E se os downloads de repente "acabassem"?

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: E se os downloads de repente "acabassem"?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta jul 24, 2009 10:06 am

Almah
«E para ter em casa, arrumadinho, bonitinho, e ter o ritual de abrir, meter na aparelhagem e ouvir em todo o seu esplendor... »
Eu faço isso... com o cd :mrgreen:
Eu percebo o que queres dizer, o romantismo do vinil e tal, mas acho que não terás razão. O CD ainda tem a vantagem de ser ouvido/ripado para o pc.
Por muito bom som que o vinil tenha (nos clássicos, hoje já não será assim), toma-nos mais tempo, mais cuidado e mais despesas, e na minha opinião o CD é imbatível se for ouvido num bom sistema de som.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sexta jul 24, 2009 10:21 am

Na minha opinião, se os downloads de repente acabassem, a indústria estagnava de vez. Hoje em dia o lucro das vendas de música em formato electrónico já começa a render mais do que o físico (sim é verdade, pelo menos nos EUA), é um bocado inconcebível para nós amantes da música, mas é verdade.

Zyklon, estás a focar-te muito no povo Português e esqueces-te dos outros. Nós temos pouco poder de compra, no resto da Europa mais desenvolvida, nos EUA e no Japão, a música no formato físico vende-se e bem, até porque os preços dos CD's os mesmos que os nossos ou até menos. Quando estive nos EUA, trouxe uma carrada de CD's, porque eram mais baratos do que cá (com a conversão €->$ então, era excelente) e os gajos têm um custo de vida bem maior, já para não falar nos países nórdicos, etc...

A maioria dos coleccionadores que não sacam mp3 hoje em dia, provavelmente compram a mesma quantidade de CD's, o Br11 é um exemplo, mas ele é capaz de pertencer à excepção que também os saca para saber se compra. Por cada pessoa que deixou de comprar, há talvez 10 que começaram a comprar em pequena escala, devido aos preços baratos que se arranjam na net, aos myspace's, etc..., houve proliferação de novas editoras, crescimento das pequenas, e um pouco de diminuição das vendas das grandes (que se queixam que vendem menos, talvez não seja choradinho, é um choradinho falso porque no global o grosso de vendas de música aumentou, físico+digital), extinção de lojas físicas e abertura de lojas digitais, etc...

Eu acho que também vivemos numa época em que o individualismo, a personalização (tipo tunning's, configurações personalizadas, etc...), as edições limitadas, os pacotes promocionais (CD+ Tshirt) é o que satisfaz e atrai mais o cliente que compra música física, enquanto que o "single" é o método mais utilizado para vender (e fazer render) a música no formato digital. A verdade é que quem gosta de música acaba sempre por fazer algo por ela, seja a comprar em qualquer dos formatos ou a ir a concertos.

No que toca às bandas tocarem ao vivo fora da sua "terra", isto parte normalmente, mas não necessariamente, de terem algum sucesso entre as massas, seja com qualquer tipo de divulgação, seja ela física, electrónica ou através dos média, mas a verdade é que Portugal hoje em dia é capaz de ter tido um salto de 1000% nos concertos agendados só no que toca a rock/metal, para não falar de outros estilos, não digam que não, mas é verdade, o que significa que se há alguém a perder com isto tudo serão só as editoras grandes.
Todo a "conjuntura" tecnológica que vivemos hoje em dia, promove e espalha a música de uma forma mais eficaz e generalizada, permitindo que esta chegue a muito mais pessoas.

No que toca aos downloads, estes só são legais se forem pagos ou sacados de uma netlabel com bandas que se ligaram às licenças da Creative Commons, ou então estará para nascer um novo tipo de modelo de negócio, quem sabe, na minha opinião é o que a indústria precisa.
Quem comprava pouquíssima ou quase nenhuma música antigamente e se virou para os downloads, provavelmente vai continuar dessa forma, mas há uma grande e boa probabilidade desse tipo de pessoa passar a comprar mais música e se calhar ir a mais concertos do que antigamente.
Mas como diz o Br11, o download irá ser sempre ilegal desde que a música seja vendida comercialmente mas, a não ser que algo mude no modelo de negócio, as condenações e as restrições irão ser sempre muito limitadas, restringidas e insuficientes para deter a natureza gananciosa dos humanos em ter tudo a que possam deitar a mão.

Desculpem lá estes trechos um pouco divagantes, mas são ideias soltas e disjuntas que acabam por formar um todo e permitir chegar à conclusão de que os downloads aumentaram bastante as oportunidades para músicos, bandas e ouvintes. A exemplo do que já foi dito aqui, eu posso não gostar de Darkthrone, mas até achar piada a um dos seus 5000 clones, comprar o CD dessa banda e quem sabe, esse clone vir a sair da escuridão para vir a dar concertos pelo mundo e eu estar lá na linha da frente, vocês sabem que isto hoje em dia é parte do que acontece e que antigamente era muito mais difícil acontecer a uma banda jovem.

PS- O CD poderá vir a desaparecer, duvido, mas o formato será sempre substituído por outro, o formato físico muito dificilmente desaparecerá.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » sexta jul 24, 2009 10:39 am

fosca-se :cry:
se os downloads acabarem eu deixo de ouvir metal e de ser metaleiro :|

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » sexta jul 24, 2009 10:41 am

coragem Escreveu:fosca-se :cry:

:shock: :shock: Sério??
Valfar, ein Windir

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » sexta jul 24, 2009 10:43 am

Enigma Escreveu:

da muito trabalho ir a concertos, comprar discos e essas coisas todas :mrgreen:

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » sexta jul 24, 2009 10:46 am

coragem Escreveu:
Enigma Escreveu:

da muito trabalho ir a concertos, comprar discos e essas coisas todas :mrgreen:

O chamado metaleiro de sofá :lol: :lol:
Valfar, ein Windir

Uforia
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado mar 03, 2007 3:49 pm
Contacto:

Mensagempor Uforia » sexta jul 24, 2009 12:00 pm

Almah Perditae Escreveu:E nem digo mais nada sobre isto aqui, se quiserem falar mais mandem PM's, se ainda não perceberam já não vale a pena gastar mais o meu latim :mrgreen:

Se, para continuar a debater o assunto, somos obrigados a concordar contigo porque, como afirmas, ainda não percebemos, é óbvio que a discussão termina aqui.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » sexta jul 24, 2009 12:47 pm

Vooder Escreveu:Eu percebo o que queres dizer, o romantismo do vinil e tal, mas acho que não terás razão. O CD ainda tem a vantagem de ser ouvido/ripado para o pc.

E a vantagem que daqui a 10 anos/1000 audições continua a ter exactamente o mesmo som.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » sexta jul 24, 2009 1:22 pm

Vooder Escreveu:Eu percebo o que queres dizer, o romantismo do vinil e tal, mas acho que não terás razão. O CD ainda tem a vantagem de ser ouvido/ripado para o pc.

O vinil também já pode ser ripado para 1 cd...vinil usb conheces?
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta jul 24, 2009 1:47 pm

Por acaso não!
Mas... qual a lógica disso? :lol:

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » sexta jul 24, 2009 1:57 pm

uma abordagem diferente :

"
In a sense, the music industry has almost abruptly come full circle, especially in the punk rock and hardcore scenes. Some of you, if not most, may be too young to remember that there was a time in punk/hardcore that the only physical copies of a record you could buy were on vinyl and maybe cassettes. Then CDs came along. It was an exciting time with this new revolutionary music technology. Think Fast! Records is here to tell you, that the music technology that we know as CDs is, in 2009, borderline obsolete.

Baring any unforeseen opportunities that would warrant a CD release, Think Fast! Records is announcing that starting mid-2009 (after a couple of upcoming releases that are already finalized and will be announced soon!) we will stop all production of CD releases on the label. Releases in mid-2009 and onward will be available on vinyl and digital download formats only, with an instant free digital download with all vinyl purchases.

With this shift in the industry, we were tossing around the idea of turning into a "digital-only label". While we admire anyone who was forward-thinking enough to do just that, we also feel that it is very important to the artists we work with and the people who listen to these bands to not lose sight of the importance of holding a physical copy of a record in our hands. The artwork, lyrics, and substance of the physical product is essential.

Let's face it, CDs are dead. The digital world has taken over. Our new effort will give Think Fast! Records (and we believe many other labels who are eventually going to follow this model) an opportunity to offer more for our bands and their fans including more vinyl, more merchandise, and less wasted on CDs that the world is quickly losing interest in.
"

o que dizem relativamente ao punk/hardcore pode muito bem ser aplicado a outros estilos.
E tambem concordo que mais facilmente desaparece o CD do que desaparece o mp3.
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta jul 24, 2009 2:33 pm

Uforia Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:E nem digo mais nada sobre isto aqui, se quiserem falar mais mandem PM's, se ainda não perceberam já não vale a pena gastar mais o meu latim :mrgreen:

Se, para continuar a debater o assunto, somos obrigados a concordar contigo porque, como afirmas, ainda não percebemos, é óbvio que a discussão termina aqui.

one post above...
Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta jul 24, 2009 2:39 pm

Se isso vier a acontecer mesmo, (o que duvido) passaria a comprar vinil. Espero é que coloquem os discos inteiros num lado para um gajo não andar sempre a levantar-se... :lol:
Formato físico sempre. Ter mp3 é como ter uma grande colecção de pdf, também se lêem...

AntonioCTD
Participante
Registado: quinta fev 19, 2009 4:25 pm
Contacto:

Mensagempor AntonioCTD » sexta jul 24, 2009 3:04 pm

Muito boas opiniões aqui.

Outra coisa boa que deriva dos downloads é o facto das editoras e bandas darem mais importância aos concertos. Já repararam que cada vez á mais festivais e os concertos isolados são cada vez maiores e mais arrojados.

Eu estou a adorar o facto da a industria musical estar a dar cada vez mais importância ao que eu gosto mais na musica: Tocar ao vivo!

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sexta jul 24, 2009 3:18 pm

Almah Perditae Escreveu:A outra música, aquela que não aparece nos tops, aquela que é ouvida e consumida pelos apaixonados, que pretendem algo fisico e em melhor qualidade, essa será dispersada pelo vinil e pelo CD. e não é preciso ser um génio para perceber como é que este mercado está a evoluir.O CD ainda tem a maior fatia, mas há medida que a oferta se equilibre, que mais consumidores adquirem o seu gira-discos, e comecem a preferir ter o suporte vinil ao suporte CD, não custa muito imaginar qual o futuro do CD. honestamente, muito honestamente, se tiverem um gira-discos e tiverem a hipotese de comprar o CD ou o vinil, o que preferem? Eu já li aqui bastante comentários sobre o vinil, por isso, não é dificil imaginar qual será o resultado desta luta na linha do tempo. Basta reparar no renascimento do vinil ultimamente, ainda há um longo caminho pela frente, mas repito, o CD terá os dias contados.

Isso pressupõe que os "apaixonados" irão preferir o vinil ao CD. Mas na verdade, a maioria das vendas de CDs já são para, em grande medida, "apaixonados": aqueles que hoje em dia compram CDs fazem-no por opção, não por falta dela. Duvido que haja 2 pessoas neste fórum que comprem CDs porque não se entedem com os downloads ou têm medo de ser presos. Compram porque querem e, na sua maioria, compram CDs.

O vinil será sempre a preferência de uma minoria dos apaixonados.

@meninobesta, na verdade, um mp3 é por definição perto de 10x inferior ao CD. O próprio fundamento do mp3 é retirar informação ao ficheiro para ser mais compacto e leve. basta comparar a diferença de tamanho entre um mp3 e um wav, um conversor de mp3 estuda a informação digital da wav e retira-lhe o superfulo, aquilo que o ouvido humano não capta, é basicamente retirar da wav o silencio, por isso é que o som não "respira", é compacto, pequeno, envergonhado. para ouvir por ouvir, é mais que satisfatório, mas para ouvir em toda a sua plenitude é impossivel. mesmo que o convertas para wav a informação já está perdida. para falar verdade, desde o som original até ao mp3 muita coisa se perde pelo caminho, porque o som digital já é em si mutilar o som.

Isso são palavras muito bonitas mas... É muito muito muito díficil distinguir um mp3 codificado com o lame a 320kbps ou vbr do original. Só o pessoal experiente que se dedica a ouvir N vezes o mesmo trecho para andar à cata das deficiências dos encoders é que consegue encontrar diferenças aqui e ali.
E se acharem que conseguem, façam o favor de postar os resultados do vosso blind test para o provar.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 11 visitantes