A classe de um embaixador... verdade ou não isso não sei...
-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mai 21, 2003 11:07 am
- Contacto:
vírgula Escreveu:REVAGE Escreveu:Sinceramente... se o homem não gosta de cá vir... para que é que vem ???
Pode haver muitas razões, mas o mais provável é porque teve de vir, não?E se há portugueses que não gostam de Portugal, porque é que ainda cá andam ??
Ai este argumento... Não sabes mesmo a resposta?
- Porque se são portugueses, este é o país deles
- Porque ao contrário dos acomodados, acreditam que isto possa melhorar
- Porque apesar das coisas más, pode haver outras coisas que os prendem cá
etc etc
Penso que não deve vir a trabalho... pelo menos foi isso que me deu a entender...
Quanto a esta ultima questão... tens Espanha dum lado e os EUA do outro... podes escolher... continuas a ser Português, claro... mas olha... há mais um posto de trabalho disponivel para quem quer fazer algo pelo nosso país... Sinceramente, dou mais valor a um estrangeiro trabalhador que a um Português malandro...
Quem não gosta de Portugal, se fosse para o estrangeiro, tenho quase a certeza que iam começar a dar mais valor ao nosso país... não somos perfeitos... mas tambem... se não dermos valor ao que é nosso, quem irá dar ?
-
- Participante Compulsivo(a)
- Registado: domingo nov 05, 2006 6:21 pm
- vírgula
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado out 16, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Mas quem falou em malandrice?
E quando se fala em criticar o país não quer dizer que não se goste de nada nem se dê valor. E quem critica pode até fazer mais pelo país do que quem se resigna. Quem acha que está tudo bem é que provavelmente está a ocupar lugar.
Além disso, são apresentados argumentos no texto. Os portugueses não são simpáticos nem recebem bem. Somos mal educados, invejosos e xenófobos. É preciso contar a história? Só eu tenho inúmeras, todos os dias no autocarro arranjo uma nova. E acredita que quando fores ao Brasil vais perceber o que é simpatia e bem receber (e não venham com o já batido argumento "ah mas são falsos!").
E lá por alguém ser de um país que tem problemas, isso tira-lhe o direito de fazer uma crítica a outro? Isso tira-lhe a razão?
Quem tiver vontade de conhecer, coisa a que os portugueses normalmente não ajudam.
E quando se fala em criticar o país não quer dizer que não se goste de nada nem se dê valor. E quem critica pode até fazer mais pelo país do que quem se resigna. Quem acha que está tudo bem é que provavelmente está a ocupar lugar.
Além disso, são apresentados argumentos no texto. Os portugueses não são simpáticos nem recebem bem. Somos mal educados, invejosos e xenófobos. É preciso contar a história? Só eu tenho inúmeras, todos os dias no autocarro arranjo uma nova. E acredita que quando fores ao Brasil vais perceber o que é simpatia e bem receber (e não venham com o já batido argumento "ah mas são falsos!").
E lá por alguém ser de um país que tem problemas, isso tira-lhe o direito de fazer uma crítica a outro? Isso tira-lhe a razão?
se não dermos valor ao que é nosso, quem irá dar ?
Quem tiver vontade de conhecer, coisa a que os portugueses normalmente não ajudam.
I see no fascination, I see no spark of light. Their toys are showered down like acid rain, but the beams will corrode, and we will fall.
- Postmortem
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm
- vírgula
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Às vezes as coisas não estão escarrapachadas.
É referido que Portugal não merece ser visitado nem reconhecido porque: os portugueses não são simpáticos, são invejosos e mal educados; porque se desperdiçou o dinheiro vindo da Europa.
E daqui ainda se tiram outros pressupostos.
Acho que o que pode ser questionado é se isto é um bom texto jornalístico, mas acho que não era essa a questão aqui.
É referido que Portugal não merece ser visitado nem reconhecido porque: os portugueses não são simpáticos, são invejosos e mal educados; porque se desperdiçou o dinheiro vindo da Europa.
E daqui ainda se tiram outros pressupostos.
Acho que o que pode ser questionado é se isto é um bom texto jornalístico, mas acho que não era essa a questão aqui.
I see no fascination, I see no spark of light. Their toys are showered down like acid rain, but the beams will corrode, and we will fall.
- Ishkur
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
- Contacto:
Todo o texto é escrito num tom de desprezo e altivez que tira qualquer razão que pudesse existir naquilo que foi escrito.
Quanto a essas generalizações "os portugueses não são simpáticos, são invejosos e mal educados" falem por vocês. Não me revejo em nada disso.
É o mesmo que dizer que os brasileiros são ignorantes, falsos e todos assaltantes.
*entra a brigada de defesa dos oprimidos*
Generalizações são mau caminho, ainda mais quando são poluídas por juízos de valor mal explicados, mesmo que neles haja um fundo de verdade.
Quanto a essas generalizações "os portugueses não são simpáticos, são invejosos e mal educados" falem por vocês. Não me revejo em nada disso.
É o mesmo que dizer que os brasileiros são ignorantes, falsos e todos assaltantes.
*entra a brigada de defesa dos oprimidos*
Generalizações são mau caminho, ainda mais quando são poluídas por juízos de valor mal explicados, mesmo que neles haja um fundo de verdade.
- Postmortem
- Ultra-Metálico(a)
Um argumento (para mim pelo menos) tem que ser além de lógico, tem que ser claro. A dedução tem que ser mínima ou de outra forma fica ao gosto de cada um e como convém a cada um.
Não vi nenhum referência à simpatia ou falta dela dos portugueses no texto. Inveja, má-educação idem. O facto dos portugueses esbanjarem dinheiro da Europa torna-nos antipáticos? Que tipo de ligação é esta?
A única coisa que diz é que Portugal não merece reconhecimento. Não explica (i.e., argumenta) porquê.
Nem sei até que ponto se pode dizer que isto é um texto jornalístico pois a única informação que passa é que o dito "jornalista" odeia Portugal.
Não vi nenhum referência à simpatia ou falta dela dos portugueses no texto. Inveja, má-educação idem. O facto dos portugueses esbanjarem dinheiro da Europa torna-nos antipáticos? Que tipo de ligação é esta?
A única coisa que diz é que Portugal não merece reconhecimento. Não explica (i.e., argumenta) porquê.
Nem sei até que ponto se pode dizer que isto é um texto jornalístico pois a única informação que passa é que o dito "jornalista" odeia Portugal.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse
- vírgula
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Ok, fiquei a saber que o desprezo e a altivez tiram a razão a quem deles faz uso. Não sabia.
Claro que este tipo de qualificação é um generalização. É-o sempre quando se fala em relação a um povo. Mas umas vezes é mais geral que outras. E há características que são mais comuns que outras.
A rudeza para com os visitantes deste país é muito comum. Para com os brasileiros então nem se fala. Eu não sou visitante e vejo isso todos os dias. Isto não foi uma pedra atirada ao ar.
Como já tinha dito, ler este texto como algo jornalístico é questionável.
Mas quem o escreveu é supostamente um jornalista amador, ou com pouco reconhecimento. E nota-se o porquê. Mas escreveu-o sem rodeios, sem preocupações e sem recurso a retóricas duvidosas.
Já a resposta parece um jardim de flores (de plástico!).
E o pior é que quem lhe respondeu é um embaixador.
Claro que este tipo de qualificação é um generalização. É-o sempre quando se fala em relação a um povo. Mas umas vezes é mais geral que outras. E há características que são mais comuns que outras.
A rudeza para com os visitantes deste país é muito comum. Para com os brasileiros então nem se fala. Eu não sou visitante e vejo isso todos os dias. Isto não foi uma pedra atirada ao ar.
Como já tinha dito, ler este texto como algo jornalístico é questionável.
Mas quem o escreveu é supostamente um jornalista amador, ou com pouco reconhecimento. E nota-se o porquê. Mas escreveu-o sem rodeios, sem preocupações e sem recurso a retóricas duvidosas.
Já a resposta parece um jardim de flores (de plástico!).
E o pior é que quem lhe respondeu é um embaixador.
- Postmortem
- Ultra-Metálico(a)
Ok, fiquei a saber que o desprezo e a altivez tiram a razão a quem deles faz uso. Não sabia.
Não, não tira. O insulto gratuito e a falta de argumentação é que não dão razão a ninguém. Estou a atacar a mensagem, não o mensageiro. Se assim não fosse, bastava generalizar que "todos os brazucas são burros logo estão sempre mal".
Claro que este tipo de qualificação é um generalização. É-o sempre quando se fala em relação a um povo. Mas umas vezes é mais geral que outras.
Isso justifica alguma coisa? Desde quando uma generalização de um povo é aceitável? Já te esqueceste das consequências que isso tem? Que a generalização normalmente tem origem na ignorância?
Mais uma vez, como é que isso torna válido o texto dele? "Porque eles fazem, eu também posso fazer"?
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse
- vírgula
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Tens razão nos pontos que focas, mas esses não anulam o que eu disse.
E eu nunca disse que o texto era "válido" (se bem que é um conceito discutível). Mas é facilmente compreensível, desde que lhe tires a classificação de texto jornalístico.
E eu nunca disse que o texto era "válido" (se bem que é um conceito discutível). Mas é facilmente compreensível, desde que lhe tires a classificação de texto jornalístico.
- Postmortem
- Ultra-Metálico(a)
-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mai 21, 2003 11:07 am
- Contacto:
Sinceramente... Tenho vizinhos brasileiros e numa conversa que tive com eles, disseram-me que no Brasil, julgam-nos carrancudos, fechados e mal educados, pelo menos pelas palavras destes. Eles disseram-me que julgavam que os cafés cá eram todos á porta fechada... Assim que chegaram cá viram que era a mesma coisa que lá, só que a diferença é que cá há certas legislações a cumprir e necessidade de licenças e lá é como eles querem e só fecha á hora que querem... Nunca foram maltratados na minha terra e foram bem recebidos desde sempre... não sei que zona é que esse gajo visitou que ficou assim parvo das idéias... ou então nem cá veio e fez o artigo baseado no esteriotipo... Nem argumenta sequer... texto vazio e não fundamentado... Lixo...
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes