse tão simples quanto abrir o mapeador midi e colar a pista individual (compassos de tarola, kick ou pratos) que está suprimida pelo sampler (inaudível ou apenas numa peça trocada) na peça de bateria onde estava antes da passagem de MIDI para som real.

Um simples copy/paste resolve esse problema.

Para além disso trabalho com o Reason ha algum tempo e posso dizer-te que essa troca nunca me aconteceu. O que já me aconteceu foi abrir pistas midi de baterias tocadas muito rápido e o sampler suprime alguns sons (por exemplo double kick). Abro o mapeador midi e o resto é desenhar pontinhos para ficar com doubles novamente. :roll:

Não preciso de mais do que isto em casa, mas isto sou eu. :roll:
We believe, so we're misled
We assume, so we're played
We confide, so we're deceived
We trust, so we're betrayed.

vanguarda
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor vanguarda » segunda mar 12, 2007 7:25 pm

Eu como sou um bocado viciado em emulação de bateria tenho praticamente todos os emuladores que vão saíndo.

Por vezes no Reason, ou noutros sequenciadores, acontece isso. Mas pronto, nada que não se resolva com uns copy/ pastes, nisso tens razão :)
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes