Heavy metal: preconceituoso e hermético
- meninobesta
- Administrador
- Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
spiegelman Escreveu:Bronze Escreveu:"If you're not into metal, you are not my friend
Heavy metal or no metal at all
whimps and posers leave the hall!"
Meu, esses tipos usam cuecas de cabedal ...
antes ter a virilha assada do que ter que ouvir todas as coisas que me põem à frente

o que é que vem a seguir ter que ir à missa porque o metaleiro dá pouca importancia à religião?

god's business, witchfinding!
- Johnnie
- Participante Compulsivo(a)
- Registado: quarta nov 22, 2006 11:38 pm
Bem...
Acho que a maioria das grandes bandas percorre sempre um percurso ascendente, culmina com um ou dois albuns excelentes e depois tenta atingir o nivel anterior e por norma não consegue iniciando-se uma curva descendente....Estatisticamanente é assim...Excepto naquelas em que o album de culto é logo o primeiro...
Foi isso que se passou com essas bandas enumeradas no texto e não se trata de fundamentalismo e aversão á mudança por parte dos fãs...
Acho que com Metallica isso foi notorio...E não venham com historias, aquilo depois da morte do Cliff abanou e a seguir ao Black descambou mesmo...
Os Helloween meteram ca fora o excelente Walls os Jericho e mudaram radiclamente de estilo com a entrada do Kiske para as vocais e fizeram com ele duas obras primas de seguida: Keeper I e II ...Só depois é que aquilo descambou com aquela aberração do Pink Bubbles...
Os Slayer até ao Seasons aguentou-se bem e tb há uma mudança de estilos entre o Reign in Blood e o South of Heaven que foi muito bem recebida pelos fãs...Não é como se escreve no artigo, eu sou dessa altura e lembro-me do lançamento destes trabalhos....
Já como exemplo de como é dificil uma banda que tenha uma primeiro album fantastico se aguentar ao mesmo nivle depois dou como exemplo os Guns N Roses...
Agora este tipo de fenomeno não e tipico do metal...É comum a todos os estilos musicais...Não se trata de os fãs de metal serem mauzinhos e não estarem abertos a mudanças e inovações....
Penso eu de que
Acho que a maioria das grandes bandas percorre sempre um percurso ascendente, culmina com um ou dois albuns excelentes e depois tenta atingir o nivel anterior e por norma não consegue iniciando-se uma curva descendente....Estatisticamanente é assim...Excepto naquelas em que o album de culto é logo o primeiro...
Foi isso que se passou com essas bandas enumeradas no texto e não se trata de fundamentalismo e aversão á mudança por parte dos fãs...
Acho que com Metallica isso foi notorio...E não venham com historias, aquilo depois da morte do Cliff abanou e a seguir ao Black descambou mesmo...
Os Helloween meteram ca fora o excelente Walls os Jericho e mudaram radiclamente de estilo com a entrada do Kiske para as vocais e fizeram com ele duas obras primas de seguida: Keeper I e II ...Só depois é que aquilo descambou com aquela aberração do Pink Bubbles...
Os Slayer até ao Seasons aguentou-se bem e tb há uma mudança de estilos entre o Reign in Blood e o South of Heaven que foi muito bem recebida pelos fãs...Não é como se escreve no artigo, eu sou dessa altura e lembro-me do lançamento destes trabalhos....
Já como exemplo de como é dificil uma banda que tenha uma primeiro album fantastico se aguentar ao mesmo nivle depois dou como exemplo os Guns N Roses...
Agora este tipo de fenomeno não e tipico do metal...É comum a todos os estilos musicais...Não se trata de os fãs de metal serem mauzinhos e não estarem abertos a mudanças e inovações....
Penso eu de que

Já eu subscrevo (quase) completamente o que o texto diz. Meteu o dedo na ferida, por mais que muitos o queiram negar. É certo que nem todos os fãs são como o texto descreve, mas penso sinceramente que a maior parte é mesmo assim. E neste fórum há vários exemplos... ou já toda a gente se esqueceu de uma certa polémica envolvendo um certo user de nome Systeminico (ou algo do género...) ocorrida o ano passado? Basta passarmos uma vista de olhos por grande parte do que se escreve aqui para verificarmos que o senhor do texto em questão tem uma certa razão naquilo que diz.
E quanto ao facto de este fenómeno se verificar nos outros estilos musicais: sim, provavelmente é verdade, mas e daí? Isso torna inválida a crítica ao heavy metal? Não me parece...
E quanto ao facto de este fenómeno se verificar nos outros estilos musicais: sim, provavelmente é verdade, mas e daí? Isso torna inválida a crítica ao heavy metal? Não me parece...

- alcore
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça ago 02, 2005 11:44 am
- Contacto:
Tirando um ou outro pormenor, concordo com o que está escrito, e tal como o HJorge disse, põe o dedo na ferida!
Quer se queira ou não, cada vez que aparece uma banda com influências diferentes/estranhas, ou cada vez que uma banda "conhecida" acrescenta outros elementos ao som habitual, começa a chuva de críticas...
Quer se queira ou não, cada vez que aparece uma banda com influências diferentes/estranhas, ou cada vez que uma banda "conhecida" acrescenta outros elementos ao som habitual, começa a chuva de críticas...
Don't waste my time...
- ORIS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça jul 19, 2005 12:52 pm
- Contacto:
Joe Escreveu:As pessoas são preconceituosas, e no metal existe preconceito em relação ao "exterior" e cada vez mais dentro do próprio género. Muitas vezes isso acaba por definir rótulos e "tiques" de fans de determinados géneros. é tipo bola de neve na minha opinião.
x2

Hanged by Mental Fibers Crystallized Thru Gold...At the Gates of Oblivion - Vastness Project
http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/
http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
- Contacto:
Hjorge Escreveu:Já eu subscrevo (quase) completamente o que o texto diz. Meteu o dedo na ferida, por mais que muitos o queiram negar. É certo que nem todos os fãs são como o texto descreve, mas penso sinceramente que a maior parte é mesmo assim. E neste fórum há vários exemplos... ou já toda a gente se esqueceu de uma certa polémica envolvendo um certo user de nome Systeminico (ou algo do género...) ocorrida o ano passado? Basta passarmos uma vista de olhos por grande parte do que se escreve aqui para verificarmos que o senhor do texto em questão tem uma certa razão naquilo que diz.
Sim, as conclusões a que ele chega até podem ser as certas, mas os exemplos são idiotas. É como ele começar a dizer que 2+2 são 4 e para o provar descreve-te a soma de 7+5. SE o que ele diz é verdade não é pela argumentação que apresenta
Simples exemplo, a generalização que ele apresenta por determinado grupo de fãs apelidar os Edguy de Edgay por ter uma voz apaneleirada é facilmente rebatida pelo facto do Deus do Metal Rob Halford se ter assumido gay e as repercussões terem sido mínimas. Porque é que não se lembrou do exemplo do Halford como exemplo positivo de abertura e se limitou ao exemplo negativo?
Que culmina com esta brilhante dedução
"É por todas as limitações impostas pelos fãs e, conseqüentemente, pelo mercado, que o Metal tem se tornado um estilo quase imutável e sem fantasias de mudar o mundo e coisas do tipo. As minhas, alimentadas durante os primeiros anos de headbanger, já começam a desaparecer."
É porque não ouve o mesmo metal que eu.
Porque das duas uma ou estamos a falar da mesma banda que evolui ou não evolui dentro da aprovação dos fãs ou estamos a falar do estilo Metal (que é o que indica o título do artigo) que se abre ou não se abre a novos conceitos e experimentações.
Consideremos os TOOL, é ou não metal? Ou os OPETH, com o "Damnation", é considerado um típico álbum de metal ou não? Não me parece que tenha havido tumultos dentro da comunidade metálica por se adoptar os TOOL como uma banda de Metal ou por se manter um álbum basicamente acústico dentro das audições dos headbangers sem que se queimassem os Opeth na praça pública da opinião metálica. É isto sinal de um fechamento? O memso se pode dizer de milhentas outras bandas. Quem não pensa assim é uma minoria que o texto generaliza. A amostra pela qual o texto se rege é demasiado pequena...
Se vamos restringir o estado de um estilo de música a duas ou três bandas que pela sua importãncia causam ódiso e paixões é que estamos a restringir e a fechar o estilo.
Não é por crucificarmos os Metallica por dois álbuns de marda que somos retrógados, Por favor... Há muito que o Metal passou as fronteiras dos Metallica. E se os Manowar e os Slayer queiserem repetir a fórmula ad infinitum... Problema deles, há mais bandas.
É isso que faz do metal um estilo hermético?
Se mantivermos a discussão hermética a esse ponto, então sim, mantém-se hermético.
Camaradas, há muito que saí dessa panela de pressão.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
spiegelman Escreveu:Sim, as conclusões a que ele chega até podem ser as certas, mas os exemplos são idiotas. É como ele começar a dizer que 2+2 são 4 e para o provar descreve-te a soma de 7+5. SE o que ele diz é verdade não é pela argumentação que apresenta.
Os argumentos que ele apresenta são óbvios. Não estão errados por isso.
spiegelman Escreveu:Simples exemplo, a generalização que ele apresenta por determinado grupo de fãs apelidar os Edguy de Edgay por ter uma voz apaneleirada é facilmente rebatida pelo facto do Deus do Metal Rob Halford se ter assumido gay e as repercussões terem sido mínimas. Porque é que não se lembrou do exemplo do Halford como exemplo positivo de abertura e se limitou ao exemplo negativo?
Calma, estás a falar de duas coisas bem diferentes... Rob Halford e Judas Priest não estão no mesmo universo de Tobias Sammett e Edguy. Judas Priest sempre foi uma banda altamente respeitada no meio, algo que já não se passa com Edguy, que tem mais detractores que outra coisa. Passar-se-ia algo semelhante se, por exemplo, o Chuck Billy de Testament admitisse ser gay face à mesma admissão por parte do Timo Tolki (Stratovarius). Quem achas tu que ficaria mais bem visto e quem "levaria na carola" por ser bicha? Há que levar em conta a própria respeitabilidade do músico e da banda. Outro exemplo, agora dentro da mesma banda: acho que se o Hetfield revelasse ser gay, muita gente não ligaria. Mas se fosse o Hammett ou o Ulrich (pá, e eles são-no!!!

spiegel Escreveu:Que culmina com esta brilhante dedução
"É por todas as limitações impostas pelos fãs e, conseqüentemente, pelo mercado, que o Metal tem se tornado um estilo quase imutável e sem fantasias de mudar o mundo e coisas do tipo. As minhas, alimentadas durante os primeiros anos de headbanger, já começam a desaparecer."
É porque não ouve o mesmo metal que eu.
Este é um ponto no qual eu discordo do texto. Duvido que o metal esteja igual ao que era há 10, 20, 30 anos. Aliás, se há algo em que o metal é pródigo, é em evoluir APESAR das limitações impostas pelos fãs e pelo mercado.

- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Hjorge Escreveu:
Este é um ponto no qual eu discordo do texto. Duvido que o metal esteja igual ao que era há 10, 20, 30 anos. Aliás, se há algo em que o metal é pródigo, é em evoluir APESAR das limitações impostas pelos fãs e pelo mercado.
Bolas, mas esse é o ponto de conclusão do texto. Tu que és analítico devias concordar ainda mais comigo.
Hjorge Escreveu:Os argumentos que ele apresenta são óbvios. Não estão errados por isso.
Não, os argumentos que ele apresenta são inúteis face à conclusão. Não é por chamar panasca ao Tobias Sammet ou cuspir no Reload que de repente faço com que o Metal seja um estilo hermético e fechado.
Eu continuo a cuspir do Load e no Reload, e no St. Anger com mui9to prazer, e não, não sou retrógado, hermético ou fechado. E se me apetecer chamar rabeta ao Sammett pela sua voz apaneleirada digo que mais apaneleirado é o LaBrie e preferia que ele não estivesse nos Dream Theater.
Se ele viesse dizer que há subgéneros do metal que se fecharam na sua própria concha e recusam-se a saír dela, ignorando a evolução que fora dessa concha está a acontecer, ostracizando quem dessa concha se atreve a deitar para fora a cabecinha estava certo.
Assim não, lamento.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
spiegelman Escreveu:Hjorge Escreveu:
Bolas, mas esse é o ponto de conclusão do texto. Tu que és analítico devias concordar ainda mais comigo.
Não. O texto tem duas conclusões (que o autor não explicita, mas estão presentes). 1ª o metal, enquanto género, é fechado e hermético. Desta eu discordo - e é a essa que te estás a referir também. 2ª os apreciadores de metal (leia-se, os fãs) são herméticos e preconceituosos. Com esta eu concordo. É claro que isto é uma generalização e nem todos serão assim, mas há uma grande ponta de verdade nisso.
Hjorge Escreveu:Os argumentos que ele apresenta são óbvios. Não estão errados por isso.
spiegelman Escreveu:Não, os argumentos que ele apresenta são inúteis face à conclusão. Não é por chamar panasca ao Tobias Sammet ou cuspir no Reload que de repente faço com que o Metal seja um estilo hermético e fechado.
Então agora vais levar aqui uma à analítico da treta: o problema não está na disjunção e sim na conjunção! Se se tratassem de fenómenos isolados, é claro que seriam maus argumentos (ou, pelo menos, insuficientes). O que o autor quer demonstrar, parece-me, é que o caso Tobis Sammett MAIS o caso Load/Reload MAIS o caso Helloween MAIS o caso Sepultura e etc. (e mais certamente haverá) chegam para ele chegar à conclusão que os fãs de metal são fechados e blá blá blá. Se ele só se limitasse a considerar um exemplo, tudo bem: uma andorinha não faz a primavera. Mas não foi isso que ele fez.

- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Hjorge Escreveu:Não. O texto tem duas conclusões (que o autor não explicita, mas estão presentes). 1ª o metal, enquanto género, é fechado e hermético. Desta eu discordo - e é a essa que te estás a referir também. 2ª os apreciadores de metal (leia-se, os fãs) são herméticos e preconceituosos. Com esta eu concordo. É claro que isto é uma generalização e nem todos serão assim, mas há uma grande ponta de verdade nisso.
Pronto. Está dito.

Hjorge Escreveu:
Então agora vais levar aqui uma à analítico da treta: o problema não está na disjunção e sim na conjunção! Se se tratassem de fenómenos isolados, é claro que seriam maus argumentos (ou, pelo menos, insuficientes). O que o autor quer demonstrar, parece-me, é que o caso Tobis Sammett MAIS o caso Load/Reload MAIS o caso Helloween MAIS o caso Sepultura e etc. (e mais certamente haverá) chegam para ele chegar à conclusão que os fãs de metal são fechados e blá blá blá. Se ele só se limitasse a considerar um exemplo, tudo bem: uma andorinha não faz a primavera. Mas não foi isso que ele fez.
OK, concedo que o rapaz, ao fazer o levantamento de uma série de factos ,acha um padrão que se repete a partir do qual pode levantar uma série de conclusões, mas que se devem ver como sintomas isolados a meu ver, e cada vez mais isolados ao contrário da conclusão final que parece dizer que é cada vez mais fechado. Eu discordo em absoluto, está cada vez mais aberto.
Queres mais exemplos? Pantera. O salto do Cowboys from hell de um metal mais clássico à Judas Priest para a afirmação de um género Southern Metal foi um choque ao princípio mas que hoje é visto com mais aceitação, padrão que tende a repetir-se cada vez mais com outras bandas. Paradise Lost com o Host, Opeth com o sá referido Damnation, etc.As bandas arriscam cada vez mais e a aceitação desse risco é cada vez maior.
Queres que eu extrapole uma generalização a partir dos mesmos argumentos do texto dele mas que vai em contrário às conclusões do texto? SE a aceitação do risco das bandas em experimentar por parte dos fãs é cada vez maior mas se o Load e Reload continua a ser mal visto pela generalidade dos fãs, não é porque os fãs são fechados e retrógadas mas sim porque o Load e o Reload são mesmo uma boa merda.
Intifada Escreveu:E esta frase resume bem o que penso:Ou seja, grande parte dos headbangers é hipócrita: combate a intolerância ao mesmo tempo em que a pratica, muitas vezes de forma bem mais radical.

"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
Brincando a sério...
Então temos aqui um fórum que se chama Metal Underground, unanimemente considerado o mais importante fórum de metal existente no nosso país.
Se repararem, além dos tópicos de caracter geral e outros facilmente recicláveis onde impera a palhaçada, quando se fala de música temos uma grande quantidade de users que parece nem saber / perceber o que é o metal mais convencional, prefere as tendências mais alternativas que de metal pouco tem, gozam com bandas outrora intocáveis como os Manowar ou os Judas Priest, gastam milhares de posts a glorificar uns Cult of Luna ou Tool, tecem rasgados elogios aos Converge e aplaudem o som de uns More Than A Thousand, ao mesmo tempo que dizem que Moonspell e Metallica são uma valente merda.
Publicitam links que nos levam a centenas de bandas de EBM e electro, jurando a pés juntos que nunca gostaram de Slayer e Megadeth.
O Ozzy é parvo, a filha dele uma porca mas os Muse ou os Prodigy são altamente.
Exemplos destes temos aos milhares e a cada dia se vão tornando mais frequentes. Enfim, nem me apetece alongar muito mais nestes considerandos pois já deu para perceber.
Agora pergunto... se este pessoal espelha o verdadeiro amante da música pesada deste país digam-me onde está a hermeticidade e o preconceito!!!???
Então temos aqui um fórum que se chama Metal Underground, unanimemente considerado o mais importante fórum de metal existente no nosso país.
Se repararem, além dos tópicos de caracter geral e outros facilmente recicláveis onde impera a palhaçada, quando se fala de música temos uma grande quantidade de users que parece nem saber / perceber o que é o metal mais convencional, prefere as tendências mais alternativas que de metal pouco tem, gozam com bandas outrora intocáveis como os Manowar ou os Judas Priest, gastam milhares de posts a glorificar uns Cult of Luna ou Tool, tecem rasgados elogios aos Converge e aplaudem o som de uns More Than A Thousand, ao mesmo tempo que dizem que Moonspell e Metallica são uma valente merda.
Publicitam links que nos levam a centenas de bandas de EBM e electro, jurando a pés juntos que nunca gostaram de Slayer e Megadeth.
O Ozzy é parvo, a filha dele uma porca mas os Muse ou os Prodigy são altamente.
Exemplos destes temos aos milhares e a cada dia se vão tornando mais frequentes. Enfim, nem me apetece alongar muito mais nestes considerandos pois já deu para perceber.
Agora pergunto... se este pessoal espelha o verdadeiro amante da música pesada deste país digam-me onde está a hermeticidade e o preconceito!!!???
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes