O que é o Black Metal?

Hominus Nocturna
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 30, 2008 5:57 pm
Contacto:

Re: O que é o Black Metal?

Mensagempor Hominus Nocturna » segunda ago 03, 2009 12:59 pm

coragem Escreveu:
Hominus Nocturna Escreveu:Tal como o conceito Rock abrange bandas como Metallica, Iron Maiden, Black Sabbath... :|

apenas e só musicalmente falando 8)

Claro que sim, nunca podes por o conceito musical de Heavy Metal, tendo em conta que o "estilo de vida" é algo mais intrínseco (e não obrigatório) ao género.

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » segunda ago 03, 2009 1:08 pm

Hominus Nocturna Escreveu:
coragem Escreveu:
Hominus Nocturna Escreveu:Tal como o conceito Rock abrange bandas como Metallica, Iron Maiden, Black Sabbath... :|

apenas e só musicalmente falando 8)

Claro que sim, nunca podes por o conceito musical de Heavy Metal, tendo em conta que o "estilo de vida" é algo mais intrínseco (e não obrigatório) ao género.

finalmente de acordo
:cheers:
:mrgreen:

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda ago 03, 2009 1:45 pm

coragem Escreveu:
Inmist Escreveu:Dito assim, é muito redutor. Percebo que queiras dizer que a grande maioria das sonoridades Metal derivem do Heavy, incluindo o BM, mas não basta ter letras satânicas, a sonoridade também conta. Se assim fosse Deicide e Arch Enemy eram BM

certo 8)
mas todas essas bandas antes de serem black metal, sao heavy metal :mrgreen:

Por acaso até não. A atitude Black Metal da 2ª vaga (porque a primeira é puro heavy metal), quer musical, estetica ou ideologicamente falando, tem muito mais a ver com o Punk do que com o Metal. O Vikernes até apelida, numa entrevista algures, o Heavy Metal de "nigger music" e quer afastar-se da atitude e da sonoridade metálica.

O Black Metal (2ª vaga) só tem de "Metal" o nome do álbum dos Venom e a atitude levada a sério o que era antes apenas caricaturado

Penso que o Black Metal da 2ª vaga é uma outra coisa que de metálico tem muito pouco. A questao é que estamos apenas a reduzir os rótulos a 3 ou 4 bandas. E Heavy Metal e Black Metal são apenas rótulos que podemos colar em cima do que quisermos dentro de um determinado núcleo central mais ou menos consensual onde ficam muitas mais bandas nas franjas deste núcleo passíveis de discussão.

Por isso há bandas de Black Metal que têrm tudo a ver com heavy metal e são de facto black metal, assim como há bandas de Black Metal que de metal não têm nada.

Assim como há bandas de Puro metal que têm tudo menos uma atitude de 'denim and leather, spikes and bullets, beer and studs'.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

coragem
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor coragem » segunda ago 03, 2009 2:03 pm

é um mundo 8)

eu dessa 2ª vaga pouco ou nada conheço.
sei que sao maioritariamente da noruega e pintam a cabeça :mrgreen:
tenho que ler o teu artigo sobre essa 2ª vaga :mrgreen:

para mim quando me falam de black metal penso logo em venom e olha que estes tambem
estao inseridos no movimento nwobhm.
as influencias punk tem haver com o movimento punk da altura que ombreava lado a lado com o heavy metal.
tanto o punk como o heavy metal sao muito mais que um genero musical.

bandas sem o denm and leather spikes and bullets sao aquelas que chamamos posers :mrgreen:
estao ali por estar, muitas vezes para pura exibiçao mas sem a minima essencia.

Hominus Nocturna
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Hominus Nocturna » segunda ago 03, 2009 2:06 pm

coragem Escreveu:bandas sem o denm and leather spikes and bullets sao aquelas que chamamos posers :mrgreen:

Às vezes até é mais ao contrário. :|

coragem
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor coragem » segunda ago 03, 2009 2:11 pm

coragem Escreveu:bandas sem o denm and leather spikes and bullets sao aquelas que chamamos posers :mrgreen:

Às vezes até é mais ao contrário. :|

pois é!! :|
tal é ponto que o heavy metal começa a ser descarecterizado e desvirtuado.

por exemplo
assim como nenhum punk reconhece offspring como punk.. nenhum metaleiro reconhece slipknot como metal.

é tudo uma questao de atitude

Viriatus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jun 28, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor Viriatus » segunda ago 03, 2009 2:23 pm

O Black Metal na 2ª vaga caracteriza-se por um regresso às origens. É egocentrista, romântico e pagão. È libertador na medida em que liberta o espírito humano de todas as correntes que o prendem sejam a religião, o destino ou a moral. Tem como objectivo o espírito-livre segundo Nietzsche.

:wink:
Imagem <-- blog sobre música em particular Metal e cinema

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda ago 03, 2009 2:36 pm

Viriatus Escreveu:O Black Metal na 2ª vaga caracteriza-se por um regresso às origens. É egocentrista, romântico e pagão. È libertador na medida em que liberta o espírito humano de todas as correntes que o prendem sejam a religião, o destino ou a moral. Tem como objectivo o espírito-livre segundo Nietzsche.

:wink:

Por acaso deixa-me que o Euronymus te contrarie:

“Existem, é claro, toneladas de bandas de Black Metal pelo mundo inteiro. O
problema é que intitulam-se satânicas quando o que estão é na verdade dentro
do cristianismo. Isto é porque eles acham que o cristianismo é corrupto e
maléfico e que reprime as pessoas, mas nós achamos que isso é fantástico!
Quando as bandas falam de como a cristandade é maléfica e devia ser parada,
elas estão a pregar a bondade e a liberdade, e por tal eu não as aceito como
satânicas” (Euronymus, 1992)

Essa historieta do "espirito-livre" é muito bonita mas é precisamente o contrário dos pressupostos do Black Metal da segunda vaga. Qualquer banda de heavy metal clássico é na sua essência pagã e advoga um alternativa libertina ao modo de vida cristão e moralista.

Os tipos da 2ªa vaga advogam o caos, a morte, o ódio, a escravidão e é na sua música que o ilustram.

Mas isso foram dois ou três depois o Black Metal tornou-se igual a tantos outros.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » segunda ago 03, 2009 2:47 pm

Isso do €uronymus é muito relativo... Eu concordo com o Viriatus, mas também se percebe facilmente que não é preciso ser BM para ser libertador, há outros sonoridades assim.
"Hate the ones who bring you down"

Hominus Nocturna
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Hominus Nocturna » segunda ago 03, 2009 2:50 pm

Inmist Escreveu:Isso do €uronymus é muito relativo... Eu concordo com o Viriatus, mas também se percebe facilmente que não é preciso ser BM para ser libertador, há outros sonoridades assim.

Isso só mostra a falibilidade ideológica do Euronymous. Porque ele segue o modelo "Satanico" cristão, ao assumir para si próprio as caracteristicas dadas como Satanicas pela religião cristã. Por outras palavras ele owna-se a tentar ownar outros.

coragem
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor coragem » segunda ago 03, 2009 2:52 pm

tenho umas fanzines antigas com entrevistas ao euronmous e ao dead.. tenho que ir nvestigar

fdx tenho a tecla 'i' fodda :lol: :lol:

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » segunda ago 03, 2009 2:53 pm

Inmist Escreveu:Isso do €uronymus é muito relativo... Eu concordo com o Viriatus, mas também se percebe facilmente que não é preciso ser BM para ser libertador, há outros sonoridades assim.

Isso só mostra a falibilidade ideológica do Euronymous. Porque ele segue o modelo "Satanico" cristão, ao assumir para si próprio as caracteristicas dadas como Satanicas pela religião cristã. Por outras palavras ele owna-se a tentar ownar outros.

yah :lol: Não dava para mais... mas tenho a ideia de que as bandas dessa vaga deviam ser todas assim. Não sei bem.
"Hate the ones who bring you down"

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda ago 03, 2009 3:52 pm

Inmist Escreveu:

yah :lol: Não dava para mais... mas tenho a ideia de que as bandas dessa vaga deviam ser todas assim. Não sei bem.

Não necessariamente. O Satânico aqui reconhece-se como o oposto, o inimigo de um conjunto de valores. O verdadeiro satânico reconhece a existência de um determinado conjunto de valores (os cristãos) e admite ser o seu inimigo. Esse era o discurso do Black Metal Norueguês. Eles nunca negaram, a validade dos valores cristãos, pelo contrário, diziam-se precisamente inimigos desses valores.

Muitos "satânicos" são apenas pagãos que reclamam a validade dos valores cristãos como anteriores à cristandade e que acusam a igreja católica de is usurpar e distorcer. Estes tipos odeiam os valores cristãos, estejam eles debaixo de que capa estejam.

Mas como disse isto resume-se apenas a três ou quatro personagens. Tudo o resto são apenas expressões artísticas choque com discursos masi ou menos elaborados que são facilmente desmontáveis. Tanto que o Restante Black Metal produzido depois de 1992 já se pode destacar deste discurso de ódio e ser facilmente inserido dentro de mais um estilo musical igual aos outros sem especial atenção "existencial" por parte dos seus membros.

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » segunda ago 03, 2009 4:00 pm

Cuidado, o Spig depois daquela tese de Mestrado baseada no BM tornou-se um master no tema. :P

Hominus Nocturna
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Hominus Nocturna » segunda ago 03, 2009 4:49 pm

Heraklyon Escreveu:Cuidado, o Spig depois daquela tese de Mestrado baseada no BM tornou-se um master no tema. :P

Deu para perceber. Spieg, dá para dar uma vista de olhos na tua tese? :D

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes