Selecção Nacional - Paixão ou Fanatismo?
- Krumhûr
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sábado set 08, 2007 10:37 pm
- Contacto:
Re: Selecção Nacional - Paixão ou Fanatismo?
Votei fanatismo para deixar um voto o mais perto do que penso.
E o que penso é que a Seleção tem um nivel de mediatização neste nosso buraco que não é só é completamente descabida (os TRÊS canais a cobrirem a viagem da seleção toda a porra do Domingo passado??) como também prova que as prioridades do nosso povo ainda não mudaram desde o tempo do Salazar e do amigalhaço Franco aqui ao lado. Dêem lhes a novela, o futebol e o fado (ou o pimba, já nem o fado é) e o povo português assina qualquer merda.
Não, não vou usar cachecol nem chapéu. Não, não devo ver nenhum dos jogos, tenho alguns fetiches, mas nenhum deles inclui 22 macacos a correr atrás de uma bola em calções. Se Portugal ganhar alguma coisa, que bom. Mas o melhor era perder logo e despachar-se esse empecilho a que chamamos Euro. Enfim, tudo de bom a quem gosta, mas badamerdas para me enfiarem a seleção e o futebol em toda a esquina onde passe.
E o que penso é que a Seleção tem um nivel de mediatização neste nosso buraco que não é só é completamente descabida (os TRÊS canais a cobrirem a viagem da seleção toda a porra do Domingo passado??) como também prova que as prioridades do nosso povo ainda não mudaram desde o tempo do Salazar e do amigalhaço Franco aqui ao lado. Dêem lhes a novela, o futebol e o fado (ou o pimba, já nem o fado é) e o povo português assina qualquer merda.
Não, não vou usar cachecol nem chapéu. Não, não devo ver nenhum dos jogos, tenho alguns fetiches, mas nenhum deles inclui 22 macacos a correr atrás de uma bola em calções. Se Portugal ganhar alguma coisa, que bom. Mas o melhor era perder logo e despachar-se esse empecilho a que chamamos Euro. Enfim, tudo de bom a quem gosta, mas badamerdas para me enfiarem a seleção e o futebol em toda a esquina onde passe.
So denying, we're going against the grain
So defying, they'll never put us down!
ROCK HARD, RIDE FREE!
All your life!
So defying, they'll never put us down!
ROCK HARD, RIDE FREE!
All your life!
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
Krumhûr Escreveu:Votei fanatismo para deixar um voto o mais perto do que penso.
Respect!
- DarkCapricorn
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: segunda mar 24, 2008 2:38 pm
warrior of wisdom Escreveu:Adoro futebol e adoro a selecção. Vibro com as competições importantes como é o caso do Euro.
Sempre que posso vou ao estádio. Emociono-me quando oiço o hino nacional (se for no estádio ainda melhor).
Há uns anos atrás cheguei a ir assistir a treinos.
Não acho que o entusiasmo em torno deste desporto seja sinónimo de menoridade do povo nem mesmo de mediocridade.
Claro que existem exageros em termos da cobertura mediática. Não há necessidade de estar todos os dias e a todo o instante a falar nos jogadores da selecção e a mostrar a casa deles etc. Mas é errado dizer que só em Portugal é que isso acontece. A título de exemplo basta ver o que sucede em Itália.
Quanto às manifestações de paixão ou fanatismo (conforme lhe quiserem chamar), essas existem em vários desportos e em todos os países, consoante a sua tradição. Portanto ...
portanto a tua opinião foi das poucas equilibradas que li por aqui...

- DarkCapricorn
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: segunda mar 24, 2008 2:38 pm
Brujo Escreveu:Zyklon Escreveu:Quem nunca sentiu um arrepio quando ouve o Hino entoado pelo povo num estadio?
É impossível não ficar arrepiado.
nem mais...

-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm
Penso que é claramente exagerada a pressão da imprensa sobre o fenómeno "selecção". Este sentimento foi introduzido por Scolari aquando do Euro 2004 e, de certa forma, está a tentar repercutir-se no Euro 2008, mas francamente, sem o mesmo impacto.
Agora, relativamente aos nossos emigrantes, o caso muda de figura. Eu, que sou filho de emigrantes e que mantenho muitos familiares por esse mundo fora, sou obrigado a compreender perfeitamente a atitude dos nossos portugueses na Suiça (um país onde as regras são cumpridas de forma rigorosa).
Para eles foi um dia de festa, um dia onde eles se puderam unir por uma causa comum. Mais do que a selecção, o que os uniu foi a saudade do seu país e a possibilidade de mostrarem a sua força perante os Suiços.
Não penso que seja fanatismo nem sequer paixão pela selecção. Existe sim, o orgulho de ser português num país estranho ditado por normas e procedimentos diferentes dos nossos.
Pessoalmente percebo melhor a paixão por Portugal do que a paixão ou o fanatismo por qualquer clube português.
Aliás, eu estou livre para o dizer pois não tenho qualquer clube da minha preferência. Recordo apenas com saudade os clubes por onde joguei até aos 26 anos.
A minha paixão ou fanatismo existem apenas em relação à musica e ao metal.
Se calhar não é melhor do que qualquer outro fanatismo por isso quem sou eu para julgar os outros.
Abraços,
Agora, relativamente aos nossos emigrantes, o caso muda de figura. Eu, que sou filho de emigrantes e que mantenho muitos familiares por esse mundo fora, sou obrigado a compreender perfeitamente a atitude dos nossos portugueses na Suiça (um país onde as regras são cumpridas de forma rigorosa).
Para eles foi um dia de festa, um dia onde eles se puderam unir por uma causa comum. Mais do que a selecção, o que os uniu foi a saudade do seu país e a possibilidade de mostrarem a sua força perante os Suiços.
Não penso que seja fanatismo nem sequer paixão pela selecção. Existe sim, o orgulho de ser português num país estranho ditado por normas e procedimentos diferentes dos nossos.
Pessoalmente percebo melhor a paixão por Portugal do que a paixão ou o fanatismo por qualquer clube português.
Aliás, eu estou livre para o dizer pois não tenho qualquer clube da minha preferência. Recordo apenas com saudade os clubes por onde joguei até aos 26 anos.
A minha paixão ou fanatismo existem apenas em relação à musica e ao metal.
Se calhar não é melhor do que qualquer outro fanatismo por isso quem sou eu para julgar os outros.
Abraços,
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??
A nossa bandeira é terceiro mundista... está na hora de retornar ao azul e branco.
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Menos mal evoluir para verde ás riscas brancas
"Hate the ones who bring you down"
Há aqui algumas confusões, na minha opinião. Dizer que Portugal é um país fanático por futebol é desconhecer a realidade de forma absoluta. Em primeiro lugar, se há actividade em crise em Portugal, é o fenómeno desportivo. A nível de receitas geradas, a nível de competitividade e assistências, a nível de infraestruturas, a nível académico, a nível moral, a nível legislativo e organizacional. Do Hóquei em Patins, ao Basquetebol, passando pelo Atletismo e, claro, futebol.
Portanto, separemos já um primeiro factor - a selecção nacional e as competições clubísticas internas.
As selecções nacionais jogam de vez em quando, todos o sabemos. Congregam (supostamente) os melhores jogadores de cada país e por cada desporto. Nos principais, maior é a visibilidade. Portugal tem três desportos de primeira linha que despertam um maior nível de intensidade emocional: o Hóquei em Patins, o ciclismo e o Futebol. Num segundo nível, o Atletismo, a partir de finais dos anos 1970. E todos os restantes, que cresceram imenso a partir da década de 1990: o Andebol e o Basquetebol, e outras. Inclusive, o Râguebi, aquando da sua histórica participação no Campeonato do Mundo.
Compreender deste fenómeno de mediatização não pode ser redutor. Envolve várias perspectivas. Uma delas, é que os portugueses que seguem a selecção nacional revêm nela(s) aquilo que não têm no país - o trabalho e a união, coadjuvados com a competência e um objectivo final bem definido, levam ao reconhecimento, e se este fôr internacional tanto melhor. Outro, a auto-estima; na minha opinião, os portugueses precisam de qualquer coisa actualmente para levantar a moral. Entre muitos outros.
Ora, a selecção nacional de futebol ganhou um mediatismo extra com Scolari. Já era mediática, certamente. Mas com Scolari, ganhou uma outra dimensão. O episódio das bandeiras nas janelas é folclórico, mas inofensivo. Não passou de uma enorme festa colectiva. Coincide esta festa colectiva também com o início de uma grave crise económico-social que ainda hoje perdura. Eu entendo esta união em torno da selecção como um escape a uma situação interna muito grave. A selecção tem o potencial de qualidade funcional que os portugueses não vislumbram em qualquer outra área, seja no ensino, na justiça, etc.
Noutra perspectiva, a selecção é hoje muito mais mediática por causa de recentes sucessos a um nível superior; e, também, por causa de Cristiano Ronaldo. Que é mais do que um simples futebolista. Repare-se também como o impacto mediático em si revela também uma quebra em determinados valores democráticos, que possibilitam menores escolhas. Apesar de termos mais televisões, o pluralismo é menor. O fanatismo está neste ponto, não a nível de violência. Não há fanatismo físico em Portugal por causa do Desporto, a nível geral (subsiste em diversas camadas, claro; e a nível europeu, os países europeus mais violentos são a Alemanha, a Inglaterra e a Itália. É uma falácia considerar que só as camadas mais baixas a nível económico seguem estas tendências de violência.). O fanatismo é a intolerância à diferença. Aqui sim, concordo. Para se ter a diferença, a nível desportivo, é preciso pagar. Novos tempos. Por outro lado, repare-se no maior ou menor declínio de desportos que sempre tiveram uma grande preponderância em Portugal, sobretudo o Hóquei em Patins.
O Futebol é um desporto como outro qualquer, mas dado que é o primeiro do mundo, tornou-se mais do que um desporto. Por vezes é até afirmação social. Havia ainda muito para dizer acerca disto.
Portanto, separemos já um primeiro factor - a selecção nacional e as competições clubísticas internas.
As selecções nacionais jogam de vez em quando, todos o sabemos. Congregam (supostamente) os melhores jogadores de cada país e por cada desporto. Nos principais, maior é a visibilidade. Portugal tem três desportos de primeira linha que despertam um maior nível de intensidade emocional: o Hóquei em Patins, o ciclismo e o Futebol. Num segundo nível, o Atletismo, a partir de finais dos anos 1970. E todos os restantes, que cresceram imenso a partir da década de 1990: o Andebol e o Basquetebol, e outras. Inclusive, o Râguebi, aquando da sua histórica participação no Campeonato do Mundo.
Compreender deste fenómeno de mediatização não pode ser redutor. Envolve várias perspectivas. Uma delas, é que os portugueses que seguem a selecção nacional revêm nela(s) aquilo que não têm no país - o trabalho e a união, coadjuvados com a competência e um objectivo final bem definido, levam ao reconhecimento, e se este fôr internacional tanto melhor. Outro, a auto-estima; na minha opinião, os portugueses precisam de qualquer coisa actualmente para levantar a moral. Entre muitos outros.
Ora, a selecção nacional de futebol ganhou um mediatismo extra com Scolari. Já era mediática, certamente. Mas com Scolari, ganhou uma outra dimensão. O episódio das bandeiras nas janelas é folclórico, mas inofensivo. Não passou de uma enorme festa colectiva. Coincide esta festa colectiva também com o início de uma grave crise económico-social que ainda hoje perdura. Eu entendo esta união em torno da selecção como um escape a uma situação interna muito grave. A selecção tem o potencial de qualidade funcional que os portugueses não vislumbram em qualquer outra área, seja no ensino, na justiça, etc.
Noutra perspectiva, a selecção é hoje muito mais mediática por causa de recentes sucessos a um nível superior; e, também, por causa de Cristiano Ronaldo. Que é mais do que um simples futebolista. Repare-se também como o impacto mediático em si revela também uma quebra em determinados valores democráticos, que possibilitam menores escolhas. Apesar de termos mais televisões, o pluralismo é menor. O fanatismo está neste ponto, não a nível de violência. Não há fanatismo físico em Portugal por causa do Desporto, a nível geral (subsiste em diversas camadas, claro; e a nível europeu, os países europeus mais violentos são a Alemanha, a Inglaterra e a Itália. É uma falácia considerar que só as camadas mais baixas a nível económico seguem estas tendências de violência.). O fanatismo é a intolerância à diferença. Aqui sim, concordo. Para se ter a diferença, a nível desportivo, é preciso pagar. Novos tempos. Por outro lado, repare-se no maior ou menor declínio de desportos que sempre tiveram uma grande preponderância em Portugal, sobretudo o Hóquei em Patins.
O Futebol é um desporto como outro qualquer, mas dado que é o primeiro do mundo, tornou-se mais do que um desporto. Por vezes é até afirmação social. Havia ainda muito para dizer acerca disto.
- X-FrEaK
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
- Contacto:
Pah, eu falo por mim, mas quando vejo uma bola ao pe de mim, tenho logo uma vontade incontrolavel, de pegar nela e chuta-la, dar toques, etc. O homem tuga não tem culpa de gostar da bola, e eu nem vivi no tempo do Salazar..
- BetinhoDoSludgeDrone
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
- Contacto:
LurkerOfChalice Escreveu:BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:\oZyklon Escreveu:Quem nunca sentiu um arrepio quando ouve o Hino entoado pelo povo num estadio?
Acho o hino execrável.
porquê?
Se o acho execrável é porque não gosto dele. Obvious Betinho is obvious.
DarkCapricorn Escreveu:(...) o hino português é dos mais lindos do mundo, seja em que contexto for. é uma vergonha não admitir isso. (...)
Não é vergonha nenhuma.

A letra do hino (que concordo quase a 100%, pelo simples facto do país ter 865 anos e não 34) até podia ser sobre pasteis de nata. Instrumentalmente o hino é imponente sim senhor! Mas supostamente os hinos são mesmo assim.
Já me cheguei a arrepiar a ouvir outros hinos como o francês, inglês americano ou brasileiro.
Até com os hinos da restauração, do 25 de abril ou o da minha colectividade eu me arrepio
Já me cheguei a arrepiar a ouvir outros hinos como o francês, inglês americano ou brasileiro.
Até com os hinos da restauração, do 25 de abril ou o da minha colectividade eu me arrepio

- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
Eu já ouvi o hino e não tive arrepios.
- UnderØath
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm
Converge Escreveu:Eu já ouvi o hino e não tive arrepios.
obviamente que depende da circunstancia!
sobre o mediatismo da selecção, tb nao concordo com a "guerra" entre os canais de televisão, mas para isso é que serve o comando!
agora, e como ja alguem disse, para quem está emigrado estas manifestações de apoio, é mais um motivo de festa, reunião e convivio do que propriamente fanatismo ou até mesmo paixão pela selecção. Criticar os emigrantes que o fazem é um bocado idiota, mas enfim...
De qualquer modo, sempre fui um apoiante incondicional da selecção e por cá estarei a torcer para que sejamos campeoes da europa.
E como quem nao sente nao e filho de boa gente, espero emocionar-me muitas vezes a cantar e a ouvir o hino nacional.
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu
theresa018 Escreveu:Fanatismo - em que raio de país é que se faz uma reportagem exaustiva sobre jogadores a entrar num avião?
E em que raio de país é que se faz uma reportagem em directo e exaustiva da viagem do aeroporto para casa de um casal cuja filha desapareceu durante as férias?
Resposta: Inglaterra.
Não é que eu defenda a exagerada cobertura mediática em redor da selecção, claro que não defendo. Mas as coisas más não ocorrem só aqui.
- Toretto
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm
Nem paixão, nem fanatismo. É só uma moda que começou com o Euro de Portugal. Uma boa fatia das pessoas que gritam na rua pela selecção ainda pensam que lá joga o Eusébio.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes