Gerações...

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Re: Gerações...

Mensagempor Indigente » terça mai 12, 2009 10:46 pm

uma vez mais, porque é que os problemas inerentes ao capitalismo têm que ser contrapostos com os defeitos duma ditadura comunista? aliás, hoje em dia, com a existência de estados como a china, em que o capitalismo e o comunismo andam de mãos dadas, essa discussão nem tem muito sentido, não achas?
Wine, women and song.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » terça mai 12, 2009 10:56 pm

Ok, confesso que escusava de ter passado do 8 para o 80 já que assim não tinha de ofender tanta virgem, mas mesmo assim faz-me sempre confusão utilizarem o "capitalismo" como culpa de todos os males da sociedade moderna. É mesmo um pecado que exista quem ganhe dinheiro à custa de modas idiotas que os putos parvos aderem a cada "geração".
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Indigente
Moderador

Mensagempor Indigente » terça mai 12, 2009 11:18 pm

como os comunistas são todos uns monstros que comem criancinhas e que não acreditam em deus, acho que os capitalistas não tem que se preocupar com a acusação de pecadores.
Wine, women and song.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » terça mai 12, 2009 11:36 pm

Eu cá não me importava de ir passar férias à Sibéria :mrgreen:

Adiante e on topic, estou-me lá bem a cagar qual é a moda que os adolescentes seguem agora. Daqui a 5 anos estarão eles a olhar para os mais novos que eles e a criticá-los por serem seguidistas de modas idiotas num loop ad infinitum de "antigamente é que era". Só me faz lembrar a malta que descobriu a música pesada com o nu-metal e um mês depois já era todo anti-isso porque já ouviam déss metal e afins.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quarta mai 13, 2009 7:59 am

Realmente ó Brilhando, essa tua costela neo-con está a apoderar-se de ti e não te está a ajudar nada em termos argumentativos. Se o Inmist critica o capitalismo, não vejo a necessidade, nem lógica, de puxar o comunismo para o assunto. Até porque, ao contrário do que as séries americanas dos anos 80 ilustravam, o mundo não se divide entre comunistas e capitalistas e a negação de uma parte não cria necessariamente a aceitação da outra.

Mais, parece-me redutor, e até castrador, essa tendência de pensar que a negação de uma das partes tem de nos levar forçosamente a um paradigma do passado. Porque não aceitar que a critica a algo pode conter em si uma vontade de avançar, de criar algo novo? Esse é sem dúvida um dos grandes problemas do conservadorismo... ser-se conservador. :D

Ainda... Dizer que o Capitalismo nunca chegou a existir é tão válido como dizer que o Comunismo também nunca chegou a ser efectivamente aplicado e pronto, assim a culpa morre solteira. A "desculpa" é a mesma dos dois lados curiosamente. :roll: O que se está a passar no mundo neste momento, a nível da crise financeira, está a passar-se unicamente devido à falta de regulação dos estados, e só não estamos perante um total colapso (pelo menos por agora) porque os estados estão a intervir. Ou seja, na minha opinião, a procura de um modelo puramente capitalista foi o que levou, nomeadamente os EUA, ao momento que se está a atravessar, da mesma forma que a procura da aplicação de um modelo Comunista foi o que mergulhou inúmeros estados no caos. Por "incrível" que pareça, acho que a solução lógica são estados "mistos", onde tanto o mercado livre (mas regulado, porque, a não ser que se seja anarca, acho que todos compreendem que uma sociedade para funcionar tem de ter leis, ou seja, ser regulada), como a acção social por parte do estado estejam lado a lado. Aliás, se olharmos para os estudos sobre qualidade de vida, não vê no top nem EUA nem Cuba, mas sim países que procuram esse equilíbrio(mesmo que nem sempre perfeito claro).

Indigente
Moderador

Mensagempor Indigente » quarta mai 13, 2009 10:37 am

Brilhando Escreveu:Mas qual neo-con, eu gosto é do Hayek.

hayek que influenciou o pensamento da "chicago school" (da qual milton friedman foi o exponencial máximo), que por sua vez criou algumas das maiores catástrofes humanas do século XX (américa do sul e rússia pós-urss são dois bons exemplos). isto só para dizer que o capitalismo também tem crimes humanitários a apontar e que não é uma solução viável só por si para a resolução dos problemas sociais.

quanto ao tópico de discussão, não gosto de ver a banalidade com que esta geração assume que tudo há-de-lhes cair de bandeja no colo. mas isso é problema deles, cada um encara a vida como quer.
Última edição por Indigente em quarta mai 13, 2009 10:52 am, editado 1 vez no total.
Wine, women and song.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta mai 13, 2009 10:51 am

nyarlathotep Escreveu:

hayek que influenciou o pensamento da "chicago school" (da qual milton friedman foi o exponencial máximo), que por sua vez criou algumas das maiores catástrofes humanas do século XX.

Isso dava matéria para alguns 50 posts diferentes... :roll:

Indigente
Moderador

Mensagempor Indigente » quarta mai 13, 2009 10:55 am

estava a fazer edit para a discussão não entrar em loop. de qualquer maneira até acho que a discussão até estava a ser relativamente saudável, pelo menos para os padrões do MU :D
Wine, women and song.

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » quarta mai 13, 2009 5:00 pm

nyarlathotep Escreveu:

hayek que influenciou o pensamento da "chicago school"

Err, acho que foi a "austrian school". Mas muito sinceramente, não encontro grandes diferenças entre as duas correntes de pensamento (também não é a minha área).

E é pena o Friedman não ter visto o que aconteceu ao seu sonho-molhado-da-economia que era a Islândia, que todos gostavam de citar como exemplo a seguir. E muitos dos problemas que temos com a Rússia neste momento advém muito das políticas económicas de treta que instauraram no início dos 90s, que puseram o povo russo de pé atrás com o ocidente. É pena, porque tudo aponta que, após a URSS, o povo russo até era bastante pró-ocidente.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Indigente
Moderador

Mensagempor Indigente » quarta mai 13, 2009 5:16 pm

"In 1950, Hayek left the London School of Economics for the University of Chicago, becoming a professor in the Committee on Social Thought (...) He did not become part of the Chicago School of Economics."

"The "informal" economics presented in Milton Friedman's massively influential popular work "Free to Choose" (1980), is explicitly Hayekian in its account of the price system as a system for transmitting and coordinating knowledge. This is hardly an accident – Friedman taught Hayek's famous paper "The Use of Knowledge in Society" (1945) in his graduate seminars."

http://en.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Hayek

não fez parte do chicago school, mas foi uma grande influência.

Postmortem Escreveu:E muitos dos problemas que temos com a Rússia neste momento advém muito das políticas económicas de treta que instauraram no início dos 90s, que puseram o povo russo de pé atrás com o ocidente. É pena, porque tudo aponta que, após a URSS, o povo russo até era bastante pró-ocidente.

exacto, na altura o yeltsin virou-se para o IMF (que na altura era controlado por discípulos da chicago school) para contrair empréstimos de modo a reestruturar o sistema económico da rússia. as condições impostas pelo IMF, de modo a ceder o dinheiro, foram absurdas e acabaram por criar o gap social que ainda hoje existe na rússia. epá, isto dá pano para mangas, aconselho a quem se interessar por esta matéria a ler o "shock doctrine" de naomi klein, aborda este assunto de forma implacável.
Wine, women and song.

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » quarta mai 13, 2009 5:38 pm

Exacto, mas o Yeltsin também tem culpa no cartório, como a corrupção e privatização de empresas estatais ao desbarato para a chamada "Família Yelstin" (agora temos que levar com a "Família ex-KGB", que não é muito melhor).

Eish, eu tinha esse livro nas minhas 31 mil tabs abertas, antes do Firefox me pwnar. :(
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Indigente
Moderador

Mensagempor Indigente » quarta mai 13, 2009 7:30 pm

claro, o yeltsin não foi nenhuma vítima, aliás foi um dos maiores responsáveis e só não foi deposto porque tinha o apoio dos oligarcas.

e o firefox tem sempre razão :geek:
Wine, women and song.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quinta mai 14, 2009 5:00 pm

Só sei é que na minha escola há cada vez mais pitas com brutas prateleiras e corpinhos mesmo bem feitinhos.

Pá, se isto é fruto destes programas de televisão, que continuem assim!

Eusmilus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » quinta mai 14, 2009 5:33 pm

Venøm Escreveu:Só sei é que na minha escola há cada vez mais pitas com brutas prateleiras e corpinhos mesmo bem feitinhos.

Pá, se isto é fruto destes programas de televisão, que continuem assim!

Já que falas nisso, não sei se já foi discutido aqui:

Proibição de decotes divide alunos e pais

por ANA BELA FERREIRA Hoje

Escola do Pinhal Novo limita uso de minissaias e decotes. Os alunos criticam, mas os pais apoiam. O Bloco de Esquerda já questionou o Ministério da Educação sobre esta proibição.

"Parece-me ridículo." Para Luís Baptista, dirigente da Plataforma Estudantil Age!, a medida da escola do Pinhal Novo que proíbe o uso de "tops com decotes pronunciados, minissaias e calças descaídas", só lhe merece esse comentário. Por outro lado, António Amaral, vice-presidente da Confap (Confederação Nacional das Associações de Pais) defende a posição dizendo que "a própria sociedade tem normas morais e éticas".

Mas a alteração ao regulamento interno da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos José Maria dos Santos, que estabelece regras para o vestuário de alunos mas também de professores e funcionários, está a gerar polémica e levou também a deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda (BE), a questionar o Ministério da Educação.

Segundo o BE, a presidente do Conselho Executivo da escola defendeu que tais alterações "advêm de situações verificadas na sala de aula e no refeitório daquele estabelecimento de ensino" e que as novas regras visam "transmitir valores e princípios". Mas para a deputada, estas regras constituem um "inusitado atentado à liberdade individual, cujo cariz autoritário merece o mais profundo repúdio". Assim, o Bloco quer saber se o Ministério da Educação teve "conhecimento das determinações aplicadas" na escola e que diligências pretende o Governo adoptar no sentido de revogar imediatamente esta medida.

Também Luís Baptista pensa que a medida "pode ser uma violação das liberdades individuais". O jovem refere ainda que "devem ser os pais a ter uma palavra a dizer sobre a roupa dos filhos, uma vez que são menores".

Mas segundo António Amaral, são muitas as escolas que já tomaram medidas semelhantes. "A escola é algo que devemos considerar de responsabilidade porque é aí que os jovens aprendem regras para a vida e se não o fizer está a falhar a sua missão", acrescenta o responsável. O vice-presidente da Confap diz ainda que esta medida só veio a público porque houve incumprimentos, já que a associação de pais e os alunos da escola estão de acordo com a decisão. No entanto, não esclareceu se os incumprimentos foram de alunos ou de funcionários.

In DN

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1231570

Isto é ridículo, a meu ver a tentativa de resolução do problema só vai conduzir ao seu agravamento pois só vai causar revolta nos miudos.

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » quinta mai 14, 2009 6:00 pm

Eusmilus Escreveu: "A escola é algo que devemos considerar de responsabilidade porque é aí que os jovens aprendem regras para a vida e se não o fizer está a falhar a sua missão"

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante